Casa de Cultura de Guaianases - Programação de Novembro

Novembro 2019

Batekoo

Com o objetivo de promover a representação de jovens negros periféricos a partir de um movimento livre de preconceitos, que é embalado por ritmos exclusivamente negros como o hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, kuduro, e suas vertentes, Batekoo é um coletivo que promove a liberdade de expressão através da dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 23/11, 16h00. Livre. Grátis.

Maracatu de Baque Virado/Grupo de Percussão Baque CT

Durante o cortejo, o Grupo de Percussão Baque CT contagia e anima o público com seu repertório repleto de composições próprias, inspiradas no Maracatu de Baque Virado e até na mistura dos instrumentos de maracatu com batidas de funk e rap, fruto de recentes pesquisas realizadas pelo grupo. O espetáculo “MARACATU DE BAQUE VIRADO” consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente a Pernambuco, terra das Nações de Maracatu.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 30/11, 15h00. Livre. Grátis.
 

Jongo Dos Guaianás

Como forma de resistência frente as constantes mudanças que ocorrem nas periferias, a Roda de Jongo dos Guaianás, busca valorizar a cultura popular, pois consideram mudanças que podem, muitas vezes, acabar dispersando grupos e tradições. Neste sentido o projeto Jongo de Guaianás, vem contribuir para a difusão do jongo, que é a dança de origem afro brasileira que possibilita a interação, o festejo em grupo, a memória, e ancestralidade.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 24/11, 17h00. Livre. Grátis.
 


Sarau Resistência Preta

Evento reúne diversas linguagens e gêneros literários que dialogam com a cultura afro-brasileira. Encontro é marcado por trocas artísticas, roda literária com escritores de literatura periférica e marginal, além de poesia, danças, músicas relacionada ao Hip Hop, batalha poética, recital e declamações.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 16/11, 16h00. Livre. Grátis.

Eu Amarelo - Cyda Moreno - Espetáculo Carolina Maria de Jesus

Inspirada na obra de uma das mais importantes autoras negras brasileira, este monólogo apresenta uma adaptação dos livros: “Quarto de Despejo, Diário de Bitita e Casa de Alvenaria”, da escritora Carolina Maria de Jesus. Brasileira que inspira entre outras, autoras como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda. A peça apresenta um retrato real e profundo de quem vive à margem das grandes cidades. Com a atriz Cyda Morena, apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: sua estadia na favela que resultou nos diários, a ascensão literária que a tornou um fenômeno editorial de vendas e o seu esquecimento total. Quarenta anos após a sua morte, o Brasil retorna a olhar para as palavras de Carolina que profetizara: “ninguém vai apagar as palavras que eu escrevi.”

Serviço:

|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 22/11, 15h00. Livre. Grátis.