Casa de Cultura do M'Boi Mirim - Programação de Novembro

Novembro 2019

Projeto Raízes Consciência Negra - Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado

Apresentação que vibra a força e a potência das mulheres do samba, composto por Raquel Tobias e Mulheres no Sincopado. Projeto que iniciou em 2018, apresenta sete mulheres que se juntam para uma noite de luta e homenagem ao dia Internacional da Mulher, e desde então, se mantém atuantes nas rodas de samba com um intenso trabalho de pesquisa, resgate e exaltação dos grandes sambas de compositoras e intérpretes do Brasil como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Geovana e Aparecida.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 17/11, 20h00. Livre. Grátis.

Projeto Raízes Consciência Negra - W. Kiss

Projeto Raízes Consciência Negra traz para o palco W. Kiss. Artista que integrou o Grupo SN4 e que atualmente em carreira solo, apresenta um repertório com os grandes sucessos do Hip-Hop e do Pop anos 80 e 90. O artista iniciou sua trajetória ainda adolescente, cantando em festas de bairro e escolas da região sul de São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 17/11, 17h00. Livre. Grátis.

Projeto Raizes Consciência Negra - Fabiano do Guetto

Promovendo a mistura de sambas de raízes e da atualidade, Fabiano do Guetto trará nesta apresentação uma grande variedade de músicas da tradição raiz num projeto musical que contém uma rica sonoridade. Com mais de 20 anos de contribuição à Cultura popular, o cantor vem se apresentando em eventos e festas através do projeto Samba na Praça.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 17/11, 18h30. Livre. Grátis.

Discotecagem com DJ Joilson

Espetáculo Musical de black music, soul, rap e estilo gospel com DJ Joilson. Com 27 anos de carreira ele vem se destacando no cenário gospel com sua influência da black music e seu repertório que exprime ampla diversidade musical. Entre outros, DJ Joilson já dividiu palco com grandes nomes como DJ Alpiste, X Barão, LDias, Discípulos do Rei, Clã dos Loucos, Max Musicamente, Canto Harmônico, Servo Bill.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 17/11, 16h00. Livre. Grátis.

Projeto Raízes Consciência Negra – Deodara

O “África Brasil” é um espetáculo musical que visa celebrar a essência africana e afrodescendente. Será apresentado pelo coletivo musical Deodara, grupo que se dedica a pesquisa das matrizes étnicas brasileiras, africanas e indígenas. Sediado na cidade de Itapecerica da Serra, foi formado em 2012 em busca do aprimoramento nas diversas culturas africanas, como: Contos da Cultura Zulu, Canções do Congo, Kenia, África do Sul, Moçambique, danças e musicalidades africanas.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 24/11, 17h00. Livre. Grátis.

Projeto Raízes Consciência Negra – Mafrika

Com performances de bailarinos, músicos percursionistas e cantores, o espetáculo musical “MAFRIKA, retrata a criação da humanidade. Conta a história do nascimento da cultura africana, que se mistura com a própria origem da humanidade. Com requinte e fidelidade a seus rituais, suas danças e costumes, mostra e traz à tona a essência de seus fundamentos. O espetáculo é composto por 20 pessoas e também retrata a história de Zumbi dos Palmares que lutou pela liberdade do povo brasileiro.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 24/11, 19h00. Livre. Grátis.

Projeto Raízes Consciência Negra - Coletivo Cantos

Apresentação da dança brasileira caxambu, de origem africana, praticada ao som de tambores, com o coletivo Cantos. Através da Roda de Jongo, também conhecido como caxambu e corimá O Coletivo Cantos pesquisa a cultura popular. Esta dança faz parte da cultura afro-brasileira e tem forte influência na formação do samba carioca e da cultura popular brasileira como um todo.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 24/11, 19h00. Livre. Grátis.

Noite dos Tambores

A Noite dos Tambores é um Festival de Música Instrumental Percussiva que reunirá uma mostra da diversidade rítmica de várias matrizes, através de apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas. Este espetáculo traz a presença da resistência e da memória afro diaspórica no Brasil.

A importância de realizar este encontro reside, principalmente, no impacto sociocultural, no sentido de (re)conhecer as diferentes e variadas formas da música percussiva e instaurar a cultura da paz.

Com artistas convidados: Jongo Da Serrinha - (Madureira/RJ), Maracatu Leão Coroado - (Recife/PE), Maracatu Az De Ouro - (Fortaleza/CE), Candombe Do Quilombo Do Açude Serra Do Cipó - (Belo Horizonte/MG); Tambor de Crioula de São Benedito, Juçaral dos Pretos, Mestre Chico, Mãe Kabeca, Mestra Roxa, Mestre Militão, Mestre Eriberto (Prefeito) e Os Coreiros Magno (Maguila) e Marquinhos - (São Luis/MA); Sunu-Gal (Senegal); Samba Lenço – (Mauá/SP); Ilú Egba – (São Paulo/SP); Umoja - (São Paulo/SP); Bloco Afro É Di Santo - (São Paulo/SP) e Renata Prado - (São Paulo/SP).
Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 09/11, 19h00. Livre. Grátis.

Projeto a Voz do Vinil

Neste encontro haverá exposição de capas de discos, objetos antigos e história do disco de vinil, com a participação de DJ's e equipes de discotecagem. Será uma oportunidade para quem gosta, curte e acompanha o movimento do vinil e também para quem ainda não conhece ter o primeiro contato com o vinil, muito utilizado na reprodução de áudios e gravações musicais até início dos anos 90.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 10/11, 18h00. Livre. Grátis.

 


Samba Dá Cultura

Roda de samba mensal, que acontece todo primeiro domingo do mês na Casa de Cultura do M'boi Mirim, com o objetivo de cativar a comunidade e trazer aos mais jovens a conscientização da importância de manter e dar continuidade ao samba de raiz. O samba da Cultura existe há treze anos, desde o ano de 2006.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 03/11, 17h00. Livre. Grátis.

Panelafro

Por meio do maculelê, ijexá, samba de roda côco, ciranda, capoeira e maracatu, o grupo Espírito de Zumbi promove o projeto Panelafro com o intuito de difundir, cultivar e preservar a cultura afro-brasileira, além de bumba, meu boi, forró, rap, afoxé, reggae, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 29/11, 19h00. Livre. Grátis.

 Café filosófico

Através de apresentações o projeto Café Filosófico da Periferia existe há quatro anos e reflete sobre temas contemporâneos pertinentes a realidade do cidadão periférico. Com o tema "Arte e Cultura da Periferia" busca trazer apresentações de dança, literatura, poesia e teatro da arte resistência periférica.

Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha – Jd. Refúgio. Dia 30/11 às 16h00. Livre. Grátis.