Centro de Referência da Dança - Programação de Março

Março 2020

 

Programação Regular

Ou 9 ou 80
São 9 mortes em Paraisópolis, em São Paulo, e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, Rio. Fora os inúmeros acontecimentos que não são registrados pela mídia. Utilizando essa linha de acontecimentos, essa parceria entre RJ e SP, o espetáculo leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades.
Direção: Kelson Barros
Sala Cênica
Quando: 5/03
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre

Subterrâneo
O espetáculo traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século 19 e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Suburbanos explorados cotidianamente, com suas memórias sendo soterradas e suas vozes abafadas por um regime de extermínio que avança sistematicamente.
Direção e Coreografia: Rubens Oliveira
Sala Cênica
Quando: 6/03
Horário: Sexta às 19h
Gratuito
Livre

O músico e a Bailarina
O projeto nasceu do desejo de proporcionar instantes de reflexão, paz e alegria através de intervenções musicais através de solos de violão com repertório de compositores brasileiros e performances com dança a partir de temas escolhidos. Cria momentos onde a imaginação tome conta do espectador.
Direção: Alberto Chagas
Sala Cênica
Quando: 7 e 8/03
Horário: Sábado e domingo às 19h
Gratuito
Livre

Os Meninos Também Amam
Em seu sétimo ano em cartaz, é um dos espetáculos contemporâneos de temática LGBT com mais tempo em cena no Brasil e no mundo. A Inacabada Cia realiza a edição de número 7 do espetáculo com novos poemas e cenas que atualizam as diversidades das questões do nosso tempo presente. Em cena, jovens artistas LGBTs performam através da poesia, dança e teatro manifestos sobre a afetividade. O projeto Poéticas de Resistências também celebra os 7 anos do coletivo de produções artísticas A Inacabada Cia.
Encenação e Poesias: Rafael Guerche
Sala Cênica
Quando: 19, 20 e 21/03
Horário: Quinta, sexta e sábado às 19h
Gratuito
18 anos

Qu4tro
O solo vem para atualizar as questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-político. 4 etnias, 4 idiomas e 4 continentes resultantes da travessia do oceano Atlântico, idas e vindas diaspóricas, um movimento contínuo ao encontro de novas línguas, novos hábitos, novas culturas que atravessam e transformam um corpo.
Concepção e Coreografia: Lourenço Homem
Sala Cênica
Quando: 26, 27 e 28/03
Horário: Quinat, sexta e sábado às 19h
Gratuito
14 anos

Dançando na Fonte

Lindy Hop: Um Jazz para Dançar
Espetáculo intervenção conduzido por um espirituoso narrador onisciente que, de forma simples e divertida, explica o que é o Lindy Hop, essa dança vintage, afro-americana, embalada pelo ritmo do jazz. Aproveitando as características desse estilo de dança considerado muito à frente do seu tempo, por ser bastante original e inclusivo, a companhia faz uso da linguagem de pantomimas e convida o público a apreciar e experimentar a cultura do jazz, contando um pouco de sua história através de uma série de jogos dançantes, apresentando coreogra?as e desconstruindo as práticas e estereótipos vigentes nas danças de salão.
Direção: Renato Lopes
Quando: 5/03
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Ensaios para Clarice
A intervenção inspira-se nas obras Água Viva. Para não Esquecer e Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector, como forma de celebrar o centenário de aniversário da escritora. Em tempos em que o leitor/espectador está entregue às redes, a obra de Clarice nos convida a contemplar o cotidiano ordinário, rompendo com a banalidade e o tempo, inventando outras possibilidades de existir e se relacionar com o mistério que é o outro. A palavra sempre esteve presente nos trabalhos da Cia. Corpocena como impulso para a investigação de movimento. Ressignificar a obra clariciana no corpo através da dança, cria novas possibilidades de se relacionar, propondo um olhar curioso para a vida, evocando memórias, delicadezas cotidianas e um resgate da própria potência do feminino.
Concepção: Cristiane Santos e Valquiria Vieira
Quando: 12/03
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Turmalinas Negras – Yummi
A apresentação é uma construção ao vivo do vídeo Turmalinas Negras – Yummi, que repercutiu na internet após trazer a discussão do corpo da mulher negra dentro dos perfis que a sociedade nos coloca. O projeto nasce com o desejo de ressaltar e enaltecer as artistas negras através da união dessas potências, construindo e ocupando seus próprios espaços.
Idealização e Direção: Mayara Rosa
Quando: 19/03
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Transversalidades Poéticas – Cursos e Oficinas
Projeto artístico-pedagógico do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, contempla ações que fomentam e qualificam a dança na cidade, investindo em sua pluralidade e singularidade. As oficinas terão início no mês de abril e as inscrições serão realizadas por meio de um formulário online que será disponibilizado através da página do facebook do projeto: @transversalidadespoeticascrdsp

Danças Indianas: Fluxos entre o Tradicional e o Contemporâneo
Professora: Irani Cippiaciani
Quando: 1/04 a 6/05, quarta das 17h às 19h | Gratuito | 18 anos
inscrições até 23 de março

Danças Folclóricas Brasileiras
Professor: Kelson Barros
Quando: 1/04 a 3/06 quarta das 19h às 21h | Gratuito | 18 anos
inscrições até 23 de março

Tango
Professora: Adriana Nogueira
Quando: 3/04 a 22/05 sexta das 19h às 21h | Gratuito | 18 anos
inscrições até 25 de março

Jeito Zumb.boys – Costura
Professores: Zumb.Boys
Quando: 2/04 a 28/05 quinta das 19h às 21h | Gratuito | 18 anos
inscrições até 23 de março

Dança para o chão - Para profissionais
Professor: Henrique Lima
Quando: 1/04 a 13/05 das 15h30 às 17h | Gratuito | 18 anos
inscrição presencial 30 minutos antes