Programação de Setembro: Teatros

Teatros Municipais

ESPECIAL:
PRIMAVERA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Evento voltado para crianças e jovens com atrações nacionais e internacionais que englobará o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia, o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e ações da Supervisão de Formação.

Teatro Jovem

DEPOIS DAQUELA VIAGEM
Depois Daquela Viagem é uma peça de Dib Carneiro, dirigida por Abigail Wimer e baseada no livro homônimo de Valéria Pollizzi. A trama apresenta a história de Valéria, que contraiu o vírus HIV ainda na adolescência, depois de uma relação sexual sem preservativo com o primeiro namorado. A dramaturgia de Dib Carneiro Neto intercala presente, passado e futuro, dando um ritmo dinâmico para o espetáculo. A estética da montagem propõe diálogos cotidianos que convivem com os monólogos simbólicos.
Ficha técnica:
Direção: Abigail Wimer.
Elenco: Bruna Luisa, Eduardo Lousada, Lucas Martinez, Naiara de Castro, Maria Bia, Tati Mayumi e Vini Hideki.
Autor: Dib Carneiro
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 27, 21h. Grátis; 12 anos

BUDA
A história mítica do príncipe Sidarta, que há 2.500 anos alcançou a Iluminação e se tornou Buda, é apresentada com música ao vivo pelos 11 artistas-narradores da premiada Banda Mirim. O musical fruto de três anos de pesquisa trata com humor e leveza sobre o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli.
Elenco: Cláudia Missura, Edu Mantovani, Luciana Araújo, Cristiano Meirelles e Thiago Amaral.
Músicos: Alexandre Faria, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Simone Julian e Tata Fernandes.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 27, 21h. Grátis. Livre.

FLORES VERMELHAS
As águas do rio são guias para o destino de uma cidade. A amizade e o amor de dois irmãos colocarão num mesmo espaço histórias de memória: do carnaval e do desejo de libertar-se das prisões internas impostas pela sociedade e pelo poder.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Claudia Jordão.
Elenco: Alef Barros, Alessandra Moreira, Josy Santana, Lucas Vedovoto, Osni Rossi.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 27, 21h. Grátis. 12 anos.

DOIS A DUAS
Lígia estuda em uma escola particular de São Paulo, na qual sua mãe trabalha como bedel. Por ser a aluna mais dedicada da turma, acaba ?cando muito próxima da professora de literatura, Cecília. Seus melhores amigos, Ana e Márcio, vivem uma conturbada relação e Ligia só quer que o ensino médio acabe logo. Mas, no meio do caminho, uma descoberta sobre si mesma muda o rumo das coisas.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Maria Fernanda de Barros Batalha
Direção: Erica Montanheiro e Mariá Guedes
Elenco: Daniela Flor, Bruna Betito, Jhenifer Santine, Lui Seixas e Luzia Rosa
Musicistas: Luísa Gouvêa, Maria Fernanda de Barros Batalha e Monique Salustiano
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 27, 21h. Grátis. 14 anos.


Teatro Infantil

É TUDO FAMÍLIA!
Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm nove anos e uma hora pra responder, em forma de seminário, na frente da classe inteira e do professor bem bravo, o que é família. Pesquisando, deparam-se com diferentes formações familiares. E agora, como finalizar o seminário? O que é família?
Ficha técnica:
Dramaturgia: Tábata Makowisk.
Direção: Kiko Marques.
Elenco: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni, Vladimir Camargo.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.

CANTATA DE PEDRO Y LA GUERRA
Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e à inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, propõe que se mantenham despertos e atentos inventando histórias.
Ficha técnica:
Texto: María Inés Falconi.
Direção geral: Carlos de Urquiza.
Elenco: Marcelo Balaá, Graciela Bravo, Claudio Provenzano, Julián Sierra.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 29, 16h. Grátis. 14 anos.


SALVE, MALALA!

Duas crianças – Sofia e Yan – ocupam a escola em que estudam e, através de suas memórias, recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens de um rei mandão. Os dois promovem uma campanha para que as meninas e os meninos da aldeia lutem e resistam.
Ficha técnica:
Direção: Cris Lozano.
Dramaturgia: Alessandro Hernandez.
Elenco: Alessandro Hernandez e Ana Paula Lopez.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 28, 16h. Livre. Grátis.

REFUGO URBANO
Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação. Dois seres intrigantes e complexos. Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Eles não se conhecem... ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas. A Trupe DuNavô apresenta-nos uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor... e palhaços! Com divertidas intervenções circenses e brincadeiras entre dois palhaços, que acabam por construir o seu ambiente, com objetos descartados.
Ficha técnica:
Direção: Suzana Aragão.
Elenco: Gabi Zanola e Renato Ribeiro.
Texto: Nereu Afonso.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.

 

MARY E OS MONSTROS MARINHOS
O espetáculo aborda o universo maravilhoso da ciência e da pré-história. Dirigido por Rhena de Faria, a peça conta a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. De família pobre, Mary começou a trabalhar com apenas 12 anos. Sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros). Sua vida reúne uma série de peripécias digna de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação.
Ficha técnica:
Direção: Rhena de Faria
Dramaturgia: Rhena de Faria, Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros.
Elenco: Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.

O DRAGÃO DE FOGO
Um menino desenhista enfrenta um dragão que, desperto de seu sono de séculos, ameaça destruir a sua aldeia. Ou: um garoto é sorteado entre todos os homens da aldeia para enfrentar uma terrível ameaça, preservando-se, assim, uma tradição: todos a qualquer momento têm de estar prontos. Isso é tudo. Mas não é só. Ou não é solitário: haverá ainda seus pais, o primeiro amor, a esperança de aldeães, um rato encontrado furtivamente na morada do perigo. Haverá sempre a possibilidade do desenho e aquilo que ele pode revelar: a coisa mais forte do mundo!
Ficha técnica:
Dramaturgia: Cássio Pires
Atuação: Eduardo Okamoto, Bruno Henrique Rodrigues da Silva, Luciana Mizutani.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.

THE SMALLEST STORY IN THE WORLD
Escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pingüim que pode assobiar de cabeça para baixo.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Soeren Ovesen
Direção: Soeren Ovesen
Elenco: Per Thomsen e Danay Anaya Blanco
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.


PULSAR
A assembleia propõe uma experiência extraordinária, um evento de convívio, um evento espontâneo. O jogo começa com elementos simples que transcendem seus significados ou símbolos. Uma dramaturgia de ações e imagens onde os atores atuam de forma confiável e segura, convidando os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil.
Ficha técnica:
Elenco e Direção: José Agüero y Adrián Hernández
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.


ESPECIAL: SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA

ÍCARO
Monólogo teatral formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente. O espetáculo segue a linha teatro documental, misturando realidade e ficção, a partir de temáticas universais como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 19, 20h. Grátis. Livre.

CLAREAR
Um espetáculo leve e bem-humorado que vai mexer com a sua sensibilidade. Cinco jovens dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Moóca. Com muito bom humor, a trama mostra a superação de dificuldades de comunicação e convivência, através da sinergia da amizade, em um espetáculo que conquista a plateia com um paradoxo entre a complexidade e a simplicidade do tema.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 19, 20h. Grátis. Livre.

O SUBNORMAL
O monólogo conta a trajetória do ator Cleber Tolini, que aos vinte e quatro anos, tem seu nervo ótico afetado após uma neurocirurgia, ficando com 20% de visão ou "Visão Subnormal", também conhecida como Baixa Visão. No Brasil, a cada cinco pessoas com deficiência visual, quatro tem Baixa Visão. O espetáculo traz também, material documental original de outras pessoas em condição similar. É do gênero Comédia/Depoimento, pois todo mundo tem uma boa história, basta saber como contar.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 19, 20h. Livre. Grátis.


PROGRAMAÇÃO GERAL
Teatro Adulto

INSONES
Quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história se mantém por um fio tênue, porém mais importante que a trama são os estados gerados por esse mundo em funcionamento contínuo. Essas figuras fazem emergir questões fundamentais em nossos dias, como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Victor Nóvoa.
Direção: Kiko Marques.
Elenco: Fani Feldman, Helena Cardoso, Paulo Arcuri e Conrado Caputo, Bruno Feldman.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 6 a 20. Sextas, 21h. R$ 30. 14 anos

AQUELE MOMENTO EM QUE...
“Aquele Momento Em Que...” traz o palhaço que vive e trabalha na saúde pública e enfrenta desafios diários. Fala de vida em um lugar que cuida da vida, gota a gota, como um soro, ora rápido, ora lento. O espetáculo revela dois lados de uma mesma moeda – mostra o artista e o cidadão com anseios, desejos e preocupações.
Ficha técnica:
Diretor Geral: Val Pires
Elenco: Davi Taiyu, Suely Andrade, Sandro Fontes, Tereza Gontijo
Dramaturgo: Nereu Afonso
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 7 a 22. Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis. 12 anos.

INFERNO - UM INTERLÚDIO EXPRESSIONISTA
Inspirada na peça “Not About Nightingales”. Representada por um elenco de 40 atores, ela
é dedicada à memória de quatro homens que morreram de tortura em uma prisão americana, em agosto de 1938. Os eventos retratados nessa peça são reais. Escrita quando Tennessee Williams tinha apenas vinte e sete anos de idade.
Ficha técnica:
Adaptação do Texto "Not About Nightingales" de Tennessee Williams
Direção geral: André Garolli
Elenco: Camila dos Anjos, Fabrício Pietro, Fernando Vieira, entre outros.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 1 a 22. Sex. e Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis. 16 anos.


IDIOTXS MAGNIFICXS

Idiotxs Magníficxs tem o desejo de ser respiro no mundo de hoje. Espetáculo no qual o jogo de improvisação em teatro/dança, tem no palhaço sua lógica, seus caminhos, suas inadequações, reflexões, levezas e contradições, com brilho no olhar.
Ficha técnica:
Direção: Cristiane Paoli Quito
Elenco: André Cezar Mendes, Camila Cohen, Danilo Martins, Helio Toste, Lilian Regina, Luiz Felipe Bianchini, Maria Eduarda Machado, Marisa Bezerra, Raquel Parras, Romario Oliveira e Walmick Campos.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 7, 21h. Dia 8, 19h. R$30. 10 anos.

DESAMOR
Em um boteco sujo de um bairro popular na cidade de São Paulo, um taxista machista que não consegue amar ninguém e faz michê com seus clientes tenta entender a atitude de um dos seus passageiros e repensa sua vida. Em meio a cervejas e pastéis frios, ele trava um diálogo solitário com a lembrança deste homem nobre que, através de um gesto de generosidade, o faz repensar toda sua trajetória de vida e levá-lo à redenção de seus valores religiosos, sexuais, morais e éticos. Sua sofrida história de vida, o filho que rejeita e que quer estudar violino, a ex-mulher que tira-lhe dinheiro, e sua filosofia barata de vida são questionados e seus valores repensados em um texto realista com tom contemporâneo carregado de poesia e emoção.
Ficha técnica:
Elenco: Dionisio Neto e Jade Diniz
Texto: Walcyr Carrasco
Direção: Lucia Segall
| Teatro Décio de Almeida Prado.. Dia 3, 20h. R$30. 14 anos.

DAMA DA NOITE
“A vida rolando por aí feito roda-gigante, com todo mundo dentro e eu aqui parada, pateta, sentada no bar.” A fala da personagem ecoa e traz consigo a força de milhares de outros corpos, almas, pessoas que se encontram na mesma situação niilista, se sentindo por fora do movimento da vida. É o eco-reflexo de uma multidão que aprisiona seus sentimento e suas angústias por se encontrarem em um mundo que ainda não aprendeu a respeitá-los. “Dama da Noite” é um porta voz de tantas outras vozes. É uma boca que, aberta, emana o grito aprisionado de um sem-número de bocas que encontraram no silêncio sua melhor fantasia, não por escolha, mas por medo, incompreensão ou falta de outra – e mais digna – opção. (“Olha bem pra mim - tenho cara de quem escolheu alguma coisa na vida?”)
Ficha técnica:
Texto: Caio Fernando Abreu
Direção: André Leahun
Elenco: Luiz Fernando Almeida
| Teatro Décio de Almeida Prado..De 5/9 a 13/9. Quint. e Sex., 20h. R$ 30. 16 anos

O NATIMORTO
Quem nasce morto nasce, não nasce? Adaptado da obra de Lourenço Mutarelli, O Natimorto é um convite sedutor para adentrar em uma mente que flerta com seu próprio abismo. Trata-se de um experimento físico, um ritual corporal e polifônico que vibra estranheza e magnetismo. Um agente e "sua" voz, isolado em um quarto de hotel, interpreta as imagens de advertência dos maços de cigarro como se fossem arcanos de tarô, e mesmo advertido de que "fumar na gravidez prejudica o bebê" acende um novo cigarro.
Ficha técnica:
Direção: Ricardo Nash.
Dramaturgia: Cia. do Piolho
Elenco: Jeferson Reis, Mauriene Maná, Rai Nóbrega.
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 1º, 17h. R$ 30. 16 Anos

COITADA DA JUDITE
Um espetáculo que faz o público gargalhar através da vivência de uma família tradicional mineira. Onde a empregada Judite tem uma ideia mirabolante de inventar a própria morte, de uma forma engraçada e descontraída, tudo isso para não ser demitida.
Ficha técnica:
Diretor e autor: Carlos Amorim.
Elenco: Dada Destrela, Berta Sanchez, Elias Garcia, Lina Yukari, Ramon Amorim e Carlos Amorim.
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 1º, 19h. R$30. 12 anos.

LISISTRATA
Em meio a uma guerra que há 20 anos tira a vida dos homens e mantém seus filhos longe de casa, as mulheres gregas, lideradas por Lisístrata, decidem pôr fim às hostilidades, usando uma tática nada convencional: uma greve de sexo. Para melhor conseguirem seus objetivos, as mulheres ocupam a Acrópole e tomam conta do Tesouro a fim de que seus maridos escutem suas razões, parem a luta e finalmente estabeleçam a paz.
Ficha técnica:
Texto: Aristófanes
Direção: Tom Rezende
Elenco: Camila Fernandes, Ewerton Correia, Fernanda Oliveira, Izabel Lima, João Sposaro, Lia Benacon, Rafael Lopes, Raquel Domingues, Rodolfo Bellarosa e Vinicio Dutra.
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. De 6 a 22. Sex. e Sáb., 19h. Dom., 17h. R$ 30. 16 anos

VILLA
Três mulheres discutem o que fazer com a Villa Grimaldi, um centro de tortura e extermínio no regime do ditador chileno Augusto Pinochet (1915-2006). O fio condutor é uma urna, onde o voto ganha força. Para além do que fazer com o espaço em questão, são mulheres refletindo sobre suas escolhas e suas trajetórias.
Ficha técnica:
Elenco: Flávia Strongolli, Rita Pisano e Angela Ribeiro
Direção: Diego Moschkovich
Texto: Guillermo Calderón
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. De 13/9 a 6/10. Sex. e Sáb., 21h. Dom., 19h. R$30. 10 anos.

 

Cacilda! TODA TERÇA

Improfesta
Encontro entre artistas que pesquisam a improvisação, fomentando a pesquisa e experimentação na linguagem. A cada mês o evento recebe atrações diferentes.
Ficha técnica:
Direção: Rafael Pimenta.
Elenco: Luciana Esposito, Paula Silvestre, Rafael Pimenta e Tamara Borges.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 3, 21h. R$ 20. 16 Anos

“Cacilda”: O Concurso Drag”
Competição entre drag que estão interessadas em contribuir com este novo projeto, diferente dos concursos tradicionais. As competidoras participarão mensalmente das provas, sem que haja eliminação, acumulando pontos de acordo com seu desempenho. No final da competição não haverá premiação em dinheiro ou qualquer espécie, apenas a visibilidade de ganhar um concurso pioneiro em teatros. Nessa estrutura, quem mais ganha é o público, que vai poder acompanhar essa evolução e assistir números de qualidade.
Ficha técnica:
Beto Souza
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 10, 21h. R$20. 14 anos.

SarALL o sarau de todos
Sarau que pretende reunir artistas e público para celebrar a arte e o encontro, sempre com um convidado e muitas participações do público.
Ficha técnica:
Paulo Federal
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 17, 21h. R$20. 14 Anos.

Se Fosse Fácil Não Teria Graça
Nando Bolognesi recolhe de sua experiência, própria ou relatada, os causos e acontecimentos que viveu desde que recebeu um diagnóstico médico e transforma isso em outra vivência aos que assistem a seu espetáculo. Sempre com muito bom humor, vai contando como aquilo que viveu o afetou e o transformou. Ao final de capa espetáculo, ator/narrador e público/ouvinte saem com algo novo incorporado a suas coleções de experiências vividas e repertórios sobre aprendizados inesquecíveis.
Ficha técnica:
Autor, direção e elenco: Nando Bolognesi
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 24, 21h. R$20. 16 anos.

Teatro Infantil

A TRAVESSIA DE MARIA E SEU IRMÃO JOÃO
Em tempos de guerra e fome, Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas fazem a travessia que os levará para casa.
Ficha técnica:
Direção: Soledad Yunge
Elenco: Júlia Novaes e Luisa Taborda
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 1º, 16h. R$16. Livre.

TERREMOTA
Maria é uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Num feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. A menina fica indignada e prepara uma revolução: inventa outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota.
Ficha técnica:
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 7 a 21. Sáb., 16h. R$ 16. Livre


GÁGA
Enquanto esperam a visita de seu cuidador, o Sr. Gagá, Lelé e Tantã divertem-se alternando humor, memória e lirismo. A peça, uma comédia do absurdo para todas as idades, fala sobre o tempo, o movimento circular da vida, a velhice e a infância.
Ficha técnica:
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Jackie Obrigon, Guto Togniazzolo e Fausto Franco
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 8 a 22. Dom., 16h. R$ 16. Livre

O MÁGICO DI Ó
“O Mágico Di Ó - O Clássico em Cordel” é um espetáculo musical e brasileiro. A mundialmente conhecida história de L. Frank Baum ganha uma roupagem nacional quando transportada para o sertão nordestino. Através de uma metáfora, o espetáculo busca indagar o espectador sobre a necessidade de sonhar mesmo em tempos difíceis. Como sonhar com o que há além do arco-íris em uma terra que, condenada pela seca, há tempos não vê a chuva? Um mágico, aqui representado por um artista popular, resgata a infância, reivindica a importância da cultura e reforça o poder da imaginação.
Ficha técnica:
Elenco: Luiza Porto, Elton Towersey, Lui Vizotto, Thiago Sak, Diego Rodda, Renata Versolato e Vitor Rocha.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 1º, 16h. R$16. Livre.

NEM ISSO NEM AQUILO – QUANDO OS PAIS SE SEPARAM
A partir de quatro histórias, a peça explora diferentes pontos de vista infantis sobre a separação dos pais.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Bruna Pligher, Claudia Barral, Lucas Mayor e Marcos Gomes
Direção: Lucas Mayor e Marcos Gomes
Elenco: Anette Naiman, Antoniela Canto, Gabriela Fortanell, Marcos Amaral, Marcos Gomes, Rebecca Leão e Walter Figueiredo.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 7 a 21. Sáb., 16h. R$16. Livre.

VIDA DE PIRATA
Uma capitã e sua tripulação vivem muitas aventuras a bordo de seu navio. Tempestades, monstros marítimos, intrigas entre a tripulação, caça ao tesouro e dois ratos malandros recheiam essa história sobre amizade, lealdade e viver em busca dos seus sonhos. O espetáculo conta com música ao vivo, bonecos, acrobacias e muitas aventuras!
Ficha técnica:
Autor e Diretor: Fábio Spila.
Elenco: Cris Leonel, Letícia Calvosa, Renato Mescoki e Tati Abrante.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744.. De 8 a 22. Dom., 16h. Sessão extra: dia 11, 14h30. R$16. Livre.

INVOCADXS
Quatro alunos, no primeiro dia de aula de uma nova escola, se deparam com duvidosas
regras e um sistema de ensino que não leva a criança em consideração. Inconformados, eles se questionam e acabam promovendo uma verdadeira revolução na escola. Com canções originais, o espetáculo discute os rumos da educação.
Ficha técnica:
Dramaturgia: República Ativa de Teatro.
Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. De 5 a 8. Quinta e sex., 10h e 14h30. Sáb. e dom., 16h. Grátis. Livre.


Música
QUINTETO DA OCSP

A Orquestra de Câmara de São Paulo apresentará a cada sessão um repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos XX e XXI.
Ficha técnica:
Músicos: Rodrigo Vasques Leite, Daniel Fernandes Barbosa, Aron Vinicius Nascimento de Araujo, Pablo de Morais, Marco Antonio Tze Ju Cavalcanti.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 1º, 11h. R$ 30. Livre

A PALAVRA NA OBRA DE FÁTIMA GUEDES E GUINGA
O trabalho que destaca o papel da letra nas obras dos compositores, cantores e músicos Guinga e Fatima Guedes. Ambos produzem melodias que reclamam um tipo singular de letristas. No caso de Guinga: Aldir Blanc e Paulo Cesar Pinheiro, seus principais parceiros. No caso de Fatima: ela própria compõe letra e melodia, na grande maioria das vezes. O projeto tem, na força literária das letras das canções, seu maior alicerce. As letras são o objeto de reflexão deste trabalho.
Ficha técnica:
André Luiz Mingati Mastro e Matheus Ribeiro Motta.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 4, 21h. R$ 20. Livre

GRUPO CANGARUSSU – CANJERÊ
Celebração dos 10 anos de trabalho e existência do grupo Cangarussu. Nesta trajetória foram vivenciadas diversas vertentes da cultura popular brasileira, em especial suas matrizes africanas. O mergulho na riqueza de sua musicalidade e corporalidade permitiu a compreensão de que cada uma das tradições inspiram e estão repletas de fundamentos éticos e ensinamentos que transcendem o ato cênico e musical.
Ficha técnica:
Músicos: Adriano Pereira de Souza, Gilberto de Oliveira Santana, Hélio Francisco dos Santos,
Henrique da Silva Ribeiro, Kelly Cristina Santos, Leandro Canhete Rosa, Lucas Itacarambi, Marcus Henrique Simon, Maria de Lourdes Miranda de Souza, Pedro Wakamatsu Ogata, Pedro Vithor Araujo dos Santos Almeida.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 18, 21h. R$ 20. Livre

CAMERATA QUATTROS STAGIONI
A Camerata Quattro Stagioni, em seus concertos, interage diretamente com o público, estimulando e aguçando o interesse pela curiosidade de conhecer os instrumentos que são utilizados para realização do evento, trazendo grandes emoções para o público envolvido.
Ficha técnica:
Músicos: Adriano de Paula, Aline Gonçalves, Alpheu Guilherme, Beatriz Chinaider, Caroline Mattos, Daniel de Carvalho, Diana Leal, Diego de Souza, Elrick dos Santos Schelling, Gustavo Ueso, Joab Silva, Joao Carlos Pinheiro da Silva, Leonardo Moya Pereira, Marcos Alberto, Marcos Nogueira, Mauricio Ferreira, Otavio Ribeiro, Phellipe Magno, Rafael Padiar, Raphael Bastos, Samuel Moreira Melo e William Ferraz.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 29, 11h. R$20. Livre.


CAMERATA QUATTRO STAGIONI

A Camerata, em seus concertos, interage diretamente com o público, estimulando e aguçando o interesse pela curiosidade de conhecer os instrumentos que são utilizados para realização do evento, trazendo grandes emoções através da interação.
Ficha técnica:
Músicos: Ricardo Proiete – Spalla, Wesley Crispin Gonsalves, Samara Gama, Álvaro Proiete, William Ferraz Silva, Aline Aluna Gonçalves, Elton Albert de Mattos, Alain Alves, Cintia Campubri, Jefferson Feitosa, Vitor Gabriel, Pedro Godoy, Diego Leonardo da Silva Costa, Diego de Souza Correa, Phellipe Magno Bento de Souza, Rodrigo Araujo Gonçalves, Raphael Bastos Correa, Gustavo Yusuke Ueso, Daniel de Carvalho, Adriano de Paula Macedo, Jeziel Lima Rodrigues, Edson Silva Ferreira Junior, Mauricio Ferreira Nascimento, Elrick Schindler, Octavio Ribeiro Mesini, Marcos Nogueira Silva, Pedro Guilherme Ribeiro Alves, Marcos Alberto da Silva, Alpheu Guilherme Rosa da Silva, Rafael Padiar Ferreira, Guilherme Pire, Givanildo Alves Matias e Vinício Gomes da Silva.
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. Tel. 2605-8007. Dia 1º, 11h. R$ 40. Livre

RODA DE CHORO
A Roda de Choro proporciona, de maneira informal, a aquisição de repertório e o encontro entre diferentes gerações; aproxima músicos e público do Choro em um ambiente descontraído; e é um elemento tradicional de resistência da música popular no Brasil, no qual se aprende a forma de tocar, acompanhar, improvisar e compor o Choro.
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. De 7/9 a 14/12. Sáb., 17h. Grátis. Livre.


Dança

RUBEDO
Da Companhia de Dança Siameses, o espetáculo é um trabalho sobre a transformação do ser e a redescoberta de seu espaço interior. Despertando para esse impulso de abandonar todos os padrões estabelecidos e descobrir seu próprio caminho, o corpo mergulha numa jornada intensa, em que sonho e realidade já não se distinguem: são a própria matéria da vida.
Ficha técnica
Direção: Maurício de Oliveira.
Dramaturgia: Maurício de Oliveira e Bergson Queiroz.
Elenco: Ivan Bernardelli, Marina Salgado, Rodrigo Rivera, Vinícius Francês e Graziely Perdiz.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 1º, 19h. Grátis. 14 anos.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dias 13 e 14, 21h. Dia 15, 19h. Grátis. 14 anos.

RESQUÍCIOS BRUTOS
Esta obra coreográfica emerge na pesquisa do Núcleo como estratégia de síntese de uma etapa do projeto anterior, cujas elaborações artísticas estiveram vinculadas aos diálogos estabelecidos entre matrizes de movimento, espaços públicos da cidade de São Paulo e artistas de outras linguagens que produziram materialidades diversas, tais como textos, músicas, desenhos e vídeos, a partir de suas relações com o acontecimento.
Ficha técnica:
Bailarinos: Christiana Sarasidou, Karime Nivoloni, Liana Zakia e Raissa Cintra.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dias 20 e 21, 21h. Dia 22, 19h. Grátis. 12 anos.

O ULTIMO DIA
O bailarino Henrique Lima explora seu corpo e se entrega ao desafio de construir um outro em si. Utilizando-se dos recursos da máscara e do improviso, o espetáculo questiona os limites e os padrões de movimentos de um bailarino adulto.
Ficha técnica:
Direção e interpretação: Henrique Lima
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dias 6 e 7, 21h. Dia 8, 19h. Grátis. Livre.

 

Intervenção Artística

MENINOS TAMBÉM AMAM
Em formato de poema manifesto cênico, a peça coloca em cena jovens artistas homossexuais que sofrem homofobia. Poetizando e performando cenicamente seus discursos e dores, tece uma dramaturgia sensível na relação entre os atores/performers e o público.
Ficha técnica:
Poemas, Encenação e Direção Artística: Rafael Guerche
Performers: Roger Silper, Wesley Matos, Enrico Salvatore, Matheus Tchô, Higor Pereira
e Rafael Guerche.
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. De 1º a 15. Sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 30. 18 anos

Transarau
O debate terá como foco os processos criativos de jovens autores que tratam de assuntos relacionados à sexualidade e tem como característica principal uma linguagem sombria.
Ficha técnica:
Palestrante: Alexandre Lopes Rabelo de Morais
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 19, 19h. Grátis. Livre.


Inclusão LGBTI+ nas Empresas
O Caneca na Mesa é um coletivo que tem como objetivo ajudar os membros da comunidade LGBTI+ a se prepararem para lidar com desafios no ambiente de trabalho em relação à sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
Ficha técnica:
Mauro Shira
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 20, 12h30. Grátis. Livre.

Ciclo do Teatro da PombaGira
Abertura da pesquisa Homo Eros para o público a fim de discutir as grandes mazelas que oprimem e violentam a comunidade LGBTQIA+. Dirigido por Marcelo D'Avilla e Marcelo Denny, o grupo foca sua pesquisa no hibridismo entre dança, teatro e perfromance. A pesquisa se dá a partir da criação de um lugar além do poético, acredita-se que estimular uma visão crítica do mundo é fomentar uma reflexão para além do óbvio. Os diretores explicam que a pesquisa através do desejo e do erotismo seja o melhor caminho, pois o desejo é político. Desta forma é natural que uma reflexão política se misture a questões sociais e se deem mais forte nas minorias, como os homossexuais.
Ficha técnica:
Marcelo D'Avilla
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. De 20/9 a 4/10. Sex., 19h30. Grátis. Livre.

Demônios
Híbrido de dança, performance e teatro físico, Demônios é uma reflexão cênica sobre
três perigos que rondam o universo homoerótico contemporâneo: a lógica consumo-descarte do sistema socioeconômico, a melancolia e os transtornos psíquicos como sintomas da falência do sujeito, e o neofascismo conservador que avança cada vez mais. Esses perigos se proliferam e tomam conta dos corpos e dos desejos, mas há como resistir.
Ficha técnica:
Direção: Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny
Elenco: Andrew Nunes tassinari; Marcelo Denny de Toledo Leite; Mateus Silva Rodrigues de Souza; Renato Martins Navarro; Renato Henrique Teixeira; Ricardo Gabriel Souza Mesquita; Walmir Beserra da Silva; Marcelo Felipe D'Avilla Pires; Lua negrão - Pedro Dantas Bacellar; Hugo Domith Godinho.
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. De 21/9 a 6/10. Sáb., 21h. Dom., 19h. R$30. 18 anos

Palestras e debates

BJÖRK: PARADIGMAS DO PÓS-HUMANISMO
À luz de teóricas feministas como Donna Haraway, Judith Butler e Paul Beatriz Preciado, bem como pensadores como Deleuze, Nietzsche e Foucault, serão explorados tópicos relacionados à indústria cultural, ao devir-ciborgue, à tecnocultura e à desterritorialização dos corpos em uma jornada tão pulsante quanto uma música de Björk.
Ficha técnica:
Alisson Prando
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 26, 19h30. Grátis. Livre.

Cinema

Retrospectiva Rick Mastro
Uma breve viagem no universo de Ricky Mastro que começa com o docfiction de Divina Nubia “Um dia na vida de uma estrela”, seguido dos curtas-metragens com temática lésbica “Cinco Minutos”, “Felizes para Sempre” e os seus três últimos filmes que abordam o desejo seja ele na infância ou na idade adulta: “Xavier”, “A Ratoeira” e “A tempestade”.
Ficha técnica:
Rick Mastro
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 4, 19h. Grátis. Livre.

Retrospectiva Carol Markowicz
Carol Markowicz exibe filmes voltados à temática LGBTQI+ gratuitamente no teatro Décio de Almeida Prado, futuro Centro Cultural da Diversidade.
Ficha técnica:
Carol Markowicz
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 11, 10h. Grátis. 14 anos.

45 dias sem você
Após aguardar 45 dias um amor que nunca voltou, Rafael decide exilar-se de si mesmo e parte para uma longa viagem a fim de curar essa dor da ausência. Encontrando grandes amigos em diferentes países, como, Inglaterra, Portugal e Argentina.
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 18, 19h. Grátis. Livre.