Peça denuncia violência contra a população negra

“Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã” fica em cartaz entre os dias15 e 24 e faz parte do Mês da Consciência Negra

Um jovem negro da periferia de São Paulo sai de casa para comprar pão. No caminho, encontra um policial, de quem receberá, ao longo de sua trajetória frenética pelas ruas da cidade, 111 tiros. Essa é a premissa de “Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã”, peça que chega ao Teatro Cacilda Becker no dia 15 de novembro. Com direção de Naruda Costa e texto e concepção de Jhonny Salaberg, que integra o elenco ao lado de Ailton Barros e Clayton Nascimento, o espetáculo foi contemplado em 2018 com o IV edital de dramaturgia em pequenos formatos cênicos do Centro Cultural São Paulo.

A peça dramatiza o racismo enraizado na sociedade brasileira. “A proposta é denunciar a violência direcionada à população negra e periférica em São Paulo, no entanto, de forma bastante poética e sutil”, conta Naruda. Essa ideia está presente no próprio título. “O vento é uma metáfora ultrapoetizada do policial que persegue o menino, o picumã”, explica Salaberg. “O vento o espanta, corre atrás dele, não consegue conversar com ele”.

A diretora pensou a encenação de maneira que possibilitasse que os atores combinassem os elementos em cena de acordo com o necessário para cada momento do texto. “Estamos tratando de uma ferida aberta e, portanto, um ‘jogo aberto’ poderia ser uma alternativa interessante de abordagem”, explica Naruda. “A estrutura é uma junção de elementos dispostos em cena: um cenário inspirado no universo da criança e na geografia das periferias paulistanas, músicos em cena, e uma luz bastante sensível ao jogo”, conclui.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 15/11 a 24/11. Sex. e Sáb., 21h. Dom., 19h. R$30. 12 anos