Centro Cultural São Paulo recebe segunda edição do Festival Mais SP

Evento é realizado no dia 5 de outubro e traz atividades gratuitas

Com o objetivo de despertar o paulistano para transformar São Paulo em uma cidade melhor, o Festival Mais SP leva para o Centro Cultural São Paulo (CCSP) uma série de shows, oficinas e debates no dia 5 de outubro. A jornalista Fabíola Cidral comanda o evento, cuija entrada é gratuita.

Entre as atrações musicais, estão Tiê, Fabiana Cozza, As Bahias e a Cozinha Mineira e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. A programação inclui também um debate com três dos filósofos mais populares da atualidade, Mário Sérgio Cortella, Luis Felipe Pondé e Leandro Karnal, que participam do “Filosofando SP”. A cidade ainda é pauta em um talk show com o time do Mais SP: Maju Coutinho, Renata Falzoni, Raul Juste Lores, Américo Sampaio e Michel Alcoforado. Maju, por sua vez, também participa de uma mesa sobre cultura negra.

Com dez oficinas na programação, o Festival Mais SP oferece atividades para pessoas de todas as idades pensarem a cidade.

Confira a programação completa:

10h - 12h - Talk show com o time do Mais SP: Maju Coutinho, Renata Falzoni, Raul Juste Lores, Américo Sampaio, Michel Alcoforado. Participação especial: Tiê com música ao vivo

12h30 - Cultura negra com Maju Coutinho e convidados

14h - Show: "As Bahias e a Cozinha Mineira".

15h30- Filosofando em SP. Com Mário Sergio Cortella, Luis Felipe Pondé e Leandro Karnal

17h - Show: "Fabiana Cozza e roda de samba". Com participação especial do Samba de Dandara.

E ainda tem mais! Durante todo o dia você também vai encontrar oficinas e intervenções artísticas que vão te ajudar a viver Mais São Paulo. Confira:

OFICINAS (das 10h às 17h)

Heróis de São Paulo - Oficina para crianças com a The Craft Studio
Das 10h às 15h, no foyer | Capacidade: de 10 crianças a cada 30 min.
São Paulo precisa de você! Venha ser um super-herói e ajudar a cuidar da nossa cidade. Uma atividade lúdica, conduzida pelas arte-educadoras do The Craft Studio, para crianças de todas as idades, a cada meia hora. Os pequenos vão customizar capas de super-heróis e poderão levar a fantasia de presente do Festival Mais São Paulo.

Aprenda a pedalar - Oficina para crianças e adultos com a Escola do Bike Anjo
Das 13 às 16h30 na área externa do CCSP (na saída para o metrô Vergueiro)
Uma atividade para quem quer dar as primeiras pedaladas, independente da idade. A Bike Anjo, uma rede de ciclistas voluntários, dá uma força para quem nunca subiu em uma bicicleta e precisa daquele apoio pra dar os primeiros passos com a magrela.

Procissão Poética: São Paulo e poesias - Com o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú (CAPSArtes)
A partir das 14h, por todo o CCSP
Uma intervenção artística que vai circular pelo CCSP com declamações de versos, músicas e poemas. Com o uso de um alto-falante, os poetas convidam o público a refletir sobre a promoção do ser humano e da empatia por meio da arte. A procissão é uma criação do Centro de Arte e Promoção Social, CAPSArtes, que atua há quase 30 anos no bairro do Grajaú, na zona sul da cidade.

2039/20 – São Paulo Fora do Tempo - Exposição com Jairo Goldflus
Entre 10h e 17h, no foyer no CCSP
Vinte personalidades imaginam a São Paulo em que vão estar daqui a 20 anos. Caótica, biodiversa, multicultural, underground, carnavalesca, insegura, poluída. Enquanto falam, são fotografados pelas lentes de Jairo Goldflus.

Cadê o Rio que passava aqui? - Oficina para adultos e crianças com o coletivo Rios e Ruas
A partir das 14h, ao lado da escada para o jardim suspenso
Zé Bueno e Luiz de Campos - criadores do RIOS & RUAS - vão abrir um grande mapa com os rios paulistanos que aprendemos a não ver. A dupla vai contar o que tem feito, desde 2010, para que a população de São Paulo descubra e queira nossos rios limpos e livres. Em seguida, os participantes vão conhecer as margens do Rio Itororó, que fica ao lado do CCSP.

Feira de troca de brinquedos - Com o Instituto Alana
Das 13h às 16h no foyer do CCSP
Traga um brinquedo e leve outro para casa. Trocar pode ser bem mais divertido do que comprar. Uma maneira engajada e divertida para repensar a forma como consumimos. É uma alternativa sustentável de lazer que estimula
colaboração, socialização e criatividade entre as crianças e ainda possibilita que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Para participar, as crianças só precisam levar brinquedos para trocar e a animação para brincar.

Circuito corrida amiga - Mobilidade viva pela nossa cidade
Das 12h às 17h
O circuito lúdico e divertido conduzido pela ONG Corrida Amiga traz estações que simulam as mais variadas situações do nosso sistema de mobilidade. As pessoas que participam absorvem e aprendem conceitos de mobilidade urbana, o transporte a pé, acessibilidade e, principalmente, de cidadania.

Só no passinho - aprenda a dança carioca que está dominando SP - Com o grupo “Os clássicos do passinho”
A partir das 11h
Antes de se tornar conhecida, a dança nos bailes cariocas já era um elemento presente nas comunidades do Rio de Janeiro. Hoje o passinho cruza as fronteiras fluminenses e chega em São Paulo como uma potência entre as danças brasileiras. Na oficina, o grupo “Os Clássicos do Passinho” apresenta ao público as principais características que tornaram esta dança um fenômeno.

Oficina de crochê - Com o coletivo meio fio
Das 14h às 17h
Sete mulheres se uniram em 2015 com o objetivo de utilizar o fazer manual para criar laços de coletividade. Desde então, o meio fio bem colorindo e transformando São Paulo mais acolhedora. Nesta oficina para crianças e adultos, o grupo vai ensinar uma técnica simples para fazer o contorno dos símbolos da nossa cidade. E o melhor o presente ficará com o participante.


Serviço:
Festival Mais São Paulo
Dia 5/10, das 10h às 18h
Entrada gratuita sujeita a lotação
CCSP - Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000.
perto do metrô Vergueiro
ciclovia na porta e bicicletário