Biblioteca Mário de Andrade exibe filmes de realizadores negros

"Nós", "O Ódio que Você Semeia" e "Infiltrado na Klan" estão na programação de novembro

No Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Mário de Andrade exibe filmes de sucesso com atores, diretores ou produtores negros. As sessões, gratuitas, acontecem nos dias 6, 20 e 27 e trazem sucessos recentes como O Ódio que Você Semeia, de George Tillman Jr., e o vencedor do Oscar Infiltrado na Klan, de Spike Lee. Nas matinês, são exibidos filmes que se tornaram clássicos.

No dia 6, é exibido o divertido Mudança de Hábito, de Emile Ardolino. A comédia traz uma das atuações mais memoráveis de Whoopi Goldberg, papel pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro. Ela também é a protagonista de A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Inspirado no romance de Alice Walker, o filme de Spielberg é exibido no dia 27.

O cineasta Spike Lee tem dois filmes na programação: no dia 20, Faça A Coisa Certa, de 1989, e o recente Infiltrado na Klan, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O primeiro retrata uma confusão quando percebe-se que, em uma pizzaria do Brooklyn, não há nenhum negro retratado na parede de famosos. Já o outro é inspirado na história real de um policial negro que se infiltra na organização racista Ku Klux Klan e é exibido dia 27.

Entre os filmes recentes, está o impactante O Ódio que Você Semeia, de George Tillman Jr., que ganha exibição no dia 6. O longa-metragem é inspirado no livro de Angie Thomas e retrata as consequências do racismo e da violência policial na vida de adolescentes. Já no dia 20, é exibido o filme mais recente do diretor de Corra!, Jordan Peele: o terror Nós conta a história de uma família que, durante uma viagem, é feita refém por uma família de aparência idêntica a deles.

Por Gabriel Fabri

| Biblioteca Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.
| tel. 3775-0002. Dias 6, 20 e 27, 16h e 19h. Grátis.