Mostra no Centro Cultural São Paulo destaca grandes filmes do cinema sul-coreano

“Made in Korea” exibe longas-metragens como “A Criada”, “Em Chamas” e a trilogia da Vingança de Park Chan-wook

Dirigido por Joon-ho Bong, “Parasita” se tornou o primeiro longa-metragem em língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Após conquistar esse marco histórico, o cinema sul-coreano é tema da mostra “Made in Korea”, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Até o dia 23 de fevereiro, são exibidos outros grandes filmes da cinematografia do país.

Embora o longa de Joon-ho Bong tenha sido o primeiro filme sul-coreano indicado ao Oscar, o cinema desse país já havia conquistado muito antes o alcance global e o prestígio em diversos festivais, como o de Cannes, do qual saíram premiados não só o próprio “Parasita”, mas filmes como “Old Boy” e “Em Chamas”, ambos exibidos na Mostra do CCSP. Com apoio de políticas de incentivo do governo, fortalecidas a partir dos anos 2000, que incluíram até a inclusão da arte cinematográfica no currículo escolar, o cinema cresceu em qualidade, público e crítica. Como resultado, quebrou uma barreira histórica em Hollywood.

Entre os títulos selecionados para a Mostra, estão obras de Park Chan-wook, como “A Criada”, e a chamada Trilogia da Vingança (“Mr. Vingança”, “Old Boy” e “Lady Vingança”), além de outras produções também dirigidas por Joon-ho Bong, como “Mother – A Busca pela Verdade” e “Memórias de um Assassino”.

Segundo o curador do CCSP, Carlos Gabriel Pegoraro, ambos os diretores desenvolvem um cinema de gênero. “Eles sempre trabalham com algum tipo de thriller, comédia e até filmes de monstro”, explica. “No fim, são cineastas que sabem trabalhar com o gênero, mas que registram a marca de autor”. Pegoraro destaca também a força política das obras desses profissionais. “Em alguns títulos, é possível ver as marcas da violência que o país sofreu na mão de uma ditadura de 26 anos”, conta.

A seleção inclui o terror “O Lamento”, de Na Hong-jin. “Park Chan-wook e Joon-ho Bong podem ser nomes mais conhecidos no mainstream, mas Hong-jin possui filmes tão fortes como os demais”, afirma o curador. “’O Lamento’ foca na espiritualidade coreana e no passado violento entre Coreia e Japão”. “Em Chamas”, de Lee Chang-dong, que venceu o prêmio da crítica no Festival de Cannes, e o alucinante “Invasão Zumbi”, de Yeon Sang-ho, também são destaques na programação.

Por Gabriel Fabri

Confira a programação completa no site: http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/made-in-korea/