Centro Cultural Tendal da Lapa - Programação de Março

Março 2020

 

Circo

Cabaré das Mulheres
Em homenagem ao Dia das Mulheres, o cabaré reunirá diversos números circenses e aéreos feitos por artistas femininas.
Quando: 5/3
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre

Circo do Só Eu
O Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou o convite para se apresentar em uma cidade até que recebe outra proposta, muito mais lucrativa, e decide cancelar de apresentação. Zabobrim, o palhaço, tenta apresentar sozinho o espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e mais.
Direção: Ésio Magalhães
Quando: 7/3
Horário: Sábado às 12h
Gratuito
Livre

Trupe DuNavo - Irmãos Carreto
Claudius e Clóvis são dois irmãos que acabam de perder o pai, um homem trabalhador e dedicado à família, e são surpreendidos por uma carta escrita pelo patriarca em seu leito de morte, dividindo seus bens um a um. O que eles não esperavam é que o pai não teria tempo de terminar de escrever a carta. E é aí, diante desse impasse, que vemos nascer em dois irmãos, até então muito unidos, a ganância e egoísmo desmedidos.
Quando: 11/3
Horário: Quarta às 11h
Gratuito
Livre

Cabaré Queer
Em apoio à causa LGBTQI+, o Cabaré Queer apresenta números do circo trans e outros artistas que habitam as siglas.
Quando: 12/3
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
14 anos

Palhaço Desconforto – Biscoitos
Quarto, banheiro, lavanderia e cozinha. É numa casa cheia de surpresas, detalhes e pequenos encantos que vive o palhaço Conforto, sempre ao lado de seu amado porta-retrato que guarda a imagem de alguém muito especial. Um calendário avisa que é dia de visitar a pessoa da foto! É hora de quebrar a rotina, ligar o rádio e se divertir em meio a trapalhadas e bagunça.
Quando: 18 e 21/03
Horário: Quarta às 11h e sábado às 12h
Gratuito
Livre

Fuera
Desde a morte de seus pais, Maria Peligro age como se nada tivesse acontecido, como se eles ainda estivessem ali. Perpetuando os gestos de sua vida cotidiana, ocupa os seus dias em manter e apagar o tempo que passa, com a obsessiva ilusão de preservar o que se foi.
Quando: 19/3
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre

Moulavin
Pode-se esquecer da verdade repetindo uma mentira, uma nuvem de fumaça espessa e intangível. Aqui, uma ópera bufa que conta a história e as visões de um vendedor de fumaça que, cansado de mentir, decide arriscar sua vida por um ideal.
Quando: 21/3
Horário: Sábado às 18h
Gratuito
Livre

Travessuras de palhaço
Inspirado nas esquetes de palhaços, música e a magia do malabarismo, o espetáculo é um convite para participar do universo circense por meio da história de uma trupe de palhaços que disputa um espaço para se apresentar no circo. No meio dessa competição, pouco a pouco eles descobrem valores mais importantes que a conquista do palco.
Quando: 25/3
Horário: Quarta às 11h
Gratuito
Livre

Reprise com Cia La Mínima
O que pode acontecer quando dois palhaços chegam ao local da apresentação e descobrem que foram contratados para o mesmo local, pela mesma pessoa, para o mesmo show e no mesmo horário? Depois de muitas tentativas de provarem um ao outro o quanto poderiam ser superiores sozinhos, eles decidem se juntar e multiplicar seus talentos!
Quando: 28/03
Horário: Sábado às 20h
Gratuito
Livre

Grafite

 

Grafite Feminino
A grafiteira Catha Gomes, com trajetória iniciada nas oficinas do Tendal, vai grafitar partes do Tendal da Lapa em comemoração ao Mês das Mulheres.
Quando: 6/3
Horário: Das 10h às 20h
Gratuito
Livre

Especial Hip-Hop

Batalha da 16
A batalha de rima acontece toda primeira sexta-feira do mês na Favela da 16, no bairro do Morro Doce. Todos podem participar, inclusive as crianças. Em uma edição especial, ocupa o Tendal da Lapa através do convite do Projeto de Hip-Hop Ocupe o Campo de Batalha, que visa fortalecer e valorizar a cultura hip-hop dentro do Centro Cultural Tendal da Lapa.
Quando: 7/3
Horário: Sábado às 14h
Gratuito
Livre

Batalha de break
O Projeto Ocupe o Campo de Batalha, em sua 4ª edição, convida b-boys e b-girls para a primeira batalha de breaking do projeto no Centro Cultural Tendal da Lapa! O Projeto OCP, desenvolvido por uma jovem monitora cultural, tem por objetivo valorizar a identidade e a cultura hip-hop em um espaço que o cenário ainda não está fortalecido.
Quando: 22/3
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

Teatro

Entre Elas com Cia Armárias
Três amigas se encontram para compartilhar um café e o anúncio de um noivado. Durante esta breve convivência, traços de suas identidades são reveladas por provocações que surgem "entre elas" e por questões externas ditadas pela estrutura do sistema em que vivem.
Quando: 26 e 27/3
Horário: Quinta e sexta às 20h
Gratuito
Livre

Mostra Internacional de Teatro – MIT SP

tReta
As várias "tretas" enfrentadas diariamente por jovens periféricos, refugiados e minorias em geral, foram a base de trabalho do grupo Original Bomber Crew. “Tretas” da poli?tica, do patriarcado, do colonialismo e da batalha de breaking que geram embates pela sobrevive?ncia.
Quando: 13 e 14/03
Horário: Sexta e sábado às 20h
Gratuito
16 anos

Infantil

Bora Brincar
O espetáculo foi concebido para mostrar o festejar da cultura popular brasileira, apostando de forma interativa com ritmos como carimbó, ciranda e coco.
Quando: 14/3
Horário: Sábado às 12h
Gratuito
Livre

Teatro Infantil

Tatianices
Com bom humor e música tocada ao vivo, a peça-festa comemora o centenário da escritora Tatiana Belinky, que escreveu em torno de 250 livros infanto-juvenis. o personagem Atemporal conduz a menina Tatiana para sua festa de aniversário de 10 anos e, no caminho, ela encontra personagens que habitam seus livros, mas que ainda não sabe que inventou.
Direção: André Capuano
Quando: 20/03
Horário: Sexta às 10h
Gratuito
Livre

Cultura Indígena

Aldeia Fulni-ô
Trata-se de uma intervenção artística que apresenta a cultura indígena e suas lutas. O modo de ser, uma outra visão de sociedade e como é o dia a dia na aldeia onde eles moram. Vamos confeccionar um artesanato de palha de Ouricuri Sagrado trançando-o, explicando como ele ajudou na subsistência da tribo e como os manteve vivos e unidos.
Quando: 28/3
Horário: Sábado das 10h às 20h
Gratuito
Livre