São Paulo Sem Censura - Programação online e nas ruas, Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural São Paulo e Theatro Municipal

CENSURA VELADA
Local: Theatro Municipal
Formato da apresentação: Intervenção Artística
Data: 03 à 06/06
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Resmas de papéis sobre uma mesa, com correntes as prendendo, grandes blocos de papéis reciclados com pesos em cima deles, caixas box, pastas, estarão postos em frente ao Theatro Municipal. Projeções de som de censuras vão transbordar, escorrendo o suor, as lágrimas, o sangue de todos esses artistas que estão tendo seus trabalhos reduzidos a lixo, descartados. Durante a intervenção, por dois dias, dois coletivos artísticos vão performar sobre o tema, esses corpos vão dar vida a esses projetos censurados, trazendo os principais temas que o Governo Federal impugna como atentado à moral pública, sendo eles, tratativas de Gênero, Política e Racial.”

ENCONTRO QUANDO MÁRIO DEIXOU SÃO PAULO
Local: Youtube Biblioteca Mário de Andrade
Convidados: Eliane Robert Moraes e Jason Tércio
Mediação: Walter Porto
Data: 03/06
Horário: 11h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Poucos conhecem as circunstâncias da saída de Mário de Andrade do Departamento de Cultura de São Paulo e de sua transferência para o Rio, em meio às restrições da ditadura de Getúlio Vargas na virada para a década de 1940. Nesse diálogo reunimos Jason Tércio, autor da recente e festejada biografia de Mário de Andrade, e Eliane Robert Moraes, crítica e ensaísta, dedicada ao estudo dos aspectos libertários da obra do modernista. Afinal, o que tinha de subversivo no pensamento do gentil e moderado Mário de Andrade? Por que sua figura era incômoda para o Estado Novo? De que modo os anos cariocas –o Carnaval do Rio—ampliaram sua visão sobre arte, cultura e país?

IMPRENSA LIVRE
Local: Rua da Consolação, 753
Formato da apresentação: Intervenção Visual
Data: 03 à 06/06
Horário: 19h às 22h
Classificação indicativa: Livre
Duração: três horas por dia, durante 5 dias
Sinopse: Coletivo Projetemos realiza intervenção visual sobre censura à imprensa, contrapondo o que acontece hoje com casos do passado. Imagens históricas, trechos de matérias censuradas, trechos de livros e outras obras impedidos de circular serão exibidos em prédios da região central da cidade, recuperando memórias e amplificando denúncias, para alertar sobre a cruzada contra a imprensa em curso no país.

BUROCRA PARADE
Local: Avenida Paulista
Formato da apresentação: Intervenção Artística
Data: 03 a 06/06
Horário: dia todo
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Projetos parados na Ancine e Lei de Incentivo à Cultura serão lembrados em dez (10) instalações com 1,70 de altura imitando uma folha de papel impressa com fichas técnicas carimbos de "negado" espalhados por toda Av. Paulista. A instalação tem o objetivo de visibilizar os profissionais da cultura que estão impedidos de trabalhar e estimular a reflexão da população sobre o impacto destes bloqueios no setor cultural brasileiro.

EMPENA - ROBINHO (MAR)
Local: R. Gen. Júlio Marcondes Salgado, 04
Formato da apresentação: Intervenção Artística
Data: 03 à 06/06
Horário: dia todo
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No início do ano o artista teve sua obra "Deus é mãe" indiciada por crime ambiental em Belo Horizonte. A obra que é o maior mural em empena do Brasil e faz parte do Circuito Urbano de Arte, é envolta em grafia característica de pichação e com frases do rap. Expoente nas artes visuais, Robinho Santana nasceu e cresceu em Diadema, São Paulo. Artista visual e músico experimental, tem formação em design e fotografia. Seu trabalho dialoga com dever compulsório de exprimir a sua relação com a vida e a cultura de seu povo. Em suas obras, além de se reconhecer, busca a representação plural e digna da mulher e do homem negro periféricos: protagonistas de sua arte. O artista é convidado do São Paulo Sem Censura para pintura de obra inédita no Minhocão.

CIRCUITO URGÊNCIAS: PALMARES É AQUI!
Formato da apresentação: Intervenção Artística
Locais: Vila nova Cachoerinha (CCJ), Perus (Quilombaque), Itaquera (Praça Brasil)
Datas: 04, 05 e 06/06
Horário: 12h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Vídeo em homenagem aos excluídos da lista da Fundação Palmares, com depoimentos e imagens de arquivo ressaltando a importância e legado destas personalidades para a cultura brasileira. O vídeo será exibido em LED Trucks por três dias, nos seguintes circuitos:


- Vila Nova Cachoeirinha (CCJ) até Largo do Paissandú
- Perus (Quilombaque) até Avenida Paulista
- Itaquera (Praça Brasil) até o Theatro Municipal

Para compor este circuito desenvolvemos um circuito digital que acontece ao luz do dia a partir de LED TRUCKS, que são estruturas móveis com painéis de LED e SOM que irão realizar percursos partindo de três pontos periféricos da cidade de São Paulo (Itaquera, Vila nova Cachoerinha e Perus) até o centro da cidade de São Paulo. Compreendendo todas limitações geradas pelos protocolos de saúde e segurança ligadas a COVID19, o Circuito Urgências se apresenta como uma forma de abrir a cidade a partir da arte, cultura e tecnologia apresentando para a população diferentes formas de conexão e pertencimento.

SANTO INQUÉRITO
Local: Theatro Municipal
Formato da apresentação: Debate dramatúrgico com transmissão online
Convidados: Padre Julio Lancellotti, Ale Youssef e Cris Olivieri
Data: 04/06
Horário: 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O Santo Inquérito é uma das mais importantes peças modernas do teatro brasileiro. Escrita por Dias Gomes em 1966, conta a história do julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição, denunciada por Padre Bernardo. Para o Festival São Paulo Sem Censura, a Cia. BR116 propõe um tribunal dramatúrgico, onde os atores lerão trechos da peça a fim de suscitar debate. A Cia. BR116 entrou com projeto para montagem do espetáculo pela lei de incentivo federal nesse ano e teve seu projeto arquivado sem motivo expresso pelo Governo Federal.

ENCONTRO JORNALISTAS E DEMOCRACIA
Local: Youtube Biblioteca Mário de Andrade
Convidados: Bianca Santana e Guilherme Amado
Mediação: Rodrigo Casarin
Data: 04/06
Horário: 11h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Sem liberdade de imprensa, não há democracia. Profissionais de veículos de todo o país têm enfrentado ofensivas para exercer seu ofício. Bianca Santana, ativista negra que escreve no UOL, Guilherme Amado, colunista da revista Época, são profissionais da área abertamente citados pelo presidente da república e seus familiares, o que levou a uma reação desproporcional nas redes sociais. Os convidados vão falar sobre as tentativas de restrição à palavra e, por sua vez, a persistência do trabalho da imprensa.

SHOW BADI ASSAD
Local: Youtube CCSP
Data: 04/06
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A partir de um convite à imersão na discoteca Oneyda de Alvarenga, a cantora, violonista e compositora Badi Assad desenvolveu o projeto Canções ContraGolpe, sobre 10 canções censuradas durante a ditadura militar brasileira, revisitando a obra de artistas como Gonzaguinha, Sérgio Sampaio, Taiguara, Chico Buarque, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Show pré-gravado é parte da programação do aniversário da discoteca, para o Festival São Paulo Sem Censura. Badi realizou a gravação dos encontros musicais remotamente, violonistas e/ou pianistas, e construiu um espetáculo em que compartilha com o público não só sua interpretação para as músicas do acervo como os contextos e razões de suas censuras.

ENCONTRO UM AUTOR, 111 PROCESSOS
Local: Youtube Biblioteca Mário de Andrade
Convidados: João Paulo Cuenca e Mário Magalhães
Data: 05/06
Horário: 11h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Um tuíte satírico do escritor João Paulo Cuenca foi o motivo para o fim de uma coluna na imprensa e ações na Justiça de 111 pastores da Igreja Universal. A judicialização da arte e de artistas se intensificou como em poucos momentos da história brasileira. A internet é o meio preferido por hordas de fanáticos para disseminar discursos de ódio. A partir de um caso pessoal, esse encontro vai ampliar o debate de questões nos campos da cultura, política e internet.

PATÉTICA
Exibição: plataforma online
Formato da apresentação: transmissão pelas redes da SMC
Data: 05/06
Horário: 20h (bate-papo), espetáculo estará disponível na plataforma por 24h
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: O espetáculo Patética será exibido seguido de conversa com a Cia Estável de Teatro sobre o processo de pesquisa e toda experiência com esta montagem. O bate papo contará com a participação de Celso Nunes, que foi o diretor da primeira montagem do espetáculo.

ENCONTRO ARTE EM TEMPOS DE RESTRIÇÃO
Local: Youtube Biblioteca Mário de Andrade
Convidados: Lavínia Pannunzio, Viviane Ferreira, Maria Bopp
Mediação: Bianca Ramoneda
Data: 06/06
Horário: 11h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Artistas e realizadores do cinema, do teatro e das redes sociais se encontram para tratar das dificuldades de criar suas obras quando há tantas tentativas de restringir a liberdade. Como as diversas linguagens têm encontrado brechas para criar e produzir? Como trabalhadores da cultura têm buscado alternativas quando portas se fecham e editais se tornam inacessíveis? Até que ponto o receio prévio de censura está colocando em risco o exercício criativo quando se trata de questões como violência contra a mulher, causa LGBTQI+, combate ao racismo, história política?

LIBERDADE, LIBERDADE!
Local: Youtube CCSP
Data: 06/06
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Em 1965 Millôr Fernandes, Vianinha, Nara Leão e Paulo Autran criaram o espetáculo-manifesto Liberdade, Liberdade. Cinquenta e seis anos depois, a dramaturga Dione Carlos e o diretor Luiz Fernando Marques são convidados para revisitar esta obra dentro do contexto do festival São Paulo sem Censura no CCSP. Se na peça original a pluralidade de discursos aparecia por meio de uma coletânea de textos garimpados, nesta versão a diversidade aparece pela presença de muitos corpos e vozes. Diversos artistas do teatro, da dança e da música estão envolvidos neste evento. São diferentes gerações, com vivências e práticas distintas que somadas a coletivos de teatro vêm nas últimas décadas ocupando e lutando por este espaço da liberdade. Por meio de documentos, entrevistas e experimentos inéditos, com apresentação da atriz Renata Carvalho, estas respostas chegarão ao público de 2021 pela plataforma virtual do CCSP com design digital de Flavio Barollo e Produção Corpo Rastreado.


DESCULPA QUALQUER COISA
Local: CCSP
Formato da apresentação: Intervenção artística
Data: 06/06
Horário: 11h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A Desculpa Qualquer Coisa, coletivo LBT feminino, em parceria com o São Paulo Sem Censura, fará uma intervenção artística, através de uma instalação multimídia com o uso de uma montagem irregular de diversos de painéis de LED com conteúdo curado de diversas apresentações e obras artísticas e censuradas nos últimos anos, como uma apresentação do coletivo Gayrotas e obras visuais censuradas em exposições.

CARTAS À MADAME SATÃ
Local: Centro Cultural da Diversidade
Formato da apresentação: Teatro com transmissão online
Data: 06/06
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O monólogo da companhia Os Crespos com Sidney Santiago Kuanza investiga a afetividade negra a partir da costura de cartas confessionais endereçadas à Madame Satã, transformista e capoeirista emblemática do Rio de Janeiro do início do século 20. “Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias suas” traz o diálogo do jovem com a mítica figura de Madame Satã, entrecortado por manifestos poéticos e sambas, através dos quais a encenação busca a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus.