No mês do Rock, SMC anuncia intervenções urbanas e programação online especial

Projetos como SP Rock Mapping e Recriando Capas de Discos Famosos unem música, tecnologia e artes visuais em diversos pontos da cidade; Entre os destaques, lives com Cólera (12/7), Clemente (13/7), Statues on Fire (11/7), Cerberus Attack (12/7) e DJ set com Lucio Ribeiro (19/7), que acontecem nas páginas de Facebook das Casas de Cultura e Centros Culturais

 A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia sua programação especial de julho em comemoração ao Mês do Rock. O gênero, que é comemorado mundialmente no dia 13 de julho, ganha programação especial nas redes sociais das Casas de Cultura e Centros Culturais, equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Todos poderão comemorar o Mês do Rock de suas casas, com toda a criatividade e segurança que esse momento exige, com apresentações ao vivo, instalações, intervenções e projeções.

Entre os destaques da programação, está o SP Rock Mapping. A iniciativa, feita em parceria com a Ateliê Digital Analógico em co-produção com Artéria e Desmonta,  apresenta artistas do rock que desenvolvem trabalhos ligados às artes visuais, unindo o rock à linguagem do vídeo mapping. Quatro empenas na Rua Augusta recebem projeções, transmitidas ao vivo por streaming, com trilha sonora de Ratos de Porão, Orquestra Vermelha, Test, Magüerbes / SHN e Verônica Decide Morrer, além de pílulas de homenagens à cantora Rita Lee. Os shows acontecem nos dias 18 e 19. Já o projeto Recriando Capas de Discos Famosas reproduz, em formato gigante, capas icônicas de álbuns como Abbey Road, do The Beatles, e 1993, de Rita Lee. A ação acontece em diversos espaços públicos da cidade, como o Largo da Batata e o Vão Livre do MASP.

As ações urbanas incluem também a instalação audiovisual Tô no Rock!, no Terminal Barra Funda, com tecnologia Kinect para desbloquear e interagir com o conteúdo sobre a história de bandas e de músicas marcantes do rock; as intervenções Rock nas Ciclovias com adesivos de figuras icônicas do rock espalhados pelas ciclovias da cidade e Infláveis do Rock no Theatro Municipal e Vão do MASP; a Rock Wall, com imagens de grandes artistas nos muros do Parque Augusta; a fachada do Centro Cultural Olido, que recebe instalação com discos de vinil; e os Ônibus do Rock, com cinco ônibus circulares de diferentes linhas da cidade adesivados em comemoração ao Mês do Rock (6093-10, 8400 – 10, 719P – 10, 2666 – 10 e 6835- 10).

Entre as apresentações transmitidas pelas redes sociais, está uma das mais antigas bandas em atividade e de maior representativade do punk rock: o Cólera, que faz live no dia 12 de julho, às 18h, na página do facebook da Casa de Cultura de Parelheiros. Outro grande representante do punk rock pelos anos à frente do Inocentes, Clemente Tadeu faz show especial no dia 12 de julho, às 20h no facebook do Centro Cultural da Penha.

A banda Statues on Fire, grupo de punk rock formado em 2013 que tornou-se referência nacional e internacional com sua levada pesada e moderna, entrará ao vivo dia 11/7 no Facebook da Casa de Cultura São Rafael e dos próprios artistas, às 19h. Outro destaque é banda Cerberus Attack, banda paulistana que usa toda a velocidade e o peso do thrash metal para abordar assuntos como a injustiça, pobreza e a política, com uma live dia 12/7 no Facebook da Casa de Cultura São Mateus, às 15h.

Referência quando o assunto é rock e pop, o jornalista musical Lucio Ribeiro preparou um set especial para a discotecagem que passa pelos 50 anos do rock na live do dia 19/7, às 16h, no Twitch @centroculturalolido.

Confira toda a programação do Mês do Rock:

Especial Semana do Rock:

SP Rock Mapping (empenas da r. Augusta)
Streaming no Youtube da SMC

18/07
19h - Verônica Decide Morrer (30 minutos)
19h40 Orquestra Vermelha (50 minutos)
20h40 Test (30 minutos)
21h20 Magüerbes / SHN (30 minutos)
22h - Ratos de Porão (30 minutos)

19/07
19h - Test (30 minutos)
19h40 - Verônica Decide Morrer (30 minutos)
20h20 - Magüerbes / SHN (30 minutos)
21h - Ratos de Porão (30 minutos)
22h - Orquestra Vermelha (50 minutos)

Recriando Capa de Discos Famosos
The Beatles - Abbey Road na Av. Paulista - Vão do MASP
Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos no Largo da Batata
Cássia Eller - O Marginal na Praça da República
Rita Lee – 1993 no Viaduto Santa Efigênia
Sepultura - Roots (1996) em frente ao Centro Cultural Grajaú (praça)

Lives

Casas de Cultura

Santa Ignorância
Banda de Rock formada em 2013, atuante na cena underground paulistana, com inúmeras apresentações. Gravou 2 Ep's, o primeiro, em 2015, com 10 faixas (quando a banda ainda chamava-se: "Sta Ignorância e as 3 Marias") e o segundo em 2018 (esse já com o nome compacto: "Sta Ignorância - In Tha Rause") com 19 músicas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã e artista. Dia 03/07/2020 às 18h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim


Ronaldo Estevam
Compondo a programação do mês do Rock Ronaldo Estevam faz uma apresentação musical em voz e violão, interpretando seu repertório autoral, selecionado de seus 12 álbuns, lançados ao longo de sua carreira.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã e artista. Dia 10/07/2020 às 18h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Perfil 20 anos Sujeito na Estrada com Isaias jacinto Teixeira
Cantor e compositor Sujeitorock vem tocando sons produzidos ao longo de seus 20 anos de carreira, passando pelo Pop Rock e Ska em versões acústicas e apresentações intimistas com bastante descontração.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã e artista. Dia 10/07/2020 às 20h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Statues on fire - Live acoustic
Statues on fire é uma banda de punk Rock formada em 2013 que conta com três discos lançados por gravadoras da Alemanha e USA. A banda fez cinco tours pela Europa e é referência no gênero Rock atualmente.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e dos artistas. Dia 11/07/2020 às 19h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Ururai Sound com Ronaldo Ferro & Gabriel Tavares
Com uma sonoridade de misturas de estilos, vigor e criatividade unidos à sua fonte inspiradora, o Rock, Ronaldo Ferro mostra o ritmo do vai e vem, do bairro para o centro da cidade, orgulhoso da história de seu lugar, como marco cultural, local onde nasceu, cresceu e sempre morou. Abordando temas autobiográficos e sempre procurando uma nova expectativa para demonstrar suas reflexões, no "Ururai Sound" onde registra com clareza o underground, o tribal e o urbano das canções e temas instrumentais que pratica.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 12/06/2020 às 20h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Os 13 - Festival Rock em Live
Em apresentação adaptada para o formato de live, para atender ao momento atual, a banda de Rock " Os 13" canta músicas autorais, de seu primeiro e do segundo álbum intitulado: "Segue a Vibe", com bastante interação e bate papo, comemorando o dia do Rock junto ao público virtual, com suas canções e bastante entusiasmo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista e artista. Dia 12/07/2020 às 17h. Livre. Grátis.


Maria Fumaça - Festival Rock em Live
A banda de Rock Maria Fumaça trás músicas de seu EP: Bala de Canhão, trabalhado nas redes sociais e agora com o lançamento da música “Legado”, que traz influências de bandas como Charlie Brown Jr. O grupo marca presença no festival on-line em comemoração ao dia do Rock em uma apresentação com bastante peso de guitarras, bateria e repertório com músicas autorais e outros sucessos.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista e artista. Dia 12/07/2020 às 18h. Livre. Grátis.

Uiara Leigo - Festival Rock
A cantora e compositora Uiara Leiggo realiza há 5 anos o Tributo a Cássia Eller - homenagem a uma das artistas com maior notoriedade na música brasileira. A apresentação musical será em quarteto elétrico, com cada integrante de sua casa, em formato de vídeo sincronia.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista e artista. Dia 12/07/2020 às 19h. Livre. Grátis.

Cólera Especial dia do Rock
Cólera é uma banda brasileira de punk Rock formada em 1979, considerada uma das maiores referências do segmento nacional, que traz um show com os maiores sucessos de seus 40 anos de carreira, em formato de live, para celebrar o mês do Rock.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Parelheiros. Dia 12/07/2020 às 18h. Maiores de 10 anos. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Cerberus Attack - Dia do rock
A banda Cerberus Attack fomenta a resistência cultural e artística há mais de dez anos, focando na sonoridade thrash, metal e hardcore na região da Zona Leste Paulista.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 12/07/2020 às 15h. Maiores de 10 anos. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Gritando HC - Dia do Rock
Uma das fortes referências de bandas punk Rock e hardcore brasileiras, mostrando clássicos e músicas novas em sua atual formação para homenagear o dia do Rock.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 12/07/2020 às 16h. Maiores de 10 anos. Grátis
Live ficará gravada: Sim

Banda Agrotóxico - Rock hardcore
Apresentação musical que abordam temas sociais diversos, desde a violência nas grandes cidades, o meio ambiente, a política, e outros temas. Sempre com um forte posicionamento dentro da cena Rock nacional.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M' boi Mirim. Dia 17/07/2020 às 19h. Maiores de 14 anos. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Subalternos Live - Nunca Pare de Lutar
Uma das bandas expoentes da nova geração do Punk Rock irá tocar suas músicas e contará suas vivências sobre dois tours pela Europa, se apresentando em um dos maiores festivais do mundo, como o “Rebellion Festival”.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M' boi Mirim. Dia 25/07/2020 às 20h. Maiores de 14 anos. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

AndraRock em duo - Mês do rock
A banda AndraRock preparou uma live em formato Duo, trazendo músicas autorais para mostrar toda a sua versatilidade, prometendo bastante interação e o requinte do seguimento Rock ao estilo Pop Rock.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael e dos artistas. Dia 25/07/2020 às 20h. Livre. Grátis.
Live ficará gravada: Sim

Desacato Civil Rock
Desacato Civil é uma banda de Hardcore punk de São Paulo. O grupo acredita que existem diversas maneiras de expressar sentimentos e posicionamentos e por esta razão, utiliza a sua música como ferramenta política, sempre pensando em favor de ações coletivas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 26/07/2020 às 16h20. Livre. Grátis.

Ossos Cruzado Rock
Formada em 2015, a banda faz uma mistura entre música pesada, o cinema de terror, o folclore e páginas policiais. Já lançou dois álbuns, tendo o reconhecimento pela mídia especializada e é bastante ativa em participações de grandes festivais, acumulando diversas apresentações no ano de 2019.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã e artista. Dia 30/07/2020 às 20h. Livre. Grátis.

Centros Culturais

Teatro Flávio Império

18/07 - das 14h às 16h
Tarde de Rock no TFI com A Vovó do Rock e o Fusca in Roll, Haxixins e M4vimento
Live no Facebook @teatroflavioimperio

Centro Cultural Penha
9.07 - 20h
Mês do Rock com Subalternos
Live no Facebook @centroculturalpenha

13.07 – 20h
Mês do Rock com Clemente
Live no Facebook @centroculturalpenha

16.07 - 20h
Mês do Rock com Power Blues
Live no Facebook @centroculturalpenha


23.07 - 20h
Mês do Rock com Tauting Glaciers
Live no Facebook @centroculturalpenha

30.07 - 20h
Mês do Rock com Banda Acidental
Live no Facebook @centroculturalpenha

Centro Cultural Santo Amaro
13.06 - 20h
Rock Santo Roll Amaro com Banda Josie do Conselho Público Participativo do CCSA
Live no Facebook @ccsantoamaro

23.7 - 17h
Rock na Live - Elvis Forever com Renato Carlini, sósia n° 8 do mundo
Live no Facebook @ccsantoamaro

30.7 - 17h
Rock na Live - Toca Raul com Adan Andrade, sósia n° 2 do Raul no Brasil
Live no Facebook @ccsantoamaro

Centro Cultural Grajaú
11.07 - 19h
Rafael Lima em Tributo ao Rock Nacional
Live no Facebook @centroculturalgrajau
Centro Cultural Olido
19.07 – 16h
DJ Lucio Ribeiro toca 50 anos de pedradas do rock
Live no Twitch @centroculturalolido