Festival Tô Me Guardando - Programação Eventos Especiais

Confira a programação completa

evento: #TODOSPELAVACINA
local/ equipamento: Sambódromo do Anhembi
data:
horário: dia todo
classificação indicativa: livre
duração:

sinopse: A iniciativa Todos Pela Vacina - que reúne organizações ligadas à divulgação científica como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório Covid-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina entre outras - vai pintar #TodospelasVacinas no chão, chamando a atenção para a importância de se garantir que todos tenham acesso à imunização. A ação da pintura será realizado durante o Carnaval pelo coletivo de artistas Nós Artivistas junto com voluntários das Escolas de Samba de São Paulo e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e SPTuris.


formato da apresentação: pintura no asfalto do sambódromo

 

 

 

evento: Manhãs de Carnaval - Exposição digital
local/ equipamento: Praça do Ciclista
data: 13 e 14 de fevereiro (sábado e domingo)
horário: dia todo
classificação indicativa: livre
duração: de 13 a 14 de fevereiro

sinopse: Mostra coletiva com registros de diversos blocos do Carnaval de Rua de São Paulo. A Exposição Digital Manhãs de Carnaval valoriza as memórias coletivas a partir de fotos e vídeos de desfiles carnavalescos de anos anteriores inseridos no espaço público da
cidade enquanto local de fruição.

formato da apresentação: Instalação visual com painel de Led 4m (largura) x 8m (altura); com QRcode que direciona para programação online da SMC.

 

evento: Quando o Carnaval Chegar
local/ equipamento: Theatro Municipal
data: 14, 15 e 16/02
classificação indicativa: livre
sinopse: A memória das festas anteriores e o desejo do reencontro no ano que vem são as forças que movem a ação proposta pelo bloco Explode Coração para o Teatro Municipal.
A ideia é delimitar o perímetro em volta do Theatro com cordas, como fazem os trios, fechando as ruas ao seu redor (2 ruas da Praça Ramos de Azevedo). Esse espaço permanecerá vazio durante os dias de Carnaval evidenciando a ausência das pessoas, enquanto recorda o protagonismo dos foliões na festa e a necessidade da ocupação do espaço público.

No chão das ruas, na parte interna do vazio criado, será escrita em tinta branca a frase: “TÔ ME GUARDANDO PRA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR”. Também serão instaladas faixas brancas no edifício do Theatro Municipal, com trechos da música de Chico Buarque

A noite do domingo de Carnaval, 14/02/2021, marcará a abertura das instalações: juntamente à frase pintada no chão e às faixas no edifício, será instalado um sistema de projeção com as cores do arco-íris em parte da fachada do Theatro e com vídeos de carnavais anteriores da cidade de São Paulo, pelo restante do edifício, criando um Carnaval virtual. Os vídeos serão escolhidos a partir de arquivos do bloco Explode Coração, bem como de arquivos de outros blocos do carnaval de rua.

formato da apresentação: intervenção artística

 


evento: Carnaval Virtual do Bloco Afro Ilú Obá De Min
local/ equipamento: Centro
data: 12/02
horário: 20h
classificação indicativa: livre
duração: 60 minutos
sinopse: Projeção de vídeo em 4 pontos do centro da cidade, onde o cortejo do Bloco Afro Ilú Obá De Min passa, totalizando 60 minutos de atividade. Em 3 pontos serão projetados por um período de 15 minutos cada, imagens do Bloco desfilando pelos respectivos locais e na última parada que será no Largo do Paissandu a projeção do Manifesto Ilú Obá De Min – Carnaval 2021 produzido pelo seu núcleo de audiovisual com direção de Daiane Pettine.
No decorrer do trajeto um telão de LED acoplado no carro de som transmitirá as imagens ininterruptamente. O manifesto foi criado para o lançamento do tema de carnaval 2021 –“Pequenas Grandes Áfricas #esuasencruzilhadas.
É com essa projeção que queremos preencher o vazio das ruas que nos recebe todos os anos e manter a nossa essência e axé no período que aconteceria o carnaval 2021.
formato da apresentação: intervenção artística

 

 


evento: Carnaval no Pote
local/ equipamento: Heliópolis
data: 13/02
horário: a partir das 10h
classificação indicativa: LIVRE
sinopse: O projeto Carnaval de Pote, da Cia Caju Azul, vai distribuir mil “potes de carnaval” em regiões vulneráveis de São Paulo. Os potes serão um convite para que as crianças e seus familiares coloquem a mão na massa e criem suas próprias fantasias e brinquedos. Seu objetivo é desenvolver criatividade, arte e imaginação.

Também será disponibilizada uma oficina para a montagem da fantasia e uma playlist com a temática do carnaval.


formato da apresentação: intervenção artística

 

 

evento: Bixiga-se - "Carnavais que se entrecruzam"
local/ equipamento: Bixiga (espalhado pelo bairro)
data: 20 à 28/02/2021
horário: dia todo
classificação indicativa: livre
sinopse: A celebração carnavalesca neste projeto vem em forma de passeio virtual pelas ruas e becos do bairro do Bixiga, contando algumas histórias dos blocos de carnaval da região, brincantes, baterias e muito samba no pé.

O projeto tem como objetivo explorar as ruas destes trajetos carnavalescos de forma interativa a partir de totens que serão instalados no bairro.


formato da apresentação: intervenção audiovisual

 


evento: Peculiaridades do Samba Paulista, com Thobias da Vai-Vai
local/ equipamento: online - canais da SMC
data: 23/02
horário: 20h
classificação indicativa: livre
duração:
sinopse: Mini-curso em 5 partes aborda as particularidades do samba de São Paulo, suas origens, principais representantes, o nascimento das escolas de samba e muitas outras histórias vivenciadas pelo ícone do samba paulista Thobias da Vai-Vai, responsável pela condução das vivências.

formato da apresentação: vivência online (audiovisual)

 

 


evento: Sorriso na Máscara - Especial de Carnaval
local/ equipamento: varios (29 locais abertos)
data: 13 e 14/02
horário: 09h às 17h
classificação indicativa: livre
sinopse: O projeto Sorriso na Máscara retorna durante o Carnaval para reforçar a importância dos cuidados na prevenção da covid-19; A ação envolve quarenta artistas em mais de 29 comunidades e pretende conscientizar a população de forma lúdica sobre o uso de máscara no dia-a-dia.

formato da apresentação: intervenção artística presencial

 


evento: MINHOQUEENS NA JANELA
local/ equipamento: janelas do centro (Santa Cecília, República, Barra Funda)
data: 21 de fevereiro
horário: 13h às 17h, 5 entradas de 10 minutos a cada hora
classificação indicativa: livre
sinopse: No dia 21 de fevereiro (domingo), 5 Drag Queens (Mama Darling, Mackaylla Maria, Paolla Cadillac, entre outras) vão fazer performances curtas, de 5 a 10 minutos, em janelas de apartamentos diferentes na região central de São Paulo (Santa Cecília, República, Barra Funda), performando e dublando hits da música Pop e mostrando que dá pra pular o carnaval com segurança e dentro de casa. As intervenções serão registradas em vídeo e, posteriormente, o material editado será publicado nas redes do Minhoqueens e nos canais da Secretaria de Cultura. Além disso, espera-se que a ação ao vivo seja compartilhada pelas pessoas (e viralize nas redes sociais).
formato da apresentação: intervenção artística presencial

 

evento: A ESPETACULAR CHARANGA DO FRANÇA - NUNCA NÃO É CARNAVAL
local/ equipamento: Santa Cecília / https://www.youtube.com/thiagosax
data: 28 de fevereiro
horário:
classificação indicativa: livre
sinopse: Para matar a saudade, a Charanga leva sua tradicional alegria carnavalesca para dentro da casa dos foliões com uma apresentação musical especial transmitida no dia 28 de fevereiro, além de relembrar carnavais passados com banners espalhados pelo trajeto do bloco, dois episódios do podcast "Sabe Som" com histórias do Carnaval de São Paulo e uma obra criada exclusivamente para um muro no bairro de Santa Cecilia.
formato da apresentação: intervenção artística presencial e live musical