Casa de Cultura do Campo Limpo - Programação de Novembro

Novembro 2019

Novembro Negro da Chico Science convida Bloco ILU INÃ

O Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é uma criação de Fernando Alabê e Fefê Camilo. Ilu Inã representa um "estado de intenção" em fazer abrir cada vez mais caminhos e possibilidades ao povo negro. O grupo visa o reencontro cultural de matrizes africanas com a população afrodescendente de São Paulo através da expressão pela dança dos arquétipos dos orixás e pela musica reimpressa na forma urbana, oriunda dos terreiros de candomblé, que em cortejo e diversificada em timbres e propostas rítmicas, ganha o paço somando-se aos movimentos dos quais se emana, vindos do coro dançante.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 23/11, 16h00. Livre. Grátis.

Banda Kebradeira da Bahia de todos os Santos

Neste espetáculo de música Afro-brasileira, a Banda Kebradeira, sob a regência de Denny's Neves, apresenta um repertório genuinamente de matriz africana. Conhecida nacionalmente, compõe um time de treze músicos, ( na voz, três percussionistas, três linhas de sopro, bateria, guitarra e baixo); todos negros de Salvador, entre eles Zulu ( Africa do Sul), Bembe (Zâmbia), Igbo (Nigéria), Swahili (Quênia), Bembe (Zambia) nas mais diversas linhagens da Bahia, um dos berços da Mãe África no Brasil.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 23/11, 19h00. Livre. Grátis.

Cocão AVoz

Apresentação de música e literatura negra pelo artista Cocão Avoz. Nascido na zona sul de São Paulo, o músico Cocão Avoz está ligado à cultura Hip Hop desde 1999, quando iniciou sua carreira no grupo de rap “Versão Popular”. O trabalho “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Ruas” chega em novo formato, dando um peso a mais nas apresentações do rapper que se destaca a partir do território do Campo Limpo e região da Zona Sul Paulista. Após assumir a direção artística de seu show, Cocão Avoz sobe aos palcos acompanhado por sua banda.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 07/11, 19h00. Livre. Grátis.
 

Eu Amarelo - Cyda Moreno - Espetáculo Carolina Maria de Jesus

Inspirada na obra de uma das mais importantes autoras negras brasileira, este monólogo apresenta uma adaptação dos livros: “Quarto de Despejo, Diário de Bitita e Casa de Alvenaria”, da escritora Carolina Maria de Jesus. Brasileira que inspira entre outras, autoras como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda. A peça apresenta um retrato real e profundo de quem vive à margem das grandes cidades. Com a atriz Cyda Morena, apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: sua estadia na favela que resultou nos diários, a ascensão literária que a tornou um fenômeno editorial de vendas e o seu esquecimento total. Quarenta anos após a sua morte, o Brasil retorna a olhar para as palavras de Carolina que profetizara: “ninguém vai apagar as palavras que eu escrevi.”
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 02/11, 17h00. Livre. Grátis.
 

Cuba e Outras Ilhas

No mês da consciência negra, os versos cantados dos autores negros brasileiros que produziram um legado artístico precioso e apreciados por raças e gostos distintos. Com uma formação principal de duas guitarras, um contrabaixo e uma bateria, a Banda Cuba e Outras Ilhas apresenta um show de Pop/Rock nacional com inúmeras referências e estilos que flerta com o antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o sugestivo e a atitude.

Serviço:

|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 24/11, 17h30. Livre. Grátis.

 

Grupo Cupuaçu de Tião Carvalho

Espetáculo no universo do Bumba meu Boi do grupo Cupuaçu, narra suas raízes africanas e canta a chegada dos indígenas na dança que forma nossa festa popular, nossa música, nosso corpo e nosso ritmo.

O espetáculo ‘Brasil Terreiro’ narrará, dentro do universo de danças do Bumba meu Boi - que inclui danças como o Lelê, o Cacuriá, o Tambor de Crioula, além do próprio auto do Boi - o nascimento do folguedo desde a África até a chegada dos indígenas no auto do Boi e sua influência na dança.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 09/11, 19h00. Livre. Grátis.