Casa de Cultura da Vila Guilherme - Programação de Novembro

Novembro 2019

Circo de Ébanos

Apresentação de espetáculo circense, inspirado pela potência humana enquanto ser animal, o instinto, o visceral e a simplicidade do homem contemporâneo, ganham a qualidade de alta tecnologia e resgata a essência da natureza selvagem em nós. Por este motivo, ERANKO, significa animal no idioma africano Yorubá. Haverá apresentação de, contorção, acrobacia, malabares, palhaços e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 02/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.
 

Luedji Luna - Um Corpo no Mundo

Apresentação musical que se fundamenta na ideia do não pertencimento, do corpo que ocupa o espaço, mas não se identifica, e da necessidade de conexão com a ancestralidade. O show aborda o olhar da cantora sobre si mesma e uma proposta para se pensar identidade a partir do contato, ainda que disperso, com os imigrantes africanos em São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 02/11/2019, 20h00. Livre. Grátis.

Coral Oficina Arte e Cultura - A diáspora negra e sua influência na música das Américas

Além de estimular a parceria e o diálogo entre os diversos segmentos sociais, O Coral Oficina Arte e Cultura proporciona uma experiência única para os seus participantes. Partindo da proposta de que para cantar basta querer, o coral é aberto a todos, não fazendo nenhum tipo de distinção entre seus membros. Um dos principais objetivos do cantor e Maestro regente Roberto Mendes Barbosa, é apoiar a diversidade, incentivar e integrar todas as manifestações artísticas possibilitando o acesso a todos.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 02/11/2019, 18h30. Livre. Grátis.

Samba de Roda Nega Duda

Neste encontro Nega Duda canta e dança marcando o ritmo no tradicional bater de palmas e com o auxilio dos tambores africanos percutidos. Considerado obra-prima do Patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco em 2005, o samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan em 2004 e proclamado presente em todo o estado da Bahia. Praticado, principalmente, na região do Recôncavo, de forma simples e com a espontaneidade presente em uma roda de samba.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 02/11/2019, 17h00. Livre. Grátis.

 Cordão Carnavalesco Periafricanista Mukutu Jika-Corpo Fechado

O Cordão Carnavalesco Periafricanista Mukutu Jika-Corpo Fechado participa das comemorações do mês da Consciência Negra do Casarão e tem como ideologia a difusão do samba paulista, seus quilombos, músicas e filosofias africanas. Na roda de samba, o Mukutu Jika-Corpo Fechado apresenta obras autorais e de compositores sambistas da Paulicéia e artistas da música africana, entre eles: Geraldo Filme, Zeca Casa Verde, Toniquinho Batuqueiro, Madrinha Eunice,David Zé, Arthur Nunes, Fela Kuti,Sofia Rosa, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 10/11/2019, 18h00. Livre. Grátis.


Benjamin – O Filho da Felicidade

Um dos criadores do circo-teatro brasileiro, Benjamin de Oliveira era negro, palhaço, ator, compositor, ensaísta, figurinista, autor e produtor cultural. O espetáculo apresenta um recorte da história deste importante artista como ponto de partida para levantar questões relacionadas à afirmação da identidade negra no Brasil, com foco maior no campo das artes. A peça tem direção de Miriam Vieira e dramaturgia de Ronaldo Fernandes que buscam exaltar a Memória dos artistas Negros que foram pioneiros na história da Arte Brasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 16/11/2019, 16h30. Livre. Grátis.


Negralizando o Casarão - Samba Negras em Marcha

O Evento Negralizando o Casarão acontece anualmente na Casa de Cultura Vila Guilherme, sempre no sábado ou domingo que antecede o dia 20 de Novembro. Além de celebrar a Consciência Negra, o evento é um ponto de encontro e mobilização para a grade Marcha da Consciência Negra. Nesta terceira edição participa "O Samba Negras em Marcha", que surgiu em 2015, a partir da reunião de mulheres negras artistas de diferentes idades que se mobilizaram para a Marcha das Mulheres Negras daquele ano. Utilizando suas habilidades nas artes como ferramenta de luta e afirmação, cantoras, dançarinas, atrizes, compositoras, percussionistas e artistas visuais uniram forças para fazer do samba e de outros ritmos afro-brasileiros o pano de fundo das bandeiras de luta contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 17/11/2019, 12h00. Livre. Grátis


ZN Vibe no Novembro Negro - Reggae Arquivo Convida: David Hubbard & QG Imperial (Tributo a Gregory Isaacs)

Apresentação de música Reggae com David Alexander Hubbard, cantor e compositor de Reggae Music, nativo de Georgetown-Guiana e nascido em 1962, começou sua carreira como músico quando tinha 15 anos tocando uma panela de aço de uma maneira notavelmente suave e melódico. Sua jornada musical começou em Barbados, onde atuou como backing vocal e, músico solo no "CARIFESTA" um dos maiores festivais culturais no Caribe. Junto a Banda QG Imperial preparam um grande Tributo a um dos Mestres da música negra Jamaicana, Gregory Isaacs.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 24/11/2019, 16h00. Livre. Grátis

Flavinho Mello e Banda Swing de Mesa

Com uma formação básica de bateria, baixo, trombone de vara e guitarra, Flavinho Mello e a Banda Swing de Mesa resgatam a tradição do autêntico swing jazzístico do samba-rock, das improvisações perfeitas do groove, da alegria do funk e do requinte da soul music, sob um enfoque inovador com a concepção de releituras e arranjos nos ritmos de MPB que contém Tim Maia, Emílio Santiago e demais compositores renomados da música internacional e nacional.

Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 29/11/2019, 19h00. Livre. Grátis