Casa de Cultura do Ipiranga - Programação de Novembro

Novembro 2019

Novembro Negro da Chico Science convida Fórum de Hip Hop do Ipiranga

Fórum de Hip Hop do Ipiranga, trará apresentações artísticas contemplando os 4 elementos da cultura hip hop Rap, Break, DJ e Grafite. O coletivo desenvolve ações artísticas e de engajamento social para crianças, jovens e adultos com a finalidade de aproximarem o público à cultura Hip Hop.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 30/11/2019, 14h00. Livre. Grátis.

Novembro Negro da Chico Science convida Bismas das Acácias - Grupo Raízes

Em comemoração ao 20 de Novembro o Coletivo Raízes trará atividades artísticas em, poesia, literatura, dança, música e brincadeiras; tendo como referência grupos africanos que atuam na defesa e resgate da cultura angolana, como é o caso do grupo Bismas das Acácias, fundado em Benguela no ano de 1984. Projeto de intercâmbio que tem delegação de Angolanos e Moçambicanos, escritores, poetas, dançarinos e músicos, possibilitou uma troca cultural que deu origem a mostra de danças típicas (Koti Kolombula, Ndungo, Ukongo, Firmino, Cidungue, Sindeta).

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 10/11/2019, 16h00. Livre. Grátis.

Novembro Negro da Chico Science convida Bloco ILU INÃ

O Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é uma criação de Fernando Alabê e Fefê Camilo. Ilu Inã representa um "estado de intenção" em fazer abrir cada vez mais caminhos e possibilidades ao povo negro. O grupo visa o reencontro cultural de matrizes africanas com a população afrodescendente de São Paulo através da expressão pela dança dos arquétipos dos orixás e pela musica reimpressa na forma urbana, oriunda dos terreiros de candomblé, que em cortejo e diversificada em timbres e propostas rítmicas, ganha o paço somando-se aos movimentos dos quais se emana, vindos do coro dançante.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 30/11/2019, 14h30. Livre. Grátis.

 

Novembro Negro da Chico Science convida Diáspora Viva

Leitura dramática que visa proporcionar ao público uma vivência junto ao universo de algumas das principais obras montadas pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), criado em 1944 pelo mestre Abdias do Nascimento (1914 - 2011). O grupo apresenta cenicamente ao público fragmentos das principais obras montadas pelo TEN, sendo elas: Filho Pródigo (Lúcio Cardoso); Palmares (Stella Leonardos) e O Imperador Jones (Eugene O'Neill), compartilhando assim a trajetória de processos artísticos criativos que são referência para muitas gerações de artistas negrxs brasileirxs.

Diásporas desenvolve pesquisas e faz residência artística na Casa de Cultura Ipiranga Chico Science, reunindo em seus projetos artistas, historiadorxs e educadorxs negrxs.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 30/11/2019, 17h00. Livre. Grátis.

Novembro Negro da Chico Science convida Afro Raíz

Da música orgânica às bases eletrônicas, o músico Mamah Soares, acompanhado do coletivo Di Tambor, apresenta os desdobramentos de suas pesquisas e vivências musicais a partir da cultura afro-diaspórica, intitulado Afro Raízes. A apresentação mescla referências de diversos países, como Congo, Angola, Senegal, Cuba e Jamaica, com a heranças iorubás e de outras etnias com o drum and bass, o beat black, o hip hop e o dub jamaicano. No repertório estão músicas autorais do grupo, além de clássicos dos compositores Jackson do Pandeiro, Riachão, Luíz Gonzaga e Pinduca.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 30/11/2019, 19h00. Livre. Grátis.

Viva as grandes Figuras: protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro

Será montado um jogo de caça às grandes figuras, interagindo com as crianças, onde elas deverão encontrar os personagens históricos que contarão suas respectivas trajetórias de vida. O projeto Viva as grandes Figuras: protagonismo negro nas artes do Sudeste brasileiro visa propor ao público infantil uma vivência junto ao universo de alguns dos principais representantes negros das artes do Sudeste brasileiro.

Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 30/11/2019, 17h00. Livre. Grátis.