Programação de Maio - Centros Culturais

Confira a programação completa

A Borboleta e o Cubo de Vidro

Dança/ Vivência

Espetáculo de dança flamenca contemporânea que tem como disparador nessa primeira parte da pesquisa, questões sobre violências de gênero. Em conjunto com a abertura do processo de criação, uma ação multicultural transdisciplinar que tem como intuito amparar, dar contorno e suporte para a discussão proposta pelo trabalho.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 12 a 14/05, às 19h. +14 anos. 50 minutos.

 

Solo TEIA - Fransergio

Espetáculo de Dança Solo

Esse solo tem como objeto o corpo. Interessa as possibilidades de construção imagética a partir das expressões do corpo de uma mulher que se apresenta num estado de transe, criação e performance; estes são meios de captura e elaboração do corpo; aqui se propõe uma dramaturgia utilizando-se de ferramentas da pesquisa do Teatro Selvagem, para a exibição do corpo-intérprete, aplicada à dança.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 20 e 21/05, às 19h. +18 anos. 60 minutos.

 

Ou 9 ou 80

Dança

São 9 mortes em Paraisópolis, em São Paulo, e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, no Rio de Janeiro, fora os inúmeros acontecimentos que não são registrados pela mídia. Utilizando essa linha de acontecimentos essa parceria entre RJ e SP, as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades. Com letras do funk narrando a história, o espetáculo também apresenta as modificações dos movimentos do funk ao passinho, buscando entender onde ocorreram essas mudanças, tanto na dança quanto na música. O espetáculo traz as dificuldades apresentadas na vida de muitos jovens periféricos, passando pelo preconceito, racismo, homofobia, gordofobia e desigualdade social, mostrando que, mesmo com todas essas dificuldades, eles encontram lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança.

| Centro de Referência da Dança. Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo. 27 e 28/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Token

Performance / teatro

Residência e apresentação de espetáculo. No princípio eram os monstros, eles sobrevoavam os corpos sem rostos enfileirados no topo da montanha. Se alimentavam de pó e celebravam a sua soberania no mundo com danças eternas em volta dos oceanos. Não existiam homens, mulheres, crianças. Não existiam sapos, formigas, cavalos. Havia apenas a natureza. Os monstros, o vento e as árvores. Foi dos ciborgues e das bruxas que a humanidade nasceu. Eles são os Deuses da criação. Parir um filho pela boca e o gerar pela cabeça. Com Isabella Mariotti, Dadu Figlioulo e Lai Souza.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 02 a 31/05. 28/5: apresentação e abertura de processo.

 

Ocupação Modernista

05/05 a 26/05 | Exposição - Fabiana Faleiros

06/05, às 21h | Show Saskia

07/05, às 21h | Show Filipe Catto

08/05, às 18h | Show Teo Ruiz e Estrela Leminski

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi.

 

Erótica Cabaré Show

Teatro burlesco

Sexo e erotismo são pano de fundo para as divertidas esquetes, criadas e dirigidas por Marco Fentanes. Dança dos Leques, Luta de MMA que nenhum desavisado juraria ser uma aula de Kama sutra; strip tease onde o palhaço Aquele Mario tira tudo, número musical com flautas e berrante; medley de músicas feminicidas da MPB e homenagem a Claudia Wonder e Caio Fernando. O elenco de Erótica é formado por Camila Rios, Paula Bellegard, Verónica Valenttino, Aquele Mario, Chico Ribas e Marco Fentanes.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 13/05, às 21h. +18 anos. 70 minutos.

 

Cabaré Comedy Show

Stand up comedy

Cabaré Comedy é um espetáculo total flex. Um show de repertório e criação instantânea com artistas de comédia, da noite e do circo, apresentado por Thiago Chagas.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 20/05, às 20h. 16 anos. 60 minutos.

 

Cineclube Depois do Fim da Arte

Cinema

Exibição de filme proposto pela Prof. Dra. Dora Longo Bahia ECA/USP seguida de debate.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 25/05, às 19h30.

 

Abacaxepa

Música

Com traços tropicalistas na performance e na sonoridade, o grupo reúne influências musicais que vão do sudeste ao nordeste, do urbano ao rural, do rock ao samba. De Caetano Veloso a Raul Seixas, a banda tem como referências os artistas do movimento tropicalista e artistas atuais que seguem com um trabalho sincero e presente, como as Bahias e a Cozinha Mineira e Anelis Assumpção.

| Centro Cultural da Diversidade. Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. 27/05, às 20h. +14 anos. 60 minutos.

 

60 hertz

Musical

Presencial e live pelo Facebook

Com repertório variado, conta com clássicos do rock internacional, indie, grunge e pop. No cenário nacional, a banda se destaca nos clássicos dos anos 80 e 90, fazendo a praia rock, ska, reggae e pop em geral. Versões criativas das canções, presença de palco, interação com o público, equipamentos e instrumentos de qualidade são a grande marca e diferencial da banda.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 07/05, às 18h. Livre. 90 minutos.

 

Meu boizinho quer brincar – Coletivo Palco Cia de Teatro

Teatro

Presencial e live pelo Facebook

Espetáculo interativo e lúdico, com música ao vivo, transporta a plateia para um bailinho de carnaval de marchinhas, com máscaras, bonecos, bichos interativos, guerra de confete, guerra de serpentina e muitas tradições carnavalescas de diversas regiões do Brasil.

| Centro Cultural Grajaú. Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América. 21/05, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Cocão a Voz na Batalha do CCJ

Música

Cocão Avoz é resistência. Nascido Ed Mauro Teixeira de Almeida, na zona sul de São Paulo, o músico está ligado à cultura Hip Hop desde 1999, quando iniciou sua carreira no grupo de rap Versão Popular. Conhecido nas quebradas por sua luta na propagação da cena musical da zona sul paulistana, seu trabalho representa a importância dos movimentos culturais criados nas periferias brasileiras.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 01/05, às 16h. Livre. 180 minutos.

 

Dre Vilacqua & M.F Grooves no CCJ Independente

Música

O show Dre Vilaqua e M.F. Grooves traz grandes clássicos do samba-rock tocados em uma formação clássica do gênero, com guitarra, baixo, bateria, percussão e trombone. E apesar da formação com instrumentos característicos do estilo, os arranjos trazem uma nova roupagem, unindo o clássico e o novo em show dançante! No repertório, Jorge Ben, Marku Ribas, Branca de Neve e Tim Maia.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 08/05, às 16h. Livre. 90 minutos.

 

Banda Brasativa no CCJ Independente

Música

Os três músicos aliam performance orgânica a elementos e samples eletrônicos do dub e do reggae. Desde 2014 mostram em seus shows uma sonoridade particular na mistura do reggae, rap e jazz. Em 2017 lançaram o EP Chama, com seis faixas. Bruno, Felipe e Rafael já tiveram a oportunidade de mostrar o repertório autoral nas duas últimas edições do Lollapalooza: em 2018 e 2019. São 10 anos de estrada.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 08/05, às 17h30. Livre. 90 minutos.

 

Cordelista Costa Senna no CCJ Convida

Música

A palestra/show Cordéis que Educam e Transformam, título de uma das obras literárias de Costa Senna, é uma performance pedagógica multidisciplinar que aborda temas sociais, ética e cidadania. Nela, o poeta e multiartista coloca o dedo na ferida da humanidade e, com seus cordéis declamados, nos motiva a alcançar novos voos, indicando que é possível pensar nas transformações que o mundo necessita através das criações nesse gênero de poesia.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 15/05, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Cacá Lopes no CCJ Convida

Música

Cacá Lopes, pernambucano de Araripina, é cantor, compositor, violonista, cordelista e educador popular. Licenciado em Letras e radicado em São Paulo desde 1985, já conta com mais de 30 anos de profissão. É fomentador de duas expressões culturais que são referências em sua arte: o cordel e o forró MPB. No Show Semeando Sonhos, canta músicas autorais ou em parcerias de 20 anos, que retratam os valores do músico e de sua paixão pela vida.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 15/05, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Digo Ferreira e Banda Forró Chorão no CCJ Convida

Música

Nesse espetáculo serão interpretadas músicas clássicas que fazem parte do forró e do choro, com canções instrumentais. Uma mistura entre o Nordeste e o Sudeste. A Formação será de zabumba, triângulo, acordeon, cavaco, violão 7 cordas, baixo e vozes. A banda traz neste espetáculo essa viagem pelo país, com Tico Tico no Fubá, Asa Branca e Xodó, entre outras.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 15/05, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

É mesmo uma Palhaçada

Música

Um grupo de palhaços chega de uma turnê internacional de seu fabuloso espetáculo. Partindo de um cortejo, convida o público a assistir esse grande show de variedades. Ao chegar ao local da apresentação, porém, percebem que o cenário montado pertence a outro grupo e que eles foram parar na cidade errada. Os palhaços vasculham esse cenário desconhecido e a improvisar cenas com os diferentes objetos encontrados, passeando por ilusionismo, mágica, dança e demais variedades circenses. E convidam o público para um resgate da memória do circo.

| Centro Cultural da Juventude. Avenida Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades. 27/05, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Show Giovani Cidreira

Música

O cantor baiano apresenta músicas de seu mais recente disco, Nebulosa Baby, carregadas de efeitos e synths. A apresentação conta com participações especiais, como Cuca Ferreira, do Bixiga 70.

| Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/05, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

Slam das Minas

Música

A coletiva Slam das Minas SP atua com literatura poética em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. Nesses seis anos de existência, conquistou notoriedade e respeito pelo trabalho artístico e social que desenvolve.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 20/05, às 16h. Livre. 120 minutos.

 

Modulação Preta com Marta Supernova

Música

Modulação Preta é uma websérie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional. Neste episódio o programa recebe a dj e produtora Marta Supernova.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 07/05, às 16h. Livre. 90 minutos.

 

Radio Diáspora com Xenia França

Música

O duo Radio Diáspora, formado por Wagner Ramos na bateria e eletrônicos e Rômulo Alexis no trompete, flautas, voz e efeitos, convida a cantora Xenia França.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 21/05, às 20h. Livre. 90 minutos.

 

Baile Diquebra com DJ Lys Ventura

Música

Baile que transita entre o Old School, R&B, Trip Hop e Dub.

| Centro Cultural Olido - Galeria do Dj. Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 21/05, às 19h. Livre. 120 minutos.

 

Exposição Dyroá Bayá

Arte indígena

No decorrer de sua trajetória, o grupo de artes veio adquirindo e produzindo objetos e artes manuais das etnias tukano e tariano, ambos do Rio Negro, no Amazonas. São duas etnias que têm relações matrimoniais aonde dividem suas artes ancestrais como partilha de conhecimento e de materiais.

| Centro Cultural Penha - Hall Térreo. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 01 a 08/05, das 10h às 20h.

 

Luiz Claudio e Diógenes

Música

Luiz Cláudio & Diógenes é uma dupla que foi formada pelas noites de São Paulo. Ambos cantavam individualmente, buscando fomentar acultura sertaneja, cantando clássicos conhecidos como "modão", e buscando referências em cantores antigos como Tião Carreiro & Pardinho, Ronaldo Viola, Milionário & José Rico.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 06/05, às 20h. Livre. 50 minutos.

 

Banda Marofa

Música

Marofa é uma banda de reggae da Zona Leste de São Paulo que transmite mensagem de conscientização e crítica social, com letras que confrontam o neoliberalismo e a desigualdade.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 07/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

A Menina Passarinho

Teatro infanto-juvenil

Com uma estrutura de cordel, apresenta a história de uma menina que vira passarinho dentro do seu universo lúdico, tendo como temáticas sua casa, a escola e uma grande amizade. O espetáculo mescla boneco, mamulengo e personagens de carne e osso.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 08/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Denise D' Paula

Música

Denise D'Paula é cantora e compositora. Embora transite por outros estilos, é no Reggae que sua potência se consagra. Inclusive, para fãs do ritmo, vale conferir o projeto Reggae Brazuca, em especial, o Chá com Elas - uma seleção de cantoras de Reggae brasileiras, da qual Denise faz parte.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 13/05, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | 50 + Musical – De Volta às Jovens Tartes

Música

Entre histórias e músicas, uma volta à grandes épocas da música popular brasileira. Neste show, Rodrigo Aldý relembra grandes músicas e nomes da música popular em um bate-papo descontraído permeado por grandes sucessos. Convida, em cada apresentação, um artista consagrado para cantar. Em poucos instantes cada espectador relembrará épocas marcantes, transformando este dia em um momento único. Um repertório cheio de surpresas e emoção está reservado para esta apresentação

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 14/05, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Circuito Municipal de Cultura | Bicho de Pé

Música

A banda interpreta importantes compositores da música regional brasileira, como Luiz Gonzaga, João Silva, Zé Dantas, Gonzaguinha, Dominguinhos, Chico César, Zeca Baleiro, Accioly Neto, Vital Farias, Nando Cordel e Jacinto Silva, além de composições que fizeram sucesso nos 24 anos de carreira da banda.

| Centro Cultural Penha - Espaço Mário Zan. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 15/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Graça Braga – Homenagem a Geraldo Filme

Música

O samba desfila majestoso na negritude ancestral da voz de Graça Braga Graça Braga, cantora e compositora paulistana, marcando o chão de importantes terreiros do samba na cidade. O projeto faz parte do Edital de Apoio às Culturas Negras.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 21/05, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Luana Bayô

Música

Luana Bayô é cantora, compositora e educadora. Uma mulher negra nascida e criada no bairro do Campo Limpo, zona Sul de São Paulo. A cantora tem um trabalho primoroso fortemente marcado pela música negra na diáspora. Em 2021, lançou o mais recente trabalho “Tambú” um show de canções autorais e releituras que trazem como tema a espiritualidade, a magia, os feitiços, encantarias através de vissungos, sambas, jongos e outras músicas que fizeram e fazem parte da trajetória da cantora. Neste show a cantora apresentará um repertório eclético, juntamente com o violonista Liw Ferreira.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 22/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Show com Mental Abstrato

Música

A essência do jazz contemporâneo e do hip hop se encontra em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão e Guimas Santos. Desde 2005, o Mental Abstrato já acumula três discos lançados com exclusividade no Japão e Estados Unidos, além de singles lançados por selos europeus. Agora eles apresentam o álbum UZOMA, gravado no Red Bull Music Studios SP e com uma viagem sonora urbana e afro-jazzística.

| Centro Cultural Penha - Frente do CCP. Largo do Rosário, 20 - Penha de França. 27/05, às 10h. Livre. 60 minutos.

 

Cárcere

Teatro

Cárcere apresenta uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere (privado de sua liberdade e do seu piano), será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões e lembranças expressadas em um diário na segunda-feira, termina numa rebelião no domingo.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 04/05, às 19h30. Livre. 60 minutos.

 

Cordel Cantante

Sarau

Grande sarau com poesias de Mário de Andrade lidas, contadas e cantadas pelo grupo e público presente.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 21/05, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Sarau Ciranda das Artes

Sarau

Ciranda de celebração da cultura popular brasileira com liberdade poética, para criar a corporeidade, cantar e se divertir deixando fluir o imaginário.

| Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 19/05, às 11h. Livre. 50 minutos.

 

Gaspar Z’África

Música

Celebrar a cultura hip hop em um dia de encontro para intercâmbio entre os artistas dessa linguagem e confraternização de conhecimentos. Gaspar é MC, letrista e co-fundador do Z’África Brasil, um dos pioneiros grupos de rap no Brasil criado na década de 90.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 22/05, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Trapture

Artistas: Luckeen, Lil Rico e Snoko

Música

Celebrar a cultura hip hop em um dia de encontro para intercâmbio entre os artistas dessa linguagem e confraternização de conhecimentos.

| Centro Cultural Santo Amaro - Deck. Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro. 22/05, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Catappum!

Circo

Numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes de uma cidade imaginária caiam num sono profundo. No meio do emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Os atrapalhados palhaços se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair num sono profundo.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 06/05, às 10h. Livre. 45 minutos.

 

Kool Metal Fest

Música

Festival de música independente surgido em São Paulo em 2002 que já teve participações de bandas como Ratos de Porão, Krisiun, Nervosa, Napalm Death e Brujeria. Maio, no Tendal da Lapa, se apresentam Lasso da Bahia, Vazio e Urutu.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 01/05, às 14h. Livre. 240 minutos.

 

O Mistério do Casarão

Teatro e Circo

Malu, Zezo e Lolô são três crianças que brincam na vila onde moram. Em meio aos moradores existe uma vizinha misteriosa e diferente que quase nunca é vista pois vive entocada dentro de seu casarão. As crianças, então, levadas por estereótipos e preconceitos, acreditam que ela é uma bruxa ou algo parecido, mas descobrem que na realidade ela é apenas uma divertida e comilona cientista muito estudiosa.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 06/05, às 10h e 15h. 07/08, às 12h. 08/05, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Show All Ice + Live Painting Zuri Gabriel + Bate-papo

Música

Omo Afefe, ou All Ice, e? cantor, MC, compositor, poeta, articulador cultural, pesquisador de criac?o?es decoloniais e pai transexual. Nascido em Taboa?o da Serra, iniciou em 2013 no rap brasileiro. Tem um filhe chamado Malcom e segue fazendo pesquisas e vivendo uma criac?a?o descolonizada. Além da música, criou seu pro?prio selo All Ice, que se materializa em vestua?rios e discos de vinis.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 08/05, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Show Marina Peralta

Música

Além da musicalidade impecável e atual, Marina Peralta entende a música como veículo para o impacto sociocultural. Sua abordagem é sensível, simples e direta, sendo que suas canções e seu lifestyle dialogam diretamente com pautas sociais relevantes que dizem muito sobre sua identidade. Vindo de um dos estados pilares do agronegócio no país, Marina que é neta e filha de paraguaios, dialoga sobre fronteiras, conscientização ambiental, econômica, social e racial, defendendo a demarcação de terras indígenas e formas acessíveis de contribuição com o meio ambiente.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 08/05, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Dom Quixote de La Sampa

Teatro

Na trama, Dom Quixote de La Sampa é um valente senhor desmiolado e, junto de sua fiel escudeira, uma jovem em situação de rua chamada Sancha Trampa, anda pela cidade de São Paulo procurando grandes aventuras.
Porém, depois de ler inúmeros livros de cavalaria, o homem já não consegue diferenciar realidade e fantasia, enxergando monstros em máquinas, ogros em escavadeiras e até feiticeiros em pessoas comuns.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 14/05, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Show Corpos Laranjas

Música

As dores, sentimentos, vida e concepção direta do contato que o artista vivencia na Aldeia Itapoã, Ilhéus-BA, onde seu avô Amaral é ancião. Corpos laranjas luta pela representatividade de um povo na busca por retomada e consciência indígena tanto dentro do cenário artístico quanto no movimento político. O show conta com a presença do artista de apoio Caiqueira (backing vocal) e o DJ Ninjanosbeats. Serão reproduzidas oito faixas, três poesias narradas e também a participação do artista indígena Jason Tupi cantando duas músicas de sua autoria.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 14/05, às 18h. Livre. 60 minutos.

 

Ocupação SHN

Música

O SHN (1998) é um coletivo de arte formado por Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazolin. Multidisciplinar, o grupo reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi um ponto de partida gráfico para a pesquisa de mídias que o coletivo apresenta nesses 22 anos de atuação.
SHN trabalha com ícones universais, re-significando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

| Tendal da Lapa. Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca. 21/05, às 14h. Livre. 240 minutos.

 

A Pequena Bailarina

Teatro Infantil

Binah, A Pequena Bailarina. Em um pequeno vilarejo vivia uma indiazinha chamada Binah. Ela adorava dançar e, quando ia para as aulas de ballet, sempre dava uma paradinha para ajudar seus amiguinhos da natureza. Juntos eles criam uma ideia de abrir um canal na internet com o intuito de proteger o meio ambiente, falando sobre o perigo das queimadas, a destruição da natureza e os males que podem causar para nós mesmos e para os animais, pois várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores. O espetáculo fala sobre a importância da natureza e o respeito aos animais, mostrando através do lúdico, que precisamos contribuir com o universo, preservando o meio ambiente. Ao final do espetáculo BINAH nomeará todas as crianças ali presentes como seus “guardiões” para que possam ajudá-la a cuidar e proteger a natureza e os animais.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 04/05, às 10h e 15h. Livre. 60 minutos.

 

Quinta de Música com Pai e Filho

Música

Temporada 2022 do projeto Dia de Música no CCNegras, com apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro a dezembro, sempre com um grupo ou artista às quintas-feiras. Samba de Pai e Filho é uma roda de samba, com o velho e o novo, o tradicional e o moderno, sem perder a essência e o amor de pai para filhos.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 26/05, às 19h. Livre. 90 minutos.

 

DJ Deise e Arkano

DJ Deise e Arkano apresentam o quarto disco do rapper. O álbum Singular é temático e retrata uma nuance de oscilações de sentimentos, na tentativa de recriar a vida cotidiana e exemplificando as passagens entre momentos bons e ruins quase que simultaneamente. O espetáculo é intenso e interativo, contando com seis beatmakers de estilos variados atacando com rap, boombap, trap, drill, love sound, funk e jazz funk.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 12/05, às 19h. Livre. 120 minutos.

 

Griot, O Guardião do Circo

Teatro Infantil

Além de ter um breve espetáculo circense, o espetáculo conta como ocorreu a evolução do circo dos tempos antigos até os dias de hoje, de uma forma bem divertida.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 18/05, às 10h e 15h. Livre. 60 minutos.

 

Baile do Nando Sagatiba

Música

Baile comemorativo que traz a vivência do samba-rock e da black music de SP, com samba, R&B, charme, flashback e rap, entre outros.

| Centro de Culturas Negras. Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara. 20/05, às 19h. Livre. 180 minutos.

 

Adinkrazz

Música

O Urban Jazz do Adinkrazz é atração na Vila Itororó dia (01/05), com participação especial do trompetista Roy Lima. Com repertório autoral, o Adinkrazz reúne um grupo de músicos paulistanos de diferentes trajetórias em uma apresentação instrumental com linguagem jazzística.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 01/05, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Performance “Colecionadora de Retalhos de Memórias”

Performance teatral com técnicas manuais

Uma costureira que coleciona retalhos de tecidos entregues pelos visitantes da Vila Itororó disposta a acolher e ouvir suas memórias enquanto borda o passado. Realizada pela atriz e performer Anna Cecília Junqueira, dentro do projeto de Residência “Ciclos e Fluxos”, que ocorre em parceria com a educadora Carolina Hanashiro, a performance ocorrerá gratuitamente nos meses de maio e junho, terças e sextas, ao redor e dentro da Vila. Com agulha e linhas nas mãos, sentada junto à uma mesa e com uma cadeira vazia à espera dos visitantes, ela irá bordar um grande manto a partir dos retalhos, e histórias, trazidos pelos visitantes do local. Cada retalho, uma memória. Traga um pedaço de tecido e venha dividir suas histórias da Vila Itororó e região com a gente!

(Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó N° 01/2020)

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 06, 10, 13, 17, 20, 24, 27 e 31/05; Sextas às 15h, Terças às 12h. Livre. 90 minutos.

 

Núcleo da Performance à Partir da Vila Itororó

Performance

Criação do NÚCLEO DE ESTUDOS DA PERFORMANCE a partir do espaço e da história da Vila Itororó a fim de pesquisar e criar performances como uma ferramenta artística de transformação social e cultural.

(Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó N° 01/2020.)

| Centro Cultural Vila Itororó - Apartamento 1 Frente. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11, 18 e 25/05, às 14h. 18 anos. 60 minutos.

 

SHN

Intervenção Visual

Através da técnica da serigrafia o coletivo SHN vai apresentar o processo e trajetória durante uma sessão de impressão de uma tiragem pequena de gravura. Cada vivencia ira produzir uma gravura em papel desenhada especialmente para a ocasião. SHN é um coletivo de arte formado por Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin.Multidisciplinar, o grupo reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi um ponto de partida gráfico para a pesquisa de ícones universais, re-significando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica.Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discussão proposta pelo coletivo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 11 e 18/05, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Pintura Coletiva COM TINTA NATURAL

Técnicas Manuais

Apresentação sobre o que são tintas naturais, qual a importância de usá-las como alternativa sustentável e como produzi-las.

(Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó N° 01/2020.)

| Centro Cultural Vila Itororó - Externo madeiras Palco Ruínas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/05, às 11h. Livre. 120 minutos.


Kolombolo

Música

Celebração de 20 anos do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo diá Piratininga que tem como madrinha a Sociedade Recreativa Beneficente . Escola de Samba Lavapés - Pirata Negro. Será uma tarde repleta de alegria, afinal são 20 anos de vida desta agremiação e Ponto de Cultura que realizando pesquisas, oficinas culturais, encontros, produção fonográfica, obras audiovisuais e shows, com o objetivo de trazer conhecimento do público a história do samba paulista e seus protagonistas.

São muitos anos de vida! E muitos virão! Convidamos a todos e todas que já atravessaram a "mata fechada", pois com certeza nós não chegamos aqui à toa! E seguiremos em frente. Salve Toniquinho Batuqueiro! Esperamos você!

| Centro Cultural Vila Itororó - Externo. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 15/05, às 16h. Livre. 60 minutos.

 

Aula de Yoga Ciclos e Fluxos

Técnicas Corporais

Como parte da proposta do projeto Ciclos e Fluxos, de regenerar o espaço da Vila Itororó a partir da sua história, iremos oferecer 3 aulas gratuitas de yoga, no espaço Éden, das 10h às 11h, terças, dias 17, 24 e 31 de maio. Ao longo da história da Vila, havia o desejo de Francisco de Castro, seu fundador, em transformar o Éden em um local de cura, seja pela água da piscina ou pelos tratamentos oferecidos - projeto este que foi impedido após o falecimento de Castro. Assim, visando resgatar esta história e ao mesmo atrair os moradores da região para uma vivência de corpo e presença, e memória e ocupação do espaço público, escolhemos esta proposta como forma de avançar no nosso projeto de residência na Vila.

(Esta ação faz parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residências Artísticas nos apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó N° 01/2020.)

| Centro Cultural Vila Itororó - Pátio de Casas. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 17, 24 e 31/05, às 10h. 14 anos. 60 minutos.

 

Reta Grazzini

Música

O Show "Mundo Adentro" é a primeira incursão da cantora Renata Grazzini pelo universo da composição. Ao longo de 15 anos de carreira musical,Renata flertou com a criação, tanto na área da escrita, quanto no campo melódico, mas somente em 2022 reúne as canções feitas nessa década e meia, para adentrar o território de sua subjetividade em forma de música. O Show "Mundo Adentro" é a primeira incursão da cantora pelo universo da composição. Ao longo de 15 anos de carreira musical, Renata flertou com a criação, tanto na área da escrita, quanto no campo melódico, mas somente em 2022 reúne as canções feitas nessa década e meia, para adentrar o território de sua subjetividade em forma de música.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 20/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Flavinho Mello

Música

Flavinho Mello e a banda Swing de Mesa, trazem o show, SAMBA ROCK PRA DANÇAR, com releituras musicais e novos arranjos dançantes e animados, dos grandes sucessos do gênero samba rock e da Black Music nacional e internacional, nas décadas de 60, 70, 80 e 90.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 22/05, às 17h. Livre. 60 minutos.

 

Tuyo

Música

Formada por Lio, Lay Soares e Machado, a Tuyo funde organicidade e texturas eletrônicas com temáticas existenciais, despertando vulnerabilidade simultaneamente com densidade e leveza. A estética, que passa pelo lofi hip hop e flerta com o synth pop, traz o trio para um novo lugar classificado na música como pós-gênero afrofuturista. Sempre guiado pela complexidade das emoções humanas e em constante movimento, o trio Tuyo forma uma combinação de sentimentos e sons difícil de ser encaixada em algum rótulo.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 25/05, às 20h. Livre. 60 minutos.

 

Paula da Paz - Axé, Amor e Resistência

Música

Paula da Paz vem trazendo ao palco a energia nordestina do Samba Reggae em fusão com a música mandingue (expressão cultural da costa oeste da África) em um show contagiante intitulado "Axé, Amor e resistência" composto pelo repertório que durante décadas balança o cotidiano e o carnaval do nordeste e de todo Brasil. Mostrando a força e encanto do protagonismo feminino e das expressões populares do país e evidenciando ainda a herança africana em nossa música.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 27/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Oficina de Capoeira com Mestre Peroba

Cultura popular

Paula da Paz vem trazendo ao palco a energia nordestina do Samba Reggae em fusão com a música mandingue (expressão cultural da costa oeste da África) em um show contagiante intitulado "Axé, Amor e resistência" composto pelo repertório que durante décadas balança o cotidiano e o carnaval do nordeste e de todo Brasil. Mostrando a força e encanto do protagonismo feminino e das expressões populares do país e evidenciando ainda a herança africana em nossa música.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 07, 14, 21 e 28/05, às 15h. Livre. 60 minutos.

 

Paula da Paz - Axé, Amor e Resistência

Música

Paula da Paz vem trazendo ao palco a energia nordestina do Samba Reggae em fusão com a música mandingue (expressão cultural da costa oeste da África) em um show contagiante intitulado "Axé, Amor e resistência" composto pelo repertório que durante décadas balança o cotidiano e o carnaval do nordeste e de todo Brasil. Mostrando a força e encanto do protagonismo feminino e das expressões populares do país e evidenciando ainda a herança africana em nossa música.

| Centro Cultural Vila Itororó - Palco Éden - Interno. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 27/05, às 19h. Livre. 60 minutos.

 

Exposição “Circo Modernista”

Exposição

O Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, anuncia a nova temporada da exposição itinerante O Circo Modernista, entre os dias 14 de maio e 06 de setembro de 2022, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT). A mostra traça um panorama dos movimentos artísticos de vanguarda no início do século XX em sua aproximação com o circo.

A ênfase é o Brasil dos anos 1920, quando em São Paulo os poetas e artistas modernistas Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Yan de Almeida Prado se aproximaram do circo através do palhaço Piolin. A mostra é composta de instalação cenográfica, texto, fotografias, áudio e audiovisual, e tem como fonte o acervo do Centro de Memória do Circo.

A exposição também oferece um zoom no modo de produção circense ao focar a trajetória das famílias Pereira, Pinto, Queirolo e Seyssel. Essas famílias, na década de 1920, eram responsáveis pelos dois mais importantes Circos Pavilhões, como eram chamados os circos fixos, na cidade de São Paulo. Enquanto a Família Queirolo administrava seu próprio circo, as famílias Pinto, Pereira e Seyssel se reuniram no Circo Alcebíades, armado no Largo do Paissandu, em histórica temporada ocorrida entre 1925 e início de 1929.

| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT). 14/05 a 06/09, às 15h. Livre.

 

Aniversário Encontros de Estudos da Palhaçaria

Circo

Cabaré de palhaçaria para comemorar a volta presencial do Encontro de Estudos da Palhaçaria e os 8 anos de resistência.

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 23/05, às 14h. Livre. 180 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma na Vitrine Ateliê Tabajara Pimenta

Circo; Audiovisual; Teatro

Amigos, amigas, respeitável público! Com vocês, a Ocupação Expedycto Lyma, uma homenagem ao popular Polaco, ator, produtor, cineasta, criador do Circo Theatro do Alemão, que percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1970, derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele. Após dificuldades para manter seu circo, ele forma um grupo teatral mambembe até conhecer a câmera super-8. Maravilhado com a arte cinematográfica, produz dez longas entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas em S-8 no país, exibidos em seu ‘pavilhão cinematográfico’, que circulava pelas zonas rurais. E em VHS, fez mais de uma dezena (1996 a 2002), também restaurados através do projeto Cinema é Sonho. Com vocês, o Circo Theatro do Alemão, pela primeira vez na capital!

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 20/04 a 31/07, das 10h às 18h. Livre. 480 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - Exibição de A Víbora Humana (Expedycto Lyma, 1979, super-8)

Audiovisual; Circo

A história de uma mulher muito má, traiçoeira e mentirosa, amante do irmão do próprio marido. O drama está formado. Espetacular! Uma história cheia de drama e suspense. Primeiro filme da carreira cinematográfica de Expedycto Lyma. Na abertura da programação, que integra o Festival Cinema É Sonho, trecho da filmagem da peça O Viajante de Sebo.

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/05, às 12h. 14 anos. 65 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - exibição de O Misterioso Sr. Moretti (Expedycto Lyma, 1980, super-8) e bate-papo com o curador e convidados

Audiovisual; Circo

Uma história misteriosa e de terror. Para conquistar a amada, Rogério, procura um homem conhecido por arranjar a vida de muita gente com seus poderes diabólicos, o senhor Moretti. Mas, uma vez feito, não pode ser desfeito!

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 06/05, às 13h30. 14 anos. 65 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - exibição de O Filho de Dioguinho (Expedycto Lyma, 1981, super-8)

Audiovisual

Uma história baseada nos casos de Dioguinho, o Matador. Uma rixa antiga envolve o amor de Dioguinho Jr e Marina: o pai dela, o coronel Tibúrcio é o bandido que matou seu pai. Muito amor, muitos tiros, muita ação! Na abertura da programação, que integra o Festival Cinema É Sonho, o curta Carnaval em Tatuí (1981).

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 13/05, às 12h. 16 anos. 85 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - exibição de Dioguinho Volta para Matar (Expedycto Lyma, 1981, super-8)

Audiovisual

História cheia de ação e romance, um amor que não podia acontecer, mas o destino quis assim: o amor entre Marina e Dioguinho. A continuação de O Filho de Dioguinho.

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 13/05, às 13h30. 16 anos. 70 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - exibição de Dois Nós Cegos no Oeste (Expedycto Lyma, 1980-1981, super-8)

Audiovisual

As peripécias de Chola e Fredô em busca de um grande tesouro. Em meio a muitos tiros, murros, pernadas e outros quejandos, enfrentam a truculência do desonesto xerife e sua xaroposa quadrilha. Uma comédia divertida. Bang-bang na sátira!

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 20/05, às 12h. 14 anos. 70 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - leitura dramática da peça A Cena Diabólica de Expedycto Lyma

Circo

Leitura dramática da obra originalmente encenada por Expedycto Lyma no Circo-Theatro do Alemão no início dos anos 1970. Peça baseada na vida desses atores de pavilhão de circo, demostrando que a infelicidade existe em todos os lugares. O crime do circo! Um drama em quatro atos, extraído da própria vida artística.

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 20/05, às 13h30. 14 anos. 70 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma - exibição de Na Trilha do Ódio (Expedycto Lyma, 1979-1980, super-8)

Audiovisual

Um filme baseado em fatos reais que ocorreram nesses sertões. Por aí, muito brigão por ouro, por terra, por poder e pela mulher proibida. Um bangue-bangue sertanejo. Na abertura da programação, que integra o Festival Cinema É Sonho, trecho da filmagem da peça Polaco em Histórias Assombrosas.

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/05, às 12h. Livre. 65 minutos.

 

Ocupação Expedycto Lyma -exibição de Sentimento Mortal (Expedycto Lyma, 2001-2002)

Audiovisual

Um verdadeiro bangue-bangue, com muita adrenalina, no estilo range policial. A disputa entre dois amigos justiceiros, Severiano e Diego Severo quando o filho de Diego assassina a esposa de Severiano. Vale a pena assistir!

(ESTE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA PARCERIA ENTRE O PROJETO “CINEMA É UM SONHO” E O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, E CONTEMPLADO COM O PROAC DE APOIO À CULTURA)

| Centro de Memória do Circo - Sala Mestre Maranhão - Vitrine do Circo. Avenida São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo. 27/05, às 12h. 14 anos. 90 minutos.