Casa de Cultura do Tremembé - Programação de Novembro

Novembro 2019

Côco para Iemanjá - As Juremas

O coletivo Juremas nasce com o objetivo de apresentar a diversidade das Manifestações Populares que acontecem durante o ano no Brasil como o Côco, Afoxé, Boi, Jongo, entre outros. Unidas pelos tambores, pelo afeto e desejo de fortalecer a cena das mulheres na música; o grupo apresenta canções de domínio público através da linguagem musical compostas por algumas das integrantes do grupo e outras canções que são ensinadas pelos grandes mestres, passando por gerações.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 29/11/2019 20h00. Livre. Grátis.

Eu Amarelo - Cyda Moreno - Espetáculo Carolina Maria de Jesus

Inspirada na obra de uma das mais importantes autoras negras brasileira, este monólogo apresenta uma adaptação dos livros: “Quarto de Despejo, Diário de Bitita e Casa de Alvenaria”, da escritora Carolina Maria de Jesus. Brasileira que inspira entre outras, autoras como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda. A peça apresenta um retrato real e profundo de quem vive à margem das grandes cidades. Com a atriz Cyda Morena, apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: sua estadia na favela que resultou nos diários, a ascensão literária que a tornou um fenômeno editorial de vendas e o seu esquecimento total. Quarenta anos após a sua morte, o Brasil retorna a olhar para as palavras de Carolina que profetizara: “ninguém vai apagar as palavras que eu escrevi.”

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Dia 08/11/2019 19h00. Livre. Grátis.

 

Cuba e Outras Ilhas

No mês da consciência negra, os versos cantados dos autores negros brasileiros que produziram um legado artístico precioso e apreciados por raças e gostos distintos. Com uma formação principal de duas guitarras, um contrabaixo e uma bateria, a Banda Cuba e Outras Ilhas apresenta um show de Pop/Rock nacional com inúmeras referências e estilos que flerta com o antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o sugestivo e a atitude.


Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 09/11/2019 15h00. Livre. Grátis.


Outras Portas Outras Pontes - Cia Sansacroma

Num primeiro momento, o espetáculo trás uma reflexão sobre o apartheid “cordial” existente no Brasil, onde negros operários são tratados como sub-cidadãos e os espaços físicos geram separações. No segundo ato, as cenas mostram o momento, quando a consciência desta separação torna-se indignação e é transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro. Com direção artística de Gal Martins (Prêmio Denilto Gomes 2013 na categoria Difusão da Dança, concedido pela Cooperativa Paulista de Dança), direção coreográfica de Yáskara Manzini, e trilha sonora composta pelo multi instrumentista Cláudio Miranda com os músicos Zinho Trindade e MC Gaspar.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 15/11/2019 às 16h00. Livre. Grátis.

MAX B.O + DJ Nato PK & Trackman na MPC.

Apresentação de Hip Hop com o artista Max B.O., veterano do rap nacional, com 20 anos de trajetória, que acaba de lançar seu quinto trabalho de carreira (segundo álbum), chamado “O.M.M.” – abreviação para “O Mundo é um Moinho” que reúne uma série de participações especiais como: Curumin, Rael, Lúcio Maia, Zé Nigro, Donatinho, Dada Yute, Robinho Tavares, WC e Salazar são alguns dos nomes envolvidos. Produzido e dirigido por Iky Castilho, o disco fala sobre a vida, o jogo, a gira e suas diversas formas de lidar com ela.

Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Dia 22/11/2019 ás 19h00. Livre. Grátis.