Programação de Janeiro - Centros Culturais

Festival TRANSFEST, no Centro Cultural da Diversidade, é destaque na programação

Centro Cultural da Diversidade

TRANSFEST CCD //ESPECIAL VISIBILIDADE TRANS

Boombeat
Música
28/1
20h
presencial
+14 anos
Rapper, cantora e compositora, Boombeat traz rimas ácidas, melodias marcantes e atende por um estilo único dentro da cena Rap LGBTQIA+. Integrante do grupo Quebrada-Queer, em março de 2020 lançou seu primeiro álbum solo, “Nem Tudo é Close”.

Tiely
Música
28/1
19h
Presencial
+14 anos
De cineasta a rapper, de escritor e historiador, tudo vem somando a trajetória de Tiely de maneira intensa. Em produção do seu trabalho solo, está ampliando as pautas de luta em seus projetos e envolvimento com o movimento hip hop, além de ser membro do IBRAHT (Instituto Brasileiro de Homens Trans) e do CATS (Coletivo de Artistas Transmasculines).

Àli
Música
29/1
19h
Presencial
+14 anos
Em 2019 Àli lançou seu primeiro projeto solo, o EP “Feita Para Ser Amada”, projeto que expressa a visão de um corpo preto, transmasculino, não binário e periférico. A cada faixa é possível notar seu olhar sensível e poético para temas densos de uma sociedade desigual

Danny Bond
29/1
20h
Presencial
+14 anos
Danny Bond é a primeira mulher transexual a estar simultaneamente no topo do iTunes Brasil, Viral Maceió Spotify e #1 no Trending Topic do Twitter. Seus plays nas plataformas digitais já superaram a marca de 16 milhões de acessos e recentemente lançou seu novo single, “PPK”, com influências do funk, brega funk, rap, trap e ritmos regionais. Iniciou a carreira com paródias na internet, viralizando e se consagrando como um sucesso nas redes sociais em 2017. No mesmo ano lançou o primeiro álbum de brega funk, “EPica”

[Trans]*itoriedade
Exposição de 10 a 31/1
das 10h às 19h
área externa
Todas as imagens capturadas do projeto, tendo como modelos as residentes da Casa Florecer (projeto social de acolhimento a pessoas trans em situação de rua), criam uma narrativa com a fusão da história da moda, legitimando de forma enfática a permanência de pessoas transexuais em todos os momentos históricos da humanidade. Imagens produzidas e tratadas pelo fotografo Marcos Rosseton, pessoa não binária.

 


Centro Cultural Grajaú

Trupe Lona Preta
Circo
21/01
11h
Presencial no Calçadão e virtual pelo Facebook.
Livre
60 minutos
Cinco atores perambulam pela cidade montados em um “carro de palhaço”. Cantam, tocam, brincam, encenam e encantam num espetáculo itinerante que ao mesmo tempo garante o distanciamento social e a aproximação amorosa fundamental de um espetáculo de rua.

Família Barmú
Circo
29/09
15h
Presencial no Teatro e virtual pelo Facebook
Livre
60 minutos
A família Barmú é composta por três irmãos artistas e sua performance circense traz mágica, malabarismo, palhaçaria e música.


Centro de Culturas Negras

Balanço Elton Lu
Música
30/01
17h
Presencial
Livre
Elton Lu, formado em canto popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, é cantor, compositor e produtor musical. Fez parte do elenco do musical “Back to Amy”, baseado na história e repertório da cantora Amy Winehouse. Com seu trabalho solo tem disponibilizado videoclipes em todas as plataformas digitais e lançou seu trabalho na Europa através de um tour de 6 meses que passou pela França, Portugal, Bélgica e Espanha.


Centro Cultural Penha

Exposição “Afrobrasileiro Puro”
Artes visuais
11/01 à 30/01
Terça a domingo das 10h às 20h
Presencial no Hall Teatro
Livre
“Afro brasileiro puro” é uma exposição sobre a trajetória de Itamar Assumpção, músico ímpar, cantor, compositor e poeta. Entretanto, no país do delírio da democracia racial, é preciso dizer ao que se veio: conta-se aqui a trajetória de um artista negro, vindo do interior, que encontrou em São Paulo seu porto. Músico independente, pai, marido, irmão, amigo.

Artes gráficas no CCP
Artes visuais
25/01
Horário: 14h00
Presencial no Hall do 2º e 3º andar
Livre
120 minutos
Realizado pelo artista visual Alcides Rodrigues do Amarelo Gráfico, o projeto conta com intervenções visuais dentro do Prédio do CCPenha. Uma preparação para a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 2022.

Eskambinho Sarau
Literatura / infantil
19/01 e 26/01
15h
Presencial no Hall da Biblioteca
Livre
120 minutos
Sarau infantil no qual as crianças terão um espaço para se expressar, mostrando o poder da literatura como elemento contribuinte para desenvolvimento individual e coletivo.

Sexta do Riso com Ingrid Bryan
Teatro/Humor
21/01
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
60 minutos
A drag queen Ingrid Bryan, reconhecida pelas inúmeras aparições em vários programas da tevê brasileira, traz o show de stand up “Mais um Toque de Preto Comedy Show”. Utilizando-se de uma interação irreverente, o artista Elson Santana, nome verdadeiro de Ingrid, envolve a plateia nos casos comuns do cotidiano de seu personagem, que já registra 12 anos de estrada. Ingrid Bryan é lembrada também pelas exibições ao lado de Silvetty Montilla, ícone do cenário drag nacional, e por seu canal na rede social Youtube.

Banda Made in Brazil
Música
22/01
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
60 minutos
Bilheteria: R$ 20 (inteira). R$ 10 (meia)
Made in Brazil é uma das bandas brasileiras de rock de São Paulo mais antigas em atividade no Brasil. Importante nos anos 70, foi formada em 1967 pelos irmãos Oswaldo Vecchione (baixista) e Celso Vecchione (guitarrista), que permanecem na formação até hoje. Com mais de 200 formações ao longo dos anos, estando inclusive no “Guinness Book” de tanto alterar sua formação, a banda influenciou diversas gerações. Recebe nos seus 54 anos de vida um tributo feito por 54 bandas, tocando 54 músicas do grupo. O show faz parte da 6ª Edição do Festival Somos Todos Bolívia, em homenagem ao fotógrafo Edgar Franz, que era boliviano e fotografou as principais bandas de rock do Brasil.

Contação de história
Literatura
22/01 e 29/01
15h
Presencial no Espaço Mário Zan
Livre
50 minutos
Contação de história com a Cia Passarinho Contou.

Shakespirando
Circo
22/01
16h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
50 minutos
Usando a linguagem da palhaçaria e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor era muito popular no seu tempo e que pode ser também nos dias de hoje.

Samba e Jazz
Teatro infantil
25/01
16h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
50 minutos
Teatro infantil direcionado para crianças de todas as idades, de 0 aos 99 anos. No enredo musical, o personagem Samba recebe em sua terra a personagem Jazz, oriunda de New Orleans, que chega aqui em um escambo cultural. Nesse encontro, descobrem seu parentesco, pois ambos têm o mesmo ancestral originário do Continente Africano. O espetáculo conta com a participação da cantora Izzy Gordon cantando “What A Wonderful World” de Louis Armstrong.

Espelhos Delas com a Cia de Dança Gurias
Dança
28/01
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
60 minutos
O projeto foi contemplado pelo Fomento à Dança da Cidade de São Paulo e busca o fortalecimento das danças urbanas e, principalmente, o protagonismo da mulher. Projeto oriundo da primeira etapa da Cia em uma residência artística, só para mulheres, com tema feminismo e tendo a dança waacking como foco central do espetáculo.

Nos bastidores da lona
Circo
29/01
16h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
50 minutos
A cooperação dos palhaços em não deixar o circo ir à falência após uma crise é a chave desta brincadeira com números clássicos, música, acrobacia e muito humor.


Centro de Referência da Dança

Grupo Beija Fulô
Intervenção / Dança
27/01
16h
Presencial na Fonte dos Desejos
Livre
60 minutos
O Grupo Beija-fulô é um coletivo que se dedica à pesquisa, prática, ensino e divulgação das cantigas e danças populares brasileiras das diferentes regiões do país. É composto por educadoras que realizam pesquisas sobre a herança musical brasileira e seu principal objetivo é divulgar o repertório musical da cultura de tradição popular; inserir as cantigas e danças populares em diversos contextos educativos e sociais; conscientizar da importância da musicalidade como herança cultural; articular ação coletiva que promova a cultura, diversidade, intercâmbio e troca de formações.

Primitivo - Novo espetáculo de ngelo Madureira e a Orquestra de Alfaias
Dança / Música
25 e 29/01
16h
Presencial
Livre
120 minutos
A performática Orquestra de Alfaias enaltece, preserva, divulga e pesquisa os ritmos populares brasileiros. Foi criada em 2000 pelo regente, compositor, pesquisador e coreógrafo ngelo Madureira, que ao lado de Ana Catarina Vieira fundou a Escola Brasílica Música e Dança em São Paulo. Na época, a escola era o braço direito do famoso grupo Balé Popular do Recife, criado por seu pai, André Madureira, e por Ariano Suassuna. Em Primitivo, ngelo Madureira aprofundou a busca por pontos de convergências entre as linguagens da dança e da música, que historicamente caminham juntas, rompendo as barreiras no “espaço” entre o artista e o público. Os integrantes da Orquestra de Alfaias vão tocar os ritmos populares brasileiros, com a irreverência de uma performance conduzida e inspirada pela regência de ngelo Madureira”.