Programação de Novembro - Bibliotecas

Biblioteca Viva

PROJETO ESPECIAL NOVEMBRO NEGRO

Mulheragem a Tula Pilar
Classificação: LIVRE
Duração: 90 minutos

A Mulheragem a Tula Pilar é uma intervenção artística que visa relembrar vida e obra da escritora e atriz. Será realizada a leitura dramática de alguns poemas e trechos dos livros de Tula, onde a plateia será convidada a depor e cantar. Durante a intervenção será realizado um grafite em tela em homenagem a escritora que ficará na Biblioteca. Cada uma das 10 bibliotecas receberá um livro da autora ao final do evento.

Dia 05 de novembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 08 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato


ENCONTRO COM ESCRITORES

Mulheres, negras e artistas. Retratos de Brasil e Moçambique
Classificação: Livre
Duração: 90 min

Como desdobramento do recente intercâmbio para a cidade de Maputo/Moçambique, o Sarau das Pretas recebe as artistas moçambicanas Eliana N’zualo e Mel Matsinhe no projeto Conexões poéticas: Brasil – Moçambique. O projeto inicia-se com uma roda de conversa intitulada Mulheres, negras e artistas: Retratos de Brasil e Moçambique, da qual participam Eliana N’zualo, Mel Matsinhe, Débora Garcia e Jô Freitas, com mediação de Elizandra Souza, tendo em vista a troca de experiências e diálogos sobre a produção cultural de mulheres negras moçambicanas e brasileiras. Após a mesa, haverá uma edição do Sarau das Pretas, na qual Eliana N’zulao e Mel Matsinhe, participarão com performances poéticas.

Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

PROJETO NOVOS MODERNISTAS VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias.
Nestes encontros são realizados conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais.
A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

RAP e Literatura
Autora: Dory de Oliveira
Autor: Gabi Nyagai
Mediação: Vinão AloBrasil

“Toda canção de rap é um poema esperando para ser apresentado”, com os devidos créditos ao crítico literário americano Adam Brandley, essa é uma frase a ser debatida. São questões como essa que conduzirão esse encontro.
Nessa mesa o intuito é promover a reflexão, convocar nossos convidados a compartilhar de suas vivências, ponto de vistas, sobre como o RAP e a literatura são um só nas periferias e como se dão os processos de resistência dessa literatura que não chega nas estantes.

Dia 26 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes


Roda de bate papo com: Pretas Peri
Autora: Jô Freitas
Autora: Tayla Fernandes
Autora: Juliana Jesus
Mediação: Doug

Sarau Pretas Peri é um coletivo de mulheres negras e artistas da zona Leste de são Paulo, que realizam o sarau com resgate da cultura periférica e empoderamento da mulher. Nesta participação no debate literário nas bibliotecas as integrantes do coletivo compartilharão suas experiências e caminhadas ao longo destes anos e como elas veem no dia a dia a importância de manter nesses espaços o resgate a ancestralidade enquanto política de reafirmação e quais os reflexos já vivenciados desde que iniciaram.

Dia 06 de novembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 07 de novembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Intersecções literárias
Autorx: Gabriel Sanpêra
Autora: Ingrid Martins
Mediação: Uma Pessoa

Nessa mesa a temática central são as relações de gênero e sexualidade envolvendo a negritude. Kimberle Crenshaw, mulher negra, quem desenvolveu a teoria da interseccionalidade, discute como são difíceis os caminhos de quem carrega sobre si diversas opressões, a proposta dessa mesa é refletir sobre os reflexos que essas intersecções tem na vida desses autores, como são as devolutivas que recebem das produtoras, editoras e público.
A partir desse diálogo xs poetas nos convidam a refletir sobre nossos papéis enquanto sociedade, trazendo um pouco de seus percursos.

Dia 26 de novembro às 10h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa


Mulheres Negras: Escrita e Emancipação
Autora: Aline Anaya
Autora: Patrícia Meira
Mediadora: Carol D’Oliveira

A escrita aqui é o foco principal, afinal como escrever pode emancipar alguém? Como pode a representatividade na literatura empoderar alguém? Nessa mesa as autoras trazem a luz suas trajetórias, suas histórias e processos de escrevências diante de suas condições enquanto mulheres negras e em como acontece esse processo potente, emancipatório e fortalecedor.

Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José De Anchieta


Descolonizando a literatura
Autor: Cleyton Mendes
Autor: Jô Freitas
Mediação: Andrio Cândido

Descolonizar verbo
1. 1.transitivo direto
tirar o caráter de colônia a.
2. 2.transitivo direto e pronominal
fazer perder ou perder os colonos; despovoar(-se).

A poesia de Alberto de Oliveira é estudada nas escolas, por vezes cobrada em vestibulares e sabemos que o autor escrevia sobre vasos, lembrando que toda literatura tem o seu valor, a questão que fica é porque a literatura que produz realidade e desconstrução em contraponto a um paradigma imposto desde o séc XIV quando se acredita ter iniciado a literatura, já que em África a literatura já estava presentes nos anos A.C., não tem espaço?
Quem produz literatura em massa, produz pra quê? por quê? e pra que?
Por que Conceição Evaristo não entrou na Academia Brasileira de letras e sim um homem branco que aborda a negritude a partir de seu olhar e lugar de colonizador?
A literatura da qual essa roda de debate tem como ideia instigar, nasceu com Cuti, Abdias do Nascimento, Raquel Trindade, Carolina Maria de Jesus e tantos outros que morreram e ainda vivem às sombras.


Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de novembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda


Narrativas poéticas para Liberdade
Autora: Juliana Jesus
Autora: Gih Trajano
Mediação: Gil Douglas

A poesia aqui se apresenta como uma maneira de emprestar sua forma aqueles que no cotidiano tiveram sua liberdade abreviada, mas que através da escrita encontraram lugares, vozes, formas de se expressarem e compartilharem suas vivências dentro e fora do Sistema Penitenciário.

Dia 22 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de novembro às 14:00 - Biblioteca Marcos Rey


Literatura e processos identitários
Autora: Glaucy
Autora: Aline Anaya
Mediação: Kjé

“Mas que nega linda, e de olho verde ainda”... Com tantos estereótipos a serem ofertados no que diz respeito aos corpos das mulheres negras, como se reafirmar e se encontrar em uma literatura que te abarque e te liberte? Esse é o debate proposto pelas autoras e poetas Glaucy e Anaya.

Dia 08 de novembro às 14h00 - Biblioteca Vicente de Carvalho

Poesia da Diáspora
Autora: Bianca Chioma
Autora: Thata Alves
Mediadora: Deusa Poetisa

A poesia da diáspora é aquela que continua dando tom a um legado composto por milhares de povos, milhares de culturas. Fala de África e das tradições de resistência que se mantiveram viva e estão presentes ainda hoje. Viva as LOAS, as Chulas, aos Pontos, aos Cantos, aos Repentes e a Poesia Marginal!

Dia 23 de novembro às 15h00 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos


SARAU


Sarau Pretuá:

Classificação Indicativa: 14 Anos
Duração: 40 Minutos


“Ser preto, pra nois, um patuá.”
O nome Pretuá traz referência aos patuás, objetos de religião africana que são consagrados a trazer em si o axé de um Orixá ou guia de luz, são usados como amuletos de proteção onde é concentrada a energia desejada.
Nascer negro em um mundo que sofreu e sofre com a discriminação racial é ao mesmo
tempo que ser perseguido, também desenvolver sua própria habilidade de se protejer e
reprimir qualquer tentativa de opressão à sua história e etnia. O jovem negro que desde
cedo, sente na pele um passado de injustiças e oportunidades desiguais, cria dentro de si muito mais que resistência, forma consideráveis qualidades por todo enfrentamento do dia a dia. O resultado? Mais Negros ocupando grandes cargos e em merecidas posições, devidamente informados e munidos de toda garra absorvida, mais que isso, desfrutando de uma liberdade que nunca mais será cessada!
A propagação da cultura negra pela informação transformada em música Rap, é o projeto que Pretuá se propõe a realizar juntamente com os artistas Ursso, Sandrao RZO, Bitrinho, Tio Fresh SP Funk, Déborah Crespo, Dow Raiz e Dj Azul. Juntos representando a nova e velha escola do Rap Nacional, trazem suas narrativas poéticas para exaltar: “ser preto, pra nois, um patuá”.


Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 21 de novembro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 22 de novembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 28 de novembro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes

 

 

Cheiro de Canela - Vozes Nordestinas
Classificação indicativa: livre
Duração: 45 min

Cheiro de canela: Vozes Nordestinas é um projeto das artistas Negra Cinthia, Isabela Almeida e Aryani Marciano sempre acompanhadas de instrumentistas e Dj ?s que embalam canções de própria autoria e grandes sucessos de vozes femininas que representam o nordeste. Cada uma dentro de sua história, ao contrário do que podem julgar olhares homogeneizantes sobre a trajetória de vida das mulheres negras, contribui com suas referências diversas, enquanto encontram as estruturas rítmicas e harmônicas que ecoam na mesma sintonia: rap, afoxé, samba-reggae e música afro-cubana.

Dia 01 de novembro às 18h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 05 de novembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 06 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 07 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 07 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 08 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 09 de novembro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 13 de novembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte

Palavras Preta, Rimas e Poesias: Palmares, Quebradas, Favelas e Literatura Musical:
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
O Show Circuito de Bibliotecas - Palavras Preta, Rimas e Poesias: Palmares, Quebradas, Favelas e Literatura Musicais convida DJ Lobato, Edição Especial NOVEMBRO 2019. Irá realizar shows nas bibliotecas temáticas da cidade, em acordo com a programação cultural do mês de novembro de 2019. O projeto visa o incentivo e difusão a cultura negra, proporciona a população e frequentadores do equipamento o acesso a bens e serviços culturais, promove o incentivo a leitura e a criação artística autoral e seus processos reflexivos.
Dia 01 de novembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 06 de novembro às 10h - Biblioteca Profº Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 06 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 08 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 12 de novembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 13 de novembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 13 de novembro às 15h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 15 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de novembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

Sarau do Meio do Mundo
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

O Sarau no Meio do Mundo surgiu da necessidade de se ter espaços de reflexão e compartilhamento de ideias dos artistas e escritores do território. Além da poesia como carro chefe, a música também é muito presente no sarau, que conta com apresentações de diversas linguagens artísticas.

Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 30 de novembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

Sarau Resistência Periférica
Classificação: 12 Anos
Duração:

SARAU RESISTÊNCIA PERIFÉRICA é a união de alguns dos melhores poetas e escritores da cena dos saraus e slams de SP, com performances em grupo e individuais, que refletem a resistência estética e literária das periferias. Edição Especial: CONSCIÊNCIA NEGRA.

Dia 13 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 22 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 23 de novembro às 16h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 26 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 29 de novembro às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 29 de novembro às 19h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de novembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes


Sarau: Descolonizando Pensamentos
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

Descolonizar pensamentos. Reconstruir os padrões a partir de uma narrativa que possibilita a emancipação do povo preto. Neste sarau os poetas e MC’s compartilham poesias autorais e de autores e autoras negrxs como Maurinete Lima, Conceição Evaristo, Esmeraldo Ribeiro e Adbias do Nascimentos.

Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 14 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 21 de novembro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 22 de novembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 27 de novembro às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 28 de novembro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes


Sarau com Avante O Coletivo
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos

Avante o Coletivo, grupo da Zona Sul de SP (Heliópolis) formado por Jota-Be, U-China e Xuvisco, juntos desde 2007 vem com o propósito de multiplicar o conhecimento através da cultura hip-hop, trazer informação e discernimento ao jovem de periferia utilizando a música como forma de diálogo. O grupo traz como bagagem toda consciência adquirida nesses anos de empenho pela cultura, além de já terem realizado diversos shows e viagens pelo país, tiverem também oportunidade de construir parcerias com artistas internacionais e nacionais, levando sua ideologia e musicalidade pela Alemanha, França, Suécia, Estados Unidos. Hoje em forma de Sarau, Avante o Coletivo transpõe todo conhecimento absorvido em seus 12 anos de atividade em um bate papo interativo com o público, seguido de um Pocket Show demonstrando suas músicas autorais. Para essa apresentação o coletivo conta com a participação especial do DJ e rapper Bruno Vieira.

Dia 01 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 05 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 06 de novembro às 10h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 27 de novembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 29 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César


Sarau das Bibliotecas Convida
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos

Todos os sábados às 14h00 ocorrem saraus multilinguagens nas bibliotecas municipais, com o intuito de difundir a poesia escrita e falada. Os Saraus contam com a participação de Mc's, Rappers, Arte-educadores e poetas marginais que dividem com a gente as suas escrevivências.

Sarau das Bibliotecas Convida: Joy Amaru e Denna Souza

Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal


Sarau das Bibliotecas Convida: Dada Yute e Dyouruba

Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay


Sarau das Bibliotecas Convida: Pezê e Mads
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Sarau das Bibliotecas Convida: Negretti e Tiago Delau
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Sarau das Bibliotecas Convida: Raphael Brandão e The Lira
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Sarau das Bibliotecas Convida: Malibre e Pjiusan
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Sarau das Bibliotecas Convida: Bianca Hoffman e Eliefe
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’anna
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’anna
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Nuto Sant’anna

Sarau das Bibliotecas Convida: Malokeiro Anônimo e Torya
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Sarau das Bibliotecas Convida: Caio Moura e Flip
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Sarau das Bibliotecas Convida: Magrolis e Yago
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Sarau das Bibliotecas Convida: Nath MC e Muka MC
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite

Sarau das Bibliotecas Convida: Them Com e Se7h
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Sarau das Bibliotecas Convida: Bruno e Luís Claudio
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Sarau das Bibliotecas Convida: Daniel e Tayla
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia

Sarau das Bibliotecas Convida: Geovana e Lucas
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte

Sarau das Bibliotecas Convida: Evelyn e Rogério
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Sarau das Bibliotecas Convida: Edgard e Rafael
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

 

TEATRO

 


O Canto de Assaré

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 40 minutos

Zé é um andarilho que anda por aí com um livro de cordel de cidade em cidade desse nosso nordeste, recitando as poesias do poeta e cordelista Patativa do Assaré. Pois ele percebe que naquela folhas de papel esta retratado todo sofrimento e alegria de um povo que carrega beleza no seu jeito de ser e traz a garra de viver . E Zé se nesses versos.

Dia 01 de novembro às 17h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 06 de novembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 21 de novembro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 27 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

BRINCANTE

Batakerê - Cânticos que Encantam
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos

Inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país, “CANTICOS QUE ENCANTAM” é o diálogo das Cirandas, dos afoxés, dos maculelês, das capoeiras, dos cocos de roda, dos sambas de roda, dos jongos, dos sambas reggaes, das puxadas de redes, das percussões corporais, das danças de rua, dos cacuriás, das brincadeiras e dos bumbas meu boi, que se fundem em uma só voz, em só corpo, desabrochando em um brincar interativo, integrando público e os artistas em só energia.

Dia 06 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 08 de novembro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 12 de novembro às 17h30 - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 19 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 25 de novembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 27 de novembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 29 de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Chácara do Castelo

Vem Brincar!
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

RELEASE:
Tá na hora, VEM BRINCAR! Tem histórias mágicas para ler na praia literária, uma piscina de bolinha com diversos livros para serem desbravados. Tem brincadeira popular. Tem bolinha de sabão, para imaginar de montão. Brincadeira de roda, ciranda e bambolê, só quem não pode ficar de fora é você!!
Chama todo mundo e VEM BRINCAR!!

SINOPSE:
A intervenção Vem Brincar! ressignifica espaços por meio das brincadeiras populares brasileiras, propondo a criação de um ambiente de contação de histórias, uma área de oficinas infantis, intervenção com bolhas de sabão, espaços com diversas brincadeiras que estimulam a musicalização e o contato com elementos da natureza, onde crianças junto a seus pais e mães se divertem com brincadeiras atemporais. Ressignificar espaços públicos com brincadeiras simples e que estiveram presentes em todas as infâncias desempenha um papel importante em um momento em que a diversão está ligada de forma mais incisiva a tecnologia.
A recreação possibilita respiro para a realidade no ambiente urbano e estes fatores ajudam no desenvolvimento das pessoas e em especial das crianças pois é brincando que elas se desenvolvem e compreendem o que é a conviver em sociedade, cuidar do meio ambiente de cada local e ajudar a transformar a rua em locais de acolhimento para brincar.

Dia 01 de novembro às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 05 de novembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 06 de novembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 08 de novembro às 14h - Biblioteca Profº Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 12 de novembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

 

CULTURA POPULAR

Mestre Zé Negão - Coco de Senzala
Classificação: Livre
Duração: 90 min

A vivência aborda a história e prática do Coco de Senzala, tradicional ritmo da cultura popular pernambucana, a partir da transmissão de saberes com base na tradição oral e possibilitando a garantia dos direitos culturais e direito à memória.
Na vivência são ensinadas as técnicas de execução do ritmo nos instrumentos tradicionalmente utilizados no Coco de Senzala, como tambor, atabaque, mochila, agogô e pandeiro permitindo ao participante também conhecer a forma de confecção e contexto histórico desses instrumentos. Toda essa historicidade é trazida pelo Mestre na Oficina de forma que a mesma, além do repasse das formas de tocar, cantar e dançar é um momento de partilha de saberes ancestrais de uma tradição.

Dia 14 de novembro às 19h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 19 de novembro às 19h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 21 de novembro às 19h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 22 de novembro às 19h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 23 de novembro às 16h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 23 de novembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de novembro às 19h - Biblioteca Brito Broca
Dia 28 de novembro às 19h - Biblioteca Brito Broca
Dia 29 de novembro às 19h - Biblioteca Brito Broca

Mestre Nilton Junior - Coco de Toré:
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

A vivência proposta por Nilton Junior e o Pandeiro do Mestre sobre a manifestação popular COCO DE TORÉ - O MISTÉRIO DA DANÇA CIRCULAR ANTI HORÁRIA é uma imersão teórica e prática no processo civilizatório que criou as condições necessárias para o surgimento da cultura brasileira. Tendo como arquétipo histórico o advento da escravidão indígena e africana em suas variações regionais e consequências o participante é conduzido até uma auto compreensão do surgimento em si mesmo, do interesse, pela prática de algum instrumento e pela participação em alguma manifestação específica da cultura popular.
É especialmente levado à compreensão do Coco de Toré como sendo um 'primeiro samba'. Célula Mater de todas as outras manifestações culturais de origem afro-amerindia no Brasil.

CRONOGRAMA DA VIVÊNCIA: COCO DE TORÉ - O MISTÉRIO DA DANÇA CIRCULAR ANTI HORÁRIA.

1° ENCONTRO - A FORMAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Uma abordagem teórica sobre a formação étnica e cultural do Brasil a partir da experiência nordestina da colonização e da escravatura.

2° ENCONTRO - A FORMAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Uma abordagem teórica sobre a formação étnica e cultural do Brasil a partir da experiência nordestina da colonização e da escravatura.
•Gilberto Freyre
•Sérgio Buarque de Holanda

3° ENCONTRO - A FORMAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Uma abordagem teórica sobre a formação étnica e cultural do Brasil a partir da experiência nordestina da colonização e da escravatura.
•Darcy Ribeiro
3° ENCONTRO - A COMPOSIÇÃO E A IMPROVISAÇÃO DE VERSOS NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES.
Técnicas de estruturação e desenvolvimento da habilidade de conceber versos criados de modo instantâneo (improvisados).
•Mestres Repentistas
•Mestres de Coco

4° ENCONTRO - A COMPOSIÇÃO E A IMPROVISAÇÃO DE VERSOS NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES.
Técnicas de estruturação e desenvolvimento da habilidade de conceber versos criados de modo instantâneo (improvisados).
•Mestres de Maracatu
•Mestres Cirandeiros

5° ENCONTRO - A COMPOSIÇÃO E A IMPROVISAÇÃO DE VERSOS NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES.
Técnicas de estruturação e desenvolvimento da habilidade de conceber versos criados de modo instantâneo (improvisados).
•Mestres Jongueiros

6° ENCONTRO - A DANÇA CIRCULAR ANTI HORÁRIA - Teoria e Prática.
A ritualística do catarse na dança circular anti horária e a conexão com os planos espirituais. A experiência ritualística no Toré, na Jurema Sagrada, no Candomblé, na Umbanda, e nos folguedos populares oriundos dessas matizes etnico-religiosas. A prática da Dança Circular Anti Horária.

7° ENCONTRO - A PRÁTICA INSTRUMENTAL
Técnicas de execução instrumental.

8° ENCONTRO - VIVENCIANDO A SAMBADA DE COCO

9° ENCONTRO -ENCERRAMENTO - A DANÇA DO TORÉ.

10 º ENCONTRO – SHOW DE ENCERRAMENTO

Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 18 de novembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 27 de novembro às 16h - Biblioteca Jayme Cortez


INTERVENÇÃO

Gibiteca Balão
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 min
Mediação e orientação de leitura do acervo GB!

O público terá contato com nosso acervo variado de história em quadrinhos, direcionado para adultos, adolescentes e crianças. Além do acervo, nessa atividade o público contará com a expertise dos integrantes da Gibiteca para a escolha e/ou discussão da obra.

Dia 01 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 05 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 06 de novembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 07 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 09 de novembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 13 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 14 de novembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de novembro às 10h - Biblioteca Profº Arnaldo Guimarães Giacomo
Dia 30 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Vivência de Pandeiro Afetivo para Mulheres Idosas
Classificação: 3ª Idade
Duração: 90 minutos

Vivência de Pandeiro Afetivo para Mulheres Idosas, tem como proposta um encontro com uma percussionista e uma cantora, realizar um resgate histórico das músicas que são repertórios do público (mulheres da terceira), que sempre frequentaram o samba para dançar, mas nunca puderam ter a oportunidade de se imaginar tocando. A ideia é que elas possam trazer suas memórias afetivas de sambas, cantados e tocados, para experimentação de uma vivência com o pandeiro afetivo das artistas.

Dia 19 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 23 de novembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 27 de novembro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 28 de novembro às 10h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 29 de novembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 30 de novembro às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Livros que são Asas, Mulheres que Voam
Classificação indicativa: livre
Duração: 150 minutos
As rodas de leitura que acontecerão na Biblioteca José Paulo Paes, trazem pra periferia a apropriação da literatura escrita somente por mulheres como uma nova forma de olhar para o livro e a leitura. Através das Rodas, o Coletivo Papo de Comadre compartilha um bordado coletivo em que todas e todos durante seu processo de compartilhamento da leitura tem a possibilidade de bordar suas impressões, deixando marcado ali sua imagem sobre o livro. A mistura do bordado com a leitura no meio de uma Roda é algo inédito na periferia que traremos para as Rodas da Biblioteca José Paulo Paes.

Dia 06 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 09 de novembro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 13 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 23 de novembro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 27 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 29 de novembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Meus primeiros clássicos - Joseph Jacob:
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 Minutos


Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Os três porquinhos e tantos outros personagens de contos de fadas nos acompanham desde as nossas primeiras lembranças de infância. Estão presentes em desenhos, jogos e filmes e uma infinidade de brinquedos e produtos. É quase impossível imaginar alguém que não conheça uma princesa que perdeu seu sapatinho de cristal ou que nunca tenha escutado algo sobre um patinho feio que se transformou num lindo cisne. Pensando nisso, a Cia Eu + 1 traz para os pequenos, a série de 4 contações de histórias Meu Primeiro Clássico, utilizando recursos lúdicos e simples como música ao vivo, manipulação de objetos e muitas brincadeiras e trazendo histórias dos mais importantes autores da literatura infantil.

Nesta história, o menino João troca uma vaca por três feijões, já os irmãos porquinhos constroem três casas para se proteger de um lobo. Essas são algumas das histórias escolhidas, que foram pesquisadas e publicadas por Joseph Jacobs, um folclorista australiano que viveu na Inglaterra e publicou diversos livros.


Dia 01 de novembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 05 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 06 de novembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 07 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 09 de novembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 13 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

 

Quem Conta um Conto se Diverte em Dobro
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos

Quem conta um conto se diverte em dobro é uma sistematização dos processos utilizado por Doni Araujo em suas contações de histórias que mistura técnicas de construção de personagens ao resgate das tradições populares como as griot, com a proposta de nos encontrarmos com a essência do ser atemporal, da partilha entre os povos, e dos conceitos culturais extraídos da literatura universal.

Dia 04 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 05 de novembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 06 de novembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 09 de novembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 13 de novembro às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 14 de novembro às 09h30 - Biblioteca Marcos Rey
Dia 19 de novembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 29 de novembro às 10h - Biblioteca Prestes Maia

Agbalá conta: No reino das Yabás
Classificação: de 0 a 4 anos
Duração: 30 minutos

Agbalá Conta é uma cabaça encantada que, quando se abre, espalha histórias da nossa ancestralidade africana e afro-brasileira. Histórias preservadas na tradição oral e na literatura infantojuvenil.Conhecer nossas histórias de origem nos ajuda a compreender o presente e seguir com o olhar no futuro.História: No reino das Yabás – Experiência narrativa para bebês e crianças até 4 anos. Experiência narrativa sensorial onde as histórias das Yabás, Nanã, Iemanjá, Iansã e Oxum convidam aos bebês a visitarem seus reinos na natureza. Terra, vento e água de rio e água de mar, provocam os sentidos e estimulam cognitivamente as crianças, a partir de uma visão afro-centrada da primeira infância, onde a conexão com a natureza está em primeiro lugar. A música é a dupla das histórias que convida a todos a fazer uma linda viagem.
Dia 05 de novembro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 05 de novembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 14 de novembro às 10h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 14 de novembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 19 de novembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 19 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 21 de novembro às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 28 de novembro às 14h - Biblioteca Belmonte

Pérolas da Sereia:
Classificação: livre
Duração: 40 min

Pelas águas doces e salgadas a Sereia vem nadando do continente Africano até o Brasil, resgatando todos os seus filhos que ficaram pelo caminho em uma viagem muito longa no navio negreiro à ela também cabe a função de preservar as suas tradições.
Com muita música, história e interação das crianças, vamos desvendando os mistérios do mar.

Dia 07 de novembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 23 de novembro às 15h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 27 de novembro às 15h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 21 de novembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 23 de novembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 26 de novembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 26 de novembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 29 de novembro às 15h - Biblioteca Profº Arnaldo Magalhães Giácomo


Histórias Sobre o Folclore Brasileiro - Grupo João Acaiabe
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos

A contação de histórias leva o público para o universo dos contos, lendas, poemas e cantigas do repertório brasileiro, que são interpretados de forma poética, lúdica e bem humorada. Além de divertir e estimular a imaginação, o hábito de ouvir histórias desde cedo ajuda na formação de identidades, pois a relação de troca entre contador e ouvinte possibilita um grande acúmulo na bagagem cultural do espectador. A apresentação possui música ao vivo, com efeitos sonoros, onde o som funciona como elemento narrativo, acentuando e pontuando momentos do espetáculo. Advinhas, trava línguas e cantigas de roda também compõem o espetáculo. O intuito é despertar a fantasia e a imaginação dos espectadores, em um roteiro que traz histórias como: O Macaco e a Velha, Pirueta a pipa peralta etc..

Dia 01 de novembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 04 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 06 de novembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 07 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 08 de novembro às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 09 de novembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 11 de novembro às 10h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 12 de novembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 13 de novembro às 13h30 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de novembro às 10h - Biblioteca José Paulo Paes

Luderê para bebês - GRUPO Coletivo Luderê
Classificação: de 0 a 03 anos
Duração: 50 min

A vivência Luderê para bebês será realizada a partir da Instalação de um espaço Afro Lúdico onde as crianças terão contato com diferentes materiais como: caxixis, cabaças, colher de pau, livros sem palavras, caixinhas surpresas, folhas secas, tecidos, entre outros. A possibilidade de livre exploração sensorial e sonora é o principal objetivo dessa atividade. Bebês e crianças.

Dia 06 de novembro às 09h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 09 de novembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 12 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 13 de novembro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 19 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 23 de novembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 30 de novembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa


OCUPAÇÃO
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Classificação: Livre
Duração: de 60 minutos à 90 minutos

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo irá realizar as seguintes atividades artísticas culturais em Outubro na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes:
Em 05/11/2019 Slam Fluxo convida – Especial Mês da Consciência Negra -
Poetry Slams são encontros de poesia onde há performances de poesia, geralmente em forma de competição. Nos formatos mais comuns, acontecem em 3 rodadas, com poesias autorais de até 3 minutos, com notas de 0 a 10. Com algumas particularidades, surge o Slam Fluxo, trazendo uma abordagem diferente para o sistema de notas. Nesta batalha as poesias são julgadas por meio de cores (vermelho, amarelo e verde), como o sistema de um semáforo. As edições fixas acontecem mensalmente na Ocupação Cultural Mateus Santos, localizada em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo. Em novembro, mês da consciência negra, o Slam Fluxo fará uma edição especial. Nosso time contará somente com artistas negros, representados pelos poetas Beká e Andrio Candido e os convidados musicais Beto Bongô e Guilherme Theodoro.
Em 16/11/2019 Ei, Erê – Roda de Cânticos com Berimbau - “Ei, Erê” é uma atividade lúdica que busca introduzir as crianças aos elementos da capoeira regional contemporânea, aproximando-as deste universo por meio de cânticos e do berimbau. A atividade é promovida pelo professor Éder, integrante do grupo Nagô Iê Brasil, e outros capoeiristas que realizam atividades na Ocupação Cultural Mateus Santos desde abril de 2019 sempre às segundas e quintas-feiras.
Em 19/11/2019 Cânticos que Encantam - O projeto “ Cânticos que encantam” é uma proposta musical de voz e percussão interativo com performance corporal e brincadeiras com muita interatividade com o público, inspirado em algumas expressões culturais existentes em nosso país, como: Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede, percussão corporal, dança de rua, cacuriá, brincadeiras e bumba meu boi. O trabalho é concebido para ser realizado em espaços alternativos, como áreas de convivência, pátios, praças, ruas ou teatros onde o público possa ter acesso ao palco. O que mais nos interessa nesse trabalho é proporcionar integração, interação, valorizar a espontaneidade, a oralidade e as ações coletivas que são princípios básicos dessas expressões da cultura brasileira, que, por sua vez, potencializam o diálogo entre as culturas, proporcionando um espaço democrático de aprendizado. Estes espaços de encontro, trocas e socialização proporcionados pelos cantos e brincadeiras populares se mostra potente e revelador de processos tradicionais de ensino e aprendizado. Proporcionando ao público infantil, infanto-juvenil, educadores, pesquisadores e público em geral, uma releitura de algumas formas de expressões e manifestações populares brasileiras.
Em 30/11/2019 Brincando com a natureza é uma oportunidade de estabelecer vínculos primários, criar novos significados, dar vida àquilo que consideramos já morto, funcionando como um protagonista gentil aos processos simbólicos e nos mostrando a intimidade quase imperceptível de nossa vida cotidiana com a natureza. A vivência é idealizada sob a perspectiva da pedagogia Reggio Emília, que tem como prioridade a primeira infância, reconhecendo a criança em suas múltiplas potencialidades diante de amplas linguagens, baseando-se no empenho, na pesquisa e na experimentação. Sob essa perspectiva, temos como objetivo valorizar a criança como agente transformador do meio e situá-la como fazedora de fenômenos, sendo a manifestação artística a conclusão dos processos cotidianos do conhecimento. A vivência se dá em dois momentos. No primeiro, utilizamos a contação de histórias como ferramenta, por meio da Dramatização do Conto “A Árvore Generosa”. Em seguida, as crianças são divididas em grupos e são oferecidos materiais para que possam desenvolver artisticamente, por meio de diversas modalidades de artes plásticas, suas impressões e experiências. Entre os materiais, estarão elementos da natureza, como folhas, galhos, tintas orgânicas, entre outros. Todos os materiais serão levados pela própria mediadora da atividade.


Dia 05 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 19 de novembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

CIRCO

Quizumba: Grupo Rainhas do Radiador
Classificação indicativa: A partir de 7 anos
Duração: 50 minutos

A palhaça Ursa maior está desempregada e busca encontrar um trabalho no qual se encaixe, disposta a novas possibilidades, aventura-se como animadora de festa infantil, musicista e até cabeleireira! Mas o que fazer quando tudo se transforma em uma grande palhaçada?
O principal desafio dessa versátil palhaça é não perder sua essência enquanto busca adequar-se às necessidades da realidade prática da vida, quando todas as vozes dizem que não nos encaixamos só nos resta criar um mundo novo de possibilidades.
De forma leve e dinâmica a peça traz para cena a relação de desemprego, realidade vivida em sua grande maioria pela população negra de não pertencimento aos meios formais de trabalho. Com magia cômica, muita música e bom humor, "Quizumba" traz a potência feminina negra na reinvenção das realidades.

Dia 05 de novembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 06 de novembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 13 de novembro às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 19 de novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 21 de novembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 de novembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 23 de novembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 27 de novembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 30 de novembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia