Centro Cultural do Grajaú - Programação de Setembro

Setembro 2019

XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
Treinalhaço: a competição de quem erra mais coletivo menelão de teatro
15/9 às 16h
Gratuito
Livre

Seletiva Regiona CPBMC - Edição Batalha Grajaú Rap City
O coletivo GRAJAÚ - RAP CITY, formado por Ladakipnis Hoodlum do grupo Clube Do Berro, JPA do coletivo Epycentro, Gah MC do grupo Canella Fina, surgiu com a intenção de divulgar e difundir o RAP e a cultura Hip Hop da nossa região, sempre apoiando todas as manifestações artísticas que acontece aqui na quebrada, trabalhando com informação, entretenimento e informação.
Calçadão
01/9, Dom às 09h| Gratuito – 16 anos

Retratos de Guerra
Por: Thamara Lage
Thamara propõe uma reflexão sobre as alarmantes estatísticas do nosso País, em que, a cada hora, pouco mais de 500 mulheres são vítimas de alguma violência, seja ela verbal, física ou psicológica, além de discriminação gênero, raça, etnia, desigualdade de direitos e preconceito pela sua orientação sexual.
Hall
03/9, sexta às 15h| Gratuito - Livre

Aniversário Caps com Maria Vilani.
Comemoração dos 29 anos do CAPS, no Centro Cultural Grajaú. Das 9h às 22h, o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú vai comemorar os anos de incentivo à poesia, teatro, cinema, música e outras manifestações artísticas da região.
Hall , Teatro e Cinema.
22/9, Dom às 09h|Gratuito-Livre

Slam Resistência - Troca de quebradas Slam Resistência
Slam Resistência é uma competição de spoken world, palavra/poesia falada. As regras que uso aqui estão em sintonia com as regras globais. Jurados são escolhidos na hora em meio ao público. Julga-se a poesia e expressão, conteúdo lírico , forma de interpretação. Cada poeta tem 3 minutos para apresentar uma poesia de sua autoria. Não pode utilizar objeto cênico nem instrumento musical.
Calçadão
06/9, Sexta às 20h| Gratuito -16 anos

Slam do Grajaú
O Slam do Grajaú vem proporcionando aos moradores da região encontros poéticos onde a rima é utilizada para debater e discutir a cerca do cotidiano dos moradores da periferia, levando a critica social sobre seus descontentamentos em forma de verso e poesia.
Hall
13/9, sexta às 19h| Gratuito - Livre

Grajaú Rap City
Em um duelo de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro. Competições no modelo batalha são comuns dentro da cultura Hip Hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: no grafite existe a batalha de cores; no break, a batalha da dança; os DJs batalham com scratch; no rap, a batalha de MCs.O projeto Rinhas de MCs Grajaú consiste na realização periódica de duelos de MCs, acompanhados de outros elementos da cultura Hip Hop, como apresentações de Rap, DJs e Grafite, em diferentes regiões da cidade, formando um circuito regional de duelos.O rap freestyle, rinha de MC`s ou batalha é uma forma improvisada de rap, é feita sem letras previamente construídas. O rap freestyle força cada rapper a pensar e a responder rapidamente: nesse sentido, é semelhante ao Jazz de improviso ou de atuação. Há grupos que se encontram em grandes clubes de Hip Hop apenas pela diversão e improvisação de uma batalha e/ou Rinha de Mc`s.
Calçadão
05/9, Quinta às 19h| Gratuito – 16 anos

Feira de Trocas de Livros
Onde: Calçadão/hall
Quando: 05 e 29/09 Quinzenalmente
Horário: 10h
Gratuito
Livre

Encontro de Violeiros
No Centro Cultural Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne uma vezes por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias.Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda, Cantando histórias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.
Teatro
14/9, Sab às 14h| Gratuito – Livre