Centro de Referência da Dança - Programação de Setembro

Setembro 2019

AQUILO QUE FOGE
Neste espetáculo, Babi Fontana se debruça nas memórias de sua avó, que perdeu a voz nos últimos anos de vida, e também sobre aspectos da obra Eu não, de Samuel Beckett, que se funda em um impedimento-voz: na convergência entre corpo, tempo e linguagem. O solo é uma pesquisa habitada por interrupções, falhas e ausências. Naquilo que não se fixa no corpo em movimento, que escapa aos gestos que agenciam a relação entre o eu e o outro.
Onde: Sala Cênica
Quando: 5 e 6/9
Horário: 19h
Gratuito
16 anos

dos PRAZERES
A pesquisa-montagem da peça de dança “dos Prazeres” busca referência na obra de Heitor dos Prazeres, artista do samba e pintor que adotou o anônimo como temática para suas pinturas. O contraste entre festa e dor, divino e corpóreo, marcadas pela obra do artista, nos faz refletir sobre a condição de seres excluídos e anônimos na sociedade. O interesse na construção da obra coreográfica vem de encontro aos anseios do núcleo em continuar com a investigação sobre o sujeito anônimo e de se debruçar sobre a obra de artistas que tem como temática uma visível complexidade estrutural e poética.
Onde: Sala Cênica
Quando: 11, 12, 13, 14, 18 e 19/9
Horário: 19h
Gratuito
14 anos

ZONA
Onde: Sala Cênica
Quando: 20 e 21/9
Horário: 20h
Gratuito

COMPARTILHAMENTO DE PROCESSOS
Compartilhamento de processos é uma proposta do Centro de Referência da Dança e dos/as Artistas Residentes do espaço. Neste compartilhamento, serão apresentadas as performances: Se te faz feliz - o solo do peixinho, de Katharina Câmara; Talvez esteja longa, mas fique à vontade para cortar como quiser, de Tatiana Guimarães; e Performance_, de Pedro Galiza.
Onde: Sala Cênica
Quando: 26/9
Horário: 19h
Gratuito
18 anos

SONHEI PENHASCOS
A montagem é uma dança-solo inspirada pela obra poética “Do Desejo”, de Hilda Hilst. É um experimento cênico de uma mulher em busca das formas, intensidades e rupturas criadas pelo Desejo em seu corpo. Investigando o Desejo como força motriz, a intérprete-criadora se propõe a transitar entre estados corporais diversos à procura de um fluxo incessante de prazer e movimento.
Onde: Sala Cênica
Quando: 27 e 28/9
Horário: 19h
Gratuito
18 anos


DANÇANDO NA FONTE

SANTA JAM
A Santa Jam desenvolve um profundo estudo das expressões musicais, cultura popular e danças regionais que resulta numa apresentação que conta a história da música tradicional através da fusão cultural destes elementos. Neste espetáculo, o coletivo pluri artístico utiliza os marcos das danças do século XXI (lindy hop, rockabilly, foxtrot, swing dance) para contar suas histórias e suas construções.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 5/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre


NIMBA
Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Utilizando-se dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas e até na própria "mãe terra", o espetáculo, em diálogo com a dança africana, busca gerar reflexões dessa essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além do ser mulher, no sentido do gênero e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 12/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

TRANÇAS DE TERESA
O segundo ato da série Amor em 4 Atos, Tranças de Teresa, parte de uma pesquisa sobre o
artista plástico brasileiro Tunga, e sua intersecção com o amor e suas relações contraditórias.
“Tecer relações às vezes se impõe como um enigma, ver o mundo como um mistério, nos faz
querer alargar esse mundo, compreender mais esse mundo...
... acho que o grande mistério é o mistério da vida. Acho que a grande poesia é a poesia desse
mistério. E, evidentemente, não há vida sem amor, né? Amor no sentido mais profundo da
palavra.”, Tunga.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 19/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

TRAÇOS E TRAÇADOS URBANOS
O espetáculo investiga as relações entre o espaço corporal, o espaço urbano e as relações entre eles, com o objetivo de abordar de forma poética, o desenvolvimento de um novo olhar para o espaço urbano. Através da diversidade do elenco de bailarinos e músicos, Traços e Traçados Urbanos mostra uma jornada da imobilidade, mobilidade parcial à mobilidade, através da igualdade de papéis e as relações com o espaço.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 26/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

ORÁCULO
Oráculo é uma instalação do núcleo Maya-Lila em que três bailarinas recebem perguntas aleatórias do público, que geram danças respostas. Com inspiração no famoso texto clássico Chinês “I Ching - O Livro das Mutações”, a experiência instiga o público a refletir sobre suas próprias perguntas.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 28/9
Horário: 17h
Gratuito
Livre
60 min.