Biblioteca Mário de Andrade - Programação de Janeiro

Janeiro 2020

 

LITERATURA

Banidos. bate-papo com Ignácio de Loyola Brandão e Laura Mattos, mediação de Maria Fernanda Rodrigues

Obras censuradas no decorrer de três séculos fazem parte dessa exposição do acervo de raridades da Biblioteca Mário de Andrade. Incluem-se desde títulos como Comedia Eufrosina, de Jorge Ferreira de Vasconcellos, peça de teatro do século 16 censurada pela Igreja e incluída no Index de livros proibidos; chegando a Capitães da Areia, de Jorge Amado, incinerado em praça pública pelo Estado Novo, em 1937.
No dia da abertura, 17 de janeiro, 19h, bate-papo vai reunir Ignácio de Loyola Brandão, romancista brasileiro autor de obras que foram censuradas na época da ditadura; e Laura Mattos, autora do recente Herói mutilado: Roque Santeiro e os bastidores da censura à TV na ditadura. Moderação: Maria Fernanda Rodrigues

Datas e horário: Abertura de exposição de livros, 17 de janeiro, 19h.
Exposição: de 18 de janeiro a 13 de março, das 10h às 19h.
Local: Sala de exposições - 3º andar

Uma aula sobre 1984, com Lilia Schwarcz

O romance distópico de George Orwell, um dos livros que mais nos fizeram discutir sociedades totalitárias, acaba de completar 70 anos e será apresentado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, autora do recente Sobre o autoritarismo.

Data e horário: 21 de janeiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Erotismo censurado, aula de Eliane Robert Moraes, com leituras de Helena Ignez

Uma história de autores e obras malditos, de Sade a Hilda Hilst, será apresentada nesta aula de Eliane Robert Moraes, filósofa e ensaísta, uma das mais destacadas especialistas em literatura erótica e proscrita. Trechos escolhidos serão lidos pela atriz Helena Ignez.

Data e horário: 23 de janeiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Poesia sem censura, Oficina com Angélica Freitas

Neste laboratório, comandado pela poeta Angélica Freitas (Rilke Shake, 2007; Um útero é do tamanho de um punho, prêmio APCA 2012) os participantes utilizam o caderno como espaço de experimentação para aguçar suas habilidades poéticas.

Data e horário: 25 de janeiro, das 10h às 13h, e das 14h às 17h
20 vagas, oficina sequencial, das 10h às 13h, das 14h às 17h.
Espaço Tula Pilar Ferreira

Proibidas

A revista literária “Puñado”, editada por um coletivo de mulheres, vai fazer um clube de leitura especial, com trechos de autoras latino-americanas brancas e negras que foram censuradas, proibidas ou sofreram resistência, seja pelo teor político, seja pelo teor moral. Com Laura Del Rey e Raquel Dommarco Pedrão, organizadoras da “Puñado”, e as convidadas Hailey Kaas, Jéssica Balbino, Luciana Bento e Vanessa Ferrari.

Data e horário: 28 de janeiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Marighella, debate com Mária Marighella e Mário Magalhães, mediação Rodrigo Casarin

Personagem da história política brasileira que enfrentou censura tanto em vida quanto após sua morte é o tema desse diálogo que reúne o escritor e jornalista Mário Magalhães, autor de sua biografia, e Maria Marighella, sua neta, que está à frente do relançamento de volume de escritos, Chamamento ao povo brasileiro. Moderação de Rodrigo Casarin.

Data e horário: 29 de janeiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Mulheres nos anos de chumbo, debate com Cláudia Lage, Maria Valéria Rezende e Maria Claudia Badan Ribeiro, mediação de Robson Viturino. Participação especial de Adelaide Ivánova.

As romancistas Claudia Lage e Maria Valéria Rezende e a historiadora Maria Claudia Badan Ribeiro conversam sobre a escrita ficcional e historiográfica que reconstitui a atuação feminina e a repressão de 1964 à reabertura política. Participação especial de Adelaide Ivánova, que apresentará duas performances. Mediação: Robson Viturino

Data e horário: 30 de janeiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

CLUBES DE LEITURA

Clube de Prosa: Balzac e a costureirinha chinesa, de Dai Sijie

Em seu primeiro encontro do ano, o Clube de Prosa, mediado por Heitor Botan e apoiado pela editora Companhia das Letras, discute Balzac e a costureirinha chinesa, de Dai Sijie. A obra que se passa no fim da década de 1960, quando o líder chinês Mao Tse-Tung lança uma campanha que mudaria radicalmente a vida do país - a Revolução Cultural, é uma crônica da vida na China durante a revolução de 1968. Um romance sobre a felicidade da descoberta da literatura, a liberdade adquirida por meio dos livros e a fome insaciável da leitura, numa época em que as universidades foram fechadas e os jovens intelectuais mandados ao campo para serem “reeducados por camponeses pobres”.

Data e horário: 8 de janeiro, 19h
Local: Sala de exposições - 3º andar

45º Café literário discute Livro das horas, de Nélida Piñon.

Em sua 45º edição, primeira de 2020, o Café Literário, sob a curadoria de Jana Soggia, discute o Livro das horas, de Nélida Piñon. Em sua obra, a escritora carioca revive memórias afetivas que emergem a partir de um vertiginoso turbilhão de lembranças e emoções.

Data e horário: 26 de janeiro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

CINEMA

Em janeiro, a Matinê na Mário e o Cinemário exibem títulos nacionais e internacionais com a temática do verão e do calor tão costumeiros do mês. Clássicos como Grease: Nos tempos da Brilhantina e Diários de Motocicleta compõem a programação, além de Moonrise Kingdom, clássico imediato de Wes Anderson, e outros.
Confira a programação completa:

MATINÊ

15/1 - Houve uma vez dois verões (2002), de Jorge Furtado

Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e, juntos, vivem uma intensa paixão. Porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.
12 anos | 1h 15m

22/1 - Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1997), de Jim Gillespie
Em uma pequena cidade costeira, quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das conseqüências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. A vida de cada um dos quatro toma rumos diversos e um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Deste momento em diante mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.
14 anos | 1h 41m

29/1 - Grease: Nos tempos da brilhantina (1978), de Randal Kleiser
Na Califórnia de 1959, a boa moça Sandy e o metido Danny se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia. Quando voltam às aulas, eles descobrem que frequentam a mesma escola. Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy passa tempo com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo. Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos.
12 anos | 1h 51m

CINEMÁRIO

15/1 - Diários de motocicleta (2004), de Walter Salles
Antes de começar seu último semestre de Medicina, Ernesto "Che" Guevara (Gael García Bernal) viaja com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo De la Serna) do Brasil ao Peru de motocicleta. Os dois veem de perto as disparidades da América do Sul, encontrando camponeses pobres e observando a exploração do trabalho por industrialistas ricos. Ao chegar em uma colônia de leprosos no Peru, Ernesto percebe que seus valores haviam mudado.
12 anos | 2h 6m

22/1 - Moonrise Kingdom (2012), de Wes Anderson
Em 1965, residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam e Suzy se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região.
12 anos | 1h 34m

29/1 - E sua mãe também (2001), de Alfonso Cuarón
Julio e Tenoch são dois adolescentes que, junto com Luisa, uma mulher mais velha, embarcam em uma jornada para uma praia paradisíaca. Em uma viagem de carro pelo México, os três acabam se envolvendo e aprendem muito sobre si mesmos e suas relações.
18 anos | 1h 46m


TEATRO

Teatro na Mário: Hamlet Cancelado

Inspirado na obra máxima de William Shakespeare, o ator e diretor Vinicius Piedade apresenta um intérprete inconformado com o cancelamento injustificado de sua montagem do Hamlet. Uma metáfora contundente para ocasiões de censura e perseguição às artes. Hamlet cancelado apresentou-se, em 2019, em onze cidades de Portugal. Em outubro passou pela República Checa e em 2020 tem agenda marcada em quatros países: Mongólia, Ucrânia, Kosovo e Luanda.

Datas e horário: 06, 13, 20 e 27 de janeiro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

O Caderno Rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst, com Iara Jamra, direção Bete Coelho

Uma menina de oito anos escreve um diário com peripécias sexuais. Peça baseada em obra homônima de Hilda Hilst, na fronteira onde se encontram a irrealidade, o tabu, o desejo e a inocência da imaginação infantil. Iara Jamra vive o papel, com direção geral de Bete Coelho e direção de arte de Cassio Brasil.

Datas e horário: 18 e 19 de janeiro, 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Cabaré da Fossa

Entre o humor e o drama, essa leitura homoerótica inclui também canções e cenas de filmes e ficará a cargo de Caetano Romão, Ismar Tirelli Neto e Ricardo Domeneck, com a especialíssima participação de Horácio Costa.
Data e horário: 21 de janeiro, 19h
Auditório: Auditório

Navalha na Carne Negra.
Texto de Plínio Marcos, com Lucélia Sérgio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos, e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo
A peça de 1967 foi vetada pela ditadura, e seu autor, Plínio Marcos, chegou a ter a integralidade de sua obra banida dos palcos. Em cena, tudo começa com o dinheiro deixado pela prostituta Neusa Sueli para seu cafetão Vado. Com Lucélia Sérgio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos, e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo.

Datas e horário: 24, 25 e 26 de janeiro, 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Calabar, texto e música de Chico Buarque e Ruy Guerra
Montagem adaptada por Renata Palottini, com direção de Roberto Ascar

Por uma década ficou censurada esta peça de teatro musicada de Chico Buarque e Ruy Guerra que recupera a figura de Domingos Fernandes Calabar, que tomou partido dos holandeses, contra a coroa portuguesa, durante a Insurreição Pernambucana. Esta adaptação para leitura dramática, com onze atores e três músicos, é assinada por Renata Palottini e é um projeto do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, da ECA-USP. Direção de Roberto Ascar e direção musical de Jean Garfunkel.

Datas e horários: 30 e 31 de janeiro, 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

ARTES VISUAIS

Dupla-central: inserção de obras de 21 artistas na revista de palavras cruzadas "A Recreativa"

Em parceria com a revista de palavras cruzadas e passatempos “A Recreativa”, a mais antiga do país, há mais de 60 anos no mercado e distribuída no Brasil inteiro, Ikrek iniciou um novo projeto de arte impressa: a ocupação da dupla central da revista por um artista contemporâneo. O intuito desse projeto foi criar uma intervenção artística num meio impresso que não circula propriamente no universo das artes visuais, mas que toma a palavra [e seus múltiplos desdobramentos, inclusive imagético] como forma de expressão. Não se trata de um print especial, ou encarte numerado. A obra usa o mesmo papel, impressão e acabamento da revista, misturando-se a ela. Participaram do projeto: Regina Silveira, Pedro Vieira e Thiago Honório, Gustavo Von Ha, Anna Bella Geiger, Fabio Morais, Carmela Gross, Ana Luiza Dias Batista, Jorge Menna Barreto E Traplev, Nino Cais, Adriana Aranha, Ricardo Basbaum, Alice Ricci, Marilá Dardot, Arnaldo Antunes, Nazareno, Rochelle Costi, Clara Ianni, Lenora De Barros, Cildo Meireles.

Datas e horários: abertura: 29 de janeiro, às 19h; visitação: de 30 de janeiro a 18 de março, das 8h às 20h
Local: Hall da consolação