EMIA Jabaquara abre vagas remanescentes para oficinas de Dança, Música e Teatro

Interessados podem se inscrever para as Oficinas Culturais do espaço até 8 de março

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que foram disponibilizadas vagas remanescentes para as Oficinas Culturais da EMIA Jabaquara, nas linguagens dança, música e teatro. Os interessados devem se inscrever via formulário até o dia 8 de março. 

A Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) é pautada na integração das linguagens artísticas ao ensino pedagógico, de modo a atender crianças de 05 a 12 anos no curso regular e, também, oferecer oficinas livres a outros públicos - jovens, adultos, adolescentes e familiares. São atuantes no projeto as artes visuais, a dança, a música, o teatro e as diversas manifestações artísticas de cunho popular, oriundas das matrizes africanas, indígenas e afro-brasileiras.

Clique aqui para o formulário de inscrições

Clique aqui para mais informações sobre os cursos e os documentos necessários para as inscrições

Saiba mais sobre as oficinas:

DANÇA

OFICINA DE STREET DANCES
Artista Professor: Thiago Negraxa
Faixa etária: a partir de 13 anos
Horário: 3ªf - das 8h00 às 11h00
Número de Vagas: 09
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: As aulas trabalharão a partir de diferentes práticas que integram as Danças Urbanas/Street Dances. As práticas se desenvolverão a partir dos seguintes eixos: trabalhos com os pés (footworks), balanços, danças sociais, códigos e improvisações, de maneira que seja possível a participação por qualquer público interessado e não praticante. As aulas se estruturarão da seguinte maneira: Aquecimento a partir das articulações que inclui qualidades das diferentes Danças Urbanas e evolui para elaborações rítmicas acentuando partes da coluna e membros. Em um segundo momento desenvolveremos experimentações das diferentes danças sociais e códigos para assim elaborar processos de improvisação e criação. As aulas também buscam estabelecer um espaço de diálogo para as possíveis reflexões/conexões que surgirem durante o encontro, contando também com a utilização de referência de livros e vídeos para o trabalho de conteúdos históricos e artístico, além de visitas em espaços que possibilitem experiências práticas com outros coletivos, com prévia comunicação e organização com a instituição EMIA.

MÚSICA

OFICINA DE RAP
Artista Professor: Daniel Bidia Olmedo Tejera (Daniel Garnet)
Faixa Etária: de 13 a 29 anos
Horário: 3ªf das 15h30 às 16h30
Número de Vagas: 05
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: Nesta oficina experimentaremos a escrita de versos a partir do Rap, partindo de referências que construíram o movimento Hip-Hop. Metáforas, trocadilhos e frases de efeito, servirão como ferramenta para cada participante possa ao final, criar e expressar seus textos em cima de batidas e instrumentais musicais diversos.

OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL EMIA
Artistas Professores: Ligia Rosa e Antônio Corrêa Neto
Faixa Etária: 07 a 10 anos
Número de Vagas: 13
Horário: 4ªf - das 11h00 às 12h00
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: Esse projeto é voltado para a comunidade e crianças da EMIA que tem o desejo de se expressar vocal e cenicamente, experimentando o fazer artístico, de forma lúdica, empática, sociável, amorosa e criativa, onde a construção do conhecimento e alegria se misturam. Este trabalho musical proporciona coletivamente com as crianças e os educadores a construção de uma pesquisa de um repertório musical da cultura popular de tradição e outros gêneros de interesse da turma. Venham se inscrever, porque é muito divertido, legal e se aprende muito participando e convivendo com as crianças cantando.

OFICINA 4 ELEMENTOS “DANÇA, DJ, MC E GRAFFITE”
Artistas Professores: Daniel Bidia e Telmo Rocha (TJ)
Faixa etária: 08 a 15 anos
Horário: 5ªf - das 10h00 às 12h00
Número de Vagas: 05
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: Uma oficina aberta a comunidade com ênfase no público adolescente, que tem o enfoque em proporcionar experiências criativas a partir da interação entre os 4 elementos do hip-hop (grafitte, mc, dj e danças urbanas) com as quatro linguagens artísticas oferecidas na EMIA: artes visuais, dança, música e teatro. O hip-hop, em sua combinação com as culturas locais e seu apelo universal pela afirmação étnica, combinada com a valorização social daqueles que têm sido historicamente objeto de opressão e de discriminação, tem exercido um papel importante na formação de jovens do mundo todo, em particular do jovem pobre e negro, morador das periferias de grandes cidades, como São Paulo. Podemos dizer que trazer para a EMIA a possibilidade de se trabalhar com os 4 elementos do Hip-hop, conectando com as 4 linguagens artísticas da EMIA, é uma tentativa de transcender o ensino artístico, rumo a uma vivência que interaja com a cultura e a sociedade, gerando ideias, valores e modos de interpretar a vida.

ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DA EMIA

Artistas Professores: Eugênia Nóbrega, Julio Maluf, Thiago Brisolla e Wilson Dias
Faixa Etária: acima de 09 anos
Horário: Sáb - das 10h00 às 13h00
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: A Orquestra da EMIA com mais de 30 anos de existência no bairro do Jabaquara, desenvolvendo um repertório da Música Clássica, Folclórica, Popular e Experimental, abre vagas para os seguintes instrumentos:
1. violinos, violas, cellos e contrabaixo - naipe das cordas com arco
2. flautas doces, flautas transversais, clarinete, saxofones, oboé e trompete - naipe dos sopros
3. violões - cordas dedilhadas
4. percussão em geral - pandeiro, xilofones, bumbo, bateria
Requisitos básicos: ter 2 anos de prática instrumental; conhecer a leitura musical; alunos, ex-alunos e interessados da comunidade podem se inscrever
Obs: A Orquestra EMIA não ensina a iniciação instrumental, ela consiste na Prática Instrumental em grupo.

TEATRO

OFICINA LIVRE DE TEATRO
Artista professora: Andreya Sá e Luciana Gabriel
Faixa Etária: de 07 a 10 anos
Horário: 3ªf - das 8h30 às 11h30
Número de vagas: 10
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: A oficina livre de teatro será um espaço de brincadeiras, jogos teatrais e experimentações cênicas voltadas para criações coletivas. A partir das premissas pedagógicas construídas historicamente pela EMIA, estes encontros possibilitarão à comunidade escolar em geral parte da vivência com a integração de linguagens por meio das teatralidades.

REENCANTAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS
Artista Professora: Ligia Borges
Faixa Etária: a partir de 18 anos
Número de Vagas: 03
Horário: 5ªf - das 15h30 às 17h30
Duração: até 24 de novembro de 2023
Release: Encontros voltados para adultos a partir de 18 anos, com ou sem experiências na linguagem da contação de histórias, onde abordaremos alguns fundamentos poéticos, lúdicos, teóricos dessa arte. Com o foco na perspectiva de reencantamento do mundo cercaremos uma conexão com a palavra viva, mágica.