Programação de Janeiro - Casas de Cultura

Confira a programação completa

Atelier Brincante com Priscilla Benedicto - Workshop

O Atelier Brincante consiste em uma vivência intencional, com brincadeiras tradicionais a partir do brincar livre e sensível, com propostas que tem como objetivo a interação e diversão entre gerações de diferentes idades. Dentre as principais atividades teremos cantinhos temáticos com brincadeiras diversas.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 14/01 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Vida em Quadrinhos com Gabú Brito - Workshop

Gabú Brito, autor do livro "Crianças Selvagens", realiza o workshop "Vida em Quadrinhos" onde fala sobre seu processo criativo e como as questões da vida cotidiana como a infância e a negritude o inspiraram.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 14/01 às 14 e às 16h. 12 anos. Grátis. 120 minutos.

 

O C.O.R.R.E com Cia Palhadiaço - Circo

Três entregadores palhaços, entre uma corrida e outra sempre se encontram na Adega, e estacionam por lá os seus meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas em prédios, como: patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau. Cansados de serem explorados e mal pagos pelo aplicativo de entrega Mifood, resolvem iniciar uma revolução. Um espetáculo que reúne palhaçada, malabares, mágica, música, acrobacia e manobras radicais, quer saber no que vai dar?! Então C.O.R.R.E.!

| Casa de Cultura Raul Seixas. 15/01 às 12h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

A Morte do Mané Bufão com Grupo de Teatro ProCênicos - Teatro Infanto-juvenil

O espetáculo de circo-teatro conta a história de Mané Bufão, um preguiçoso nato, mas muito esperto. Certo de que consegue dar nó em pingo d'água, ele deixa de pagar as contas da casa e no bar da Dona Gervásia, e ainda tenta abusar da boa vontade da sua esposa Totonha que não dá moleza para o cara de Pau.

Cansado das mentiras desse preguiçoso, o delegado resolve prendê-lo. Mané indignado prefere morrer do que ser preso, só que a morte resolve atender pessoalmente seu pedido e lhe faz uma visita inesperada, um acordo é selado. Será que Mané Bufão vai cumprir o combinado?

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 15/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Projeto Nova Geração do Samba-Sambas da Paulicéia com Thiago Aleixo - Música

Sambas da Paulicéia apresenta o jovem artista Thiago Aleixo que vem se destacando na cena da cidade. Nesta apresentação faz homenagem à cidade que completa 369 anos em 2023.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 15/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Radicalizando na Quebrada - Workshop

O grupo Radical Dance Ritmos há mais de nove anos desenvolve seu trabalho em parceria com o CEU Parelheiros. Neste ínterim formou e desenvolveu diversas turmas e pessoas, sempre gratuitamente e pensando no território. A atividade será periódica e acontece todas as semanas nas terças e quintas.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 17/01 às 16h. Livre. Grátis. 150 minutos.

 

O C.O.R.R.E com Cia Palhadiaço - Circo

Três entregadores palhaços entre uma corrida e outra sempre se encontram na Adega, e estacionam por lá os seus meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas em prédios como: patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau. Cansados de serem explorados e mal pagos pelo aplicativo de entrega Mifood, resolvem iniciar uma revolução. Um espetáculo que reúne palhaçada, malabares, mágica, música, acrobacia e manobras radicais, quer saber no que vai dar?! Então C.O.R.R.E.!

| Casa de Cultura São Rafael. 18/01 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

A Princesa Africana e a Cobra Leão com Grupo Mão na Luva - Teatro Infantil

A Princesa Africana e a Cobra Leão é um espetáculo que é resultado da fusão e adaptação de dois contos populares: “As duas irmãs” de Mitsuko Kawai e “Binidito e a Cobra”, de domínio público. As técnicas utilizadas são fantoches de luva, bonecos de vara e bonecos gigantes baseados na estética africana. O espetáculo também possui sonoplastia ao vivo e uma trilha especialmente elaborada.

A história conta que em um país africano, a princesa Violeta tem um grande dilema a resolver: seu pai, o rei Bantu, foi engolido por um monstro gigante da floresta. Ela precisa decidir como salvar seu pai, então a princesa convoca os homens mais corajosos de todo o mundo para esta empreitada. Será que ela vai conseguir ou também será devorada pelo enorme animal?

| Casa de Cultura São Mateus. 19/01 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Toda Menina Baiana com Paula Knoll - Contação de Histórias

Nesse especial de verão, Paula Knoll faz uma homenagem à Bahia com o espetáculo "Toda Menina Baiana”, com encantos de personagens femininas que convidam o público a entrar no clima da Bahia através das mais diversas histórias da literatura brasileira e mundial, que representam as culturas desta região do Brasil.

| Casa de Cultura Tremembé. 19/01 às 16h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Dance Slam - Dança

O grupo Dance Slam realiza batalhas de dança com músicas famosas do tiktok tendo o objetivo de trazer a cena cultural e as diversas manifestações periféricas no cenário da dança; o participante que vencer essa disputa ganhará um prêmio surpresa.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 20/01 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Fluxo da Chico com Mc Di do Helipa - Música

Mc Di do Helipa morador da comunidade de Heliópolis vem se apresentando em várias regiões, assim como São Paulo e Minas Gerais, junto com o Dj Tyko Pro - que tem com objetivo de conscientizar os mais jovens que vêm de comunidades e com o Mc D.V - jovem de 9 anos que vem se destacando juntamente em suas apresentações com suas músicas.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 20/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Fluxo da Chico - Menor da VG - Música

"Mc Menor da Vg'' estará na Casa de Cultura Chico Science para uma apresentação de 40 minutos cantando músicas conhecidas pelo o público. O entretenimento é garantido, com muita presença de palco, tiragem de fotos e alegria da galera.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 20/01 às 20h30. Livre. Grátis. 40 minutos.

 

Ateliê Brincante - Brincante

O Atelier Brincante realiza intervenções em diferentes territórios levando brincadeiras e atividades, brincadeiras destinadas a todas as idades.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 21/01 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.

 

Luana Bayô e Trio - Música

Luana Bayô tem uma carreira artística múltipla, o que lhe permitiu atuar em espetáculos como Peles Negras, Máscaras Brancas da Cia. Treme Terra e na peça Baraúna e Abaré da Cia Ataré de Teatro. Além de participar de bloco afros de São Paulo e integrar o coletivo de Mulheres Negras no Samba “Massembas de Ialodês”, da Plataforma Samba Sampa.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 21/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

  

Ana Luddin - Intervenção Artística

Em comemoração ao mês de Aniversário de São Paulo – Dinho Marciano mostra sua verdadeira essência musical com uma mistura de Rap e Rock com ênfase no empoderamento periférico. Bora curtir com a gente!

| Casa de Cultura Campo Limpo. 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Show da Olga - Apresentação Infantil

A palhaça Olga está de férias e descobre que tem um espetáculo (do qual havia se esquecido) marcado para daqui a 1 hora. Desesperada e atrasada, ela cria e ensaia a apresentação junto com a plateia, e no fim das contas este ensaio geral se torna o próprio espetáculo diante do público! Muita música, histórias e palhaçadas compõem este espetáculo leve, alegre e divertido.

| Casa de Cultura São Miguel. 21/01 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Maude Salazar em Ecos da Broadway - Música

Nesta apresentação ouviremos alguns dos mais inesquecíveis temas de musicais da Broadway, revisitados pela voz superlativa de Maúde Salazar em versões intimistas com piano de Iuri Salvagnini. Aqui a cantora apresenta toda a sua versatilidade vocal e artística com um repertório que passeia entre os musicais mais aclamados da Broadway e algumas canções de Jazz.

| Casa de Cultura Tremembé. 21/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Inauguração do Palco "Sabotage" com Bux Thb & Aoples - Música

O grupo também teve forte influência para o surgimento de diversos grupos locais e esteve nos palcos ao lado do rapper Sabotage, sendo inclusive citado na canção “O Gatilho”, com participações de Céu, BNegão, Rodrigo Brandão, Quincas, Daniel Ganjaman e Instituto. Em sua trajetória, o grupo sempre esteve próximo da família Sabotage e de Tamires Rocha, filha do Maestro do Canão. Nesta apresentação, ela sobe ao palco ao lado de Bux THB, Click Clé e do DJ Murilo King.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 21/01 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

 

 

Da Boa Brasil convida Bnegão - Música

MC da lendária banda Planet Hemp (ao lado de Marcelo D2) BNegão finalizou o álbum “Metamorfoses, Riddims e Afins”, disco com versões fumegantes de sons do rapper e de influências do próprio (como Moleque de Rua, Jovelina Pérola Negra e Ratos de Porão). Neste espetáculo, BNegão apresenta músicas do novo trabalho e homenagens aos mestres da música preta mundial como Nelson Cavaquinho, Jorge Ben e Dorival Caymmi.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. 21/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

  

Intervenção de graffiti Lina Sô - Grafite

Lina Sô faz um convite a um mergulho em seu processo de criação e execução como grafiteira, através de um intercâmbio de ideias e vivências durante sua trajetória no Graffiti, a artista faz uma demonstração de sua arte em um painel 4x3m² interagindo com o público entre seu desenho e suas ideias sobre o tema usando do seu ponto de vista peculiar, infantil, preto e materno e com uma perspectiva de uma criança que brinca nas férias.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 22/01 às 09h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Trilha Literária com Crialudis - Brincante

Um tabuleiro gigante que possibilita uma brincadeira com diversos clássicos da literatura infanto-juvenil. Nesta intervenção o objetivo é que crianças e jovens possam se aventurar pelo reino do “faz de conta” fomentando o gosto e o incentivo à leitura enquanto brincam e se divertem com esse jogo que pode ser adaptado em diversos espaços e por equipes.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 22/01 às 12h. Livre. Grátis. 90 minutos.

 

Voltando a ser Criança - Performance

O projeto “Voltando a ser Criança” é um evento cultural para o público infantil e infanto-juvenil, com atividades focadas na criança e no adolescente como oficinas, brinquedos infláveis, gincanas, jogos, brincadeiras tradicionais, pinturas artísticas e intervenções culturais. Nosso objetivo é fazer com que todos possam se divertir de forma simples e colorida através de nossas estações culturais, pensadas e programadas para nosso encontro aqui na Casa de Cultura Brasilândia.

| Casa de Cultura Brasilândia. 22/01 às 14h. Livre. Grátis. 300 minutos.

 

Cantinho do Samba Rock com Flavinho Mello e a Banda Swing de Mesa - Música

Neste evento especial em homenagem ao aniversário da Cidade de São Paulo, o Cantinho do Samba Rock recebe Flavinho Mello e a Banda Swing de Mesa resgata a tradição do autêntico swing jazzístico do samba-rock, das improvisações perfeitas do groove, da alegria do funk e do requinte da soul music, sob um enfoque inovador com a concepção de releituras e arranjos nos ritmos de MPB que vai desde interpretações conhecidas na voz de Tim Maia passando pelos compositores e cantores renomados internacionais e nacionais.

| Casa de Cultura Butantã. 22/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Betinho - O Menino Valente com Triatos Produções Artísticas - Teatro Infantil

Betinho, o Menino Valente é uma lição de vida que retrata a história de um menino que sofre bullying na escola por ser portador de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas ao conhecer o mágico palhaço Kandac, sua vida toma um rumo bem diferente. Um texto que provocará reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar.

| Casa de Cultura Tremembé. 22/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Traemme - Música

No Mês da Visibilidade Trans, a cantora e performance Traemme, de apenas 24 anos, vem à Casa de Cultura São Mateus mostrar sua versatilidade com muita influência da música pop.

| Casa de Cultura São Mateus. 22/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Um banquete para a loucura com Capitão Bourbon - Música

Capitão Bourbon e sua tripulação adentram ao místico oceano musical em agosto de 2010, com o intuito de prestar uma sincera homenagem aos seres obscuros das profundezas do blues e do rock n roll. Banda essa, formado por Vander Bourbon (Guitarra e voz), Edu Bourbon (Baixo) e Joemir Bourbon (Bateria);

| Casa de Cultura Raul Seixas. 22/01 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Show-Manifesto com Julian - Música

O Show-Manifesto é antes de qualquer coisa um grito de resistência de um corpo transmasculino, que teve sua vida marcada pela LGBTfobia, sexismo, machismo, entre outras violências. Numa mistura de música popular e poesia marginal, com referências do rap, rock e reggae, Julian dá voz às histórias dissidentes da cisgeneridade, abordando temas como a diversidade de gênero e sexualidade.

| Casa de Cultura São Mateus. 22/01 às 17h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

50+Musical - Rodrigo Aldý convida João Carnavalesco - Música

Rodrigo Aldý é cantor, compositor, comunicador e palestrante, além de ter formação artística na área de música erudita. Atualmente preside o Instituto Cidades Saudáveis. É idealizador do projeto “50+Musical - de volta às jovens tardes” relembrando os sucessos da Jovem Guarda ao lado de grandes artistas da época.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. 24/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

O Circo Chegou com Circolartes - Circo

A trupe de palhaços do grupo Mil Circolartes desembarca nos pontos de ônibus da Cidade de São Paulo, com suas malas cheias de histórias, música e números circenses. Com intervenções e animações que vão encantar não só os pequenos, mas também despertar emoções nos mais velhos.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 25/01 às 07h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Bike Culture: construção de roteiros culturais na periferia com Pedale-se - Workshop

Como utilizar a ciclomobilidade como ferramenta de conhecimento e compartilhamento cultural pela cidade? Mesclando cultura, história e meio ambiente, Rogério Raí mostra de forma teórica e prática como a periferia pode ter um roteiro rico e completo para passeios ciclísticos, ao mesmo tempo em que pode fomentar a economia criativa do território através do ciclo turismo.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 25/01 às 09h. 12 anos. Grátis. 180 minutos.

 

Brincando no Nordeste com Baque CT - Cultura Popular e Tradicional

Brincando no Nordeste é um espetáculo musical interativo que promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste. Nesta apresentação ao mesmo tempo em que a criançada se diverte com as brincadeiras aprendem o significado e as histórias de cada uma das manifestações que mesclam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são genuinamente nordestina.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Aniversário São Paulo com Everson Pessoa e Orquestra de cavaquinho de São Mateus - Música

Empunhando seu violão, assinando os arranjos e tendo ao lado músicos da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus, Everson Pessoa busca por transformações culturais e por uma sociedade melhor além da música. Um espetáculo que apresentará grandes clássicos do cancioneiro popular do samba cantado e do chorinho, afirmando a potencialidade musical da nossa Zona Leste de SP.

| Casa de Cultura São Rafael. 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

StreetBaall Hip Hop Sul - Vivência com Alexandre Paçoca - Vivência

O oficineiro da Casa de Cultura Hip Hop Sul - Alexander Paçoca, vai bater um papo com a rapaziada, contando um pouco sobre a sua trajetória no Basquete, os motivos que o fizeram migrar para o Basquete de Rua, as experiências e conquistas, e por último sobre o projeto na Casa.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

1ª Batalha de Tik Tok da Cidade Ademar com Dance Slam - Dança

O grupo Dance Slam que realiza batalhas de dança com músicas famosas do tiktok tendo o objetivo de trazer a cena cultural e as diversas manifestações periféricas no cenário da dança, fará no dia (25.01) uma de suas batalhas no Parque Sete Campos, o participante que vencer essa disputa ganhará um prêmio surpresa.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 25/01 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Dj C.A no Set - Música

DJ C.A é uma artista que vem através desta apresentação mostrar um pouco do mundo da discotecagem a partir do que aprendeu durante a sua caminhada nesta área. Não se limitando a um gênero musicalmente exclusivo e acreditando que o título MPB se enquadra no gênero RAP & Hip Hop, ela busca fazer uma mistura e experimentos com essas diversidades disponíveis, trazendo RAP nacional e internacional, reggae, R&B, MPB, Trap, original funk music, dentre outros estilos.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

 

Na Alma do Samba com Grupo Alma no Samba - Música

Há dias em que alguma coisa, lá no fundo, nos chama para algo diferente. Esse “algo” nada mais é que nossa ALMA, reclamando e sinalizando as mudanças que nosso coração tanto deseja. ALMA: semanticamente definida por ‘princípio vital’, ‘parte imaterial do homem‘, ‘espírito motor', 'sede de sentimentos’, já expressa à essência dessa reunião de craques.
Todos eles, conhecidos e conceituados músicos, compositores, artistas do segmento de samba de São Paulo, sentiram que era hora de se reinventar e de escrever uma nova história. História essa com H maiúsculo e também usar o S maiúsculo para o samba de qualidade que fazem desde sempre, porém com o frescor e a modernidade que os novos tempos e suas almas pediam.

| Casa de Cultura São Miguel. 25/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Pés Na Estrada com Dragao7 - Teatro Infanto-juvenil

Três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu que por onde passam levam alegria e diversão. No meio da viagem param para descansar e a partir daí acontecem muitas confusões e peripécias, cada um tem seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no fim descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso!

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 25/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Jovem guarda 40 anos com Ari Sanches & Martinha - Cultura Popular e Tradicional

Ari Sanches participou da Jovem Guarda e tinha o apelido de "Granada Romântica". Conquistou muitos fãs, entre eles Juscelino Kubitschek, para quem fazia serenatas, e gravou vários CDs em 2017 em comemoração aos 55 anos de carreira.
Martinha iniciou a sua carreira em 1966, nas apresentações do programa como "Queijinho de Minas". Em 1968, obteve seu maior sucesso com a canção "Eu daria a minha vida" de sua autoria, gravada por ela inicialmente, e depois, por outros artistas. Teve também composições gravadas por Roberto Carlos. Como cantora conheceu grande êxito com a interpretação de "Ultima canção", de Roberto Carlos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário São Paulo com Mc Vitão do Savoy e DJ - Música

João Vitor de Freitas, conhecido como MC Vitão do Savoy, é cria do Parque Savoy na zona leste de São Paulo. Iniciou sua carreira em 2013 através de uma brincadeira de rima entre amigos e desde então começou a juntar dinheiro do seu trabalho à parte para pagar suas produções musicais. Seu primeiro hit foi através do projeto "Set do DJay W" que ganhou 166.178.941 visualizações no YouTube.

| Casa de Cultura São Rafael. 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Cantos da Cidade com Valdeir Bochecha - Música

Retratando com maestria a cidade e toda sua cultura através das letras e melodias entre bossas e sambas presentes na maior metrópole da América Latina - São Paulo, Valdeir Bochecha executa canções com arranjos produzidos para a apresentação e faz história ao cantar obras emblemáticas que marcaram a cultura de São Paulo, o espetáculo promete mexer com as emoções.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 25/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

"Uh! Tour" com "GXBEZ" - Música

A performance da artista GXBEZ, traz sem seus sons as vertentes do trap e um pouco do funk. Rapper da região da Zona Leste paulista, vem marcando presença no trap feminino desde 2018, trazendo para o underground uma estética voltada para a periferia, com suas letras que contam suas vivências.

Com mais de 12 feats e um EP, intitulado: "Uh!", a artista se define como uma rapper de eras, do rock ao funk, não se importando de misturar estéticas e se mostrar real em seus trabalhos musicais.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/01 às 18h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário de São Paulo com MC Léo da Baixada e Dj - Música

A Baixada Santista foi o berço do funk em São Paulo e consagrou diversos talentos, assim como o MC Léo da Baixada. Natural de São Vicente, o rapaz teve contato com nomes da região, principalmente com MC Primo, e absorveu todo o ensinamento deles. Inclusive conseguiu emplacar uma música tema das Olimpíadas 2016, além de outros sucessos como “Suíte” e “Se Empenhar” e o Portal KondZilla vai te contar mais sobre essa história!

| Casa de Cultura São Rafael. 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show: "Retratos" com Dalecrew - Música

Conhecido artisticamente como Dalecrew, Daniel é um rapper preto, periférico, nordestino, compositor e produtor musical brasileiro que iniciou sua carreira no nordeste do Brasil, onde lançou seus primeiros singles.

A apresentação “Retratos” traz o seu novo trabalho artístico, mesclando rock, lo-Fi e trap. O artista inicia sua obra como um personagem instável que se encontra ferido por traumas, crises e relacionamentos amorosos que não deram certo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Baile de Aniversário de São Paulo com Teo dos Oito Baixos - Música

Jucelino Peixoto conhecido como Teo dos Oito Baixos nasceu na Bahia e começou a tocar aos 7 anos triângulo, zabumba e pandeiro e aos 15 anos iniciou na sanfona de oito baixos. Com 18 anos, migrou para São Paulo onde foi um dos fundadores da Praça do Forró, CTN, Brilho da Lua.

Hoje é uma das referências no Forró de Oito Baixos em São Paulo com sua musicalidade única e um dos representantes dos sanfoneiros de oito baixo. Já se apresentou em diversos estados brasileiros como: Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas e São Paulo sempre levando a bandeira do forró pé de serra com a sanfona de oito baixos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. 25/01 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show: "Carbono" com Nego Max - Hip Hop

"Nego Max'' traz um compilado das suas melhores músicas acompanhado de seu backing vocal, mesclando o Rap com Rock e outras vertentes ao realizar apresentações com diversas bandas, o que faz com que seu rap seja diferente dos demais da cena.

Com 29 anos de idade, natural de Volta Redonda (RJ), porém criado na cidade de Taubaté (SP), "Nego Max'', tem diversos trabalhos lançados em parceria com grandes nomes do Rap Nacional, como: Sant, Síntese, Leal e Djonga.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Aniversário de São Paulo com Mc Bin Laden e DJ - Música

Jefferson Cristian, mais conhecido pelo seu nome artístico MC Bin Laden, é um cantor e compositor de funk paulista brasileiro, nascido e criado em uma família humilde da Vila Progresso, bairro situado no distrito de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Jefferson foi vendedor na rua 25 de Março antes da fama e agora é um consagrado MC da zona leste.

| Casa de Cultura São Rafael. 25/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Gnomelos Sound System & Ell Rastaman - Música

Inspirado nos coletivos de reggae, "Gnomelos Sound System" traz as diversas canções para o baile. Com uma experiência diferenciada, visando trazer músicas dançantes e contagiantes, para ninguém ficar parado! O Coletivo realiza o “JahDance”, uma festa cultural que acontece em espaços públicos, durante a tarde, focado especialmente no lazer da família e na informação.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau Escambinho com Escambinho Coletivo - Apresentação Infantil

O Sarau Escambinho tem como objetivo incentivar as manifestações artísticas infantis e oferecer às crianças espaços para se expressarem, mostrando o poder da literatura como elemento, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo.
Com o direcionamento dos integrantes do coletivo, as crianças tornam-se co-proponentes das ações na medida em que se sentem à vontade para externar suas emoções e pensamentos, por meio das linguagens artísticas apresentadas, como: literatura, música, artes visuais, dança e teatro.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. 26/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Estripulias di Picadeiro com Cia do Tok Tok - Circo

Um assistente de picadeiro atrapalhado procura uma vaga no circo, mas depois de tantas confusões e trapalhadas ele acaba virando o novo palhaço do circo. Um espetáculo para toda a família!

| Casa de Cultura Tremembé. 26/01 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Baile Black da Chico com Eu Soul Samba Rock - Música

Uma grande festa em celebração da grandiosidade do Movimento Samba-Rock! O Coletivo Eu Soul Sambarock irá trazer um baile aberto composto das diversas vertentes desta cultura que é Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de São Paulo.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 27/01 às 19h30. Livre. Grátis. 150 minutos.

 

Sarelheiros com Rebu - "Recital de poesia e literatura Slam"

O sarau Sarelheiros, promovido pela Coletiva Rebu, visa o fomento da arte e da cultura Queer com ênfase nos artistas residentes do território.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 28/01 às 13h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Atelier Brincante com Priscilla Benedicto - Workshop

O Atelier Brincante consiste em uma vivência intencional com brincadeiras tradicionais a partir do brincar livre e sensível, a partir de propostas que tem como objetivo a interação e diversão entre gerações de diferentes idades.
Dentre as principais atividades teremos cantinhos temáticos com brincadeiras diversas: caixa sensorial, quente ou frio, estátua, dragão, morto e vivo, auto retrato em tamanho real, pega batatas, amarelinha, pega pega, pintura livre, monta monta, quebra-cabeça, corre cotia, pula corda, pula elástico, bolha de sabão, peão, bambolê, vai e vem, cantinho de leiturinha e oficina com confecção de brinquedos com materiais ecológicos e reutilizáveis. Todas as atividades com materiais inclusos”.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 28/01 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Projeto Conexões: Pagode do Madureira Convida - Música

O "Projeto Conexões: Pagode do Madureira Convida" propiciará à comunidade do território de São Mateus a possibilidade de desfrutar e acessar a cultura em um grande encontro de diversas linguagens artísticas e culturais produzidas por pessoas pretas e periféricas, que vão trazer toda a potência criativa do bairro de São Mateus.

Teremos a participação do DJ Clayton Beats; do Grupo de Choro Tantos Quatro; do Nenê PNO; do cantor, compositor, mestre de bateria Dolores de Pé no Chão; e do cantor, compositor e escritor carioca, Bira da Vila.

| Casa de Cultura São Mateus. 28/01 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Butantã Rock com Porno Massacre - Música

Porno Massacre é uma banda de São Paulo composta por quatro integrantes que toca Trash/Glam Rock combinado com jazz e cabaret. Liderados pelo General Sade (Roger/Lupe), a banda aborda em suas músicas temas como igualdade de gênero e diferença de classe social.

| Casa de Cultura São Rafael. 28/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show de Comédia Crônicas Cômicas - Histórias Reais de Mulheres Reais - Sarau

O projeto "Crônicas Cômicas - Histórias Reais de Mulheres Reais'' é uma ação de integração e comédia stand up realizada especificamente para público jovem e terceira idade. O objetivo é através da comédia autoral e em 1ª pessoa do stand up promover o riso e a identificação do público com histórias e vivências femininas. Junto com o espetáculo há também uma dinâmica de imaginação e bate-papo com troca de histórias engraçadas.

| Casa de Cultura Tremembé. 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Festival Rappers PCD com Carlos Antônio Gomes - Hip Hop

Carlos fará sua apresentação através do Rap-Trap-RAGA apresentando e cantando suas músicas dançantes com uma nova vertente do cenário musical, no intuito de conscientizar e passar uma mensagem de resistência e paz para o povo da periferia que é deficiente. Passando um conteúdo de informação para aqueles que estiverem em sintonia consigo através do conhecimento e leitura das suas dificuldades, acreditando que tudo tem o poder de alcançar os seus objetivos com força de vontade e superar as adversidades com sonhos e muita luta.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Butantã Rock com Dance of Days - Música

O Dance of Days surgiu em 1996 a partir de um projeto do escritor/vocalista (Fábio) Nenê Altro, caindo nas graças do público e saindo rapidamente do anonimato. A discografia oficial da banda conta com álbuns muito bem sucedidos como "A História Não Tem Fim" (2001) que chegou a 20 mil cópias vendidas, "Coração de Tróia" (2002), "A Valsa de Águas Vivas" (2004) que inclui participação de Fernanda Takai do Pato Fu e Badauí do Cpm 22.

| Casa de Cultura São Rafael. 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sarau do Jabaquara - Sarau

As poetisas e poetas irão declamar poesias e textos em alusão ao mês da consciência negra, além de outras temáticas de sua autoria de forma intercalada. Sarau do Jabaquara é um sarau orgânico construído a cada encontro, e por cada participante, através da expressão dos sentimentos por meio da arte, da palavra.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Pés Na Estrada - Teatro Infanto-juvenil

"Três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu, por onde passam levam alegria, e diversão. No meio da viagem param para descansar, a partir daí acontecem confusões e peripécias, cada um tem seu próprio jeito de fazer as coisas, mas no fim descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso!"

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 28/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Revoada com Corpo Aberto Coletivo - Dança

"Revoada'' é um espetáculo de dança teatro nascido do vento com corpos pássaros que se deslocam e realizam aprendizados de voo. Revoada faz ninho nos cachos, assovia poesia no pé do ouvido e germina flor na ponta dos dedos. É uma menina brincando com passarinhas no quintal, planejando o dia que conseguirá revoar com elas. Convite a um tempo que desacelere, morada que resiste à ansiedade.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Dia da Visibilidade Trans - Transaral com Coletivo Transformação - Sarau

É um evento organizado por artistas e ativistas TRANSvestigeneres, em colaboração com pessoas LGBTQIA+, voltado para visibilidade Trans. TRANSarau é um importante espaço de representatividade e visibilidade da população LGBQIA+ Trans, e de resistência negra.

| Casa de Cultura M'Boi Mirim. 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Brigada Sul - Música

O artista Brigada Sul mostrará um pouco do seu atual repertório, através de uma apresentação de Rap nacional cheio de inovações com músicas autorais e de novos lançamentos. A partir de letras de reflexão que contagiam e trazem um impacto para seu público, abordando a cultura do Rap/Hip Hop, trarão muita curtição com a performance de uma Deejay, Claudia Werneck que trará conhecimento e diversão.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Queertura com Coletiva Queertura - Sarau

Queertura é um sarau periférico com multi linguagens como performances teatrais, canto, poesia. Contemplando a visibilidade trans e LGBTQIAP+ e afirmando sua relevância.

| Casa de Cultura São Miguel. 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

ExpectaDivas apresenta Cultura Ballroom - Performance

O grupo ExpectaDivas em parceria com SMC para celebrar o Mês da Visibilidade Trans. propõe uma programação com intervenções artísticas em múltiplas linguagens, dentre elas performances e cine debate com o tema da cultura e vivência ballroom.

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 28/01 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Apresentação Batalha de Mcs - Seletiva regional CPBMC - Música

Batalha de MCs realizada com MCs selecionados nas principais batalhas da Zona Sul, disputando por um lugar no hall dos melhores da região.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 28/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Traemme - Música

No Mês da Visibilidade Trans, a cantora e performance Traemme, de apenas 24 anos, vem à casa de Cultura do Campo Limpo mostrar sua versatilidade com muita influência da música pop.

| Casa de Cultura Campo Limpo. 28/01 às 18h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Trans com Rilary - Música

Rilary Rilary é uma artista performance que lançou seus primeiros trabalhos em meados de 2018. Hoje vem trabalhando em seu novo clipe e realiza espetáculos em casas noturnas e paulistas.

| Casa de Cultura São Rafael. 28/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Obstinados - Música

O grupo apresentará músicas com várias pautas para a promoção da igualdade racial no sentido de adoção de políticas afirmativas, como a luta histórica do movimento negro na busca de oportunidades no mundo, assim como uma visão da periferia as atividades relacionadas à promoção da igualdade e oportunidades.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. 28/01 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Festival Trans com Luna Glamn - Música

Luna Glamn é conhecida como a Drag Queen da Avenida Paulista onde todos os domingos leva espetáculos e performances para seu público fiel.

| Casa de Cultura São Rafael. 28/01 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Queertura com Coletiva Queertura - Sarau

Queertura é um sarau periférico com multi linguagens como performances teatrais, canto, poesia. Contemplando a visibilidade trans e LGBTQIAP+ e afirmando sua relevância.

| Casa de Cultura Raul Seixas. 29/01 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Sarau do Coliseu no Parque 7 - Sarau

O Sarau do Coliseu teve início quando um professor disse para seus alunos participarem de um Sarau do CEU que não aconteceu, mesmo assim os alunos tomaram a iniciativa e criaram o próprio, contando com 15 pessoas conversando, filosofando, cantando e recitando.

| Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar. 29/01 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

 

Histórias das Oráculos com Danilo Minharro - Contação de Histórias

A apresentação narra sobre um conto de origem indiana que relata a história de um sábio capaz de prever o futuro, que se cansa da perseguição das pessoas da cidade e se esconde em meio à floresta para não ser mais perturbado pela curiosidade. Até o dia em que dois jovens perdidos na mata o encontram, por acaso.

| Casa de Cultura São Rafael. 29/01 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Titania - Música

A drag Titania com sua estética esotérica trabalhada por meio de cenários, figurinos, voz etérea e repertório mágico, apresenta um espetáculo que promete transportar o público para o reino das fadas, uma experiência única que mescla MPB, fantasia, cultura pop e misticismo.

| Casa de Cultura Brasilândia. 29/01 às 15h. Livre. Grátis. 45 minutos.

 

Sarelheiros com Rebu - Recital de poesia e literatura Slam

“Sarelheiros” é um sarau de Parelheiros promovido pela Coletiva Rebu que visa o fomento da arte e cultura Queer com ênfase nos artistas residentes no território.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 29/01 às 15h30. Livre. Grátis. 180 minutos.

 

Sarau Drag com Híbridos Produtora - Sarau

Queremos enxergar a possibilidade de circulação, de autonomia financeira e criativa através do reconhecimento, e a valorização da pessoa e de toda sua dedicação ao social nas periferias através de pessoas que promovem a cultura como ferramenta para contribuir com a educação e a extinção do preconceito. Nossa maior luta é para que as pessoas LGBTQPIA+ sejam protagonistas de suas próprias narrativas e vivências.

| Casa de Cultura Brasilândia. 29/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

 

Butantã Rock com Porno Massacre - Música

Porno Massacre é uma banda de São Paulo composta por quatro integrantes que toca Trash/Glam Rock combinado com jazz e cabaret. Liderados pelo General Sade (Roger/Lupe), a banda aborda em suas músicas temas como igualdade de gênero e diferença de classe social.

| Casa de Cultura Butantã. 29/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Sunset Jazz com Quebrada Instrumental - Música

A banda Quebrada Instrumental resgata a energia jazzística que existe na periferia. Através de seu repertório mais que especial, os músicos reacendem a chama da experimentação, do improviso e do amor musical, acompanhados, é claro, do pôr do sol.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. 29/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

Show Distância com Ravih - Música

Ravih se apresenta dentro do Sarelheiros no principal evento do dia. Em meio a dias de muitas incertezas, o artista propõe um pocket-show nostálgico e moderno cujo repertório é formado por canções de "Distância", seu recém lançado EP de estreia e outras despojadas canções autorais. Em suas músicas o artista aborda temas espinhosos como alienação, resiliência, luto e amor próprio como corpo preto e LGBTQ através de letras e melodias dançantes e ao mesmo tempo reflexivas.

| Casa de Cultura de Parelheiros. 29/01 às 17h30. Livre. Grátis. 50 minutos.

 

Butantã Rock com Dance of Days - Música

O Dance of Days surgiu em 1996 a partir de um projeto do escritor/vocalista (Fábio) Nenê Altro, caindo nas graças do público e saindo rapidamente do anonimato. A discografia oficial da banda conta com álbuns muito bem sucedidos como "A História Não Tem Fim" (2001) que chegou a 20 mil cópias vendidas, "Coração de Tróia" (2002), "A Valsa de Águas Vivas" (2004) que inclui participação de Fernanda Takai do Pato Fu e Badauí do Cpm 22.

| Casa de Cultura Butantã. 29/01 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

 

“Ser Você e Ainda Ser Eu” com Grupo Mão na Luva - Intervenção Artística

“Ser Você e Ainda Ser Eu” – criada a partir da experiência da maternidade, da observação e das relações com os bebês, a encenação delicada e sensível dá-se através de um cenário simples, onde acontecem cenas carregadas de poesia. O espetáculo conta a história do surgimento da vida, desde o útero até o desvínculo materno.

| Casa de Cultura São Rafael. 31/01 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.