Festival Tô Me Guardando celebra o Carnaval 2021 com 380 atividades

Entre os dias 12 e 28 de fevereiro, Prefeitura promove apresentações virtuais de blocos, instalações artísticas na cidade, vivências online em formas de oficinas, aulas e bate-papos e uma variedade de atrações seguras; Abertura do Festival será com o Bloco Afro Ilú Obá De Min

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura, cientes da importância do Carnaval de Rua para a cultura, a economia e o turismo da cidade, lançam nesta quarta-feira, 10, a programação completa do Festival Tô Me Guardando, iniciativa inédita que pretende apoiar as manifestações carnavalescas de São Paulo no momento em que a pandemia ainda impede a realização da maior festa de rua do mundo.

A programação é composta por 380 atividades, entre instalações artísticas e lúdicas na cidade, apresentações onlines e atividades nos espaços culturais da Prefeitura e apresentações nas redes sociais dos inscritos no chamamento de manifestações carnavalescas e blocos. O Festival ocorre entre os dias 12 e 28 de fevereiro.

Sao cerca de 380 atividades entre Instalações artísticas e lúdicas na cidade, apresentação nas redes sociais dos espaços culturais da Prefeitura e apresentações nas redes próprias derivadas do chamamento de manifestações carnavalescas comunitárias

O Festival terá três frentes de programação. A agenda das manifestações carnavalescas inscritos e habilitados no edital de chamamento; uma programação de projetos especiais; e a agenda elaborada pelos centros culturais, casas de cultura e bibliotecas municipais.

A abertura do Festival, na noite de sexta-feira, dia 12, será com o tradicional Bloco Afro Ilú Obá De Min: no mesmo trajeto que o cortejo toma todos os anos, serão projetados vídeos com imagens de desfiles passados e um telão de LED, acoplado a um carro de som, percorre o trajeto – que termina no Largo do Paissandu, com a projeção do Manifesto Ilú Obá De Min – Carnaval 2021, produzido pelo núcleo audiovisual do Bloco, e que também estará disponível na internet.

Também às 20h, nas redes sociais, o Bloco Pilantragi abre as apresentações virtuais selecionadas a partir do edital de chamamento público de blocos e vivências. Os grupos puderam se inscrever pela internet, e a programação vai até o dia 28, com apresentações musicais e também bate-papos, oficinas e aulas sobre Carnaval, percussão, manifestações populares e artísticas, entre outros assuntos relacionados à data.

“É um Carnaval possível no momento em que vivemos”, comenta o Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, Alê Youssef. “Hoje, o mais importante é resguardar a saúde dos milhares de profissionais envolvidos na festa e dos foliões. Inspirados pela letra do mestre Chico Buarque, estamos nos guardando para quando o Carnaval chegar”, explica o Secretário sobre a iniciativa.

A ideia é projetar para a cidade a potência que o Carnaval já demonstrou ter nas ruas. “Por meio de oficinas, vivências, os aquecimentos, enfim, toda a troca cultural possível pela internet, apontamos também para um futuro de ocupação cultural da cidade com o Carnaval.”

Projetos especiais

Além da intervenção em vídeo do Bloco Afro Ilú Obá De Min, outros projetos especiais são aguardados para os próximos dias.

No Sambódromo do Anhembi, a iniciativa Todos Pelas Vacinas - que reúne organizações ligadas à divulgação científica como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório Covid-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina entre outras - vai pintar #TodospelasVacinas no chão, chamando a atenção para a importância de se garantir que todos tenham acesso à imunização. A ação da pintura será realizado durante o Carnaval pelo coletivo de artistas Nós Artivistas junto com voluntários das Escolas de Samba de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e SPTuris.

Para o Theatro Municipal de São Paulo, o bloco Explode Coração preparou uma instalação que vai chamar a atenção: o grupo vai passar um cordão em duas ruas da Praça Ramos de Azevedo (onde fica o Theatro) simbolizando o cordão dos blocos e trios elétricos – o espaço esse ano fica vazio, reforçando a ausência necessária dos protagonistas da festa, os foliões. O grupo também vai pintar no chão, em tinta branca, a frase “TÔ ME GUARDANDO PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR”. Ainda serão instaladas faixas brancas no edifício do Municipal, do teto até o chão, com trechos da música de Chico Buarque.

Na Praça do Ciclista, a exposição digital Manhãs de Carnaval, exibida num telão de 32 metros quadrados, valoriza as memórias coletivas a partir de fotos e vídeos de desfiles carnavalescos de anos anteriores. Um QR Code direciona para a programação online do Festival como um todo.

O projeto Carnaval de Pote, da Cia Caju Azul, vai distribuir mil “potes de carnaval” em regiões vulneráveis de São Paulo, tendo como ponto de partida Heliópolis. Os potes funcionam como um convite para que as crianças e seus familiares coloquem a mão na massa e criem suas próprias fantasias e brinquedos em casa.

No domingo, dia 21 de fevereiro, Drag Queens do bloco Minhoqueens vão fazer performances curtas em janelas de apartamentos diferentes na região central de São Paulo (Santa Cecília, República, Barra Funda), ao longo do Minhocão. As intervenções serão registradas em vídeo e, posteriormente, o material editado será publicado nas redes do Minhoqueens e nos canais da Secretaria de Cultura.

O projeto Sorriso na Máscara retorna durante o Carnaval para reforçar a importância dos cuidados na prevenção da covid-19. A ação envolve 40 artistas em mais de 29 comunidades e pretende conscientizar a população de forma lúdica sobre a importância do uso de máscara no dia-a-dia.

Clique aqui para conhecer a programação completa dos projetos especiais para o Festival Tô Me Guardando.

Programação dos espaços

Os espaços culturais – Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas – também elaboraram uma programação especial de Carnaval para o Festival Tô Me Guardando, em contato contínuo com a sociedade.

São eventos virtuais, como rodas de conversa, contação de histórias, apresentações de blocos, rodas de samba, setlists de DJs identificados com o Carnaval de Rua de São Paulo, aulas, saraus, montagens cênicas, e também intervenções visuais, instalações e exposições.

Clique aqui para conhecer a programação completa das Casas de Cultura.
Clique aqui para saber o que vai rolar nos Centros Culturais e Teatros.
Clique aqui para ver a agenda das Bibliotecas Municipais.

Agenda das manifestações carnavalescas

No fim de janeiro, foi lançado o edital de chamamento para blocos e manifestações carnavalescas da cidade participarem do Tô Me Guardando. Mais de 150 agremiações se inscreveram, e agora, a Secretaria apresenta a programação completa desta parcela do Festival. São em média 8 apresentações por dia até o fim do mês.

Entre os blocos que participam da chamada, estão a Charanga do França, Bloco Pilantragi, Cordão Carnavalesco Amigos Pratododia, Unidos da Melhor Idade, Afoxé Filhos de Ijesá, Bloco Secreto, Unidos de Paraisópolis, Bloco Besta É Tu, Bloco Carnavalesco João Capota na Alves, Banda do Candinho, e muitos outros.

Cada bloco será responsável pela produção e transmissão de suas apresentações. Todas as apresentações serão realizadas e transmitidas nas redes sociais dos inscritos, de forma gratuita.

Veja a programação abaixo:

12 de Fevereiro
20h - Pilantragi (Vivência)
https://zoom.us/j/97846497205
https://www.facebook.com/Pilantragi

13 de Fevereiro
10h - Beatles Para Criança
https://www.youtube.com/beatlesparacriancas
15h - Balatubloco (Vivência)
https://www.instagram.com/balatubloco
16h - Bloco do Beco
https://www.facebook.com/blocodobeco/posts/4034303553295486?notif_id=1613066885027771&notif_t=live_video_schedule_broadcaster&ref=notif
17h - Cordão Carnavalesco Amigos Pratododia
https://www.twitch.tv/botecopratododia


14 de Fevereiro
15h - Unidos da Melhor Idade
https://www.facebook.com/PholiaNaLuz/live/
16h - Carnaforró
https://www.instagram.com/forrodosratos
16h - Bloco da Mama
https://www.sympla.com.br/baile-de-mama---carnaval-em-casa-2021__1129025
19h - Desculpa Qualquer Coisa
twitch.tv/casacorr

15 de Fevereiro
10h - Tiquinhos Pensantes (Vivência)
www.instagram.com.br/tiquinhospensantes
12h - Ilu Inã (Vivência)
https://us04web.zoom.us/j/4037520505?pwd=SEtpN3lURjJxQ0F4Vk1TenZxbnhUQT09
https://youtube.com/channel/UC1bC-r5yYwEKBI4k9CXqvnA
15h - Império do Morro
https://facebook.com/marcio.bastos.5836
19h - Bloco da Tereza
www.twitch.tv/irregularsp / www.instagram.com/festatereza
20h - Afoxé Filhos de Ijesá
https://www.facebook.com/filhosdeijesa/live

16 de Fevereiro
10h - Coletivo Mimô
https://instagram.com/nany_princesa_da_favela
https://m.facebook.com/Nanyjlo
18h - Samba Quilomba (Vivência)
https://www.facebook.com/orbitaproducaoegestaocultural
19h - Bloco do Desmanche
www.twitch.tv/irregularsp / www.instagram.com/espacodesmanche
 

17 de Fevereiro
18h - Saci da Bixiga (Vivência)
19h - Batucada do Nego Véio
https://www.youtube.com/channel/UCbHMtpqjK9nZjOkLO3J4fzw / https://www.facebook.com/Batucada-de-Nego-V%C3%A9io-112718234140145
20h - Te Pego No Cantinho (Vivência)
https://www.youtube.com/channel/UCg-hMEJPyDcz_5oefYLl1dQ
 

18 de Fevereiro
18h - Bloco do Climão
https://www.twitch.tv/blocodoclimao
18h - Bloquinho Carnavalesco Espalha Rama (Vivência)
https://www.facebook.com/grupoespalharama/live/
19h - Filhos de Gil (Vivência)
https://www.instagram.com/filhosdegil
20h - Bloco Lunática
https://www.youtube.com/channel/UCSEEZXIukbEAoAIsqfBO46Q
21h - Lets Block

19 de Fevereiro
15h - Sambando com Sabedoria (Vivência)
https://www.facebook.com/Sambandocomsabedoria/live/
16h - Bloco SP Forró
17h - Coletivo Spandeiro
https://youtube.com/channel/UCj1HnyMF6iVroNcIX7Mccfw
18h - Kantuta Bolivia
20h - Samba Rock e Serpentina
20h - Bloco Botina Amarela

20 de Fevereiro
12h - Unidos do BPM
16h - Eu Sou do Axé
16h21 - Bloco do Água Preta
17h - O Samba Canta Histórias (Carnaloko)
https://youtube.com/channel/UCEndDYuv0XseNK_ZQEIqCG
18h - Te Amo Mas Só Como Amigo
18h - Exaltapoc
https://www.twitch.tv/exaltapoc
20h - Bloco do Fico

21 de Fevereiro
10h - Bloquinho Gente Miúda
https://www.youtube.com/channel/UCkD4pR4SetjKfXoX04atiRA/featured
14h - Ai Se Me Perdeu
https://www.facebook.com/blococarnavalescoaisemeperdeu
14h30 - Unidos de Paraisópolis
https://youtube.com/channel/UCspKjHjNRdSojNZLfhNISAw
15h - Comunidade 100% Iracema
https://www.facebook.com/BlocoIracema
16h - Bloco Afro Percussivo Batuquedum
17h - Te Pego No Cantinho
https://www.youtube.com/watch?v=z4HJiFpmZIM
19h - Bloco Siriricando
https://www.instagram.com/blocosiriricando/
20h - Tia Eh O Caraleo (Vivência)
https://us02web.zoom.us/j/81245307643?pwd=R1MxTDVTV25SL0hQUTArUE1jcHFadz09

22 de Fevereiro
14h - Turminha da Capoeira (Vivência)
https://www.youtube.com/channel/UCU4yzFgCTMyoBZavqooyfhw
15h - Bloco do Pedal (Vivência)
https://www.youtube.com/channel/UCp7ftwUVD9gcQtCKMelt1jQ/about
16h - Bloco Besta é Tu
https://youtube.com/channel/UCpQjOsoRCz2aAGJQRExXkZA
18h - Glixaria (VIvência)
https://instagram.com/glixaria?igshid=nm87eduol8qs
19h - Localiza Ai BB
https://www.facebook.com/localizaaibbCT/
20h - Bloco Psytrance Somos Nozes

23 de Fevereiro
14h30 - Bloco do Hercu (VIvência)
16h - Bloco do Hercu
18h - Bloco Carnavalesco Carnavelhas
https://www.youtube.com/watch?v=-m-J_josPx8&feature=youtu.be
19h - Bloco do Baião
https://www.facebook.com/blocodobaiao
20h - Bloco da Mamma
www.instagram.com/blocodamamma
21h - Bloco Bixa Pare
https://www.youtube.com/channel/UClzao0coq5M07DuGomWfybw

24 de Fevereiro
16h - Bloco Carnavalesco SP em Retalhos
https://www.facebook.com/spemretalhos
17h - Tropicalia Freak
https://youtu.be/fyYLclGo-r8
18h - Unides do Grande MEL
https://youtube.com/channel/UCiPadMrBRQQZZgg_WKxUIfA
https://instagram.com/melfestamel
18h - Metamorfose Ambulante
19h - Glixaria
https://instagram.com/glixaria?igshid=nm87eduol8qs
20h - Bunytos de Corpo
https://www.instagram.com/bunytosdecorpo/
20h - Bloco Emo
https://www.facebook.com/blocoemo
21h - Fervo da Vila

25 de Fevereiro
14h - Bloco Favela
16h - Bloco Eco Campos Pholia
16h: Baque Livre (Vivência)
https://youtube.com/channelUCecXzDx4UBiS0aPKxaJ8zpw
17h - Brega Bloco
17h - Skaravana (Vivência)
18h - Toca Raulzito SP
18h - Banda do Fuxico
https://www.facebook.com/ongbandadofuxico
20h - Bloco Fuzuê SP
https://www.youtube.com/channel/UCrYBmTrgmc3RVzAjo4Q-J1Q
20h - Skaravana (Vivência)
20h - Siga Bem Caminhoneira
https://www.twitch.tv/blocosigabemcaminhoneira
20h - Bloco do Faísca
20h - Frente de Resistência Samba do Congo
https://www.youtube.com/channel/UCjVDQmCNns-PXY6apd6nqjA
21h - Bloco Meu Santo é Pop
https://www.facebook.com/meusantoepop
https://www.youtube.com/channel/UCi04e4Dv_0E7EIOQWQegQqQ

26 de Fevereiro
10h - Bandinha da Régia
https://youtu.be/sHV6I2kgRQQ
12h - Partideiros do Maria Zélia
https://www.facebook.com/sambadomariazeliaoficial
15h - Bloco de Pífanos de São Paulo
http://bit.ly/Pifanos_tomeguardando
16h - Se um quer dois dançam
16h - Bloco do Curupira
17h - Baque Livre
https://youtube.com/channel/UCecXzDx4UBiS0aPKxaJ8zpw
19h - Bloco Carnavalesco João Capota na Alves
https://www.youtube.com/channel/UCfKL1kl3fU4wLZbSk_GBfHg/featured
19h - Bloco da Cantareira
http://facebook.com/blocodacantareira
20h - Assombrosos do Ó
20h - Bloco Locomotiva Piritubana

27 de Fevereiro
11h - Bloco Filhas da Lua
https://www.facebook.com/filhasdaluasp
15h - Charanga do França (Vivência)
https://youtu.be/j_MVyXpO_NU
15h - Carnaval do Kinho
https://www.facebook.com/kinho.cardoso.9
https://instagram.com/kinho_cardoso?igshid=16a5e1riu5pqu
16h - Bigorna Alada
16h: Eu Acho é Coco! (Vivência)
https://www.facebook.com/euachoecoco
16h - Cordão do Samba do Balaio do Canjico
https://www.facebook.com/balaiodocanjico
17h - Bloco do Litraço
https://youtube.com/channel/UCxUC4EBZaFMSieaQsx8nTiQ
https://www.facebook.com/blocodolitraco
17h - Bloco Comunidade Boliviana (Vivência)
https://www.facebook.com/kinho.cardoso.9
17h - Bloco do Fuá (Vivência)
https://www.youtube.com/watch?v=Kg9kFk69VRw
18h - Amigos da Vila Mariana
https://www.facebook.com/amigosdavilamariana
https://www.facebook.com/partidodavila
19h - BatucAfro
https://instagram.com/kinho_cardoso
19h - Peruada
https://youtu.be/GdPJnVXNoQ4
20h - Santo Forte de Rua
https://www.youtube.com/SantoForteProducoes
20h - Bloco Secreto


28 de Fevereiro (presencial)
Centro Cultural da Juventude (CCJ)
16h - Ilú Obá de Min

28 de Fevereiro (on-line)
14h - Arrianu Suassunga
https://instagram.com/arrianusuassunga
14h - Bloco Samby e Junior
15h - Turma do Pereira
https://www.facebook.com/turmadopereira1/?ti=as
15h - Eu acho é Coco!
https://www.facebook.com/euachoecoco
16h - Minhoqueens
https://www.sympla.com.br/carnaval-do-bloco-minhoqueens---live-em-casa__1129044
17h - Bloco Tabuleiro
18h - Bloco do Jatobá
https://www.youtube.com/channel/UCpqAMhsZLN7dsLq6KafuTQA
18h - Bloco do Risca Fada
https://www.twitch.tv/riscafada
17h - Bloco Vem Pro Trem da Onze
https://fb.me/e/17FT13XCu
19h - Afoxé Omo Ode
20h - Bloco da Tchaka
https://www.instagram.com/tchakadragqueen/
20h30 - Bloco dos Chicos
https://youtu.be/m4AocOE0E80