Centro Cultural Tendal da Lapa - Programação de Setembro

Setembro 2019


Audição Projeto É Nóis na Fita
O É NÓIS NA FITA é um curso gratuito de cinema dirigido a jovens de 15 a 20 anos, em turmas de no máximo 25 alunos. As aulas acontecem aos sábados e domingos, ao longo de 9 finais de semana consecutivos, totalizando 144 horas de aulas e atividades práticas. Durante o processo, os alunos se reúnem em equipes para produzir um curta-metragem, do roteiro à finalização. Todo material didático e equipamentos necessários para a realização dos curtas são fornecidos pelo projeto. O único compromisso do aluno é comparecer às aulas – todas as aulas. (As aulas serão nos dias 14, 15, 21, 22, 28, 29/ 09 e 5, 6, 12, 13, 19, 20/10)
Quando: 01/09
Horário: 9h
Gratuito
Livre

Espetáculo Rústico – Cia. Barnabo
Quando: 02/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Camelô do Riso
É um espetáculo de rua, de praça, de palco, etc, concebido pelo artista múltiplo Valdeck de Garanhuns, com base, em pesquisa realizada na observação do comportamento desses vendedores- ambulantes, artistas de rua. Um show para fazer rir e pensar, com música, poesia e improvisos, com muita graça, muita alegria e um contexto educativo.
Em O CAMELÔ DO RISO, Valdeck conta lendas do Brasil recolhidas por Câmara Cascudo e Mario de Andrade, fala arte e cultura popular. Não vende nada, mas transmite conhecimentos sobre aspectos culturais do nosso povo, para o próprio povo. É o artista popular trabalhando em seu próprio habitat.
Quando: 04/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Geek
Quando: 07/09
Horário: 10h as 17h
Gratuito
Livre


Abertura da Exposição “Shekinah”
Shekinah é uma empresa de estamparia cujo o nome é derivado da linguagem hebraica
“Presença de Deus”;. Toda a sua produção é feita artesanalmente através das manifestações
artísticas, dentre elas desenho artístico (gravuras), pintura a óleo (quadros), arte em tecido
(camisetas, tênis, calças e assim por diante).
Quando: 09/09
Gratuito
Livre

Quarta Infantil: Onde o infinito é som
Diversão, alegria, respeito e inclusão, valores essenciais ao produtor musical, estão em “Onde o infinito é som”. As canções despertam questionamentos e reflexões sobre temas universais como: biodiversidade, sustentabilidade e o respeito à diversidade. O objetivo é fazer famílias e crianças se conectarem e se ouvirem melhor individualmente, musicalmente e socialmente.
Quando: 11/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: Cortejo
Fundador do grupo Pombas Urbanas em 1.989, o diretor Lino Rojas foi um dos pioneiros na pesquisa e produção de Teatro nas ruas de São Paulo, conhecendo profundamente o território humano do centro da cidade, criando personagens, intervenções e espetáculos que foram centenas de vezes apresentados. Foi e ainda é um grande mestre, um farol que ilumina nossos caminhos, um grande pai, artista e ser humano que dedicou toda sua vida ao Teatro.
Quando: 14/09
Horário: 11h
Livre

Porquésabado: Heróis e Deuses – Uma viagem pela mitologia grega
O espetáculo infanto juvenil “Heróis e Deuses- Uma viagem pela mitologia grega” nos
apresenta uma série de mitos e histórias fantásticas recheadas de paixão, coragem, medo e
mistério, que embalam as fábulas que o menino Ulisses adorava escutar de seu avô - um
grande historiador e amante da cultura grega. São histórias sobre criaturas, deuses e heróis,
que, assim como nós, seguem em busca da felicidade.
Quando: 14/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Batalha de Hip Hop com Microbilidade
Um dia de batalha de hip hop, com intervenções de patinete e bike!
Quando: 15/09
Horário: 12h as 20h
Gratuito

Quarta Infantil: Contação de História
Uma simples caixa é o ponto de partida deste mergulho na imaginação. É de onde surgem os mais variados objetos que, a partir de uma divertida forma de animação, que muito lembra a maneira como brincam as crianças com os objetos, se transformam em fantasiosos personagens: um boné representará um menino, o bule de café vira um elefante, algodões transformam-se em engraçados e brincalhões pintinhos, e assim por diante.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 18/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Festival da Diversidade
Quando: 19/09
Gratuito
Livre

Sexta Hop: Grafite, MC e Hip Hop
Um dia de diversão e cultura com muito hip hop, MC e intervenções artísticas de grafite com Pina Grafiteiro
Quando: 20/09
Horário: 11h às 19h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: CHEF’S
Uma cozinha muito divertida, com muita música, acrobacias, humor, dança, parkour e poesia. Assim é “Chefs”, o novo espetáculo de circo e teatro para todas as idades.
Quando: 21/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: Turnê Musical Adoradores
Nosso projeto consiste em difundir a cultura inclusiva com a dança de cadeira de rodas.
Uma turnê por todo o município, de norte a sul, leste a oeste, encerrando em Dezembro no centro em um Festival inclusivo com áudio descrição, libras, dança de cadeira de rodas, incluindo várias atrações, uma feira de artesanato e gastronômica.
Quando: 21/09
Horário: 13h
Gratuito
Livre

Festa da Primavera
Performance de dança do ventre.
Quando: 22/09
Horário: 16h às 19h
Gratuito
Livre

Projeto Celeiro: Residência Estética de Números Circense
Quando: 23 e 27/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre


Baile de Samba Rock
Este será um baile de samba rock, um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960, mesclando os movimentos do Rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar Samba. Nasceu ao som dos primeiros DJs e, depois, das equipes de som. E nesta festa o DJ Alexandre e que vai garantir o som de raízes brasileiras para todos ser divertirem no comportado dos passinhos do popular samba rock.
Quando: 24/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Quarta Infantil: Cabeleira Doida
(...) Era uma vez um cabelo muito diferente. Não porque tinha uma cor engraçada como verde ou roxo. Essa cabeleira era igual a nenhuma outra porque era mágica! Cabia até uma pessoa (...) Nini tem um cabelo longo, encaracolado, embaraçado, louco e cheio de histórias: por entre suas madeixas vivem leões e piratas, há passeios de balões e subaquáticos, milhares de notas músicais e tantas outras fanfarras. Um universo mágico envolvente e cheio de aventuras, perigos e diversões. Tudo num emaranhado de cabelo, com caminhos desviantes e voltas embaraçadas. De maneira extremamente fantástica e visual a obra pretende percorrer os labirintos existenciais de um(a) jovem de cabelo muito doido. Sua relação com o mundo a sua volta e com o mundo surreal escondido em sua cabeleira.
Quando: 25/09
Horário: 9h30 e 14h
Gratuito
Livre

Projeto Celeiro: Dramaturgia no Circo – Módulo I
Quando: 16 e 26/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre


XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas
FuzuruFafá BafafáZuru
A trama é uma brincadeira cheia de presepadas de palhaço e que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do Grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas, sonoplastias e muito improviso, FuzuruFafá BafafáZuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.
Quando: 28/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre