No aniversário de São Paulo, bibliotecas contam histórias da cidade

Programação acontece em diversas bibliotecas municipais e tem início no dia 18 de janeiro

No mês no qual São Paulo completa 468 anos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove uma série de contações de histórias que têm a cidade como tema. A partir de 18 de janeiro, crianças, jovens e adultos podem curtir diversas atrações nas bibliotecas municipais e aprender mais sobre as lendas urbanas e as histórias que marcam o imaginário paulistano.

Para quem curte histórias de fantasmas, a pedida é a contação “Além das... Lendas urbanas paulistanas”, com Giuseppina Burigo e Wellington Silva. Voltada para o público adolescente, a contação traz algumas das lendas que compõem a cidade de São Paulo, como os fantasmas do Theatro Municipal, o Castelinho da Rua Apa, Edifício Joelma e a Loira do Banheiro, entre outros. A atividade acontece nas unidades Amadeu Amaral, Prefeito Prestes Maia, Paulo Duarte e Viriato Corrêa.

O grupo Tricotando Palavras apresenta brincadeiras, música e contações em “Um Passeio pela Cidade de São Paulo”, espetáculo que traz cantigas e histórias da cidade para nove bibliotecas. Já o contador Danilo Minharro apresenta Histórias de Cidades e de Habitantes, mostrando que, dentro de uma grande cidade, convivem diversos microcosmos. A contação chega a quatro bibliotecas: Vinicius de Moraes, Jamil Almansur Haddad, Álvaro Guerra e Alceu Amoroso Lima.

Com muita música, dança e brincadeiras o grupo Grupo Folias e Folguedos apresenta Folias e Brincadeiras, retratando o ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil, nas bibliotecas Pedro Nava, Thales Castanho de Andrade, Clarice Lispector, Roberto Santos e Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa. 

Confira a programação completa:


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Histórias de Cidades e de Habitantes
Nome do grupo: Danilo Minharro
Classificação indicativa: 7 a 14 anos
Duração: 40 min.
Formato da apresentação: Presencial
O projeto Histórias de Cidade e de Habitantes busca colher e recontar histórias passadas no interior da metrópole, levando em conta as várias cidades que nela coexistem. A cidade rica e abundante, a cidade carente e abandonada, as cidades possíveis e imaginadas, a cidade que já foi um dia. Um eu lírico que circula pelas cidades da metrópole e testemunha suas facetas, suas transformações, numa reunião de narrativas baseadas em contos literários de diversos autores, e algumas narrativas autorais cujo eixo é a vida na cidade, os conflitos e situações gerados no interior de seu cotidiano.
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 25 de janeiro às 17h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 29 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Além das... Lendas urbanas paulistanas
Nome do grupo: Giuseppina Burigo e Wellington Silva
Classificação indicativa: 15 a 17 anos
Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Presencial
Em “Além das... – lendas urbanas paulistanas” Martha (Giuseppina Burigo), uma estudante de psicologia interessada no luto, seguiu a mulher dos velórios e ficou presa a dois fantasmas (Giancarlo Burigo e Wellington Silva) do Theatro Municipal de São Paulo que insistem em ser descuidados e deixarem rastros da sua existência. Em sua nova função no além ela deve cuidar para que os músicos fantasmas não deixem rastros da sua existência e conta outras histórias de fantasmas e lendas urbanas da cidade. Neste espetáculo narrativo teatral e musical a atriz e contadora de histórias Giuseppina Burigo (Martha, a mulher dos velórios) apresenta ao público algumas das lendas urbanas que compõem a cidade de São Paulo, como os fantasmas do Theatro Municipal, o Castelinho da Rua Apa, Edificio Joelma, a Loira do Banheiro e outras lendas urbanas coletadas.
Dia 25 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 27 de janeiro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 28 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

Um Passeio pela Cidade de São Paulo
Nome do grupo: Tricotando Palavras
Classificação indicativa: 7 a 14 anos
Duração: 45 min.
Formato da apresentação: Presencial
Um trio de artistas, contadores de histórias, músicos e brincantes propõe a integração de cantigas e histórias, em uma apresentação livre para todos os públicos.
Dia 19 de janeiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 20 de janeiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 25 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 25 de janeiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 26 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 27 de janeiro às 16h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 28 de janeiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 29 de janeiro às 15h - Biblioteca Castro Alves

MÚSICA
Folias Brasileiras
Nome do grupo: Inimar dos Reis/Grupo Folias e Folguedos
Classificação indicativa: 7 a 14 anos
Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Presencial
Folias Brasileiras leva ao público uma viagem ao imaginário popular com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional.
Dia 25 de janeiro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 25 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 28 de janeiro às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 29 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa



CIRCO
Bartoloquices
Nome do grupo: Cia Lado B
Classificação indicativa: 7 a 14 anos
Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Presencial
Bartoloquices é o espetáculo solo do Palhaço Bartolomeu, que mostra toda sua versatilidade através de um passeio pelos vários tipos de representações artísticas. Dentro do roteiro estão números de Poesia, Malabares e Dança do Ventre. Uma livre adaptação de Romeu e Julieta, alguns números de mágica/cartomagia e a narração do conto tradicional ‘O Rei que tinha orelhas de Burro’, contado através do ponto de vista do Bartô. Com esse trabalho ele traz sua desenvoltura em várias modalidades. Para toda a família, com duração de 60 minutos e adaptável para todos os espaços.
Dia 25 de janeiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 25 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 29 de janeiro às 15h - Biblioteca Raul Bopp