Casa de Cultura Raul Seixas - Programação de Novembro

Novembro 2019

Benjamin – O Filho da Felicidade

Um dos criadores do circo-teatro brasileiro, Benjamin de Oliveira era negro, palhaço, ator, compositor, ensaísta, figurinista, autor e produtor cultural. O espetáculo apresenta um recorte da história deste importante artista como ponto de partida para levantar questões relacionadas à afirmação da identidade negra no Brasil, com foco maior no campo das artes. A peça tem direção de Miriam Vieira e dramaturgia de Ronaldo Fernandes que buscam exaltar a Memória dos artistas Negros que foram pioneiros na história da Arte Brasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 17/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.
 

MAX B.O + DJ Nato PK & Trackman na MPC.

Apresentação de Hip Hop com o artista Max B.O., veterano do rap nacional, com 20 anos de trajetória, que acaba de lançar seu quinto trabalho de carreira (segundo álbum), chamado “O.M.M.” – abreviação para “O Mundo é um Moinho” que reúne uma série de participações especiais como: Curumin, Rael, Lúcio Maia, Zé Nigro, Donatinho, Dada Yute, Robinho Tavares, WC e Salazar são alguns dos nomes envolvidos. Produzido e dirigido por Iky Castilho, o disco fala sobre a vida, o jogo, a gira e suas diversas formas de lidar com ela.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 10/11/2019, 17h00. Livre. Grátis.

Viva as grandes Figuras: protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro

Será montado um jogo de caça às grandes figuras, interagindo com as crianças, onde elas deverão encontrar os personagens históricos que contarão suas respectivas trajetórias de vida. O projeto Viva as grandes Figuras: protagonismo negro nas artes do Sudeste brasileiro visa propor ao público infantil uma vivência junto ao universo de alguns dos principais representantes negros das artes do Sudeste brasileiro.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 15/11/2019, 15h00. Livre. Grátis.

Samba das Pretas

“Samba das Pretas” traz em seu repertório, canções próprias como “Pra Comunidade”, letra escrita por uma das integrantes, que retrata a vida cotidiana e alguns dos sonhos dos moradores de Cidade Tiradentes. O Grupo é formado por mulheres que juntas, decidem utilizar o samba como símbolo de resistência aos problemas sociais enfrentados pelos descendentes da diáspora africana.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 20/11/2019, 17h00. Livre. Grátis.

Instantes - Aloysio Letra

Além de trazer canções de Aloysio Letra, são convidados outrxs autores contemporâneos para uma celebração com cantos de inspiração, de origem, afirmação das identidades e potências da negritude. Serão apresentados instantes de interpretações de “Letra” sobre a ancestralidade e sobre a luta afro indígena por sobrevivência e expressão na contemporaneidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 24/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.


Circo de Ébanos

Apresentação de espetáculo circense, inspirado pela potência humana enquanto ser animal, o instinto, o visceral e a simplicidade do homem contemporâneo, ganham a qualidade de alta tecnologia e resgata a essência da natureza selvagem em nós. Por este motivo, ERANKO, significa animal no idioma africano Yorubá. Haverá apresentação de, contorção, acrobacia, malabares, palhaços e dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 20/11/2019, 15h00. Livre. Grátis.

Carolina Maria de Jesus: Consciência, Política e Identidade

O evento Carolina Maria de Jesus: Consciência, Política e Identidade Negra, convida toda a comunidade para refletir sobre: a situação da mulher negra, o racismo, as desigualdades – impactos sociais e políticos na educação, trabalho e renda, família e moradia, identidade e estética negra, cultura afro-brasileira, políticas e movimentos negros.

Haverá rodas de conversas, performances, desfile de moda e apresentações musicais, além de exposições de produtos e culinárias afros.

Evento contará com parceiros e instituições diversas, como: profissionais da área da moda, design, fotógrafos, jornais, revistas, faculdades de moda e escolas de educação infantil e fundamental, além de Ongs, movimentos sociais, artistas e produtores culturais, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 10/11/2019, Das 11:00h às 20:00h. Livre. Grátis.


CATAPPUM

É um espetáculo de Teatro que conta a história de Shortz e Calarças que em uma manhã cinzenta, escutam um barulho que faz todos os habitantes caírem em sono profundo. Em meio a um emaranhado de corpos, Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. O enredo gira em torno da aventura do grande mistério, dos dois atrapalhados palhaços, de descobrir o responsável por fazer a cidade inteira cair no sono. Nessa busca eles se deparam com a falta de comunicação e o medo permanente de dormir a qualquer momento.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 20/11/2019, 12h00. Livre. Grátis.

Swing samba Rock mesa

Swing Samba Rock da Massa é um projeto com a finalidade fomentar e organizar eventos voltados para o resgate da cultura do Samba Rock e a Nostalgia Black que fizeram a história dos grandes eventos de bailes e festas de música negra em São Paulo, e contando a sua história através da dança, músicas e do audiovisual.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 03/11/2019, 14h00. Livre. Grátis.

Catador de canções
O grupo é composto por artistas e compositores paulistas com a proposta de pensar a cidade através da música e da poesia. O show é composto por músicas autorais cujos temas passeiam pelos espaços urbanos, seus conflitos, belezas, desde o ônibus lotado até a beleza do carnaval nas ruas das grandes cidades, seus centros e periferias.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 30/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.

Quebrada instrumental

Com o propósito de influenciar, instigar e divulgar a música instrumental o Quebrada Instrumental é um projeto que acontece na Zona Leste de São Paul. O repertório passeia pelo Jazz, Bossa Nova, Rap e Soul Music e conta com um público fiel de apreciadores da boa música.


Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 10/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.

Descobrindo nossos tesouros

Neste encontro a dupla Descobrindo nossos tesouros: Da África para o Brasil e Mulheres que Ecoam, remonta memórias, através de um baú de riquezas com conhecimentos por meio das palavras, curiosidades e brincadeiras relacionadas com elementos da natureza, Propõem uma viagem pelo continente africano e pelo Brasil além de conhecer histórias de grandes mulheres negras.

Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 20/11/2019, 13h00. Livre. Grátis.