Circuito Municipal de Cultura 2022 - Programação CEUs: Dezembro

Confira as atrações do Circuito Municipal de Cultura nos CEUs em dezembro

Suspiros e Burbujas

Linguagem: Teatro

O espetáculo utiliza-se da arte da palhaçaria, apropriando-se das linguagens do teatro de rua e do circo. Os artistas unem as suas afinidades cênicas em um espetáculo que reunirá números de música, acrobacias, malabares e bolhas de sabão gigantes. Os artistas remontam o cenário das antigas carroças dos artistas itinerantes, trazendo para as crianças, a nova geração de público que está surgindo a magia e o encanto dos artistas mambembes. O objetivo é levar a encantadora arte do circo para as crianças, sem a necessidade de recursos cômicos apelativos. As crianças vivenciarão a atmosfera dos artistas itinerantes, criando um ambiente lúdico, cômico no qual a participação do público é fundamental. A escolha de um espetáculo gestual e circense da continuidade a pesquisa do grupo que focaliza o próprio estudo na busca de linguagens universais, que servem de ponte entre pessoas de diferentes idades, culturas e nacionalidades.

| CEU Vila Curuçá- Irene Ramalho. Quinta: 01/12 às 10h.

| CEU Paraisópolis. Terça: 13/12 às 14h30.

| CEU Vila Alpina. Quinta: 15/12 às 15h.

 

Eleguá, Menino e Malandro

Linguagem: Teatro

O espetáculo infantil “Eleguá, Menino e Malandro”, escrito e dirigido por Antonia Mattos, quer apresentar às crianças uma visão sem preconceito sobre um orixá muitas vezes incompreendido por muitos que têm visão distorcida para as religiões de matriz africana. Eleguá, também conhecido no Brasil como Exu, é o ema central da obra, que descortina as semelhanças entre as religiões afro-brasileiras e a santería cubana. Assim, a ancestralidade africana no Brasil e em Cuba se juntam nesta obra do grupo Clã do Jabuti.

| CEU Jardim Paulistano. Quinta: 01/12 às 10h.

| CEU Capão Redondo. Terça: 06/12 às 14h30.

| CEU Tiquatira. Segunda: 05/12 às 14h30.

| CEU Paraisópolis. Quinta: 08/12 às 14h30.

| CEU Azul da Cor do Mar. Quarta: 14/12 às 15h.

 

Entre dança desenho

Linguagem: Dança

Entre Dança Desenho é um convite a vivenciar por meio de cores, linhas, riscos e rabiscos uma travessia sensorial e fabulosa, neste deslizar, saltar, girar, mãos e pés que ao dançar desenham e ao desenhar dançam vão inventando brincadeiras e desafios entre artistas e público.

| CEU Parelheiros. Quinta: 01/12 às 10h.

| CEU Alvarenga. Terça: 06/12 às 10h.

| CEU Parque São Carlos . Segunda: 12/12 às 10h.

 

Bando de Régia

Linguagem: música

O Bando de Régia é um grupo de forró pé de serra idealizado e liderado pela cantora e compositora Kelly Marques e conta com os músicos, compositores e irmãos Lucas Coimbra (sanfona), Vitor Coimbra (zabumba) e com o baterista e percussionista Lello Araújo no triângulo. Todos os integrantes são também professores e pesquisadores da cultura popular e da música brasileira. A definição do som do Bando aconteceu de forma natural e descontraída, fruto das vivências do grupo, juntos desde Agosto/2017. Mantendo um pé no forró de raiz e adicionando a influência musical eclética de cada membro (passando por Luiz Gonzaga, Anastácia, Trio Macaíba, Dominguinhos, Milton Nascimento, Belchior, Robert Glasper, Alicia Keys e muito mais).

| CEU Jaguaré. Quinta: 01/12 às 14h.

 

 

NumCorre

Linguagem: Dança

O espetáculo “NumCorre” traz à luz coisas que vamos perdendo com o passar do tempo, como o simples ato de girar. Vemos, nesse espetáculo, uma válvula de escape para o adulto e sua rotina - que muitas vezes faz o caminho de casa ao serviço sem se conectar às coisas ao seu redor - e vemos também um vetor de conexão com sua criança interior. Para a criança, é uma oportunidade de ver, no ato de brincar, possibilidades de aprender. Quando somos crianças, aquela sensação de estar tudo girando é mágica! O que muda com o passar do tempo? Quando ficamos adultos, quanto tempo perdemos nos preocupando com tudo, menos com o agora?

| CEU Parque Anhanguera. Quinta: 01/12 às 14h.

| CEU Parelheiros. Segunda: 05/12 às 10h.

 

Jamelão Neto

Linguagem: Música

O projeto "Legado do Samba" tem como conceito um show intimista de Jamelão Neto & Banda, apresentando clássicos do samba com foco em composições da Estação Primeira de Mangueira e, em especial, as composições de seu avô Jamelão. Com a relevância de resgatar sambas pouco conhecidos do grande público, o "Legado do Samba" tem como objetivo principal circular e difundir a obra de Jamelão e de sua escola de samba do coração .

| CEU Tremembé. Quinta: 01/12 às 14h30.

| CEU Jambeiro - José Guilherme Gianett. Terça: 06/12 às 18h30.

| CEU Feitiço Da Vila - Dep.Prof.José Freitas Nobre. Terça: 13/12 às 14h.

 

DANDARA, A GUERREIRA QUILOMBOLA

Linguagem: Teatro

Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.

| CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli . Sexta: 02/12 às 09h30.

 

La Gran Arena

Linguagem: Circo

Show de GRANDE PORTE contendo estrutura de Box Truss, orquestra ao vivo, cortejo, cenário réplica anos 40, números aéreos, equilíbrio, cômicos e solos com música ao vivo. O espetáculo “ LA GRAN ARENA” é inspirado nos anos 40 contando a história do Circo na interpretação de CIRCO TEATRO com o olhar de uma surpreendente integrante do espetáculo. O show inicia com um cortejo com os artistas e a fanfarra de músicos no qual o elenco convida o público para assistirem ao Gran Arena Circus recém instalado na cidade. Uma mulher misteriosa de nome Rosalinda se apresenta querendo se incorporar na troupe do circo. Surpreendentemente, a tal se revela como uma grande atração e encanta à todos! Números: homem forte, equilibrista no rola, mulher cobra na corda indiana, cigana dos bambolês, as irmãs siamesas na lira, a acrobata em parada de mão, magia cômica, mulher barbada etc.

| CEU Butantã - Profª Elizabeth Gaspar Tunala. Sexta: 02/12 às 10h.

| CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli. Terça: 06/12 às 15h.

 

Guardiões - um conto de cordel

Linguagem: Teatro

Com estudos a partir da tríade: “Matéria / Consciência / Arte”, o grupo Coletivo ROOF realiza suas pesquisas a partir de estudos das linguagens de: Grotoswsky e o teatro “Pobre”, Peter Brook, teatro Kabuki, Noh, Butoh e se inspira nos traços desconstruídos do diretor Tim Burton. Os Guardiões – Um Conto de Cordel, narra a história da aventura de Nina, uma menina cristal, que é incentivada por sua Avó e um Mago a partir em busca do equilíbrio entre o mundo Mágico e o Real.

| CEU Parque Anhanguera. Sexta: 02/12 às 10h.

| CEU Parque Novo Mundo - Leônidas da Silva. Sábado: 03/12 às 16h.

| CEU Guarapiranga - Florinda Lotainf Schain. Terça: 06/12 às 10h.

| CEU Meninos. Quinta: 08/12 às 10h30.

| CEU Casa Blanca - Professor Solon Borges dos Reis. Terça: 13/12 às 11h.

 

Os monstros que os medos criam

Linguagem: Teatro

A bola caiu no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar? Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro, o Sr. Boamorte. Passando por medos que se criam com a vida e medos que surgem com a morte, o espetáculo é livremente inspirado no conto O Pato, a Morte e a Tulipa, de Wolf Erlbruch. Com a Cia.Teatral Passarinhada.

| CEU Enedina Alves Marques - Cidade Tiradentes. Sexta: 02/12 às 10h.

| CEU Taipas - Profa Maria Beatriz Nascimento. Sábado: 03/12 às 10h.

| CEU Tiquatira. Terça: 06/12 às 10:30.

| CEU Carrão - Carolina Maria de Jesus. Domingo: 11/12 às 15h.

 

Klaxon

Linguagem: Teatro

KLAXON é uma performance teatral/musical em estilo cabaré, construída dramaturgicamente sobre o conteúdo da Revista Klaxon, ícone do movimento modernista gerado pela semana de 1922. A montagem do TR, atende à necessidade de uma análise sensível do cenário cultural que prevalecia na década de 1920 na cidade de São Paulo, e resgata valores que ainda permanecem perenes e vigorosos. A reconstrução desses valores, concebidos pela intelectualidade que lidera o movimento de 1922, estava preocupada com a definição de uma identidade nacional através da arte e de uma expressão cultural que ainda hoje nos surpreende como projeto inacabado. KLAXON é um recorte de poesias, crônicas e críticas de Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Buarque de Holanda, e de ilustrações e obras visuais de Brecheret, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, que compuseram o conteúdo exclusivo da revista.

| CEU Casa Blanca - Professor Solon Borges dos Reis. Terça: 06/12 às 11h.

| CEU Jaçanã. Quarta: 14/12 às 14h.

| CEU Tremembé. Quinta: 15/12 às 16h.

 

Onde a Casa Mora

Linguagem: Teatro

Onde a Casa Mora é um espetáculo de dança do Pepalantus Núcleo criado a partir de poemas do livro Os â ngulos da Casa, da escritora moçambicana Hirondina Joshua e atravessado por experiências pessoais das intérpretes frente ao tema moradia. Partindo destes poemas e seus desdobramentos, o espetáculo promove um diálogo criativo entre quatro principais expressões artísticas: corpo (dança), palavra (poema), imagem (audiovisual) e som (música e paisagem sonora) no espaço-território de uma casa que reflete o mundo físico e metafísico presente na poética de Hirondina.

| CEU Pinheirinho - Luis Gama. Domingo: 04/12 às 16h.

| CEU São Pedro/José Bonifácio - Dragão do mar. Sábado: 10/12 às 15h.

| CEU São Rafael. Segunda: 12/12 às 14h.

 

A Bella e os Tenores

Linguagem: Musical

A Bella e os Tenores, grupo musical formado pela Soprano Giovanna Maira e pelos Tenores Jorge Durian e Armando Valsani, teve sua estreia em 2017 com imediato sucesso de público e crítica. O grupo confere ao seu repertório, que transita entre o erudito e o popular, um jeito único de interpretar canções e árias de óperas consagradas mundialmente. Com vozes marcantes, o trio se destaca pela inédita união entre dois tenores e uma soprano tornando a experiência de ouvi-los um misto de encantamento e prazer .

| CEU Parque Bristol. Segunda: 05/12 às 09h.

| CEU São Rafael. Quarta: 07/12 às 10h.

| CEU São Miguel. Sábado: 10/12 às 15h.

| CEU Esperança Garcia - Freguesia do Ó. Segunda: 12/12 às 10h.

| CEU Abdias do Nascimento - Arthur Alvim. Sexta: 14/12 às 18h.

 

História dos Brasis

Linguagem: teatro

O grupo Clã do Jabuti mergulha nas histórias dos Brasis andando pelas trilhas do sertão, cruzando mundos sertanejos, e traz Histórias de quem contou histórias e suas paisagens. As narradoras e narradores também vão guardando e espalhando por onde andam, a Cantoria, pra animar os ânimos da freguesia, com irreverência e simpatia. Tem Histórias de medo, dos bichos que correm solto, Histórias de Enganar a Morte, essa pérola do escritor Ricardo Azevedo, fofoca dos bichos, Santinho casamenteiro, história de onça, berrante, boiada, reisado, Histórias da parentada de Boiadeiros. As personagens das histórias se confundem com as intérpretes, que trazem suas próprias histórias, algumas vividas e outras inventadas, cada uma de um canto encruzilhado dos nossos chãos. A pesquisa é de se aprofundar nas infâncias, utilizando esse brinquedo que é Contar Histórias.

| CEU Azul da Cor do Mar. Segunda: 05/12 às 10h.

| CEU Jardim Paulistano. Sexta: 07/12 às 16h.

| CEU Guarapiranga - Florinda Lotainf Schain. Quinta: 08/12 às 14h.

| CEU Navegantes. Segunda: 12/12 às 20h.

 

Dança com P

Linguagem: Dança

A vivência "Dança com P. - Afrobeat e Dança Afro" com dançarina Vanessa Soares, traz a identifição da auto estima, beleza, empoderamento e a palavra através de leitura de trechos de poemas. A atividade conta com a exibição de um curta metragem gravado em Lagos/Nigéria, seguido de um bate-papo.

| CEU Caminho do Mar. Segunda: 05/12 às 10h.

 

Thobias da Vai-vai

Linguagem: Música

Thobias da Vai-Vai é cantor, radialista, ator, e militante da causa social, é um dos fundadores da Afrobras. Considerado um dos maiores intérpretes do samba por muitos especialistas, Thobias com uma voz de timbre especial, interpreta e emociona por onde passa. Em mais de 3 décadas de carreira gravou 8 álbuns solo e 1 DVD, além de diversas participações. Em seu histórico junto à Escola de Samba Vai-Vai, constam diversos títulos, viagens por variados locais do mundo, e sua presidência de 2006 à início de 2010. Atualmente é Presidente de Honra da agremiação.

| CEU Perus. Segunda: 05/12 às 15h.

 

Além do Saci

Linguagem: Teatro

O projeto surge da emergência em contar outras histórias, lendas e causos das comunidades tradicionais paulistas e mestres de culturas populares tornando este conteúdo acessível para crianças, jovens e professores. Os contos populares têm grande identificação com a cultura tradicional do Brasil devido a sua rica oralidade.

| CEU Lajeado. Terça: 06/12 às 14h.

| CEU Carrão - Carolina Maria de Jesus. Sábado: 10/12 às 16h.

| CEU Pq Novo Mundo - Leonidas Da Silva. Quarta: 14/12 às 10h.

| CEU Taipas - Profa Maria Beatriz Nascimento. Sexta: 16/12 às 10h.

 

Marcinha França

Linguagem: Música

Iniciou sua carreira artística na infância ao lado de seu pai Márcio França (in memória), trazendo na bagagem a experiência de todos os gêneros da autêntica música sertaneja, subindo ao palco ao lado de grandes nomes da música do segmento como Tião Carreiro e Pardinho, Sérgio Reis, Daniel, Teodoro e Sampaio e outros. Hoje, voltando à estrada com o carisma e talento herdado de seu pai, não poderia haver herança melhor. Com o tempo, o aperfeiçoamento desta arte fica mais nítido nesta grande artista que chega com a bagagem trazendo essa incrível discografia. É notório o resultado desta evolução e os cuidados de estúdio teve a mão do grande mestre Ronaldo Adriano, cujo resultado você pode comprovar e, além desta indispensável produção, também assina grande parte do repertório deste disco onde Marcinha pode mostrar de forma surpreendente sua maneira de interpretar grandes músicas consagradas, como também as inéditas, acrescentando sua personalidade. E como a arte sempre se renova, eis aqui um fruto desta renovação.

| CEU Formosa - Professor Eden Silvério de Oliveira. Terça: 06/12 às 14h.

| CEU Vila do Sol. Domingo: 11/12 às 15h.

| CEU Uirapuru. Sexta: 16/12 às 19h.

 

Da cor de cobre

Linguagem: Dança

“DA COR DE COBRE” é uma releitura poética do auto do Bumba-meu-boi, que apresenta histórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira. Uma forma de chamar atenção para o folclore nacional e ressignificar essa manifestação popular, que acontece na rua, utilizando os elementos técnicos da caixa-preta para recriar os ambientes mágicos das estórias.

| CEU Inácio Monteiro. Terça: 06/12 às 14h.

| CEU Esperança Garcia - Freguesia do Ó. Quinta: 15/12 às 15h.

| CEU São Pedro/ José Bonifácio - Dragão do mar. Sábado: 17/12 às 15h.

| CEU Quinta do Sol. Domingo: 18/12 às 14h30.

 

Kalunga Grande

Linguagem: Teatro

Kalunga Grande – Rios de Sangue, Corpos Negros Jogados ao Mar surge da necessidade latente de investigar o caminho histórico entre a senzala e a favela, e os respectivos impactos das violências, violações e meios de “re-existência” na vida do povo negro e afroperiférico. Entre as diversas aplicações que se pode usar da palavra kalunga, o processo de pesquisa da Associação Cultural Cafundó optou por ter como norte poético a Kalunga Grande como um lugar de travessia. Como o imenso mar, que, em um passado não muito distante, foi rota comercial escravista. Lugar no qual, durante a travessia do Atlântico, que tornou-se negro, sangravam sonhos, rompiam-se famílias. O mar dos Kalungas, do povo encantado que vive nos braços de Yemanjá.

| CEU Caminho do Mar – Professora Dulce Salles Cunha Braga.. Sexta: 09/12 às 14h.

| CEU Alvarenga. Terça: 13/12 às 14h.

 

Festa dos Bárbaros

Linguagem: Teatro

A peça acompanha a fundac?a?o mi?tica de um lugar sagrado. Após matar um policial, um casal se põe em fuga e chega até uma mata, onde decide morar. O territo?rio e os seres que o habitam va?o contando a eles antigas histórias que confundem nossa vida com o complexo mágico, profano e cultural da Jurema Sagrada e a história da Guerra dos Ba?rbaros.

| CEU Vila Atlântica - Professor João Soares Filho. Terça: 13/12 às 20h.

| CEU Jambeiro - José Guilherme Gianetti. Quinta: 15/12 às 18h.

 

Chapa Quente

Linguagem: Música

Release: Em 2022, a Companhia Urbana de Dança, faz uma releitura da peça CHAPA QUENTE, criada para estreia nos Estados Unidos que tem como trilha percussão e o "beat carioca" + samba, house dance e bom humor e que atualmente muda de formato para 40 min de peça e um bate papo depois do espetáculo. Os espetáculos da Companhia pretendem traduzir identidades e diversidades com um sotaque carioca, brasileiro e afrodescendente, traduzível ao mundo, inserindo-se afirmativamente no que há de mais contemporâneo em dança. Sobre Chapa Quente :: Energética e acrobática, a peça coreográfica é pura adrenalina, um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e street dance, explorando a vitalidade dos oito dançarinos da Companhia. Teve excelente repercussão no Festival Suresnes Cités Danse, na França, e no Peak Performances, em Nova Jersey, em 2011. Chapa Quente foi muito bem recebida pela crítica, conseguindo destaque nos jornais The New York Times, Financial Times e New York Observer. Com trilha de Rodrigo Marçal e com desenho de Renato Machado.

| CEU Aricanduva - Professora Irene Galvão de Souza. Terça: 13/12 às 11h.

 

Mato Seco

Linguagem: Música

Público: Adultos

O Mato é um dos grandes destaques no cenário do reggae brasileiro, formada por: Rodrigo Piccolo (vocal e guitarra), Eric Oliveira (guitarra), Osvaldo Ciziniaukas Jr. (contrabaixo), João Paz (órgão e piano), Tiago Rezende (bateria), Carlos Eduardo Gonçalves (percussão e voz) Mauro Peres (percussão e voz) e Lincoln Martins (Trompete), a banda é facilmente reconhecida por seu ativismo social, e suas canções que buscam abraçar todos os públicos. Com letras que falam abertamente sobre amor, união, resistência, e a luta das minorias por direitos, o Mato consegue tocar no íntimo de seus ouvintes que refletem sobre situações do cotidiano, gerando de cara uma identificação pessoal com suas músicas. A banda preparou uma seleção de sucessos que marcam a comemoração dos seus 20 anos de carreira e canções que produziram ao longo da quarentena na pandemia da covid – 19.

| CEU Formosa - Professor Eden Silvério de Oliveira. Terça: 13/12 às 11h.

 

Walking Lions

Linguagem: Música

Sinopse: No final dos anos 80 o reggae chegou e chegou para ficar, São Paulo a maior e mais desenvolvida capital do país foi uma das mais movimentadas da época pelo ritmo reggae; Gilberto Gil, Jimmy Cliff, Chico Buarque, Bob Marley, Peter Tosh nas novela da Globo no horário nobre. No meio desse turbilhão surge os leões “WALKING LIONS” direto da chácara dos Irmãos Ferreira Clé e Joseph do bairro Imirim “Zona Norte” para a rua Polônia no bairro Jardins na casa do (Tunico Modesto Carvalhosa ) Jai Mahal juntamente a, Filipe Moreau, Nando Reis, Marcelo Mangabeira, Gil Colle e dali para o teatro Mambembe e para os grandes estúdios, gravadoras, caderno do jornal Estadão, Folha de São Paulo, Revista Veja, MTV , Jornal da Tarde, programas de tvs e etc. WALKING LIONS faz história a cada álbum que lança, germinado por músicos de alto padrão entre eles Beto Villares, Maestro Gil Jardim, Jopa Mattar Basile, Rafael Righini, Julio Vicente, Gil Trompete, Fransoa, Proveta, Tuco Freire e tantos outros. Nosso foco principal é o ser humano o tudo que é necessário para ele sobreviver disse “Clé Ferreira fundador e líder da banda Walking Lions A banda sempre manteve a filosofia rasta introduzindo modernidade sonora a cada show que realiza uma mistura de diversão, alegria e consciência de quanto é útil as músicas reggae e todos movimentos positivos que ela incorpora.

| CEU Taipas. Terça: 13/12 às 20h.

| CEU São Miguel. Quarta: 14/12 às 17h.

| CEU José Bonifácio. Quinta: 15/12 às 14h.

| CEU Tremembé. Sábado: 17/12 às 16h.