Prefeitura anuncia Programa de Iniciação Artística na Primeira Infância

Programa inédito da Secretaria Municipal de Cultura vai atender 90 crianças em 6 turmas, em conjunto com a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística)

A Prefeitura de São Paulo anuncia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o inédito Programa de Iniciação Artística na Primeira Infância (PIAPI). O PIAPI tem como missão a valorização das culturas da infância, e fundamenta a experiência estética e o convívio como essência do desenvolvimento na primeira infância. Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para artistas-educadores que desejam participar do Programa, até o dia 12 de agosto.

O projeto acontece na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), reconhecida há mais de 40 anos por seu trabalho de integração artística na infância, com jovens entre 5 e 13 anos.

Clique aqui para se inscrever

Nesta terça-feira, dia 20 de julho, a Secretaria Municipal de Cultura promove um encontro virtual sobre o novo programa de formação cultural. A transmissão ao vivo será no Instagram @smculturasp e contará com a participação do Coordenador da Formação Cultural, Pedro Granato, do Coordenador Técnico dos programas Piá (@programapia_) e Vocacional (programavocacionaloficial), Miguel Prata, do Diretor da Escola Municipal de Iniciação Artística (@emiaoficial), Antônio Francisco e da Assessora de Projeto, Tainah Fagundes.

O PIAPI pretende valorizar as culturas no contexto da infância a partir de espaços de construção de afetos, reconhecimentos e descobertas a partir da experiência estética e do convívio social. A partir de um viés lúdico e pedagógico, o projeto contará com brincadeiras, experimentações e convivências mediadas por artistas-educadores, priorizando o desenvolvimento da sensibilidade e imaginação da criança.

O PIAPI pretende beneficiar até 100 crianças, divididas em seis turmas em atividades ao ar livre. Essas atividades estão previstas para acontecerem entre os meses de outubro e dezembro de 2021, tendo 8 encontros para cada turma. O programa fará a contratação de 24 formadores e 2 coordenadores pedagógicos.

Sobre a EMIA

A Escola Municipal de Iniciação Artística é uma instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara. A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.