Programação de Agosto - Centros Culturais

Confira a programação completa

Nós Dizemos Resistência

Exposição

Exposição permanente Acervo CCDiversidade com obras doadas por artistas LGBTQIA+.

| Centro Cultural da Diversidade - Entrada do teatro. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01 a 30/08. Terça a domingo, das 10h às 19h.

 

Diversificar Itaim Bibi

Exposição

CCD apresenta exposição de fotos mostrando a diversidade do Itaim Bibi. “Diversificar – Itaim Bibi” retrata as diferentes realidades da região. “Diversificar é um verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo. É sobre apresentar diferenças, variedades”, diz o fotógrafo Ricardo Abreu, que fez extensa pesquisa de campo na região. Nas imagens, a paixão do fotógrafo por pessoas e seu relacionamento com espaço urbano, retratada de forma documental e tendo as paisagens do bairro como cenário.

| Centro Cultural da Diversidade - Sala exposições/multiuso. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 01 a 30/08. Terça a domingo, das 10h às 19h.

 

Max e Eva

Teatro

Max, um homem não-binário em redescoberta da sua identidade, vive em situação de rua e é resgatado por Eva, uma jovem garota de programa. Nasce entre eles uma relação de amor e interesse, onde o desejo é o fio condutor da obra. Eva se apaixona e aproveita da condição de Max levando-o para o mundo da prostituição. Eles afundam no submundo, onde as reais identidades e valores são revelados. A situação quebra os limites e a convivência entre eles se torna frágil e insustentável.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 05 a 07/08. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 60 minutos. +14 anos.

 

Circo Nenúrio

Circo infantil

Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. Se rega do riso e das eternas possibilidades que vêm com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical, o espetáculo tem o intuito de expandir e encarar os desafios do mundo através um viés feminino e feminista.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 17 e 18/08, às 11h. 50 minutos. Livre.

 

Geração Drag Trans

Stand up + lipsync

Show une 10 artistas trans de diferentes épocas. Drags com uma carreira mais longínqua se unem a outras performers com uma trajetória mais recente, mostrando que a história que foi construída continua viva e pode andar de mãos dadas com o presente e o futuro.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 26/08, às 20h. 60 minutos. +16 anos.

 

Bivolt

Música

Em comemoração ao Mês da Visibilidade Lésbica, a rapper Bivolt é convidada para o show dos álbuns Bivolt (2020) e Nitro (2021). Hipnotizados pela voz por vezes doce e por vezes arranhada; a narrativa dança em dois lados distintos de Bivolt. Seu lado 110 traz um show com ambiência suave, doce e azul; e o lado 220 é poderoso, ácido e divertido.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 27/08, às 20h. 60 minutos. Livre.

 

29/08 | Dia da Visibilidade Lésbica

Neste dia, o CCD promove em suas redes sociais conteúdo sobre o tema com entrevistas e informações produzidas e postadas durante toda a semana.

 

Biruta, Nua e Crua – Circo Nenúrio

Circo infantil

Sua banda, abandonada. Sua vaidade, desconstruída. Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. É possível! Rega-se dos riscos e eternas possibilidades que vêm com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical, o espetáculo tem o intuito de expandir e encarar os desafios do mundo através de um viés feminino e feminista.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 06/08, às 11h. 45 minutos. Livre.

 

Blu Trio

Música

Blu Trio conta com um repertório variado entre músicas de ritmo animado e outras de pulso mais livre e fluido, com canções de Gilberto Gil, Milton Nascimento, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Dori Caymmi, Filó Machado e Chico Pinheiro, incluindo a musicalização de um texto de Carlos Drummond de Andrade.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 06/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

A Obra – Cia Naniko’s Circus

Circo

Espetáculo de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras, onde três artistas transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacias de solo, aéreas, equilíbrio, mímica, música, mágica e palhaçaria. Objetos como carretéis, serrotes, sacos de areia, carrinho de mão e escada são usados de forma inusitada em cenas de comédia, romance e destreza.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 20/08, às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Caixa de Pandora

Circo

Cinco mulheres em cena dividem com o público as surpresas que tiram de dentro de uma caixa preta: A Caixa de Pandora. O espetáculo conta com uma trilha sonora executada ao vivo pelas artistas e traz como carro-chefe a comicidade feminina, explorando técnicas circenses como malabares, acrobacia e equilíbrio. Nascido a partir de um cabaré de variedades feminino, a junção das diversas texturas dessas artistas celebra esse encontro e exalta a potência da mulher na sociedade.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 27/08, às 11h. 60 minutos. Livre.

 

Limonada – Benvinda Cia

Teatro juvenil / LGBTQIA+

A Benvinda Cia. apresenta seu primeiro projeto voltado para o público jovem LGBTQIA+. O espetáculo passa pelas desventuras amorosas de Beto, um rapaz gay que se aproxima dos 30 anos. Limonada se propõe a ser uma peça teatral que fala do universo gay sem se utilizar de recursos clichês ao abordar essa realidade, sendo uma opção de lazer para toda a família. A segunda montagem da Benvinda Cia. discute a realidade de relacionamentos no mundo moderno, do ponto de vista do que acontece com casais do mesmo sexo.

| Centro Cultural Grajaú - Teatro do CCG. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 27/08, às 19h. 60 minutos. +12 anos.

 

Pagode da 27

Música

O Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na Rua 27 (Rua Manoel Guilherme dos Reis). Considerada nos anos 90 uma das ruas mais perigosas da zona sul, hoje é uma rua de patrimônio cultural. O samba é tocado todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção de muitos amantes do samba, e sambistas como Waldir 59, Leci Brandão, Osvaldinho da Cuíca, Reinaldo, Cleber Augusto, Criolo, Tito Amorim e Chapinha.

| Centro Cultural Grajaú - Calçadão Cultural Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 28/08, às 15h. 240 minutos. Livre.

 

Palestra Colonialismo Digital - Com Deivison Faustino

Música

O evento de lançamento do livro Colonialismo Digital apresenta o estudo de Deivison Faustino sobre o papel das tecnologias digitais nas formas contemporâneas de dominação e exploração.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 05/08, às 19h. 180 minutos. Livre.

 

3° Festival Pé de Mola

Capoeira / infantil

O Grupo de Capoeira Abolição, em parceria com o coletivo cultural Afroartnativa, apresenta o 3º festival Pé De Mola, com o objetivo de desenvolver a troca de experiências entre as comunidades de capoeira da região da zona norte de São Paulo. São competições saudáveis destinadas ao público infantil, com muitas brincadeiras e uma programação especial para a criançada que ginga.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07/08, às 10h. 360 minutos. Livre.

 

BNON convida Sessão Trap

Música

BNON apresenta artistas convidados de diferentes estilos em apresentação dinâmica. O formato SET é uma modalidade atual que apresenta os artistas de forma contínua, como uma rodada de apresentações.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 07/08, às 16h. 240 minutos. Livre.

 

Banda Veja Luz

Música

Influenciada pelos ritmos afro descendentes como música jamaicana, soul music, hip hop e brasilidades, a banda Veja Luz é originária da periferia de Taboão da Serra-SP e está em atividade há 13 anos. Traz shows, gravações e participações em projetos musicais diversos, levando os sons periféricos para os centros urbanos.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 14/08, às 19h. 240 minutos. Livre.

 

Intervenção Artística Danças Rítmicas

Dança

A Intervenção Artística Danças Rítmicas propõe exercícios aeróbicos misturados a coreografias dos ritmos mais diversos. Praticada de forma lúdica, atinge diferentes faixas etárias, cada um dançando de sua forma. O artista ensina a coreografia com o objetivo de gerar prazer, descontração e promover saúde à população.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 17/08, às 19h30. 120 minutos. Livre.

 

CCJ Independente com a Banda Desalmado

Música

O grupo de Death Grind surgiu em 2004 na cidade de São Paulo, tendo se apresentado em centenas de shows e diversos festivais em todas as regiões do Brasil, além de três turnês pela Europa. Na estrada desde 2004, traz na temática de suas letras questionamentos políticos, sociais e reflexões sobre a natureza humana.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 21/08, às 16h. 120 minutos. Livre.

 

CCJ Independente com a banda Hamurabi

Música

O Coletivo Sinfonia de Cães traz ao projeto CCJ Independente a banda de Metal Hamurabi, com seus sons que fazem sucesso com o público do rock.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 21/08, às 18h. 120 minutos. Livre.

 

Intervenção Artística Samba Rock Iniciados

Dança

Mauricio Silveira Marcolino vem com um novo método de intervenção dentro da cultura Samba Rock, voltada para os que já têm algum conhecimento dessa arte de dançar.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 26/08, às 20h. 120 minutos. Livre.

 

Copa CS de Breaking 2022 - Battle CCJ

Música

O evento será organizado por um grupo especializado no assunto. Uma junção de parte dos maiores produtores culturais da cidade e do país em parceria com a Phenomenal Creative Produções. A organização foi cuidadosamente escolhida para cumprir todas as expectativas do público. A Copa CS de Breaking promete ser uma incubadora do breaking na América Latina, trazendo qualidade e artistas renomados para suas produções. Um acesso único para qualquer pessoa interessada, com participação gratuita nas competições e nos workshops com convidados, trazendo de volta o formato ao Centro Cultural da Juventude.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 27 e 28/08, às 10h. 90 minutos. Livre.

 

Trupe DUNAVÔ - O Livro do Mundo Inteiro - Versão Feminina

Teatro / Circo

Na edição especial feminina de O Livro do Mundo Inteiro, a Trupe DuNavô propõe um espaço de encontro criativo entre mulheres palhaças. As atrizes Gis Pereira e Gabi Zanola se juntam a duas convidadas especiais para um momento de encontro do público com a arte da mulher palhaça. Um exercício criativo que se aproveita do improviso para pensar a comicidade feminina e o humor que ri com mulheres. Um encontro que explora as possibilidades de interação do indivíduo comum com a palhaça, brinca com isso e joga luz sobre o protagonismo da mulher através da palhaçaria. A história é criada coletivamente, valorizando questões importantes sobre o que se levanta como gênero feminino e permitindo que o público se aproxime um pouco mais do universo da mulher e de suas visões de mundo.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 28/08, às 18h. 60 minutos. Livre.

 

Baile do Nando Sagatiba

Música

Baile do Sagatiba é um evento comemorativo que traz a vivência do samba rock e da black music de São Paulo, tendo ainda samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 05/08, às 19h. 180 minutos. Livre.

 

Dilascio - + Livros, - Armas

Música

A apresentação de Dilascio traz no título a sua mensagem: uma era de mais conhecimento e menos confrontos. O show reúne músicas de sua carreira, incluindo seu mais recente lançamento, o single “Livros”, que na versão de estúdio conta com a participação da artista Amanda More. O som, raízes do hip hop.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 13/08, às 19h. 90 minutos. Livre.

 

O Samba Salva com Taiguara Borges

Música

Com comando do artista pernambucano Taiguara Borges, o projeto Samba Salva foi produzido no auge da pandemia do Covid-19. Foram 6 faixas inéditas, com 4 composições autorais. Boas mensagens através da música.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 27/08, às 17h. 180 minutos. Livre.

 


Projeto Nu Balanço

Música

Nu Balanço é um evento comemorativo que traz a vivência do samba rock e da black music de São Paulo, tendo ainda samba, R&B, charme, flashback e rap.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 28/08, às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Circo Nenúrio

Circo

Espetáculo falado, energético e envolvente que prioriza a troca com o público. Biruta é uma palhaça que toca saxofone na banda mais querida da rua, ela instiga e motiva o público a participar de todas as situações criadas.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 17/08, às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Abrindo o livro dos amores – Contos do Desejo Dela e da Vontade Dele II

Contação de histórias

O projeto Sex...Tou traz mais uma contação de histórias com contos eróticos para adultos.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 19/08, às 20h. 60 minutos. +18 anos. Livre.

 

Pablo Moreno

Música

Pabllo Moreno, cantor e compositor pernambucano, apresenta show com canções de seu primeiro álbum, Blues e Baião, e canções inéditas do segundo álbum, Contemplação, além de músicas de artistas como Belchior e Dominguinhos em novas releituras.

| Centro Cultural Santo Amaro. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 26/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Festival comKids Interativo 2022

Curtas-metragens infantis

O Festival comKids produz conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, América Latina e na Península Ibérica.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 06/08, às 14h. 90 minutos. Livre.

 

Agosto Indígena | ECOFALANTE

Cinema

Exibição de filmes sobre a cultura indigena dentro do Agosto Indígena.

A partir das 14h | Filmes “Tapajós Ameaçado”, “Yaõkwa - Imagem e Memória” e “Osiba Kangamuke - Vamos lá, Criançada”
19h30 | Filme “A Mãe de Todas as Lutas”

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09, 10 e 11/08. Livre.

 

Agosto Indígena | Grupo Fulni-ô Yamititkwa Sato

Cultura indígena

Em comemoração ao dia dos povos indígenas acontecerão danças e cantos da língua Yathê, além de pintura corporal com urucum e jenipapo e artesanato de palha do Ouricuri.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 09, 11, 12 e 13/08. Terça, quinta e sexta, às 14h30, e sábado, às 14h. 90 minutos. Livre.

 

É na Gira com Grazzi Brasil

Música

Criada em terreiros de matriz africana, Grazzi Brasil apresenta o show É na Gira com um repertório composto por cantigas que trazem o conhecimento e valorização das entidades representadas dentro da religião, pregando fé, amor e caridade.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 07/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Sambas de Elza

Música

O gênero mais defendido por Elza Soares é interpretado pelo quinteto Os Bicudos & Seu Conjunto, com participação de Adriana Moreira.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 13/08, às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Jornada do Patrimônio | Roteiro histórico da Penha

Roteiro histórico no bairro da Penha realizado em parceria com o Grupo Ururay, pelos principais pontos históricos do bairro. Compondo a programação da jornada do Patrimônio.

| Presencial pelo Bairro da Penha. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 17 e 19/08, às 11h. 240 minutos. Livre.

 

Biruta, Nua e Crua

Circo

Sua banda, abandonada. Sua vaidade, desconstruída. Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. É possível! Se rega do riso e das eternas possibilidades que vêm com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical, o espetáculo expande e encara os desafios do mundo através de viés feminino e feminista.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 10/08, às 15h. 60 minutos. Livre.

 

Santa Cultura Fest

Artes combinadas

Santa Cultura Fest é um evento voltado para a cultura lowrider no Brasil. Nessa primeira edição do encontro, lowrider clubes farão exposições de carros, bikes e viclas. O evento oferece também apresentações musicais de rap com os grupos e artistas Dú Alto, Blenzer, DJ Gabriel Diaz e DJ Pedro Zerbini.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 14/08, às 12h. 480 minutos. Livre.

 

Poesia no Ponto

Sarau | Literatura

Sarau poético que trabalha rimas criadas a partir dos sentimentos causados pela pandemia do Covid-19, levando esperança e arte para a periferia.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 21/08, às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Agosto Indígena | Show Cantorias Tradicionais Guarani - Owerá

Música

Apresentação musical de cantorias tradicionais guarani com Owerá, Pará Retê e DJ Tupã. Nesta apresentação, o rapper Owerá e o DJ Tupã também vão trazer o rap guarani para a cena como representatividade indígena.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 21/08, às 17h. 50 minutos. Livre.

 

Mjiba, a Boneca Guerreira

Circo

O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo inesperado na caixa. A partir dessa descoberta, apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 24/08, às 15h. 50 minutos. Livre.

 

Gigante no Mic - Artista

Música

Apresentação Gigante no Mic - Artista traz em seu repertório letras que provocam reflexões sobre acontecimentos do cotidiano e realidades periféricas de todo um país, embasadas em sua experiência com a docência em instituições públicas de ensino e que possibilitam uma linguagem contemporânea e atemporal, num ecossistema de comunicação universal através do ritmo e da poesia. O show conta com DJ e participações de artistas da cena do Rap como Lívia Cruz e Scooby.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 26/08, às 20h. 90 minutos. Livre.

 

Sarau Coletive A Arte Liberta

LGBTQIA+

Luisa Rafacho, Diego Rbor e Eri Sá formam o Coletive A Arte Liberta. Neste sarau, Luisa vai mediar temas sobre afetos numa degustação multicultural, com recitais, músicas, danças, causos, histórias e reflexão para o dia da Visibilidade Lésbica.

| Centro Cultural Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 28/08, às 18h. 90 minutos. Livre.

 

Show Clara Castro

Música

O processo de conexão com seu mapa astral, fitas vhs com imagens da sua infância e também com seu primeiro jogo de tarot inspiraram Clara Castro no processo de criação de seu mais novo álbum que leva no título seu primeiro nome, Ana. Em seu processo, Clara buscou uma compreensão da arte enquanto forma concreta de estar no mundo a partir do desejo de inverter a importância do processo sobre o resultado final na elaboração de um novo disco. Ainda sobre o jogo de tarot que está na base da construção de Ana, a carta A Torre foi uma das mais marcantes, uma vez que representa o desabamento das estruturas que nos prendem, o rompimento com formas desnecessariamente rígidas, trazendo em seu desenho figuras que saltam no vazio com expressões tranquilas.

| Centro Cultural Vila Itororó - Sacadas e Janelas Históricas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 05/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show Felipe EL

Música

Seu álbum Coronário, que dá nome ao show, é formado por um trio e traz canções poéticas com temas existenciais e profundos. O álbum foi composto e gravado durante a pandemia, tema que atravessa suas músicas. Felipe apresenta canções que abraçam a alma e transportam para um fim de tarde em uma praia da Bahia.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden ou Sacadas e Janelas Históricas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 06/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show Mauricio Pito

Música

O intérprete e compositor Maurício Pito, acompanhado por músicos da noite paulistana, apresenta canções de seu novo trabalho, Olhos de Amor, intercaladas por obras de mestres do samba como Candeia, Paulo César Pinheiro, João Nogueira e Chico Buarque.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden ou Sacadas e Janelas Históricas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 12/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show Brasil Elétrico

Música

Uma das características deste show é a interação com o público. Além da performance musical, da interpretação inspirada destas releituras, é promovido um bate-papo contextualizando o momento histórico, social e artístico de quando e onde foram feitas cada uma das composições, assim como particularidades dos seus autores, letras e criações.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de casas - Espaço Arquibancadas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 13/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Espetáculo Biruta, Nua e Crua

Circo

Sua banda, Abandonada. Sua Vaidade desconstruída. Biruta não quer tocar apenas os olhos, mas também o coração. Espetáculo falado, energético e envolvente que prioriza a troca com o público presente. Biruta toca saxofone na banda mais querida de sua rua! Instiga e motiva o público a participar do espetáculo com cada situação criada. Com seus bambolês desconstrói a vaidade com uma grande pitada de humor, uma alma nua e crua.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de casas - Espaço Arquibancadas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 14/08, às 15h. 60 Minutos. Livre.

 

Show Camalle - O Revoar

Música

O cantor e compositor Élio Camalle apresenta show musical com canções compostas durante o período de isolamento social. O artista já passou por festivais televisivos, musicais, palcos europeus, cinema nacional, entre outros.

| Centro Cultural Vila Itororó - Sacadas e Janelas Históricas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 19/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Jornada do Patrimônio | Oficinas de Escutadeiras em Flor

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 20/08, às 10h. 60 minutos. Livre.

 

Proseadeiras

Contação de Histórias

E se o livro ganhasse vida e saísse pelas ruas contando suas histórias? Esta é a proposta do projeto Proseadeiras: levar as histórias e os livros onde as pessoas estão e, através da literatura, criar um momento lírico no meio da correria do dia a dia. Com figurinos da artista plástica Marina Reis, feitos com páginas de livros, duas contadoras de histórias passeiam pelas ruas, praças e escolas "vestidas de literatura" dos pés à cabeça, oferecendo breves histórias aos participantes.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 21/08, às 16h30. 60 minutos. Livre.

 

Show Pablo Moreno

Música

O cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno apresenta show que tem como base as canções de seu primeiro álbum, Blues e Baião. Um trabalho autoral lançado no início de 2017 que tem como matriz a música popular brasileira com influências do jazz contemporâneo e dos elementos da música nordestina. Tem direção musical assinada pelo seu pai, o músico João Netto. Além disso, apresenta canções inéditas que fazem parte do segundo álbum, Contemplação, de 2022.

| Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 25/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show Nathan Itaborahy

Música

Lançado em 2020, já durante a pandemia, Sentado no Céu é o primeiro álbum solo do mineiro Nathan Itaborahy. No álbum, as 13 canções autorais registradas ainda no período de residência em Minas Gerais, que apresentam as raízes musicais e poéticas brasileiras do compositor em diálogo com groove, jazz e rock n roll.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden ou Sacadas e Janelas Históricas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 26/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Show Cosa Nostra

Música

Fundada em 2014, a Banda Cosa Nostra harmoniza o rock com músicas clássicas italianas. A banda tem um vasto repertório de músicas tradicionais italianas, tarantelas e músicas regionais, interpretadas de forma contemporânea. Repertório que conta com interpretação de bandas como The Beatles, The Rolling Stones, Pink Floyd, Creedence Clearwater Revival, Elvis Presley, The Doors, Joe Cocker, Tears for Fears e The Cure.

| Centro Cultural Vila Itororó - Éden ou Pátio de casas - Espaço Arquibancadas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 27/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Circuito Municipal de Cultura | Catappum!

Circo

Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes de uma cidade imaginária caiam num sono profundo, CATAPPUM! No meio do emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair num sono profundo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de casas - Espaço Arquibancadas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 28/08, às 17h. 60 minutos. Livre.

 

Documentário Rei da Cocada Preta

O cantor e compositor Marcelo Del Rio e a banda Os Empenhados, formada por jovens músicos penhenses, apresentam o espetáculo musical Rei da Cocada Preta, com músicas e histórias de Itamar Assumpção, artista que morou grande parte de sua vida no bairro da Penha, zona leste de São Paulo.

| Online no Facebook da Vila Itororó. 30/08, às 20h. 60 minutos. Livre.

 

Baile Pop

Música / LGBTQIA+

O Baile Pop LGBTQIA+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar, por meio da música, a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 05/08, às 19h . 180 minutos. +16 anos.

 

Espetáculo Desconforto

Circo

Abracadabra... Alakazam... Sinsalabim... Será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico Conforto de um fracasso no picadeiro? Talvez não, mas seu magnífico público sim!

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 11/08, às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Baile na Terra - Erick Terena

Música

Eric Terena é produtor de música eletrônica e desenvolve um trabalho de imersão audiovisual em suas apresentações, usando sons da floresta como matéria-prima para a construção das trilhas sonoras das pistas.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Área do circo. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 13/08, às 16h. 60 minutos. Livre.

 

Sarau Ciranda das Artes

Sarau

O Sarau Ciranda das Artes é uma grande brincadeira popular com música brasileira, danças regionais, poesias, teatro e performance, com participação do público.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 16/08, às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Histórias Improvisadas

Música

Histórias improvisadas nada mais é do que contar histórias por meio de um espetáculo musical. O “problema” é que eles não possuem um repertório tããããoo vasto assim. Então, por conta disso, acabam criando suas histórias na hora, com direito à encenação, trilha sonora e participação do público.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 24/08, às 09h30. 60 minutos. Livre.

 

Baile Black RED7

Música

Projeto periódico realizado toda última sexta-feira no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Propõe o resgate de culturas locais, prevenção a criminalidade urbana, valorização dos espaços públicos e inserção de vertentes culturais como o hip hop e a black music.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Teatro. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 29/07, às 19h. 180 minutos. +16 anos.

 

Sopa de Pedra

Teatro

Brincando com a linguagem de teatro e o universo do rock and roll, o espetáculo mergulha na peça A Sopa de Pedra, de Tatiana Belinky, em versão Rock. A Velha Avarenta em versão roqueira irá receber o Guitarrista e o Clown e, juntos, vão cozinhar a sopa futurista de 2050!

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Biblioteca. Rua Inácio Monteiro, 6900 - Conjunto Habitacional Sítio Conceição. 30/08, às 14h. 60 minutos. Livre.

 

Picadeiro Aberto

Circo

O Picadeiro Aberto retoma suas atividades presenciais com novas atrações, muitos jogos circenses, show de talentos e premiações.

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 25/08, às 15h. 90 minutos. Livre.

 

Exposição Hoje Tem Espetáculo

Circo

No dia 10/12/2012 nasceu a exposição Hoje Tem Espetáculo, a primeira exposição do CMC com caráter permanente. O projeto expositivo, gráfico e cenográfico é de Carla Caffé, que foi selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico. Dentro da exposição há também um espaço de convivência que recebeu o nome de Café dos Artistas, onde acontecem a maior parte dos eventos públicos. O espaço tornou-se ponto de encontro da classe circense, substituindo lugares que antes sediaram a reunião dos artistas. HOJE TEM ESPETÁCULO apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais, maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo.

A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada, em 2013, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design. A exposição, que já foi vista por mais de 250 mil visitantes, tem curadoria de Verônica Tamaoki e projeto expositivo e gráfico de Carla Caffé, selecionada pela 10ª Bienal do Design Gráfico pelo seu projeto gráfico e também contemplado com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Circo, pela sua curadoria. “Hoje tem espetáculo” conta os quase duzentos anos da história do circo no Brasil e ocupa a sobreloja e térreo do Centro Cultural Olido, e está dividida em três núcleos: linha do tempo, artes do circo, e famílias e artistas de destaque. A exposição possui cerca de 300 imagens, de autores diversos, documentos tridimensionais, audiovisuais e maquetes.

| Centro de Memória do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Segunda à Sexta, das 10h às 18h. Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 18h. Fechada às terças para manutenção e limpeza. Livre.

 

Encontro de Estudos da Palhaçaria

Circo

O encontro é um coletivo independente que realiza encontros semanais no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, proporciona uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria.

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. Todas as segundas-feiras, às 14h. 90 minutos. Livre.

 

Um Duo Àgua Em Mim

Dança/Performance

O encontro entre os espetáculos Água em Mim e MAR - Sobre o Derramamento Cotidiano Parece Para Mim um Encaixe, um encontro entre duas linguagens. São escritas cênicas diferentes poetizando questões compartilhadas. Como vivemos nossas diásporas e nossas re-territorializações enquanto mulheres afrodescendentes, nossos derramamentos cotidianos enquanto mulheres diaspóricas, nossas crias, nossas linhagens, nossos antes e depois de nascimentos e renascimentos como mulheres, mães.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 04/08, às 19h. 60 minutos. Livre.

 

Solos Coletivo de Dança - 2° Edição

Dança/Performance

Projeto que tem suas fundamentações em uma visão do mundo contemporâneo e diaspórico, onde busca afirmação e caminhos para desenvolver diálogos, acolher, inspirar e criar obras artísticas advindas desse universo, ao tempo em que catalisa diferentes profissionais com o propósito de celebrar a dança. Nessa edição serão 4 bailarinos intérpretes criadores com suas obras: João Pirahy, Miriam Dascal, Taty Tieri e Wolnei Macena. A duração total do espetáculo é de 60 minutos. Depois das performances acontece um bate-papo entre o público e os artistas da noite.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 05 e 06/08, às 19h. 90 minutos. 18 anos.

 

Dança para Camille - Vanessa Macedo

Dança/Performance

Dança para Camille parte de um trecho que compõe o trabalho Corpos Frágeis (2010) e torna-se um dueto independente dançado por duas mulheres no ano de 2018. Durante o seu processo criativo, a vida e obra da escultora francesa Camille Claudel foram fontes de inspiração. Em cena, a performatividade do feminino. Corpos sós, acompanhados de seus duplos. Frente e verso. Luz e sombra.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 11 a 13/08, às 19h. 25 minutos.

 

Severina - Tangará Cia de Dança-Coletivo Palíndromo

Dança

Severina é uma performance em dança advinda de um processo de pesquisa resultante da residência artística do Palíndromo Coletivo Artístico e da Tangará Cia de Dança no Centro Cultural Santo Amaro/SP a partir de julho de 2021. Livremente inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, o espetáculo traz (a partir da visão de seus criadores) parte do percurso trilhado pelo retirante Severino utilizando como linguagem as danças tradicionais da cultura pernambucana como caboclinhos, cavalo marinho, reisado, coco, xaxado, em diálogo com a dança contemporânea e as artes cênicas.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 19 e 20/08, às 19h. 40 minutos. Livre.