SMC realiza ciclo “Diálogos Cultura Presente - Pensamentos sobre o futuro das artes”

Entre os dias 9 e 13 de junho, projeto promoverá diálogos online para indicar caminhos para as manifestações artísticas no pós-quarentena

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizará, entre os dias 9 e 13 de junho, o ciclo de “Diálogos Cultura Presente- Pensamentos sobre o futuro das artes”. As discussões, online e abertas à população, têm como objetivo indicar os caminhos para as manifestações artísticas no período pós-quarentena, tendo em vista que o setor cultural está sendo um dos mais atingidos pela pandemia do Covid-19. A atividade acontece na plataforma Zoom e será transmitida via Youtube Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo: https://www.youtube.com/smcsaopaulo

A abertura, no dia 9, acontece a partir das 17h com a presença do secretário municipal de cultura, Hugo Possolo. Até o dia 13, serão dois debates por dia, com temas que variam entre “Gestão cultural diante da crise”, “O futuro dos grandes eventos”, “O lugar do artista” e “Novo convívio social: perspectivas no contexto das artes”, entre outros.

Estudos apontam que, com o distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19, os prejuízos da cultura no Brasil podem superar a casa dos R$ 100 bilhões. O tema deveria ser uma preocupação para todas as esferas de Governo, já que a indústria criativa, na qual está inserido o segmento da cultura, emprega 6,2 milhões de brasileiros e gera uma receita superior a R$ 335 bilhões. O setor cultural corresponde a 2,64% do PIB nacional.

Os reflexos não apenas devem afetar toda a cadeia produtiva, como podem ditar a maneira como se faz e veicula arte no País. Afinal, o distanciamento social, evitando aglomerações, deverá ser seguido ainda por tempo indeterminado, tornando urgente pensar em caminhos e alternativas para cinemas, teatros e casas de espetáculos. No cenário internacional, as perspectivas também não são animadoras. Pensando nisso, a SMC convidou personalidades do setor para diálogos que devem girar em torno de quatro eixos temático: Diagnóstico do Impacto da Covid19 sobre o setor Cultural; a Presença de Público nos Espaços Culturais Pós-Quarentena; a Relação Arte e Cidade: Espaços Públicos Abertos para a Cultura; e a Relação das Arte com as Redes e Novas Tecnologia.


Participam das conversas personalidades como Tom Zé, Dráuzio Varella, Lais Bodanzky, Danilo Santos Miranda e Lázaro Ramos, entre outros.

CULTURA PRESENTE:
Nesse momento em que as apresentações artísticas em locais públicos ou privados estão suspensas, a SMC entende a urgência de se pensar em alternativas criativas e inovadoras para apoiar o setor cultural, evitando a sua paralisação. Para isso, foi criado o Projeto Cultura Presente que, até o momento, lançou três chamados e um edital para programação online. Os chamados Bibliotecas Online, Conexão Casas de Cultura e Teatros e Centros Culturais na Rede têm como objetivo amparar a classe artística com contratações para apresentações online, em formatos de "lives", substituindo as apresentações presenciais nos equipamentos da Secretaria. Já o edital "E-Vivências - Memórias, Experiências e Teorias" fomenta atividades de formação, oficinas e palestras online. As contratações deverão ocorrer enquanto os equipamentos da SMC permanecerem fechados.

Serviço:
Ciclo “Diálogos Cultura Presente - Pensamentos sobre o futuro das artes”
Data: De 9 a 13 de junho
Abertura: 9 de junho, às 17h
Transmissão online: Facebook e YouTube da Secretaria Municipal da Cultura

Programação
Dia 9 de junho
Abertura - 17h
Hugo Possolo (Secretário Municipal de Cultura); mediação de Paula Lima (Cantora)

Diálogo 1 - Relação Arte e Cidade: Espaços Públicos Abertos para a Cultura - 19h
Com Gisele Brito (Jornalista – Rede de Jornalistas da Periferia) e Laura Sobral (Arquiteta - Instituto A Cidade Precisa de Você); mediação de Marcos Cartum (Arquiteto - Museu da Cidade de São Paulo)

 

 

Dia 10 de junho
Diálogo 2 – O Lugar do Artista
17h

Com: Elisa Lucinda (Atriz, cantora e jornalista) e Mauro Neri (Artista plástico – “Ver A Cidade”); mediação de Eliane Dias (Empresária – Boogie Naipe)

Diálogo 3 - O Futuro dos Grandes Eventos
19h

Com Stephanie Mayorkis (Produtora Cultural - IMM Esporte e Entretenimento) e Mike Willian (Diretor de Operações - Allianz Park); mediação de Mel Lisboa (Atriz)

Dia 11 de junho
Diálogo 4 - Desafios dos novos protocolos diante das artes
17h

Com Luiz Álvaro (Secretário Municipal de Relações Internacionais) e Dráuzio Varella (Médico e escritor); mediação Erika Palomino (Jornalista - CCSP)

Diálogo 5 – Arte, Público e Ocupação dos Espaços
19h

Com José Celso Martinez Corrêa (Ator e diretor - Teatro Oficina) e Veronica Gentilin (Atriz e dramaturgista - Cia. Mungunzá de Teatro); mediação Pedro Granato (Ator e diretor - Departamento de Teatros e Centros Culturais da SMC)

 


Dia 12 de junho

Diálogo 6 - Gestão Cultural diante da crise
15h

Com Lais Bodanzky (Cineasta - SPCine, Danilo Santos Miranda (Diretor regional - Sesc-SP); mediação de Lázaro Ramos (ator e escritor)

Diálogo 7 – Das soluções geradas na quarentena rumo a novos modelos
19h

Com Ale Santos (Escritor) e Ronaldo Lemos (Advogado); mediação de Rita Von Hunty (Professora e Drag Queen)

Dia 13 de junho
Diálogo 8 – O lugar da mídia especializada no novo contexto
15h

Com Adriana Ferreira (Jornalista- Revista Marie Claire) e Paulo Vieira; mediação de Monique Evelle (Ativista - Desabafo Social)

Diálogo 9 – Novo convívio social: perspectivas no contexto das artes
19h

Com Tom Zé (Cantor e Compositor).

Inscrições:

abertura: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_rf2SnHVIRES3Vzm-6hLgRg

diálogo 1: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nHqS-9m9QK6Ffq784OXVMQ

diálogo 2: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_hEjjiy2jTaKB1SYeTUohXw

diálogo 3: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_gxnZBycwSoSYWoi6WUGIow

diálogo 4: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_gAb9jdzmQHuU3nTccpP1PQ

diálogo 5: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_0vl1epZvRqeAFxkavK6_og

diálogo 6: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Ula9Q2jmSRa3RTnPPXASDA

diálogo 7: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_TFfvNfi1R8OiTp62wxCA_w

diálogo 8: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_-J3xVnwzTUa629rFU9bS2w