Casa de Cultura da Brasilândia - Programação de Novembro

Novembro 2019

Batalha na Brasa

Visando oferecer a cultura do Hip Hop produzida diretamente para a comunidade, a Batalha na Brasa é um evento ligado à dança que tem como objetivo difundir a cultura Hip Hop através de atividades artísticas como, batalhas de danças de rua, shows, rodas e workshops.

O coletivo foi criado em 2016 por jovens moradores da comunidade de Brasilândia com o objetivo de organizar eventos culturais voltados à música e a dança.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 10/11/2019 às 14h00. Livre. Grátis.

Trinca do Rap

Evento que reúne grupos de Rap para celebrar a cultura Hip Hop e o RAP na Zona Norte. Contará com a participação dos grupos PrimeiraMente, Reviva Rap e Fundação RGR, Além do consagrado grupo Facção Central.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 22/11/2019, 19h30. Livre. Grátis.

Sangoma - As Capulanas

Espetáculo teatral que discute temas relacionados à saúde da mulher negra, retratando seis personagens que habitam uma casa sagrada por nome Sangoma e que possuem entre elas laços ancestrais. As protagonistas rompem o silêncio e compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura. A ideia de criar a peça surgiu através de pesquisas que o grupo realizou sobre a relação da mulher negra com a dor e de que maneira isso refletia em sua vida. Além do espetáculo haverá exibição de documentário e bate – papo sobre o tema.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 17/11/2019, 19h00. Livre. Grátis.

Marionetes Cia. Identidade em movimento

Com passos de hip hop e breakbeat o grupo de dança Cia. Identidade e movimento foi criado em 2009 dando continuidade a um projeto de Dança Vocacional com o objetivo de mostrar a contemporaneidade na dança e na vida.
A coreografia do grupo busca expor as formas de manipulações que podem ocorrer em um jogo político, fazendo um contraponto com pessoas alienadas, censuras e dominações; baseados em técnicas de improvisação corporal.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 23/11/2019, 14h00. Livre. Grátis.

Capoeira Família FIU

Apresentação do grupo de Capoeira Família FIU, que surgiu no ano de 2009, dando continuidade ao trabalho que o Mestre Natal já desenvolvia na região da Brasilândia com a arte da capoeira e outros ritmos da cultura popular brasileira, formando muitos atletas capoeiristas, com a vivência de estudos e de experimentos em movimentos corporais da dança negra contemporânea.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 20/11/2019, 09h00. Livre. Grátis.

Festival Sábado Preto

O evento conta com a interação de convidados da comunidade como o Grupo percussivo Groove Total. Resgatar a memória ancestral e projetar o futuro onde pessoas negrxs e todas as ditas “minorias” tenham seu espaço, através da reconstrução de uma cultura que foi quase apagada, é a proposta desta performance. Considerando isto, a atriz Nadiane Santos utiliza as pesquisas de figurino Afro futurísticos como ponto de partida, aplicadas no teatro da comunidade carente da Brasilândia e com a temática afra brasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 30/11/2019, 18h00. Livre. Grátis.

Caravana Preta - Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã

O Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é um cortejo carnavalesco que representa um estado de intenção em fazer se abrir cada vez mais caminhos e possibilidades ao povo negro. O Bloco visa o reencontro cultural das matrizes africanas com a população afrodescendente de São Paulo através da expressão pela dança dos arquétipos dos orixás e pela música reimpressa na forma urbana, oriunda dos terreiros de candomblé.

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 24/11/2019, 14h00. Livre. Grátis.