Programação de Novembro - Casas de Cultura

Em novembro, Casas de Cultura recebem exposições sobre artes afro-diaspóricas e celebra o aniversário da Hip Hop Leste


Grupo Clássicas do Hip Hop se apresenta no dia 21 de novembro

 

Programação de novembro nas Casas de Cultura - SEMANA 2

 

Exposição Oralidades Pretas - Órbita - Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial - Exposição Fotográfica [MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA]

A “Exposição Oralidades Pretas|Interculturalismo e Ancestralidade em Matriz Africana” têm origem em pesquisas e ações realizadas desde 2010, pelo Coletivo Órbita, que se reúne periódicamente e continuamente ao longo dos últimos anos para pensar e organizar reflexões e ações sobre a oralidade e as linguagens de Matriz Africana. Nesta perspectiva realiza ações e encontros periódicos, com atividades pontuais e/ou individuais, pensadas em coletivo.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. De 01 a 23/11. Livre. Grátis. 90 minutos. Palco externo - Arena Hip Hop Sul. Presencial
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Ana Santos - Música

A artista Ana Santos já realizou trabalhos com cantores de grande expressão, como: Almirzinho, Xande de Pilares, Pinha presidente, Cleverson Luiz, Douglas Sampa, Billy Sp, Dexter, Grupo Um toque a mais, Rodriguinho, entre outros.
Em 2020 participou de diversas lives, tanto como cantora solo e como backing vocal para alguns grupos. Além de sua carreira como cantora solo, atualmente participa como backing vocal do cantor Rodrigo Féla e segue fazendo suas apresentações em bares e casas de show por toda São Paulo.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 10/11 às 19h30. Livre Grátis. 60 minutos. No Salão interno.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


20 de novembro e a Infância - “Crianças de Asé” - Coletivo Tiquinhos Pensantes - Intervenção Visual

O Coletivo Tiquinhos Pensantes apresenta um conjunto de atividades, desenvolvidas a partir do universo infantil, considerando a criança uma pessoa em formação para a vida adulta e um indivíduo integrante de um grupo familiar.
A proposta consistirá em uma roda de conversa sobre: “Crianças no Asé” com Tica Caetani e sacerdotes da religião de matriz africana e Coletivos.
Exposição de fotos com crianças em asé disponível à visitação por 14 dias e apresentação musical e brincante com Tiquinhos Pensantes e Omi de Erê, com cantigas africanas e cantigas populares.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dias 09 e 11/11 às 19h. Primeira Infância. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Banda Cacilde's - Música

Iniciada em 2012 por amigos de longa data, influenciados pelo Samba e o Samba Rock, a banda é formada por dois percussionistas e um violonista/cavaquinista, com destaque por sua musicalidade, repertório e carisma. Em sua nova formação a Banda amplia o seu repertório, tocando, além do samba e samba rock, gafieira, choro e instrumental.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 10/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Portal Dom Bosco: Arte na Quadra - Grafiteiros - Espaços Abertos

Os espaços esportivos e culturais dentro da periferia, são espaços de expressão da comunidade, considerando tal contexto, a necessidade de construção de espaços e materiais que visem elaborar, de forma autônoma, um pensamento em torno da vivência dessas pessoas, na construção dessas expressões, em forma de arte.
A execução deste projeto também viabiliza a reprodução da valorização da produção artística de artistas da comunidade, serão 03 graffiteiros que participarão da intervenção na quadra, focando na identidade da região, assim como no gerar renda aos profissionais que trabalham com o gênero do graffiti.
Todo o processo será fotografado e produzido um vídeo, que será disponibilizado pela Casa de Cultura Raul Seixas, com acesso gratuito.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 10/11 às 10h. Grátis. Livre. 60 minutos. Espaços Abertos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Ninguém samba sozinho! Grupo Chama Acesa Online - Música

Uma apresentação com muita raiz do samba, rememorando os antigos batuques, trazidos pelos africanos, que vieram como escravos para o Brasil. Estes batuques estavam geralmente, associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação e ritual, através da música e da dança; da percussão e dos movimentos do corpo.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 11/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Vivência: Produção técnica, pandemia e sevirologia periférica - Online

A pandemia fez com que os artistas repensassem suas produções e se adaptassem aos novos formatos para continuar trabalhando. Longe dos grandes centros de produção, nas periferias, muitas das vezes são prejudicadas pelas barreiras sociais. Pensando trazer protagonismo à narrativa audiovisual periférica, a sequência de lives traz alguns profissionais de áreas técnicas para partilharem saberes, que podem fortalecer a produção de artistas periféricos.
Nascida no bairro do Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, Larissa Souza é fotógrafa, videomaker e produtora, além de sócia proprietária na Monomito Filmes, fundada em 2017.
Gil Douglas é morador de Ermelino Matarazzo, ZL de São Paulo e desde 2003 acompanha as produções e criações de eventos nas periferias da cidade.
Tiago Santana é Fotógrafo, arte educador, jornalista, formado em produção audiovisual e em técnico em processos fotográficos. Começou em 2010 na área do fotojornalismo e assessoria de imprensa. Especializou-se em fazer retratos de pessoas negras e através desse tema desenvolve projetos visuais.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 11/11 às 20h. Grátis. Livre. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Sound Design – Sonoplastia Junior Aragaki Online

O Sound Design ou sonoplastia é uma atividade artística e técnica bastante utilizada em teatro, cinema, rádio e Tv, ela faz a comunicação através do som, abrangendo todos os tipos de fenômeno acústico como: música, foley, ambientação, diálogos, locuções, narrações, ruídos e efeitos sonoros.
Esta vivência sobre este gênero visa demonstrar como são feitas e construídas as diferentes camadas sonoras de uma obra, através da experiência profissional de mais de 30 anos de Junior Aragaki, premiado em 2020 com o “Best Sound Design Of Feature Film - SP Crônicas de uma Cidade real.” Na vivência será comentada parte deste filme, como exemplo.
Junior Aragaki é Produtor Musical, Sound Design, Dj e atua no mercado de áudio publicitário, cinema, rádio e televisão desde 1984.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 11/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Um canto para Carolina - Cia dos Inventivos - Teatro Adulto

Os irmãos João, José e Vera recebem de presente o primeiro exemplar da publicação do livro-diário: “Quarto de despejo”, escrito por sua mãe, Carolina Maria de Jesus. Mergulhando no cotidiano registrado por ela, os filhos revivem suas histórias de luta por uma vida melhor.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 11/11 às 19h30. 12 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Uma homenagem da Casa de Cultura Brasilândia - Grupo Fiu de Capoeira

A Casa de Cultura Brasilândia vem homenagear a Família FIU por sua trajetória. A Família Irmãos Unidos foi iniciada pelo Mestre Natal (Natalino Dias da Cruz – 1960/2002), em junho de 1980, na região de Carapicuíba, tendo se deslocado no ano de 1982 para a comunidade de Brasilândia, situada até os dias atuais no local, com 40 anos de existência.
Mesma época em que o único equipamento cultural que havia na Brasilândia era o GRES - Sociedade Rosas de Ouro, que se mudou para a Freguesia do Ó na década de 80.
Em resistência a FIU - Família Irmãos Unidos se manteve em atividade, com roda de capoeira, palestra e bate – papo.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 12/11 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


"Tábua de Esmeralda" - Augusto Swing canta Jorge Ben Jor - Augusto Swing - Música

O cantor, compositor e guitarrista Augusto Swing usa todo o seu talento para revisitar os sucessos do LP: “Tábua de Esmeralda”, um dos discos mais emblemáticos do cantor Jorge Ben Jor, lançado no ano de 1974.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 12/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


20 de novembro e a Infância - “Crianças de Asé” - Coletivo Tiquinhos Pensantes - Intervenção Visual

O Coletivo Tiquinhos Pensantes apresenta um conjunto de atividades, desenvolvidas a partir do universo infantil, considerando a criança uma pessoa em formação para a vida adulta e um indivíduo integrante de um grupo familiar.
A proposta consistirá em uma roda de conversa sobre: “Crianças no Asé” com Tica Caetani e sacerdotes da religião de matriz africana e Coletivos.
Exposição de fotos com crianças em asé disponível à visitação por 14 dias e apresentação musical e brincante com Tiquinhos Pensantes e Omi de Erê, com cantigas africanas e cantigas populares.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 12 e 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


“BNON Convida” 7 - Música

“SET do BNON convida” é um formato em que, através de artistas convidados, BNON apresenta cada intérprete, dentro do seu estilo atual e temporal, através de suas músicas para demonstrar como vem se destacando regionalmente e gerando identificação, por meio de sons atualmente consumidos pela nova geração. O formato SET é uma modalidade jovem e atual.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 13/10 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Banda Negão Again - Música

Os gêneros musicais apresentados pela Banda Negão são: reggae, rock, funk e blues. Com origem a partir de um convite feito pelo multiartista Mestre Lumumba, ao João Negão, a Banda passou por uma pausa de duas décadas, tempo em que os integrantes desenvolveram outros projetos; juntos novamente, retornam, rebatizados com o nome atual, de “Banda Negão Again”; com única alteração do baterista, Franklin Paolilo, (que tocou na Banda Tutti Frutti-Rita Lee, Made in Brasil e Som Nosso de Cada Dia), em substituição ao Billy, que tocava na formação original.
Entre 2017 e 2019, a Banda se apresentou em festas oficiais de aniversário e na 12ª Mostra de Cultura do Butantã.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 13/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


"Poesia Elevada” - Performance

Cantos e poemas de inspiração da negritude na Paulicéia - Uma trupe de intérpretes-criadores “negres”, que atuam, para firmar os pés e os oris, na memória da cidade de São Paulo, partindo dos 4 cantos da cidade, para cantar, performar e saudar as forças do Aiyê ao Orun. Esta é uma ação de intervenção urbana, que mescla circo, teatro, dança e performance contemporânea.
Na ocasião haverá a distribuição de máscaras n95.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 13/11 às 15h. Grátis. Livre. 60 minutos. Praça Brasil.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Show Camadas - Dêssa Souza - Música

"Camadas” é uma apresentação poética e musical, em que Dêssa Souza mistura tudo o que se reconhece que é, retratando um pouco de sua ancestralidade, em constante processo de descoberta e suas vivências, enquanto mulher negra, mãe e artista periférica; através de um repertório composto por músicas e textos autorais e de parcerias.
O repertório é todo calibrado pelo duo Encantades, entre cordas de Will Cavagnolli e programações eletrônicas de Gabriel Alves, trazendo à tona essas camadas, que vão surgindo a cada composição apresentada.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no Quintal da Casa. Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro


Pretanejo Kessia dos Santos de Oliveira - Música

"Pretanejo” é mais que militância, para Kessia Santoli, é sentido de vivência, é partilhar com seus iguais pedaços de si e explanar pro mundo o melhor de sua essência. "Pretanejo” é o flerte do sertanejo com Rap; trazendo inovação e a desmistificação de que o gênero sertanejo e o Rap não combinam.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Sarau Travessia - Coletivo Agridoce - Sarau

As atrizes-idealizadoras utilizam a linguagem da cena para rememorar e ficcionar uma paixão ancestral, em vários momentos da história. Sem uma estrutura linear, esse amor é contado desde a pré-história, até um futuro não tão próximo. Com uma narrativa teatral, essas histórias tratam tanto da trajetória das atrizes, quanto de uma paixão dissidente, em tantas outras dimensões possíveis de serem atravessadas.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 13/11 às 16h. 45 anos. Grátis. 16 anos. 60 minutos.Presencial no salão principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Histórias de Abraçamento Cia Arte Raiz - Apresentação Infantil

"A Cia Arte Raiz” traz em formato bilíngue (Libras + português) algumas das muitas histórias de Vovó Maria Benedita Damiana, uma senhora detentora de muito conhecimento e saberes, que costumava reunir as pessoas em seu quintal, em Minas, para contar causos da sua ancestralidade.
Levando em consideração que a contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à criatividade, pois desenvolve a Linguagem, seja ela qual for; além de um passaporte para despertar o senso crítico e principalmente fazer sonhar.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


"Futurismo" Magic Five - Primavera da Infância e Juventude - Performance

O Espetáculo: "Futurismo" apresentado pelo Grupo Magic Five, busca trazer reflexões sobre a era digital, na qual, as pessoas estão se "conectando" virtualmente, e se desconectando literalmente das interações sociais.
Uma difusão entre Danças Urbanas e Cultura Digital, que traz em suas performances, seu individualismo e sentimentalismo e em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a rotina e dependência tecnológica. Da guerra entre o corpo e a mente física, com o corpo e "mente" digital.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


As Tribo - Primeira Infância Brincante

As Tribo é um grupo multiforme voltado para primeira infância e o brincar, o grupo apresenta uma proposta de resgate das brincadeiras folclóricas. Sensoriando – Espaço sensorial e lúdico
A brincadeira para crianças de 0 a 6 anos é livre e espontânea, traz consigo a curiosidade de compreender as coisas para entender a si mesma.
A proposta pedagógica do espaço “sensoriando” é baseada nas vivências sensoriais, brincadeiras sem formatos ou regras estabelecidas, para que as crianças possam interagir livremente com um espaço lúdico. Pois é através do brincar que as crianças se conectam ao seu universo lúdico , se expressam e exercitam sua imaginação e criatividade, absorvendo valores culturais fundamentais na formação de sua personalidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia 13/11 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Musicalidade Negra Contemporânea - Panikinho - Mês da Consciência Negra - Hip Hop #Diasporópera Rap - Música

O projeto musical “#DiásporÓperaRap” é uma fusão experimental entre o canto lírico da musicalidade negra, da diáspora presente no Brasil, através das múltiplas manifestações culturais de raízes africanas, com as rimas do rap, que se fazem presentes nas composições poéticas de Mc Panik e dos arranjos do músico Giovani Di Ganzá.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


50 anos de Black Mad - Intervenção Artística

Completando 50 anos de sua trajetória, um dos criadores das equipes de estilo Black Dance Music, locutor e radialista, Mauricio Black Mad, iniciou sua carreira na Band FM, foi o criador de vários programas, entre eles, o saudoso “Charme dance”. Nesta apresentação traz as Djs Luciana e Rebeka, apresentando as melhores músicas de seu repertório.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 13/10 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Slam Letra Preta - Coletivo de Esquerda Força Ativa - Sarau

Uma reflexão sobre as desigualdades racial e de gênero, seguida de apresentação da história de mulheres quilombolas, as quais deixaram um legado de aprendizado para as gerações atuais e futuras. O objetivo deste encontro é discutir sobre a necessidade do fortalecimento da luta das mulheres pretas contra o racismo, o sexismo, a discriminação de classe e o preconceito; além de promover uma rodada de batalhas poéticas, com mulheres jovens, que organizam a resistência em verso e prosa.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Graffiti Ancestralidades por Mano Renato - Exposição - Artes Visuais

O artista visual Mano Renato propõe uma intervenção visual na área externa da Casa de Cultura Hip Hop Leste, com graffitis no decks e bancos na área de jardim da Casa. Todas as artes serão realizadas com a temática afro-brasileira, revisitando a memória dos ancestrais que foram escravizados na extinta Fazenda Cachoeira, local onde atualmente se situa a Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 13/11 às 14h. Livre. Grátis. 420 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Quebrada Instrumental no Festival #ficaemCasarão Quebrada Instrumental - Música

Quebrada Instrumental é um projeto nativo da Zona Leste de São Paulo, que nasceu com o objetivo de levar a música instrumental aos bairros onde o gênero é pouco conhecido, incentivando a apreciação e identificação, além de bairros não periféricos, com a intenção de mostrar que existe uma cena instrumental nas periferias.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 13/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online, no Pátio interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


5º Edição Rimáticos convida Mano Aranha - Hip Hop

Organizado pelo Rapper Mano Aranha como narrador, o Festival tem como objetivo trazer apresentações gratuitas, de novos MCs da cena paulistana. Para esta edição a organização do evento convidou os grupos: Richard Ant-Sistema, Gattuza Sapoo, Zl Phalange, Leste Nego Lusco, Criminal Rap, Família Rap na rua e DJ Denis XV.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 13/11 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


H2oBoom Mauro Cosenza - Primeira Infância - Circo

"H2oboom” é um espetáculo que mescla água e estouros. Se inicia em tom poético, em que balões e mais balões vão aparecendo, compondo as cenas e dando vida ao cenário. El Gran Enano, um excêntrico palhaço, utiliza suas habilidades e delírios, para realizar com cada balão, um estouro em que, bolas de ping-pong, engenhocas, mágica, água e muitas explosões, acontecem de maneira crescente; rompendo a barreira entre artista e platéia, gerando um jogo interativo, conduzindo todos ao clímax do espetáculo, onde o palhaço se torna o alvo do “Boom”.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 13/11 às 16h. Livre. Grátis. 55 minutos. Presencial, na Praça Oscar, seguindo todos os protocolos de segurança. Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


"Futurismo" Magic Five - Primavera da Infância e Juventude - Performance

O Espetáculo: "Futurismo" apresentado pelo Grupo Magic Five, busca trazer reflexões sobre a era digital, na qual, as pessoas estão se "conectando" virtualmente, e se desconectando literalmente das interações sociais.
Uma difusão entre Danças Urbanas e Cultura Digital, que traz em suas performances, seu individualismo e sentimentalismo e em contrapartida a mudança, a invenção, a velocidade, a produção, a máquina, a rotina e dependência tecnológica. Da guerra entre o corpo e a mente física, com o corpo e "mente" digital.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 14/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Josyara

A cantora e compositora Josyara apresenta seu disco “Mansa Fúria”, lançado no ano de 2018, pelo edital da Natura Musical e produzido por Junix (BaianaSystem).
O álbum traz um retrato da cantora, compositora e violonista baiana, em seu percurso sertão/litoral/metrópole. Nascida em Juazeiro, no interior da Bahia, Josyara traz em suas composições, um olhar sensível, sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo e potente.
Em Mansa Fúria a artista escancara sua versatilidade, trazendo uma voz e violão que dialogam com texturas eletrônicas. Em suas letras, algumas figuras marcam presença como: frutas regionais, pinha, carambola, umbu, o árido sertão de sua terra natal, o encontro com o mar na capital soteropolitana, Yemanjá, Nanã.
Nesta apresentação Josyara é acompanhada por Lucas Martins no baixo, samplers e teclado e Bruno Marques na bateria e percussão.

Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 13/11 às 19h30. Livre Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador
Ligabue


Resistência Angoleira Grupo homenagem capoeira de Angola

Uma vivência com uma introdução a Capoeira de Angola, a partir da experiência no legado afro-brasileiro, de resistência, ensinado pelos ancestrais, com a compreensão da atualidade na cidade de São Paulo.
A B.E.C.A. (Balaio Escola de Capoeira Angola) através da liderança de Mestre Piter, traz a experiência de 24 anos, dedicados ao aprendizado, ensinado pelas Mestras Janja e Paulinha e Mestre Poloca.
A Escola carrega a responsabilidade de multiplicar a forma de entender a Capoeira de Angola, com seriedade e princípios, sempre em construção para acolher as individualidades e a diversidade de todos os participantes.
A vivência consiste em atividades, conversas, movimentos corporais e musicalidade. Um convite para que todos tragam seus berimbaus e instrumentos de percussão para este balaio, a fim de interagir com alegria, trocando experiências, para um aprendizado leve e coletivo.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 14/11 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Grupo K*funae - Música

A Banda compõe e toca a música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do Norte e Nordeste, mas com um “jeitinho paulista”. Seguindo um estilo misturado de “Forró Universitário”, “ Forró Pé-de-serra”, “MPB”, “Reggae”, “Pop” e até mesmo o “Samba”. A partir de toda essa mistura de sons, a Banda K*Funaê segue com um trabalho autoral, além de interpretar canções de diversos artistas, como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Falamansa, Dominguinhos, Raul Seixas, Adoniram Barbosa, entre outros.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 14/11 às 18h. Livre Grátis. 60 minutos. No teatro da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Circo no Cultural - "Circo de Ébanos "(Eranko)

Este espetáculo é inspirado na potência humana, enquanto ser animal. Nesta obra circense o instinto, a intensidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, resgatando a essência da natureza selvagem em nós, por isso ERANKO, significa animal no idioma Yorubá.
O elenco do circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros, periféricos. Jovens construindo um caminho artístico, por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro-brasileira.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 14/11 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Livre. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó -Salvador Ligabue


Aniversário Hip Hop Leste - Klyn Dreyhan - Aniversário do equipamento Hip Hop

klyn Dreyhan está trabalhando no seu primeiro álbum solo, após sua saída do seu antigo Coletivo, o álbum ainda não tem data definida para estréia, mas o artista vem atuando com diversos singles e participações, ganhando cada vez mais engajamento em seu trabalho. Em suas músicas, o artista procura mesclar o lado clássico do hip-hop com o atual, em uma pegada mais hardcore, incluíndo bate cabeça e muita agitação, a apresentação varia com o dropping das batidas mais agressivas do Trap Music e uma batida mais calma, voltada pro R&B, com equilíbrio na interação.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 14/11 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Aniversário Hip Hop Leste - Nego Max - Hip Hop

Criado em Taubaté, região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, Nego Max é atuante da cultura Hip Hop desde o ano de 2009. Em 2011, logo após ter passado pelo sistema carcerário, Max lançou seu single de estreia intitulado: "Chácara Silvestre", produzido pelo Moita na Matrero, tendo uma grande repercussão local, por sua representatividade e identificação.
Em 2015, Nego Max lança seu 1° Álbum: "Testemunha Criação", pela família Matrero, trabalho com grande teor espiritual e de incentivo ao autoconhecimento, disco que o levou a plataformas como: RapBox e Pineapple. Em 2018 lançou o "Afrokalipse". Agora o artista se apresenta nesta data tão importante para a Casas de Cultura Hip Hop Leste em comemoração ao aniversário do espaço.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 14/11 às 20h. Livre. Grátis. 45 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Aniversário Hip Hop Leste - Engrenagem Urbana - Hip Hop

Com sua capacidade de se reinventar no decorrer do tempo, a banda Engrenagem Urbana traz sua terceira formação em 10 anos, composta pelo produtor musical e tecladista Kiko de Sousa, pelo baterista Wopper Black, o baixista Call Gomes e o vocalista e MC Samuel Porfírio, a banda completou sua primeira década em 2020 com grande estilo.
Voltando ao início da banda, que vem misturando o bom e velho Rap com o sofisticado e audacioso jazz, Engrenagem Urbana já participou de shows com grandes nomes da música brasileira como: Rincon Sapiência, Xis, Sombra e já abriu shows de Emicida, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes, Chico César e Banda Black Rio.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 14/11 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Collab de Produção Itaim Cultural - Marketing Cultural com Ana Jallou Online - Intervenção Artística

Live em formato de vivência, com a proposta de compartilhar um pouco da experiência de Ana Jallou, desmistificando o universo do Marketing Digital e sua contribuição para com a cultura periférica, tornando alguns acessos ainda mais possíveis .

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 14/11 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Virando Bicho - Duo Encantado Presencial Primeira Infância - Contação de Histórias

“Virando Bicho” é um espetáculo que traz a riqueza da fauna brasileira através de contos, poesia, cantigas e brincadeiras da cultura popular.
A Cia Duo Encantado busca semear a arte, a partir de uma poética possível ao entendimento dos pequenos, em um momento lúdico e de rica interação entre todos. A atividade será realizada ao ar livre com todas as medidas de prevenção ao covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 14/11 às 11h. Grátis. Livre. 30 minutos. Espaços Abertos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Kebrada Sessions convida DJ Tonis - Música

Kebrada Sessions são encontros de DJs e MCs, seguido da proposta de resgatar e fortalecer a cultura do Hip Hop.
Os Djs Elvis e Bó, Se uniram para dar uma cara nova às festas e eventos; durante a sessão os DJs tocam músicas que vão dos anos 90s até a atualidade
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia 14/11 às 17h. 10 anos. Grátis. 60
minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


São Mateus em movimento apresenta a arte do REVIDE - Online- Capoeira

O grupo “Arte do Revide” nasceu no ano de 1980, criado pelo Mestre Lampião, que vem passando o conhecimento da capoeira em São Mateus e região há mais de 20 anos. Atualmente o grupo desenvolve um trabalho sociocultural em diversos territórios.
As atividades da capoeira começaram no início do São Mateus em movimento, no ano de 2007 com o professor Nego Tinho, como uma das bases de cultura e educação e da transformação do território, para o desenvolvimento dos jovens e crianças do bairro.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dias 09 e 14/11 às 16h. Grátis. 50 minutos.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Banda Caminho Livre - Música

Banda tradicional da região de Santo Amaro, que traz canções dos anos dourados, das décadas de 60, 70 e 80. Com muitos ritmos dançantes em uma hora e meia de show, apresentando mais de 20 canções de seu repertório, com baladas a pedido do público presente.
São mais de 40 anos de carreira que a Banda Caminho Livre já percorreu, se apresentando nos principais espaços culturais da região Sul de São Paulo; já tendo realizado bailes temáticos no Centro da Cidadania da Mulher, na Casa de Cultura de Santo Amaro - Manoel Mendonça e Júlio Guerra, no Clube Atlético Indiano, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia 14/11 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial no Salão Principal.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça


Show Trio Beijo de Moça - Presencial - Música

O Trio Beijo de Moça é composto por três mulheres e possui sete anos de estrada, cada vez mais se destacando no cenário musical com presença marcante, principalmente no meio do gênero forró.
Desta vez as meninas se apresentam pela Casa de Cultura Manoel Mendonça, trazendo toda sua musicalidade com toque feminino e tempero musical.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia 14/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no Salão Principal.
Endereço: Casa de Cultura Santo AmaroManoel Mendonça


Identidades em trasfigur(ação) - Monike Raphaela e Mariane Carvalho Online - Mês da Consciência Negra - Intervenção Artística

Será realizado um diálogo entre Monike Raphaela e Mariane Carvalho. Monike é produtora e visa evidenciar a importância de sua vivência enquanto artista independente para a construção de sua identidade e compreensão de seu território na Zona Leste.
Mariane Carvalho é pesquisadora e educadora, neste bate - papo busca trazer reflexões, a partir de uma periodização da formação da periferia e suas intersecções, com o processo de racialização, a partir de referenciais centrados numa perspectiva antirracista.
Por meio desse diálogo, entre história e cultura as participantes irão evidenciar a importâncias das associações e a autopreservação dos grupos negros, compreendendo que essas expressões são essenciais para a formação das identidades afrodescendentes.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera Raul Seixas. Dia 16/11 às 19h. Grátis. Livre. 60 minutos. Espaços Abertos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Show SonZando "Os bichinhos! Passeio Musical para Primeira Infância" - Apresentação Infantil

Brincar, sentir, estimular a criatividade, reconhecer o lúdico no cotidiano, ser protagonista da própria aprendizagem. Esta é uma apresentação divertida, com um repertório infantil, que mistura brincadeiras, jogos e histórias. Tudo isso com muita musicalidade, utilizando uma seleção musical folclórica e tradicional, para ensinar brincando e brincar cantando, respeitando o tempo e os entendimentos das crianças, com muito amor, acolhimento e respeito, a esta fase tão importante do crescimento infantil.
Nestes trabalhos o grupo tem refletido sobre a acessibilidade e a importância do acolhimento, por isso se reuniu a alguns intérpretes de libras para incorporar esta linguagem, adaptando para a música e principalmente, para fazer com que este jeito amoroso de fazer com que a arte rompa as fronteiras e se faça alcançar mais pessoas, como papel social deste ofício.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 17/11 às 10h. Primeira infância. Grátis. 45 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Show “Tudo Nosso” Malik - Hip Hop

Nesta apresentação, Malik traz o universo da periferia paulistana, através de suas composições e abordagens diretas, em elevação e defesa ao estilo de vida e cultura dos moradores destas regiões.
Através de sua sonoridade com os gêneros: Trap, o Drill e o Funk, aborda narrativas de motivação, pensando na construção coletiva do indivíduo, com reflexões, críticas sociais e temas que falam do cotidiano da periferia, como: convivência social, a busca por dignidade, desafios e crises, e a busca por superar os sentimentos de fuga e elevar a autoestima do povo preto e periférico.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 17/11, às 19h. 50 minutos. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Grupo Mosaico Online - Chorinho e samba raiz

O Grupo Mosaico fará uma apresentação com uma mistura de chorinho e samba raiz de grandes mestres, como: Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth dentre outros.
Além de apresentar canções de grandes nomes do samba, como: Beth Carvalho, Cartola, João Nogueira, Candeia, Wilson das Neves, Zé Keti, Paulo César Pinheiro, Fundo de Quintal entre outros nomes do bom samba.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 17/11 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Música Negra Paulistana das últimas três décadas - Humberto Miranda Online - Mês da Consciência Negra - Música

O produtor musical e radialista Humberto Miranda é reconhecido por trazer músicas e álbuns tanto de consagrados como novos artistas do samba, para o catálogo da Kuarup e para esse novo selo.
Pesquisador da música brasileira, foi responsável por levar o samba nos anos 90 para o Bar Avenida, área nobre da capital paulista, com o projeto Samba Dá Samba, que resultou em coletâneas, lançadas por gravadoras, revelando vários artistas e inspirando a criação do Carioca Club, prestigiada casa noturna do samba paulistano, que tem a direção musical de Humberto e está em plena atividade, comemorando mais de 30 anos de sua existência.
Com passagens pela rádio e TV Record, rádio e TV Cultura, além de gravadoras, o prestigiado produtor é também diretor de palco de várias casas noturnas e da Virada Cultural desde o ano de 2012.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos. Livre.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Rappin Hood - A teoria dos 5 elementos - Posse Mente Zulu – Mês da Consciência Negra - Intervenção Artística

Através da oralidade e musicalidade, Rappin Hood traz a teoria dos 5 elementos, de forma dinâmica e descontraída, trazendo como proposta e que seja identificado pelo público, que sua música faz parte de uma das 5 formações contempladas pela cultura HIP HOP.
Conhecido por unir o rap e o samba, duas vertentes musicais que representam a voz da periferia, Rappin Hood íntegra nesta apresentação, de forma interativa, os 5 elementos da cena artística, intitulada HIP HOP: Grafite, DJ, MC, Breaking e o Conhecimento.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 18/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

 

SEMANA 3

 

Ter-rit(orí)o ARA IJÓ - Teatro Adulto

"Três palavras, ter, rito e Orí que juntas formam Ter-Rit(ORÍ)o, palavra que nos move, que guia e que faz refletir sobre existência; a proposta é a junção de espetáculos do Coletivo Ara ijó; “Filhxs da Rua”, espetáculo em que são expostas as feridas e questionamentos, se os caminhos são dados, escolhidos ou impostos?
Através do aprofundamento da pesquisa a descoberta de que se necessita de algumas curas, assim nasceu o: “(DIZ)CARREGO”, que tem como fundamento a cura, partindo de benzedeiras e das águas.
Curados, busca se transbordar em Sobre: (H)abraço, (HÁ)cor e (H)amor; neste experimento/espetáculo há que se ter o deleite, através do amor e a busca na intimidade, o amor e suas várias formas e caminhos, com foco no amadurecimento, no corpo e nas “escrevivências.”

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 19/11 às 19h. 10 anos. Grátis. 40 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Entre Águas - Samantha Rebelles - Música

Um espetáculo musical/autoral, saudando as grandes matriarcas, cultuadas nos terreiros do candomblé, as yabás Oxum, Iemanjá e Iansã; trazendo a relação entre a música negra brasileira e as diásporas africanas.
O Show “Entre Águas” de Samantha Rebelles conta com repertório voltado ao sagrado feminino e ao feminismo negro, a traz em suas composições, as canções que falam sobre: amor, resistência e religião; que se fazem presentes neste projeto, através dos ritmos barravento, cabila e o ijexá.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 19/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


ESSA VIDA É UMA DANÇA...! Anomia Coletivo - Hip Hop

“ESSA VIDA É UMA DANÇA...!” É um trabalho precedente de pesquisas e estudos do Anomia Coletivo, acerca de seus integrantes e as suas comunidades. No cenário do isolamento social, o trabalho, pensado originalmente para ser uma performance que se desloca para o ambiente virtual. EVEUD retorna agora aos palcos com outras camadas, como uma intervenção visual, com elementos de dança e texto executados pelos artistas: Manuel Victor e William Sampaio.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos. Intervenção. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Áfrika In Brazil com Dj Kris - Hip Hop

"Roger é MC, Rapper, compositor, produtor musical e cultural, nascido e criado no bairro da Vila Joaniza é fundador do grupo de rap “DARUA” , em parceria com o Dj Pablo, também produtor. Participando de vários eventos e festivais independentes de música, sua carreira artística iniciou-se no ano de 2004.
Auguste FEUMBA, líder do grupo Do Morro Pro Asfalto e Ativista Social, também conhecido por Guslarime, desde criança, sempre externou sua habilidade para o RAP até o momento.
Já DJ Kris embala as festas africanas e diversos eventos, tocando e animando com estilos Afrobeat/Hip hop e funk, além de se destacar também, como dançarino. Já tocou em vários Clubs como: One African feast na Nigéria, Turkish na Geórgia, Afrobeat Killer award night na Rússia e no Brasil na Lumis Club, Afro Joint, Love Story, Bar Dj Juiz, Bar Joe, Cameroon.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 19/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


No seu lugar...contos africanos Grupo Vento de inventar - Contação de Histórias

“No Seu Lugar” é uma apresentação com narrações de histórias criadas a partir de contos africanos, que falam sobre liberdade. Um dos contos é originário da Tanzânia: “A canção do pássaro mágico” e o outro, “Elefante antes, elefante outra vez”, da região de Chade, ecoada pela voz do povo de Saras.
As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras. Com as integrantes Lívia Golden e Denise Venturini do Grupo Vento de Inventar.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 19/11 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Em roda com Samba das Pretas - Música

O grupo Samba das Pretas surgiu da união de seis mulheres, moradoras do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital, que juntas, decidiram utilizar o samba como símbolo de resistência aos problemas sociais, em especial, aqueles que as mulheres pretas enfrentam em seu cotidiano, tanto em relação à discriminação de raça e classe, quanto no que se refere à desigualdade de gênero.
No repertório dão destaque para canções compostas e/ou interpretadas por mulheres que marcaram a história do samba, assim como: Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Beth Carvalho e a saudosa Dona Ivone Lara, entre outras."

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 19/11, às 19h. 50 minutos. Grátis. Online.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Eu, Chica com Priscila Rosa - Leitura Dramática

Quem foi a Chica da Silva que viveu nas Minas Gerais no século XVIII? A “ bela mulata ”? A “megera”? A “feiticeira”? A “rainha”, a “heroína” ou a “sedutora”? Com certeza não foi a mesma retratada nos romances e na televisão, mas, a mulher que se reconhece negra, que ganha voz e que se for preciso, “berra” por ela e por todos que foram subjugados, humilhados e roubados do seu direito de ser e existir.
Chica acumulou bens, tornou-se proprietária de casarões, se apaixonou pelo Contratador João Fernandes, teve 13 filhos e um rio. Sim, um rio só dela!

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 19/11 às 19h30. 10 anos. Grátis. 50 minutos. Presencial na Sala superior da Casa. Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro


Desfile “Afroreggae” - Exposição - Artes Visuais

Como ação de difusão de desfiles no tema “Afroreggae”, o grupo fomenta a produção de vestuário da linguagem reggae e promove a economia criativa, no município de São Paulo. O processo desenvolve o empoderamento afro, feminino e regional do reggae, valorizando e destacando os artistas e produtores, fomentando a renda e aumentando sua visibilidade.
A colaboradora Keila Carolyne será a responsável pelos desfiles, agregando a experiência de produzir e dirigir 5 desfiles no tema “Afrofuturista”.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Tribo do Sol - Música

Há 23 anos “A Tribo” desenvolve um trabalho 100% autoral, dentro de um conceito musical, que em alguns meios ficou conhecido como RPB – Reggae Popular Brasileiro o reggae roots, com uma construção cultural plural.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 20/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Show da Banda Etiópicos - Música

O projeto do Coletivo Som na Praça propõe objetivamente apoiar e fomentar atividades que promovam a cultura em geral e principalmente o Reggae, como agente de transformação social. Este projeto pretende, poder assumir o caráter de auxílio emergencial e características inclusivas, através da apresentação da banda Etiópicos.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


"ANATA CONVIDA - Consciência Negra." Anata Crew - Exposição - Artes Visuais

Exposição de 20 telas grafitadas em medidas de 60 x 70 e 30 x 30, com a temática da consciência negra, realizadas pelo coletivo Anata Crew, que surgiu no ano de 2016, entre 4 amigos: Pretotna, Sombra, Daí e Striker, que pintavam juntos e decidiram montar a Crew, com estilos de pintura diferenciadas.
Em um evento de rua organizado pela própria Anata Crew, por volta de 2019, os integrantes se conheceram, pouco tempo depois, surgiu o convite para participarem do grupo, com um estilo diferenciado de letras, que se encaixaram, onde a maioria deles, aplicavam mais no estilo personagem.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 20/11 às 15h. Livre Grátis. 120 minutos. Livre. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador
Ligabue


"FESTIVAL 99 PROBL3MS HIP HOP SUL NOVEMBRO PRETO RETOMADA CONSCIÊNCIA 2021”

99 PROBL3MS Hip Hop é um Festival de Hip Hop realizado nas Casas de Cultura, em novembro de 2021 com a participação especial de artistas do gênero Hip Hop, da região Sul da Cidade de São Paulo.
O projeto tem o comando de DJ Guina, Beat Prophano, SLZero, DJ Tony di, e shows e performances artísticas, com MAG B, Jota B - NSN entre outros.
DJ Guina é um dos criadores do Projeto 99 Probl3ms Hip Hop Sul, iniciado em fevereiro de 2019, a partir das demandas de artistas de Hip Hop da Cidade Ademar, em parceria com o Movimento Hip Hop da Zona Sul paulista e a Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul, sempre com a presença e protagonismo dos 4 elementos e ainda a participação efetiva de mulheres negras.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Festa Pegada S.R - Dança

O Sambarock, Pegada S.R. tem como objetivo expandir a cultura, organizar e promover eventos dançantes, concursos, apresentações, envolvimento da comunidade, inclusão e lazer. Sobretudo em bairros periféricos.
Esses eventos de Samba Rock, é organizado por profissionais qualificados, com foco em promover um verdadeiro espetáculo, incluindo aula de dança para jovens e terceira idade, com objetivo social de transformar a vidas das pessoas.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 20/11 às 14h. Livre. Grátis. 420 minutos. Presencial. 14 anos
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Sarau Musical da Capoeira | Consciência Negra - Os Pretões - Cultura Popular e Tradicional - Música

Coletivo com residência artística na Casa de cultura do Ipiranga, o Sarau Musical da Capoeira traz a junção da oralidade procedente de culturas tradicionais, de matriz africana como: a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap e as danças afro, em um ambiente de mistura poética, dedicado à poesia corporal, musical e falada, em que a diversidade é convidada de honra na celebração por meio de ritmos e batucadas.
Este é um Coletivo de artistas que atuam na afirmação e no cumprimento da cultura negra pelo próprio negro, no protagonismo de sua representatividade, buscando fomentar a oralidade às novas gerações e recriar o papel histórico dos mestres do saber (griots); das linhagens de matriz africana.
A partir de atos assim, como o impulsionamento da Economia Criativa neste setor, por exemplo, tem sido significativo à diversos outros coletivos, tornando-se um eixo impulsionador à celebração do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, também celebrado neste território do Ipiranga.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


"Dj Paul – “Asortefavoreceointrepido”

Dj Paul traz uma proposta de resgate musical e cultural, atualmente em carreira solo, apresentando seu primeiro disco “asortefavoreceointrepido” e suas experiências como Dj, produtor, compositor e intérprete, no decorrer de sua trajetória, de 35 anos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 20/11 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


De Menos Crime e banda Drr - Música

O grupo “De menos crime” traz a apresentação (Os guerreiros estão de pé) junto com a banda DRR, com os clássicos conhecidos e as músicas novas que estão sendo produzidas em estúdio, com esse time de peso para esse novo trabalho, que promete muita agitação.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 20/11 às 20h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


OGÃ Velaske DO BRASIL Á ÀFRICA - Música

Show com músicos ao vivo, trazendo no repertório canções autorais e clássicos da música preta popular brasileira, na voz do cantor Ogã Velaske, que conta e entoa seu canto para os Orixás, com performances de dança, trazendo os ancestrais e seus elementos no sincretismo Afrobrasileiro. Oxóssi, Oxum, Yansã, Iemanjá, Xangô e Oxalá, são os Orixás representados nesta apresentação, que será finalizada com um pranto ancestral, um grito contra o racismo e a intolerância religiosa

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Online.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Show Caminho Suave - Música

Criada no ano de 2008 na Zona Leste, bairro de Itaim Paulista e atualmente sediada na Cohab 2 em Itaquera, a Banda Caminho Suave une uma das tradições mais antigas da Jamaica como o Reggae Roots e o Ska, além das influências de outras vertentes da música afro-brasileira e aspectos da música experimental contemporânea.
Nesta apresentação a banda propõe uma experiência leve e harmônica ao ar livre, a positiva vibração da música reggae em sintonia com a natureza, de maneira acústica com o álbum: "Valores" que levam solos de violão e tambores nyambing.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 20/11 às 16h. Grátis. Livre. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


ERANKO - Circo de Ébanos

Nas quatro montagens anteriores, o espetáculo foi coordenado por Bel Toledo, desta vez, Lu Lopes é a convidada, para trazer sua bagagem, e vivência em direção e sua experiência com inúmeras montagens de sucesso, que trazem um olhar circense moderno e contemporâneo.
Em um espetáculo delicado, reforçando a informação afrobrasileira, dando margens para a apresentação pessoal de cada um, a trilha sonora é um espetáculo à parte.
Este espetáculo é inspirado na potência humana, enquanto ser animal. Nesta obra circense o instinto, a intensidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia
O elenco do circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros, periféricos. Jovens construindo um caminho artístico, por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afrobrasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia 20/11 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial no Salão Principal.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça


Funk Slam - Quebrada Consciente - Coletivo Pilares/ Alcova - "Recital de poesia e literatura Slam"

Funk Slam é um campeonato de funk, em que dez Mc's terão até três minutos para cantar uma música autoral, com ou sem acompanhamento musical. A ideia é movimentar a arte independente e seus diversos setores; no campeonato, cada Mc deverá apresentar três músicas autorais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia 20/11 às 17h. 10 anos. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Tay Olua & Banda Baêa - Música

Um projeto de musicalidade abrangente, com cunho político e performance dinâmica. O show Semi orgânico transita entre vertentes musicais e provocações sociais, carregando afeto, desde o peso dos beats eletrônicos ao ritmo do blues na guitarra, passando pelo soul e RnB; sempre conectado ao Hip Hop.
A artista Tay traz, para além de seu repertório, que está disponível online, canções inéditas e parcerias nas produções, cantando histórias, reflexões e desejos para um futuro próximo.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 20/11 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Somos todas Marielle!

Sarau VitaMina é um sarau feminista, literário itinerante livre, mediado por Nina Barbosa, que procura alcançar mulheres distantes do debate, sobre empoderamento feminino e promove reflexão sobre o cotidiano, através de poesias criadas e produzidas por mulheres periféricas, reforçando a importância do protagonismo destas mulheres, na área artística e cultural.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 20 e 20/11 às 16h. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


“Cânticos que encantam - Batakere Música“

Inspirado em algumas expressões culturais existentes no Brasil, “Cânticos que encantam” é o diálogo das Cirandas, dos afoxés, dos maculelês, das capoeiras, dos cocos e sambas de rodas, dos jongos, dos sambas reggaes, das puxadas de redes, das percussões corporais, das danças de rua, dos cacuriás, das brincadeiras e dos “bumbas meu boi”, que se fundem em uma só voz, em só corpo, desabrochando em um brincar interativo, integrando público e os artistas em uma só energia.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 20/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Adinkrazz - Música

Por meio do conceito simbólico de espiral, (criação e expansão da vida), o Coletivo aborda recursos como o "loop", propondo uma gama complexa de sonoridades.
A primeira obra do Coletivo foi "8", música que busca trazer à tona, uma reflexão sobre a abstração contida no objeto artístico, "música" e as implicações intrínsecas à sua nomenclatura, propondo a complexidade.
O “8” enquanto caractere simbólico, da inexistência de começo ou fim, do “infinito", passado presente e futuro "in loco", espiral em expansão, além de propor reflexão sobre o contemporâneo e a instaurada "modernidade líquida”, através de um fio condutor, que aborda a ancestralidade e o afro futurismo.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 20/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online, no Pátio interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


"Estandartes a Orixás: Owá e Oxumarê por DASILVA - Kevin da Silva - Intervenção Visual”

A exposição "Estandartes a Orixás" do artista plástico Kevin da Silva tem o propósito de retratar Orixás, que não tenham tanta popularidade, fora dos cultos ancestrais no Brasil e homenagear a cultura negra no Owá e Oxumarê.
Serão representados em tecido de algodão cru, com aplicação de pinturas e bordado de quatro metros quadrados cada, e ficarão expostos do dia 20 a 30 de novembro, no pátio interno da Casa de Cultura de Vila Guilherme. As peças serão integradas como parte do acervo de arte do Casarão, para que possam ser usadas como elementos cenográficos do espaço, de forma permanente.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. De 20 a 30/11, a partir das 11h do dia 20/11. Livre. Grátis. 480 minutos. Presencial e online, no Pátio interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


BLACK IS BEAUTIFFUL com ngela Máximo - Música

Desde criança Angelina sempre trouxe com ela a música, na escola cantava o Hino Nacional. Há 4 anos atrás participou do reality show “The voice” tendo reconhecimento e sendo chamada para participação, com grande aceitação, pelos produtores, musicistas e técnicos; Cantores como Mumuzinho, Ludmilla, Claudia Leitte, entre outros, entrou para o time Mumuzinho e chegou até a SEMIFINAL em sua participação com as músicas: Olhos Coloridos de Sandra de Sá, a música “Verde” de Leila Pinheiro, Menino sem juízo de Alcione, entre outras canções.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 21/11 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Livre. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador
Ligabue


Rincon Sapiência - Música

O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena musical brasileira. Em 2017, lançou seu álbum de estreia, intitulado: “Galanga Livre”, que entrou para a lista dos 50 melhores da música brasileira de 2017, pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA); ganhou dois troféus no Prêmio Multishow, do Superjúri daquele ano. A premiação também rendeu o título de revelação, artista e melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil.
Sapiência trabalhou na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com artistas como: Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Em 2018, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Em novembro de 2019, Rincon lançou “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, seu tão aguardado segundo álbum de carreira, inteiramente produzido e dirigido por ele.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 27/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


5º Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes - Família Stronger - Intervenção Artística

Em 2021 acontece a 5ª Edição da Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes, com o tema: "HVI/AIDS Viva Mais, Cuide Mais Ame Mais", o evento tem o objetivo de dar visibilidade à população LGBTQIA+ periférica que neste ano reune artistas LGBTI+ negros, para compor sua programação; entre as atrações estarão presentes os Djs Kenny Freitas, Braylon Willi , e a Drag quenn Dandara Ferreira.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 21/11 às 16h. Livre. Grátis. 320 minutos. Presencial. 14 anos
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


5º Parada LGBTQIA+ Cidade Tiradentes - Batekoo - Intervenção Artística

Nesta edição da Parada LGBTQIA+ de Cidade Tiradentes a BATEKOO irá apresentar um “showcase/djset”, que representa a experiência das festas e de propostas, com a presença dos DJs residentes de SP, dançarin(e)s e porta-voz.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 21/11 às 20h. 14 anos. Grátis. 120 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Clássicas do Hip Hop com Sharylaine, Rúbia e Rose MC - Intervenção Artística

“Clássicas Hip Hop" surge da necessidade de visibilizar todas as mulheres pioneiras do Hip Hop e suas contribuições. A Tríade Pioneira do gênero é composta por Rose MC, Rúbia RPW e Sharylaine, que se reuniram para mostrar que, no Brasil, sempre teve representação feminina em todos os espaços. Para além dos trabalhos musicais solos de cada uma, o trio tem produzido várias ações juntas, na produção de conhecimento, que teve como marco inicial uma "challenge" que reunia mulheres “oldschool” de todos os elementos: DJs, MCs, B.Girls e Graffiteiras; resultando em lives de produção de conhecimento, intituladas: Clássicas "Papo reto", "entrevista" e "convida" .

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 21/11 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Perpétua Mó Missão Dance - Dança

Uma proposta que visa tirar o protagonismo do racismo de cena, para colocar em foco o conhecimento do artista preto, que se expressa através de seu corpo e história, um fazer artístico que coloca em evidencia lutas e vitórias, não apenas o sofrimento; um corpo livre das prisões impostas pela sociedade.
A proposta é colocar o corpo preto em cena, um corpo que é capaz de celebrar e falar mais sobre vida, ao invés de exaltar a morte; para ser porta voz de si e não de suas prisões; corpo híbrido e potente, que utiliza dança contemporânea e urbanas, construindo assim, a emancipação da pauta das lutas, não anulando dificuldades e necessidades de fortalecer suas causas, mas trazendo também, o reconhecimento de suas conquistas.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 21/11 às 16h. Grátis. Livre. 30 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Esse é sobre você - Indy Naíse - Música

Batuques, hip hop, eletrônico e uma boa dose de ancestralidade são alguns dos temperos que a cantora Indy Naíse reuniu, em seu primeiro álbum intitulado: "É questão de cor".

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 21/11 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Dom Vinera - Música

Dom Vinera apresenta um show intimista, com releituras de clássicos da música popular brasileira, em versões “sound beach” e canções autorais.
Uma viagem pela trajetória do artista, que evidencia suas referências e memórias afetivas, dentro da arte em todas as suas formas. Um convite à interação e para cantar junto do início ao fim.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 21/11 às 16h. Livre. Grátis. 80 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Joy Amaru - Música

Cantora, backing vocal e compositora formada pela Etec de Artes de São Paulo, Joy é atuante na cena do hip hop e na música popular brasileira; além de oficineira de musicalização infantil, desenvolve o resgate da trajetória e desenvolvimento das vozes femininas negras na cena popular. Através de estudo da época e estética, aplicada e adaptada para os dias atuais.
A artista traz uma homenagem aos músicos da Black Music e do samba, em sua originalidade e autenticidade, da bagagem de uma mulher negra da cena independente.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 21/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


“Quando eu me chamar saudades” homenagem a Nelson Cavaquinho e Cartola." - Anderson Tobias - Música

Anderson Tobias é uma voz negra, da nova geração do Samba paulistano. Nesta apresentação traz uma homenagem musical a Nelson Cavaquinho e Cartola.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. De 21/11 às 16h. Livre. Grátis. 480 minutos. Presencial e online, no Pátio interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


“Cantando e brincando de ensinar gramática” - Coletivo Gramaticanto - Intervenção Artística

A proposta do Coletivo Gramaticanto é desenvolver o lúdico, com a cultura em geral, de maneira bastante descontraída, sempre tendo a música como pano de fundo, sem que necessite de um vasto conhecimento de teorias musicais.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia 21/11 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online. Na Área externa da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

 

BRASILIDADES EM JOGO - Uma experiência lúdica pela cultura popular brasileira - Crialudis

Um jogo de trilha que possibilita uma aventura pelo universo mitológico e cultural brasileiro, proporcionando muitas descobertas sobre as riquezas do nosso país e da nossa cultura popular, como: as adivinhas, as parlendas, os versinhos, os trava-línguas, os ditos populares e muito mais.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 24/11 às 15h. infância. Grátis. 60 Livre. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo



Os Italianos - Música

Apresentação que harmoniza a música italiana com o Rock Clássico, conferindo um estilo eclético com um repertório que conta com interpretação de bandas como: The Beatles, The Rolling Stones, Pink Floyd, Creedence Clearwater Revival, Elvis Presley, The Doors, Joe Cocker, Tears for Fears, The Cure, entre outros.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 24/11 às 16h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Quebrada Instrumental - Música

Quebrada Instrumental é um projeto nativo da Zona Leste de São Paulo e vem matar a saudade, trazendo música instrumental, que vai do jazz clássico ao contemporâneo, numa pegada Soul Music, com uma pitada de brasilidades.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 25/11 às 19h. Grátis. Livre. 30 minutos. Espaços Abertos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Papo de Produtor com Humberto Miranda Humberto Miranda - Debate

Humberto Miranda é produtor artístico e musical, Ativista Cultural, com significativa carreira no Brasil; nesta vivência propõe trazer ao público um pouco sobre sua trajetória, desde a década de 70, com reflexões sobre a importância do papel do produtor para a Cultura Nacional.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


A história do nome ABAYAOMI - Aline Soares Diva - Contação de Histórias

Aline Soares é pedagoga e escritora da Zona Sul de São Paulo, tem vasta experiência em educação infantil e contação de história. Sua Obra “A História do Nome Abayomi” vem se destacando no mundo literário, sempre marcando presença nas mostras, feiras e festivais literários.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 26/11 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos. Online.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

 

Lambidas Periféricas - ARTE POLÍTICA NAS RUAS! - Intervenção Artística

O coletivo tem como proposta promover a criação, difusão e circulação de produções artísticas culturais, da população LGBTQIA + preta das periferias da cidade de São Paulo. Garantindo ações de enfrentamento contra a violência à população LGBTQIA+, a partir de práticas cidadãs, culturais e artísticas e multiplicação de saberes, proporcionando acesso a debates informativos, protagonismo e enfrentamento coletivo e compartilhado, valorização artística, produção de narrativas e conteúdos qualificados, sobre a temática trans preta periférica da Cidade de São Paulo.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 26/11 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos. A proposta irá acontecer em espaço fechado para os estudantes da EMEF Dep. João Sussumu Hirata. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura ItineranteCidade Ademar


Projeto Funk SP - Música

Uma apresentação em que os Mc’s se apresentam com um repertório de músicas de própria autoria e performance nas dependências do Céu Alvarenga. O Projeto vem sendo realizado desde o ano de 2014, com artistas locais, que se apresentam nos espaços públicos e presenciais, trazendo cultura à comunidade e cultivando a raiz dos bailes de ruas, sempre de forma organizada.
Serviço:
|Facebook da Casa de
Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 26/11 às 19h. Livre. Grátis. 100 minutos.
Endereço: Casa de Cultura ItineranteCidade Ademar


Festival Hip Hop Novembro Preto - Crônica Mendes Convida - Hip Hop

Crônica Mendes retorna aos palcos com seu primeiro show presencial, após o hiato pandêmico. Rapper e cantor de “A Familia do Hit castelo de madeira”. Nesta apresentação será lançado o álbum: “Eleve-se” com o'' Festival Hip Hop - Novembro Preto'' .

Mesmo evento que aconteceu em Limeira e Sumaré, no interior paulista, e Zona Sul de São Paulo, o Festival promove conexões entre diferentes gerações do Hip Hop, através de uma linguagem urbana e artística, dando vazão às expressões da juventude.

O anfitrião sobe ao palco na companhia dos guitarristas Diego Silva e Bruno Okuyama, além dos DJs Man e Dagoma. Para essa edição especial, conta com participações de: Karol de Souza, Helena Ramos, Filosofia de Rua, Helibrown, Facção Central, Dj DaGoma.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Corpo Brincante - Daniel e Yone - Dança

Vivência dançante com a proposta de sentir no corpo toda a energia do forró, maracatu, frevo, capoeira e muito mais, através de uma linguagem lúdica e do método corpo brincante, reafirmando as raízes afroindígenas e afrodiaspóricas do nosso povo e da nossa cultura.

Daniel Barros e Yone Sánchez (Recife) são referências no cenário das danças de salão e populares nordestinas, durante o mês de novembro farão uma breve temporada em São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Essa vida é uma dança - Anomia Coletivo - Abril pra dança

Um trabalho oriundo de pesquisas e estudos do grupo Anomia Coletivo, acerca das marginalidades impregnadas em seus integrantes e as suas comunidades. Originalmente o trabalho foi pensado para ser uma performance, agora, em cenário de isolamento social, a performance se desloca para o ambiente virtual e ganha outras camadas. EVEUD retorna aos palcos com outras camadas, se transformando em uma intervenção visual, com elementos de dança e texto, executados pelos artistas Manuel Victor e William Sampaio.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Duo ÀVUÀ - Jota.Pê & Bruna Black - Duo ÀVUÀ Música

Duo formado por Bruna Black e Jota.Pê, ÀVUÀ nasceu da junção de dois universos artísticos distintos e complementares. Os amigos que já se frequentavam em participações em apresentações um do outro, resolveram se unir após o retorno positivo do single: “Conte Comigo”, lançado no ano de 2019.

O primeiro single oficial do duo foi a faixa: "A Partida", presente no álbum ONZE, que reúne canções inéditas de Adoniran Barbosa, interpretadas por artistas como: Elza Soares, Zeca Baleiro, Francisco El Hombre e ÀVUÀ. Com três novos singles, clipe e álbum para 2021 e 2022, a produção fica por conta de Lucas Mayer pelo selo Dorsal Music.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 27/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Intervenção. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

A Versatilidade do Violino Alan Erik - Música

Projeto idealizado pelo violinista Allan Erick Sanches, com o intuito de mostrar como o violino atua em diversos estilos musicais além da música de Concerto ou da Clássica. Rock, Samba, Choro, Pop, Axé, são alguns dos estilos que compõem a apresentação.
Integram a esta apresentação os músicos, Ciro Moura no piano, Geremias dos Santos no baixo e Guilherme Mandu na bateria"

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 27/11 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

GERSON CONRAD - Memórias de Um Ex - Secos & Molhados - Música

Gerson Conrad e seu Trio “TriUp” homenageiam os 48 anos dos primeiros registros musicais do fenômeno que fazia jovens, adultos e idosos sonharem poesia, música e dança.

Membro original e fundador de uma das maiores bandas da música nacional, os Secos & Molhados, em sua formação clássica de 1973/74, é o compositor de um dos maiores sucessos do grupo, a obra em parceria com o poeta Vinícius de Moraes: “Rosa de Hiroshima”, poema de Vinícius, que Conrad eternizou em canção.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 27/11 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

 

RAP Indígena OZ Guarani e roda de conversa - Oz guaranis - Música

Fundado em 2014 o grupo de RAP indígena “OZ Guarani” é formado por jovens guerreiros Guarani M'byá, residentes da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, que interpretam canções de resistência e de fortalecimento da luta indígena por seus direitos. Através dos gêneros Rap e Hip Hop, idealizam um projeto de reflexão, cultura e conhecimento pela música.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 27/11 às 17h30h. Livre Grátis. 90 minutos. Online.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

D- Rua - Dança

O evento D-RUA envolve a cultura do Hip-Hop com Battle de diversos estilos e modalidades. Com workshop e pocket-shows além de muita JAM e premiações para os competidores.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 27/11 às 14h. Livre. Grátis. 420 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Soul Music Nacional Thulla canta Mestres da Soul Music Nacional” Música

Thulla Melo canta músicas nacionais de todas as épocas, resgatando os mestres da Soul nacional, exaltando um repertório de artistas: como :Sandra de Sá, Tim Maia, Hyldon, Carlos Da Fé, Lady Zu, Tony Tornado, Grupotaxi, Black Rio,Cassiano, Gerson King Combo, Cláudio Zolli, entre outros. A artista já passou por casas de música, como: Bar Brahma, Piratininga Bar e Casas de Cultura.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 27/11 às 19h. Livre. Presencial. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Grand Master Ney - . Grand Master Ney - Intervenção Artística

Produtor, divulgador, programador, professor de Dj's e precursor da música black e suas vertentes, Grand Master Ney temm uma trajetória de trinta e cinco anos no cenário musical e tem como maior referência técnica os Djs Grand Master Flash, Jazzy Jeff e Jam Master Jay (Run DMC).

Sobrinho neto do primeiro DJ do Brasil (Seu Osvaldo), Grand Master Ney integrou o time de grandes equipes de Bailes em SP, como: Black & White, Zimbabwe, Tio Sam, Kaskatas e Chic Show, onde permaneceu por cinco anos. Em 1991 com a saída da equipe Chic Show e em parceria com Natanael Valencio, lançou o projeto SP Dj, no Santana Samba, que durante seis anos fez a alegria do público Hip Hop e consagrou nomes como Racionais Mc's, Thaide e Dj Hum; Sampa Crew, Rappin Hood e os grupos do Distrito Federal; Câmbio Negro e Gog. No mesmo período foi por três anos consecutivos finalista do campeonato mundial de DJ,s o D.M.C Mix Championship.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul e artista. Dia 27/11 às 17h. Livre. Presencial. Grátis. 90 minutos
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

 

Palestra: racismo estrutural da cultura no Brasil - Júlio Cesar Silva Santos - Cultura Popular e Tradicional

Júlio Cesar Silva Santos é doutorando e mestre em direito político e econômico pela Universidade Mackenzie, traz nesta palestra/debate reflexões sobre o racismo estrutural que tange o campo da cultura, relacionado a figura do sujeito negro no processo de gestão, ativismo e produção; levando em consideração as peculiaridades da formação social brasileira, a construção cultural e ideológica da nacionalidade e seus efeitos nas relações da economia cultural, sob uma abordagem das teorias do Estado e teorias do direito, a cidadania no pensamento social brasileiro: a questão racial; o papel do Estado e do direito na formação socioeconômica do Brasil.


Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 27/11 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Teatro no cultural - Cia tres lunas - Teatro Infanto-juvenil

Um espetáculo narrativo com manipulação de objetos é a contação do primeiro conto de fadas infanto-juvenil brasileiro, que narra a história de uma princesa transgênero, de autoria da escritora e psicóloga Janaína Leslão.
Com os atores : Marco Barreto e Teca Spera, Direção de Mara Helleno, Confecção dos Bonecos de La Bella Nonna (Rita Spera) e presença de intérprete em libras, em todas as apresentações.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 27/11 às 20h. Livre. 50 minutos. Grátis. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Carlos Dafé e Banda - Intervenção Artística

As composições Carlos Dafé marcaram muitas décadas na voz de diversos intérpretes do país. O poeta selou seu nome, com suas canções, em diversos âmbitos musicais. Do soul ao hip hop, o artista sempre buscou passar mensagens de amor, fé, perdão e alegria em suas canções, na música popular brasileira através das gerações.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 27/11 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. Primeira infância.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Sarau Múrasílè

Sarau cultural online com a presença de 4 a 5 convidados, onde será apresentada histórias e manifestações da cultura do povo preto e indígena, além do fortalecimento da narrativa dos convidados, que são mestres e mestras griôs da cultura popular; personagens estes, que nem sempre estão inseridos em projetos e apresentações que lhe gerem algum tipo de renda.

Com mediação do Co-fundador do Sarau, Mestre Ary da Paz.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Parelheiros e artista. Dia 27/11/2021 às 17h. Livre. Grátis. 120 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

 

PESADO - 16 TONELADAS E POPÓ MOREIRA - Música

Reginaldo 16 Toneladas, como é conhecido, é ex-integrante do grupo “Fank Como Le Gusta” e “Clube do balanço”, fez fama com a ícone música: "16 toneladas"; nesta apresentação recebe seu parceiro de longa data, Popó Moreira para dividir o palco tocando e cantando Miles Davis, e canções da Soul, Black Music e Fank.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 27/11 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura de Santo Amaro

Corpo Cobra - Reny Magalhães - Dança

Um ritual de autoconhecimento e cura, este espetáculo é um processo corporal, criado e interpretado por Reny Magalhães, em uma dança inspirada e ressignificada a partir de símbolos de referências dos orixás Oxumarê e da Cobra que é um dos símbolos desse orixá; junto com o Arco-íris e os Ciclos.

Após a apresentação da obra que emergiu de sua pesquisa, o artista convida o público para um bate papo, falando um pouco sobre sua trajetória como artista negro, periférico estudante das danças negras e cultura popular; e a importância sobre a continuidade do projeto Corpo Cobra, com as crianças do CCA Nova União, focando no território e autoconhecimento.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 27/11 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial e Online.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Pretaria Comedy - Stand-up

Pretaria Comedy é um grupo que reúne comediantes pretos da cena da comédia brasileira. O grupo já se apresentou em Comedy Clubs do País, levando sempre muita diversão e representatividade.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e artista. Dia 27/11 às 17h. Presencial. 18 anos. Grátis. 80 minutos.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

OrìNiñar e as suas canções - Danuza Novaes - Contação de Histórias

Feita dos mais altos componentes raros de fonte de amor e muito oninurere, surgiu a fada OriNinar. Nasceu para espalhar para todas as crianças, de um jeitinho muito diferente, um pouco da sua magia. Um convite de Danuza Novaes para conhecer a história de OrìNiñar e as suas canções.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 27/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Black in Lak'Ech Perfomance - Black in Lak'Ech Performance

O espetáculo “O Peso do Corpo que Risca” baseia se na vivência particular dos jovens artistas dentro da favela do Pantanal, onde se conectam com as manifestações provenientes das culturas afro-diásporas, como o Afro Dance, Dancehall e Funk.

A proposta cênica do coletivo tem como animador de reflexão a “Corporeidade Periférica”, representando formas que o sujeito periférico apresenta ao mundo, quando se relaciona, anda, dança e vive. De modo poético e envolvente a obra “O Peso do Corpo Risca” utiliza como ferramenta de expressão o corpo e suas possibilidades percussivas e musicais, carregando em cada gesto o “peso” da vivência, dentro e fora da comunidade, além da decorrência da influência externa na vida de cada um.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 27/11 às 14h. Livre. Grátis. 100 minutos. O evento acontece presencialmente no Parque Sete Campos, em Cidade Ademar.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Vitamin Hip Hop - Back Spin Crew - Dança

Uma celebração da cultura Hip-Hop, junto aos DJs e dançarinos de diferentes estilos, mantendo a essência de celebrar o encontro, agregando as danças urbanas com uma seleção musical dançante, promovendo rodas de improvisação e condução de passos, passando para ao público, em geral, a vivência dos fundamentos das Danças Urbanas/Street dances.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante
de Cidade Ademar. Dia 27/11 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. O evento acontece presencialmente na Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega.
Endereço: Casa de Cultura ItineranteCidade Ademar

Chriscco no Festival #ficaemCasarão - Música

Nome da nova cena musical independente de São Paulo, Chriscco mescla R&B, trap, rap e outros estilos da música urbana em uma estética contemporânea.
Com 12 músicas próprias lançadas, e composições gravadas por outras vozes, Chriscco trabalha no EP 27, segundo da sua carreira. Nas quatro faixas, faz críticas sociais sobre a relação da coletividade com dogmas e doutrinas religiosas; refletindo a experiência de sua infância na igreja, onde teve seu primeiro contato com a música.
Autor de todas as suas canções, Chriscco compõe com amigos instrumentistas, independentes como ele, e que também buscam ocupar seus espaços.
O artista já se apresentou em eventos como Festival For Fun, Aniversário de Santana de Parnaíba, Festa KuPop e foi convidado de Albert Magno na Virada Cultural 2020. Possui dos videoclipes lançados no ano de 2020, o ”Eclipse e Águas”, esse último apresentado em premiere na Heavy House, em São Paulo. Em 2021 lança sua versão de “O tempo não para”, um dos hits de Cazuza.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 27/04 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial no pátio interno da Casa e online.
Endereço: Casa De Cultura Municipal da Vila Guilherme

Potyguara Bardo no Festival #ficaemCasarão 

Diretamente de Natal (RN), Potyguara Bardo, conhecida por seu engajamento político e estética psicodélica, lançou seu álbum de estreia, intitulado: “Simulacre” em 2018, trabalho que projetou a carreira da artista que performa com a interpretação de realidade do ouvinte.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 27/04 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial no pátio interno da Casa e online.
Endereço: Casa De Cultura Municipal da Vila Guilherme


Pretaria - *Pretaria Comedy* - Stand-Up

Pretaria Comedy é um grupo que reúne comediantes pretos da cena da comédia brasileira. O grupo já se apresentou em Comedy Clubs do País, levando sempre muita diversão e representatividade. Com interação e participação da plateia.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 28/11 às 18h. Livre. Grátis. 80 minutos. Presencial.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Negro de cor & Sons Dom Paulinho Lima - Música

Dom Paulinho Lima dispensa apresentações. Cantor e baterista, dono de uma voz e um estilo únicos, já se apresentou com grandes artistas nacionais e internacionais, como: Altamiro Carrilho, Marisa Orth (Banda Vexame), Doug Wimbish (Living Colour), Claudya, Seu Jorge, Leni Andrade, além das bandas Cravo e Canela e Black Rio. Em 2013 participou da segunda temporada do programa The Voice Brasil da Rede Globo, onde impressionou o público e os jurados com a música Let’s get it on de Marvin Gaye.

O disco de estreia de Dom Paulinho Lima, pelo selo Universal Music, leva o nome do artista e conta com 11 clássicos da Soul Music.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 28/04 às 18h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

CANTOS À BEIRA MAR - Socorro Lira - Música

Acompanhando-se ao violão, num espaço aconchegante e ambientado com o tema da apresentação, Socorro Lira diz e canta poemas de Maria Firmina dos Reis, musicados por ela e publicados no CD: Cantos à Beira-mar, no ano de 2019; como parte integrante do projeto “AvivaVOZ”, de sua autoria e em parceria com as escritoras Maria Valéria Rezende e Susana Ventura.

Serviço:
|Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 28/11 às 17h .Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão interno.
Endereço: Casa de Cultura Santo AmaroManoel Mendonça

De Menos Crime e banda Drr - Música

O grupo “De menos crime” traz a apresentação (Os guerreiros estão de pé) junto com a banda DRR, com os clássicos conhecidos e as músicas novas que estão sendo produzidas em estúdio, com esse time de peso para esse novo trabalho, que promete muita agitação.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia 28/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. Palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Roda de Samba Zum kelé Projeto Zum Kelé - Música

O Projeto Zum kelé foi fundado em agosto de 2007, com o sambista Miranda, transmitindo seu conhecimento de percussão a jovens carentes da cidade Ademar. Se juntou aos amigos sambistas e percussionistas, para compor o grupo Zum kele, que se apresenta em bares e casas noturnas da região e fora dela, com a finalidade de arrecadar fundos para o projeto. O grupo toca um repertório próprio, misturando os projetos individuais com o coletivo.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 28/11 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos. O evento acontece presencialmente na Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega.
Endereço: Casa de Cultura ItineranteCidade Ademar

Ana Aoas canta Cantores Negros - Aniversário do equipamento - Cultura Popular e Tradicional

A Cantora Ana Aoas apresenta com sua banda, um repertório em homenagem ao Mês da Consciência Negra, apresentando clássicos de artistas e cantores negros, que fazem parte da Cultura popular brasileira, com um super tempero e swing brasileiro.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 28/11 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

 

Renata Soul no Festival #ficaemCasarão - Música

Renata Soul procura, através da sua música, fazer o enfrentamento diante das discriminações causadas pelas desigualdades de gênero. Com muito R&B/Pop, acompanhada de Raul Pereira, traz uma bela apresentação para a Casa de Cultura da Vila Guilherme.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 28/11 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial no pátio interno da Casa e online.
Endereço: Casa De Cultura Municipal da Vila Guilherme

"Estúdio do Casarão apresenta: Kalú não anda só na capital do desespero

O artista independente, nortista e residente temporário de São Paulo Kalú, é compositor, cantor, multi-instrumentista e arteiro em diversas outras linguagens. Nascido em Porto Velho-RO, Kalú traz como proposta a descolonização das artes e dos discursos; inquietações que surgem com sua mudança para a Capital Paulista em 2017. Com influências do samba, reggae e do rap, o portovelhense marca presença tranquila e afetiva, mas sempre objetiva no canto.

Kalú fala sobre afetos, questões da negritude, da transgeneridade e da centralização de poder nas grandes metrópoles, pensamentos que construiu ao longo dos 5 anos em que vive na capital.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 28/11 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos. Presencial no Estúdio Casarão.
Endereço: Casa De Cultura Municipal da Vila Guilherme