São Paulo Sem Censura - Programação Spcine

São exibidos filmes no streaming Spcine Play e também no Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Para as sessões presenciais no Centro Cultural São Paulo (CCSP), é importante lembrar que a capacidade das salas está limitada, respeitando o plano de reabertura dos espaços da SMC. Os ingressos custam R$4,00 inteira e R$ 2, 00 meia para estudantes, professores e aposentados

NOTURNAS
Local: Spcine Play
Data: A partir de 03/06
Classificação indicativa: 10 anos
Série documental, 46 episódios de 5’, 2016, Brasil
Direção: Allan Ribeiro, Douglas Soares
Sinopse: Um retrato sobre a vida de grandes nomes do transformismo carioca que embalam a noite gay da cidade do Rio de Janeiro. Por meio de suas histórias, as memórias desse grupo são resgatadas, compartilhadas e ajudam a formar uma visão mais aprofundada sobre esse movimento transgênero no Brasil.


LIBELU - ABAIXO A DITADURA
Local: CCSP
Data: 3/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: Livre
Documentário, 95’, Cor, 2021, Brasil
Direção: Diógenes Muniz
Sinopse: Liberdade e Luta foi uma tendência estudantil universitária surgida em 1976. Impulsionado por uma organização clandestina internacionalista, o grupo ganhou fama ao retomar a palavra de ordem “abaixo a ditadura”. Seus integrantes eram famosos pela irreverência e abertura cultural. Entre os anos 1970 e 1980, Libelu se tornou adjetivo, sinônimo de radicalidade e, para adversários, inconsequência política. Passadas quatro décadas, onde estão e o que pensam os jovens trotskistas que foram às ruas contra os generais?

JOÃOSINHO DA GOMÉA: O REI DO CANDOMBLÉ
Local: CCSP
Data: 4/6
Horário:15h30
Classificação indicativa: 12 anos
Documentário, 15’, Cor, 2019,  Brasil
Direção: Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra
Sinopse: O filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história. Com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para as religiões de matriz africana. A Rainha Elizabeth II disse que se o candomblé tivesse um rei, esse seria Joãosinho da Goméa, o Rei do Candomblé.

AS CORES DO DIVINO
Local: CCSP
Data: 4/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: Livre
Documentário, 78’, Cor, 2020, Brasil
Direção: Victor Costa Lopes
Sinopse: Documentário realizado a partir de conversas com pessoas LGBTQIA+, unidas por um traço em comum: todas já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. O filme traça um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade

SER FELIZ NO VÃO
Local: CCSP
Data: 5/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: 14 anos
Documentário, 12’, Cor, 2020, Brasil
Direção: Lucas H. Rossi
Sinopse: Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço.

ALVORADA
Local: CCSP
Data: 5/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: Livre
Documentário, 90’, Cor, 2021, Brasil
Direção: Anna Muylaert e Lô Politi
Sinopse: Na intimidade do Palácio da Alvorada, o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do golpe que a tirou do poder. Rodado entre julho e setembro de 2016, o filme testemunha a tensão e a perplexidade que escalavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos da cozinha à guarda do palácio de Oscar Niemeyer. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria.

GOMA
Local: CCSP
Data: 6/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: 12 anos
Ficção, Drama, 20’, Cor, 2019, Brasil
Direção: Igor Vasco
Elenco: Daniel Silva, Andarilho Cha, Hegberto Emiliano
Kid é um jovem Mc que vive rodeado por música na sua quebrada. Ele nutre uma admiração pelas letras das músicas de Preto, seu parceiro, e deseja passar a mesma visão em suas rimas. Porém, para isso Kid terá que primeiro enfrentar a discriminação de alguns mc's nas batalhas de rimas.

QUEM PODE JOGAR?
Local: CCSP
Data: 6/6
Horário: 15h30
Classificação indicativa: 12 anos
Documentário, 76’, Cor, 2020, Brasil
Direção: Marcos Ribeiro
Elenco: André Miranda, Anne Viriato, Dionne Freitas, Gustavo Uchoa, Ian Mattos, Isabelle Neris, Isadora Celluro, Juliano Ferreira, Kleber Reike, Maria Joaquina, Wilsali Hobmeir.
Sinopse: Documentário que revela como quatro corajosos atletas transexuais treinam, jogam e enfrentam as barreiras do preconceito no esporte. O diretor acompanha, pelo ponto de vista dos próprios atletas, e com olhos livres, a rotina da menina patinadora de 10 anos Maria Joaquina, o intenso treinamento do fisiculturista Juliano Ferreira, a jornada da jogadora de vôlei Isabela Neris e os desafios da lutadora de MMA e jiu jitsu Anne Viriato, uma mulher que gosta de enfrentar homens no octógono.