Mês da Cultura Independente promove cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos de São Paulo

SP NA RUA e Semana da Música Eletrônica estão entre os destaques da programação

Parte do calendário cultural integrado, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo, o Mês da Cultura Independente (MCI) apresenta cerca de 500 atividades em mais de 100 pontos, ocupando ruas e espaços culturais da cidade durante todo o mês de setembro. O evento reúne artistas da cultura independente de diversas linguagens, com shows, peças de teatro, mostras de cinema, debates, seminários, encontros literários e oficinas. A Secretaria Municipal de Cultura programa centenas de atividades do universo independente mensalmente, durante todo o ano, nos espaços culturais municipais. Bibliotecas, centros culturais e casas de cultura recebem regularmente essa programação, que neste mês integra o MCI.

Um dos destaques da programação é o SP NA RUA, evento que ocupa as ruas do Centro histórico de São Paulo com dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas de coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. Este ano, o SP NA RUA também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado à data. O MCI traz ainda, no Centro Cultural Olido, a Semana da Música Eletrônica, com diversas atividades entre os dias 22 e 29.

Pela primeira vez na história do evento, o Seminário de Arte Urbana será reazliado no MCI. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para debater a nova etapa do Museu de Arte de Rua (MAR), política de arte urbana da Prefeitura de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/sociedade.

Entre as 500 atividades do Mês da Cultura Independente, o público pode conferir a 3ª Parada LGBTQIA+ na Casa de Cultura Hip Hop Leste, em Cidade Tiradentes (21); o show em homenagem a João Gilberto, “Rei Sem Coroa”, com o cantor e instrumentista Paulo Carvalho e participações das cantoras Mãeana e Nina Becker, do multi-instrumentista Kassin e do guitarrista Pedro Sá, no Centro Cultural São Paulo (14); a retrospectiva da curta-metragista paulistana Carolina Markowicz, no Teatro Décio de Almeida Prado (11), com a presença da cineasta; o show da cantora e MC Flora Matos, na Casa de Cultura Hip Hop Sul (15); Live Olido com Teto Preto, no Centro Cultural Olido (05); o show da cantora e compositora Juliana Perdigão, no CCSP (19); Thiago Pethit no CCSP (15) e Sabadão Olido com Metanol (21).
 

DESTAQUES

SP NA RUA
A 7ª edição do SP NA RUA será realizada nos dias 28 e 29 de setembro, das 20h às 06h, no Centro histórico da cidade. Além de integrar o MCI, desta vez o evento também abraça o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, que ganha um palco dedicado exclusivamente à data, que desde 2005 faz parte do calendário oficial da cidade.
O evento leva a intensa vida noturna da cidade para as ruas, em dez horas de manifestações artísticas, musicais e performáticas com coletivos urbanos, intervenções musicais e DJs. A programação conta com 12 pontos de festa e mais de 30 atrações artísticas. Confira a programação completa nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura.
l Rua Barão de Itapetininga, Largo do Paissandu e Triângulo SP
l Dias 28 e 29/9, das 20h às 06h
l Grátis


DANÇA
CURSO DE PASSINHO

Uma dança descontraída e cheia de gingado, o passinho surgiu nas comunidades cariocas nos anos 2000 e popularizou-se por todo o Brasil. O estilo de dança urbana que ganhou destaque na abertura das Olimpíadas do Rio, em 2016, é o tema das aulas de “passinho foda” de Pablinho Fantástico. Junto com o grupo Dream Team do Passinho, o dançarino, vindo da comunidade da Rocinha, criou o álbum “Aperte o Play”; apresentou-se em turnê por 28 países e participou de um clipe de Ricky Martin e dos shows de Alicia Keys e Fernanda Abreu no Rock in Rio 2017.
l Centro Cultural São Paulo – Sala de Ensaio 1
| De 3 a 8/9. 3ª a 6ª, das 19h às 20h30. Sáb. e dom., das 16h às 17h30
| Grátis. 25 vagas. Inscrições: www.centrocultural.sp.gov.br

MÚSICA
JULIANA PERDIGÃO

Para compor as faixas de seu terceiro disco, “Folhuda”, a cantora, instrumentista e compositora mineira Juliana Perdigão adaptou e musicou poemas de nomes como Oswald de Andrade, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes. O show traz o repertório do álbum, que mistura rock, punk, reggae, samba e brega, além de canções de Jards Macalé, Torquato Neto, entre outros. No palco, Juliana canta e toca guitarra acompanhada por Gongom (bateria), Moita (guitarra), João Antunes (baixo) e Paulim Sartori (teclado).
l Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
| Dia 19/9, às 21h (consultar valor do ingresso no site www.centrocultural.sp.gov.br)

CINEMA
O CINEMA DE BARBARA HAMMER

A mostra “O Corpo Não É Metáfora” exibe entre os dias 19 e 22 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, filmes de Barbara Hammer. A cineasta, que morreu em março deste ano em decorrência de câncer, aos 79 anos, é considerada um dos maiores nomes nos Estados Unidos do cinema queer. Seus mais de 40 filmes discutem assuntos tabus, como sexualidade e relações sexuais entre mulheres. “Dyketactics” (1974) foi o primeiro filme sobre orgasmo com interações lésbicas. A mostra integra o festival “Agora É Que São Elas”, que seleciona mais de 15 filmes exibidos em formato original 16mm.
l Centro Cultural São Paulo – sala Spcine Lima Barreto
| De 19 a 22/9. Grátis (programação completa no site
www.circuitospcine.com.br)

MÚSICA
SELVAGENS À PROCURA DE LEI

Com três discos lançados, “Aprendendo a Mentir” (2011), “Selvagens à Procura de Lei” (2013) e “Praieiro” (2016), a banda cearense de rock comemora dez anos de história. Para celebrar apresenta o show de lançamento do single “Intuição”, primeira faixa de seu próximo álbum “Paraíso Portátil”. Com a mesma formação desde o início, o quarteto conta com Gabriel Aragão (guitarra e teclado), Rafael Martins (guitarra), Caio Evangelista (voz e baixo) e Nicholas Magalhães (voz e bateria).
l Centro Cultural São Paulo – sala Adoniran Barbosa
| Dia 12/9, às 21h (consultar valor do ingresso no site centrocultural.sp.gov.br)

MÚSICA
THIAGO PETHIT

Neste show o cantor paulistano apresenta músicas de seu quarto álbum autoral, “Mal dos Trópicos”, que busca elementos na dramaturgia e na musicalidade para narrar o mito de Orfeu sob um viés tropical e urbano. Nas nove faixas, chamadas “atos”, misturam-se clássicos do jazz e do samba, o carnaval de rua e a erudição de Villa-Lobos. Das obras do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, passando pelas boates gay do centro de São Paulo e pela poesia de Roberto Piva, a nova obra é traduzida como um espetáculo de natureza sinestésica.
l Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
| Dia 15, às 18h (consultar valor do ingresso no site centrocultural.sp.gov.br)

MÚSICA
LIVE OLIDO COM TETO PRETO

Depois do sucesso de seu EP “Gasolina” - música que integrou a trilha sonora do filme “Corpo Elétrico” (2017), de Marcelo Caetano - lançado em 2016, a banda eletro orgânica Teto Preto iniciou uma trajetória por renomados festivais brasileiros. O primeiro álbum, o independente “Preta Preta”, chegou em 2018 com oito faixas autorais. Marcado por batidas fortes, o show “ritualístico” reúne, no palco do Live Olido, Laura Diaz (voz), Loic Koutana (performance), Pedro Zopelar e Savio de Queiroz (sintetizadores e bateria eletrônica) e William Bica (percussão).
l Centro Cultural Olido - Sala Olido
| Dia 5/9, às 20h. R$ 20

MAQUIAGEM
VIVÊNCIA MAKE GUERRILHA

Coordenada pelas artistas Ramirona e Alma Negrot, a vivência utiliza a maquiagem como ferramenta de autoconhecimento e poder. A atividade não faz distinção de gênero, sexualidade, idade ou formação social. Nos encontros, alternam-se momentos (per)formativos, expositivos e práticos, que abrem o debate sobre desdobramentos históricos e contemporâneos relacionados à identidade de gênero, terrorismo urbano e subjetividades do corpo, por meio de técnicas de caracterização e conceitos de maquiagem contrários às visões normativas sobre beleza e padrões estéticos.
l Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates (Piso Caio Graco)
| De 21 a 29/9. 3ª a 6ª, das 18h às 20h. Sáb. e dom., das 15h às 18h.
| Grátis. Inscrição: 1º a 15/9 (preencher formulário disponível no link: https://forms.gle/tS28pz15mvPsJYZf6)

CINEMA
MOSTRA DE FILMES DE MÚSICA ELETRÔNICA

O cineasta e escritor Lufe Steffen assina a curadoria da Mostra de Filmes de Música Eletrônica, exibida em setembro na sala Spcine Olido. A programação é gratuita e apresenta, em todas as segundas-feiras do mês, os filmes: “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), de Steffen (dia 2) / “Curtas - A Noite Eletrônica dos Anos 2000”, com as produções “Condessa” (2000), de Dacio Pinheiro e Denis Rodriguez; “São Paulo 2000” (2000), de Dacio Pinheiro, Daniel Zanardi e Rodrigo Garcia Dutra; “LCD 32:59” (2003) e “Carnaval” (2006), ambos de Dacio Pinheiro; “Y” (2013), de Dacio Pinheiro e Stefan Fahler (dia 09) / “O Que É Nosso - Reclaiming The Jungle” (2014), de Jerry Clode, Murilo Yamanaka e Allyson Alapont (dia 16) / “A Orquestra Invisível e Outros DJs Pioneiros do Brasil” (2004), de Keke Toledo e Rica Mentex (dia 23). No dia 30, o encerramento da Mostra traz um debate entre Steffen, Claudia Assef (diretora do Centro Cultural Olido e autora do livro “Todo DJ Já Sambou”) e Erika Palomino (diretora do Centro Cultural São Paulo e autora do livro “Babado Forte”).
l Centro Cultural Olido – Sala Spcine Olido
| Dias 2, 9, 16, 23 e 30/9 (debate), às 20h. Livre. Grátis

ARTE
SEMINÁRIO DE ARTE URBANA

O Mês da Cultura Independente (MCI) realiza pela primeira vez na história do evento o Seminário de Arte Urbana. A programação promove, no sábado, dia 21 de setembro, uma série de encontros do poder público com a sociedade civil para promover troca de ideias e debater as políticas de arte urbana do município de São Paulo. As conversas apresentam três eixos principais: intervenção urbana e zeladoria, arte e educação e parcerias governo/ sociedade. Para comparecer, não é necessário fazer inscrição nem retirar ingresso. A entrada é limitada à lotação da sala.
l Centro Cultural Olido
| Dia 21/9 (veja os horários nos site cultura.prefeitura.sp.gov.br)

FESTA
HAPPY HOUR OLIDO COM PAULO TESSUTO / FESTA CAPSLOCK

O DJ e ex-jogador de basquete Paulo Tessuto comemora mais de uma década de discotecagens e leva sua Festa Capslock para o Happy Hour Olido. Com suas performances irreverentes, o artista colaborou com a revolução da nova fase da cena independente. Em 2014, criou o personagem Carlos Capslock que lhe deu fama nos rolês paulistanos e apresenta seu lado mais divertido e insano atrás das pick-ups.
l Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
| Dia 13/9, às 18h. Grátis

FESTA
HAPPY HOUR OLIDO COM BAILE DO MISTER SAM / ESPECIAL DISCO MUSIC

O DJ, produtor artístico, radialista, apresentador e compositor argentino atua na cena musical desde os anos 1960. Entre seus remixes de sucesso, estão “Conga, Conga, Conga”, “Lindo, Tesão, Bonito e Gostosão”, “Freak le Boom Boom” e “Melô do Piri Piri”. Depois de produzir artistas como Gretchen e Ângela Maria, o DJ promove uma verdadeira festa de disco music na Happy Hour Olido. Nesta edição, que tem como convidado o DJ Almir Lima, o público poderá dançar ao som de vinis lendários dessa época.
l Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
| Dia 20/9, às 18h. Grátis

FESTA
SABADÃO OLIDO COM METANOL

Extensão da rádio online de mesmo nome, o grupo, liderado pelo DJ e produtor Akin, ocupa ruas e clubes com sonoridade dançante de vanguarda. Atualmente, o coletivo Metanol ocupa o espaço público com festas gratuitas, como a bimestral Metanol na Rua, e mantém projetos mensais em casas noturnas. O coletivo de produtores musicais leva seu encontro dançante para o Sabadão do Centro Cultural Olido com um line-up embalado pela batida da música eletrônica.
l Centro Cultural Olido – Vitrine da Dança
| Dia 21/9, às 15h. Grátis

MÚSICA
SEMANA DA MÚSICA ELETRÔNICA

No último domingo de setembro, comemora-se o Dia Municipal da Música Eletrônica e o Centro Cultural Olido e sua Galeria do DJ prepararam uma semana inteira de atrações. Entre os dias 22 e 29, a programação conta com festas, painéis de debate, mostra de filmes, exposição de fotos e workshops. Na abertura do evento, às 15h, o Domingo Delas recebe DJs mulheres de várias épocas e estilos. O encerramento das comemorações conta com uma grande festa de música eletrônica em frente ao Olido, no Largo do Paissandu. Veja a programação completa no site https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/.
l Centro Cultural Olido - Galeria do DJ
| De 22 a 29/9, diversos horários. Grátis

TEATRO
DEMÔNIOS

O teatro Décio de Almeida Prado recebe, a partir do dia 20 de setembro, o impactante espetáculo “Demônios”. Dividida em três atos, cada um identificado por uma cor (vermelha, preta e branca), a performance aborda as mazelas que oprimem e satanizam a comunidade LGBTQIA+. Dirigida por Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny, do Grupo Teatro da Pomba-Gira, a montagem reúne dança e performance, mostrando formas de “demônios” contemporâneos que afetam o homem homossexual, como a ascensão do neofascismo, o sistema socioeconômico e o suicídio. A classificação indicativa é 18 anos.
l Teatro Décio de Almeida Prado
| +18 anos. 60 min. De 20/9 a 6/10. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 30


MÚSICA
REI SEM COROA

O cantor e compositor Paulo Carvalho faz uma homenagem a um dos músicos que mais o influenciou em sua trajetória artística de 20 anos, João Gilberto, que morreu neste ano. Depois de pesquisar a obra do criador da bossa nova, reuniu canções que foram apenas apresentadas ao vivo, mas nunca gravadas. Esse repertório é apresentado no show que conta com participações das cantoras Mãeana e Nina Becker, do multi-instrumentista Kassin e do guitarrista Pedro Sá.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
| Dia 14/9, às 19h (consultar valor do ingresso no site centrocultural.sp.gov.br)

CINEMA
RETROSPECTIVA CAROL MARKOWICZ

O Teatro Décio de Almeida Prado recebe a curta-metragista paulistana Carolina Markowicz nesta retrospectiva do universo LGBTQIA+. Em sua trajetória, a cineasta roteirizou e dirigiu curtas que foram exibidos em mais de 300 festivais, como os de Toronto (Canadá) e Locarno (Itália). Ganhou diversos prêmios pelo filme “O Órfão” (2018), entre eles a Queer Palm na 50ª Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes (França) que divulga novos cineastas. O filme conta a triste história do menino adotado que é devolvido ao orfanato por ser afeminado.
| Teatro Décio de Almeida Prado
| Dia 11/9, 19h. Grátis

FESTA
3ª Parada LGBTQIA+ na Casa de Cultura Hip Hop Leste

A 3ª Parada LGBTQIA+ volta à Casa de Cultura Hip Hop Leste, em Cidade Tiradentes, para celebrar a diversidade com shows, desfiles de drag queens e duas festas de coletivos urbanos consagrados. Toda a programação tem a proposta de promover uma festa democrática e livre de preconceitos, que una todos os ritmos para todos se divertirem. O projeto multiforme de som, imagem e performance Coletivo Animalia, representado e concebido por corpos LGBTQIA+, é a atração das 16h. Já às 20h é a vez da BateKoo SP, uma produção independente que promete fazer todo mundo dançar muito ao som de ritmos como hip hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, raggae, dancehall, bahia bass, kuduro e suas vertentes.
| Casa de Cultura Hip Hop Leste
l Dia 21, das 13h às 22h. Livre. Grátis.

MÚSICA
Flora Matos

A cantora e MC apresenta o show de seu primeiro álbum em carreira solo, “Eletrocardiograma” (2017) na Casa de Cultura Hip Hop Sul. O disco, que foi muito bem recebido por crítica e público, aborda sentimentos românticos em tom confessional visceral.
| Casa de Cultura Hip Hop Sul
l Dia 15, 20h. 16 anos. Grátis


PROGRAMAÇÃO: TEATROS E CENTROS CULTURAIS


CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Encerramento “Estéticas da periferia”
SoundSystem África Mãe do Leão
África Mãe do Leão é uma equipe de som independente existente há 10 anos, na cidade de São Paulo, suas bases fundadoras são Poor e Professor Dan, seletores. AML se formou da necessidade de construir e contar sua própria história por meio da música reggae. A equipe têm foco em três áreas de atuação: a promoção de eventos reggae sound system; de formação com a realização de oficinas e debates.
01/09, Sábado das 15h às 21h30 | Gratuito – Livre

Agbála Conta por Giselda Pere
Agbalá Conta é uma cabaça encantada, que quando se abre espalha histórias da nossa ancestralidade africana e afro-brasileira. Histórias preservadas na tradição oral e na literatura infantojuvenil. Conhecer nossas histórias de origem nos ajuda a compreender o presente, e seguir com o olhar no futuro.
04/09, Quarta das 14h às 15h | Gratuito - Livre
11/09, Quarta das 10h30 às 11h30 | Gratuito – Livre

Banda Zé Pereira
A banda Zé Pereira é um power trio de SP, formado pelos músicos Felipe de Paula (Guitarra e voz), Felippe Rodrigues (Bateria) e Lucas Pierri (Baixo).
A banda mistura ritmos do norte e nordeste com a temática árida da capital paulista. Tem como referência Siba, Tulipa Ruiz e Curumim.
Com canções cheias de personalidade e um show pulsante o trio já passou por diversas casas de sp, rj e recentemente estiveram em sua primeira tour internacional, na Colômbia.
05/09, Quinta às 20h | Gratuito – Livre

F.O.D.O.P
Festa fora do Padrão
Fodop é um estudio de produção musical que foi criado com o objetivo de incentivar artistas de periferia, uma vez por ano os produtores do estúdio se reúnem em um evento com todos os artistas que passaram pelo estúdio ao decorrer do ano, esse evento é marcado pela versatilidade devido a quantidade de artistas de diferente gêneros musicais.
E esse ano a festa fora do padrão (F.O.D.O.P) vem até o CCJ para abalar a zona norte de São Paulo Rap, Trap, Funk, Dance hall e Graffiti
07/09, Sábado das 16h às 22h | Gratuito – Livre

Coisas que você pode dizer em voz alta
O despertar da sexualidade pode ser um período confuso e às vezes doloroso na adolescência; mais ainda quando se é uma menina que gosta de meninas em uma pacata cidade do interior. Coisas que você pode dizer em voz alta, novo espetáculo teatral da DeSúbito Cia., aborda este tema. Voltado para jovens e adultos, a peça fala dos conflitos e dos questionamentos de uma adolescente em sua jornada de autoconhecimento. A dramaturgia de Ricardo Inhan é inspirada na HQ "O Enterro das Minhas Ex", da francesa Anne-Charlotte Gauthier.
07/09, Sábado das 15h às 16h | Gratuito - Livre

Batalha das Máquinas
Batalha das Máquinas é uma competição de dança da categoria de dança Popping, dança
baseada na técnica de contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do
dançarino, assim estralando pra pegar o tempo da batida da música, combinados com vários
movimentos e poses do corpo que são chamados de fundamentos.
08/09, Domingo das 14h às 18h | Gratuito – Livre
XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
Ee eu fosse você eu me movia
15/9 às 16h
Gratuito
Livre

Sistah Mary
Mariana Soares dos Santos Vieira –nascida em 21 de Setembro de 1988 e criada na zona leste de São Paulo, especificamente no jardim colorado comunidade do primavera.
Em 2005 surge o interesse na musica e começa a interpretar covers nacionais com bandas independente, assim despertando as primeiras composições autorais. Em 2009 trabalhou com a “Banda Raízes do Bem” com um projeto chamado "Raízes e Culturas" uma de suas primeiras composições acrescentando a cultura Reggae. Desde então vem com sua carreira solo, com a dificuldade de ser mulher, mãe, mas sempre articulando e trilhando para que a música seja a fonte de resistência nesse diverso e segmentado mercado musical. Suas influências se destacam, internacionalmente Sister Aysha, Queen Ifrica Queen Ômega, Sister Nancy e Spice suas inspirações pra levar a musica Reggae nacional foi a Banda Filosofia Reggae com a cantora Denise D ?Paula, Miss Ivy, e Laila Arruda grandes destaques da música independente underground de São Paulo.
12/09, Quinta às 20h | Gratuito – Livre

Pagode da Tenda
O projeto Pagode da Tenda surgiu em 2005 entre uma reunião de amigos em prol da comunidade a fim de fomentar o movimento cultural na Zona Norte de São Paulo. Inicialmente o projeto acontecia aos sábados na rua Valquíria até se tornar conhecido do público em geral. Onde foi possível levar a cultura do Samba para outras regiões de São Paulo e atualmente realizando apresentações em outros estados. Assim sendo convidados a participar de projetos nas regiões de Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Litoral de São Paulo em geral, Bragança, Rio de Janeiro, Florianópolis, etc. Com objetivo de levar para muitas outras regiões esse conhecimento e bandeira do Samba.
14/09, Sábado das 19h às 22h | Gratuito - Livre


En cuento com Mirta Portillo (Cuba)
Mirta Portillo é uma "conta cuentos" ou, contadora de contos. Suas histórias são repletas de mitologias yorubá e tradições negras caribenhas. Nesta apresentação ela traz as histórias que ouviu e aprendeu a contar em Havana, capital de Cuba e cidade natal da narradora
18/09, Quarta das 14h às 15h | Gratuito - Livre

Banda Periferia A massa
A banda Periferia A Massa retrata de maneira diferente a realidade e o cotidiano das comunidades no Brasil. Apoiando-se no samba, funk e soul, a filosofia é resumida pela palavra africana "Ubuntu", que significa a força vinda da união das pessoas.
19/09, Quinta às 20h | Gratuito – Livre

CCJ é Rock:
La Marca + Hateen
Hateen é uma banda brasileira de hardcore melódico fundada na Zona Leste de São Paulo em 1994 por Rodrigo Koala, Japinha e Cesinha Santisteban. O Hateen tem sete álbuns gravados ao todo, os quatro primeiros com todas as músicas em inglês. A partir do quinto álbum, Procedimentos de Emergência, lançado em 2006, passaram a incluir no repertório músicas em português, influenciados pelo sucesso das composições feitas pelo vocalista Rodrigo Koala para a banda CPM 22.
21/09, Sábado das 19h às 22h | Gratuito – Livre


Na mala de Ébano com Mariana Per
Mariana é uma viajante que passou por vários povos africanos procurando conhecer mais sobre a historia de seus ancestrais, das menores aldeias aos grandes impérios africanos, e encontrou muito mais do que imaginava! Os africanos trouxeram além da sua beleza, historias como a da doce Kethiwe, a valente Nanana bo Cele Cele.
25/08, Quarta das 10h30 as 11h30 | Gratuito - Livre

Na batida da juventude
Coletivamente Hip Hop apresenta o projeto Na batida da juventude. As atividades são voltadas para a discussão de politicas pública principalmente pautando o ECA, (Estatuto da criança e adolescentes). O intuito é que o jovem tenha maior acesso e dialogue sobre seus direitos junto às outras pessoas de movimentos sociais, sociedade civil e do poder público.
As atividades também contarão com os quatro elementos do hip hop:
Dj – Break – MC – Grafitti durante as atividade
25/09, Quarta das 14h até 18h | Gratuito – Livre

Mano Gogui & King Metal
Nascido e criado na zona norte de São Paulo, Mano Gogui alcançou o publico do rap com seu estilo diferenciado e agressivo e se apresenta junto com King Metal, dono de um estilo inovador que mescla graves absurdos com o trap e letras polemicas.
26/09, Quinta às 20h | Gratuito – Livre

UMA JANELA PARA UTOPIA
Uma janela para a utopia tornou-se um festival de resistência, pois mesmo com a crise política, econômica e social que o país tem enfrentado, conseguimos chegar à décima primeira edição, evidentemente, com o apoio de muitos que também acreditam na sua importância e alcance. No início de cada ano muitas escolas nos procuram indagando sobre os espetáculos que iremos trazer na próxima edição para poderem agenda-los em suas atividades escolares. Da mesma maneira, muitos professores, por iniciativa própria, entram em contato conosco, demonstrando grande interesse em participar com seus alunos deste importante Festival, afirmando o quanto ele enriquece o seu currículo escolar.
28 e 29/09, sábado das 20h às 22h e domingo das 18h às 19h | Gratuito – Livre

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Encontros de Estudo da Palhaçaria
Coletivo independente, que realiza um encontro semanal no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço.
Quando: 02, 09, 16, 23 e 30/09 às 14h
Gratuito
Livre

Picadeiro Aberto
Encontro semanal para treino, prática e apresentações das diversas linguagens circenses.
02/09 - Encontro de Malabares + Mostra competitiva
09/09 - Laboratório Musical de Circo
16/09 - Mostra de Variedades Circenses
23/09 - Mostra de Variedades Circenses
30/09 - Mostra de Variedades Circenses
Quando: 02, 09, 16, 23 e 30/09 às 16h30
Gratuito
Livre

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

AQUILO QUE FOGE
Neste espetáculo, Babi Fontana se debruça nas memórias de sua avó, que perdeu a voz nos últimos anos de vida, e também sobre aspectos da obra Eu não, de Samuel Beckett, que se funda em um impedimento-voz: na convergência entre corpo, tempo e linguagem. O solo é uma pesquisa habitada por interrupções, falhas e ausências. Naquilo que não se fixa no corpo em movimento, que escapa aos gestos que agenciam a relação entre o eu e o outro.
Onde: Sala Cênica
Quando: 5 e 6/9
Horário: 19h
Gratuito
16 anos

dos PRAZERES
A pesquisa-montagem da peça de dança “dos Prazeres” busca referência na obra de Heitor dos Prazeres, artista do samba e pintor que adotou o anônimo como temática para suas pinturas. O contraste entre festa e dor, divino e corpóreo, marcadas pela obra do artista, nos faz refletir sobre a condição de seres excluídos e anônimos na sociedade. O interesse na construção da obra coreográfica vem de encontro aos anseios do núcleo em continuar com a investigação sobre o sujeito anônimo e de se debruçar sobre a obra de artistas que tem como temática uma visível complexidade estrutural e poética.
Onde: Sala Cênica
Quando: 11, 12, 13, 14, 18 e 19/9
Horário: 19h
Gratuito
14 anos

ZONA
Onde: Sala Cênica
Quando: 20 e 21/9
Horário: 20h
Gratuito

COMPARTILHAMENTO DE PROCESSOS
Compartilhamento de processos é uma proposta do Centro de Referência da Dança e dos/as Artistas Residentes do espaço. Neste compartilhamento, serão apresentadas as performances: Se te faz feliz - o solo do peixinho, de Katharina Câmara; Talvez esteja longa, mas fique à vontade para cortar como quiser, de Tatiana Guimarães; e Performance_, de Pedro Galiza.
Onde: Sala Cênica
Quando: 26/9
Horário: 19h
Gratuito
18 anos

SONHEI PENHASCOS
A montagem é uma dança-solo inspirada pela obra poética “Do Desejo”, de Hilda Hilst. É um experimento cênico de uma mulher em busca das formas, intensidades e rupturas criadas pelo Desejo em seu corpo. Investigando o Desejo como força motriz, a intérprete-criadora se propõe a transitar entre estados corporais diversos à procura de um fluxo incessante de prazer e movimento.
Onde: Sala Cênica
Quando: 27 e 28/9
Horário: 19h
Gratuito
18 anos


DANÇANDO NA FONTE

SANTA JAM
A Santa Jam desenvolve um profundo estudo das expressões musicais, cultura popular e danças regionais que resulta numa apresentação que conta a história da música tradicional através da fusão cultural destes elementos. Neste espetáculo, o coletivo pluri artístico utiliza os marcos das danças do século XXI (lindy hop, rockabilly, foxtrot, swing dance) para contar suas histórias e suas construções.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 5/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre


NIMBA
Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Utilizando-se dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas e até na própria "mãe terra", o espetáculo, em diálogo com a dança africana, busca gerar reflexões dessa essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além do ser mulher, no sentido do gênero e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 12/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

TRANÇAS DE TERESA
O segundo ato da série Amor em 4 Atos, Tranças de Teresa, parte de uma pesquisa sobre o
artista plástico brasileiro Tunga, e sua intersecção com o amor e suas relações contraditórias.
“Tecer relações às vezes se impõe como um enigma, ver o mundo como um mistério, nos faz
querer alargar esse mundo, compreender mais esse mundo...
... acho que o grande mistério é o mistério da vida. Acho que a grande poesia é a poesia desse
mistério. E, evidentemente, não há vida sem amor, né? Amor no sentido mais profundo da
palavra.”, Tunga.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 19/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

TRAÇOS E TRAÇADOS URBANOS
O espetáculo investiga as relações entre o espaço corporal, o espaço urbano e as relações entre eles, com o objetivo de abordar de forma poética, o desenvolvimento de um novo olhar para o espaço urbano. Através da diversidade do elenco de bailarinos e músicos, Traços e Traçados Urbanos mostra uma jornada da imobilidade, mobilidade parcial à mobilidade, através da igualdade de papéis e as relações com o espaço.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 26/9
Horário: 17h30
Gratuito
Livre

ORÁCULO
Oráculo é uma instalação do núcleo Maya-Lila em que três bailarinas recebem perguntas aleatórias do público, que geram danças respostas. Com inspiração no famoso texto clássico Chinês “I Ching - O Livro das Mutações”, a experiência instiga o público a refletir sobre suas próprias perguntas.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 28/9
Horário: 17h
Gratuito
Livre
60 min.

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Gardênia
Com dois atores em cena que se utilizam de uma tecnologia analógica composta por vitrola e retroprojetores, a encenação inventa um jeito muito próprio de transpor para o palco a experiência literária. Numa relação intimista, artistas e público revivem a história de amor de mais de meio século entre Florentino Ariza (Luís Mármora) e Fermina Daza (Cybele Jácome), magistralmente traçada por Gabriel García Márquez. O amor de juventude; suas vidas apartadas; o reencontro na velhice.
teatro
De 7/9 e 8/9, Sab às 19h e dom às 20h. | Gratuito – 12 anos

SerTão Mar – Núcleo Pé de Zamba
serTÃOmar é o novo espetáculo do Núcleo Pé de Zamba. Ele trafega pelas culturas
tradicionais afro mineiras, numa jornada que se inicia na grande Belo Horizonte e segue até a região de Araçuaí. Debruçando-se em temas como memórias, solidão, alegria, entre outros e que, somado a imponência da natureza que envolve estas populações.
dança
De 13/9 a 15/9, Sex e Sáb às 20h. domingo às 19h| Gratuito – livre


O Enigma de Candira
A jovem Laurita e seus pais passaram a viver, há poucos meses, na pacata Candira, uma cidadezinha litorânea, onde a pesca é a principal atividade econômica da população.
Apesar de tranquila, a comunidade local trava uma luta na justiça contra um poderoso
empresário que garante que todas as terras da região lhe pertencem. Além disso, Laurita percebe que há outro mistério sobre o passado candirense e decide desvendá-lo, com a ajuda de suas amigas nativas, Analu e Estela, e de Rui (um primo deficiente visual que sonha atravessar o oceano sozinho com seu próprio barco). Será que a turminha cumprirá tal missão? Venha descobrir conosco!!!
teatro
De 27/9 a 29/9, Sex 15h e 20h. Sab às 20h e dom às 19h. | Gratuito – livre

 


Banda Gritos Ocultos
Banda Gritos Ocultos formada por volta do ano 1998, com música de protesto independente formada por amigos que se reuniam para fazer musica, com vários estilos musicais nas vertentes do rap, hip hop,hard core e reggae.
teatro
De 5/9 e 6/9, qui e sex às 20h. | Gratuito – 12 anos


Café com Viola, Prosa e Poesia no Teatro
Para dar continuidade a nossa Programação do Café com Viola, Prosa e Poesia, para os meses de Agosto e Setembro, convidamos o músico Domingos Sávio, que tem formação em Licenciatura em Música, com formação na Yamaha musical em flauta contralto e soprano doce, bacharelado em violão segundo módulo. Cursando no momento Artes Visuais.
Atualmente faz apresentações na região de São Paulo, divulgando o show do lançamento do seu CD Templo Conflitante, para esse desafio, Domingos Sávio participa de vários projetos e eventos dos quais fazem parte da Cultura Popular Brasileira.
Quando: Todo domingo
Horário: 10h30
Gratuito
Livre

XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
Um show de variedades palhacísticas
15/9 às 15h
Gratuito
Livre

Música no Parque

Denise de Paula
Denise D' Paula apresenta o seu novo disco Farol Na Escuridão. O papel da mulher na sociedade, o movimento negro e o cotidiano como empregada doméstica são o fio condutor do novo trabalho da ex-integrante do grupo Filosofia Reggae.
Com dez faixas, o disco reúne músicos em destaque na cena paulistana e conta com a produção musical de Rodrigo Loli. Dessa vez, Denise não se limita a música para dançar, mas busca também mostrar o papel das canções como instrumento de resistência e liberdade, diante dos dramas sociais.
Quando: Sábado 07/09
Horário: 16h
Gratuito
Livre

Yvani Coelho
Versátil, ela levanta qualquer público e se sente a vontade quando parte para a improvisação. Incorporando todos os elementos do berço de nossa cultura brasileira, aplicando variadas cadências ao seu Samba e trazendo uma identidade própria para seu trabalho.
Quando: Sábado 14/09
Horário: 16h
Gratuito
Livre

As Trinca
O espetáculo musical autoral Show Identidade do grupo de Rap As Trinca, tem como base o repertorio do Álbum LADO A, e do EP TRINCA de A’s, lançados de forma independente entre os anos de 2012 a 2018. O Show interage com o público através de experimentos poéticas e artísticas musicais, aliados a ritmos culturais periféricos, propondo e revisando novas estéticas da música RAP Brasileira. Linkadas a novos conceitos musicais do mundo.
Onde: Teatro Flávio Império
Quando: Sábado 21/09
Horário: 16h
Gratuito
Livre


Etiópicos
Com aproximadamente uma hora de repertório com músicas autorais, trazendo em sua essência o REGGAE e o fundamento na Cultura RASTAFARI, vivenciada por seus integrantes. A ênfase é levar arte e cultura, com ideias positivas voltadas para o público que aprecia o REGGAE, com influencias de artistas fundadores do cenário. Etiópicos traz toda essa bagagem cultural e ancestral em suas apresentações.
Quando: Sábado 28/09
Horário: 16h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL DO GRAJAÚ
XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
Treinalhaço: a competição de quem erra mais coletivo menelão de teatro
15/9 às 16h
Gratuito
Livre

Seletiva Regiona CPBMC - Edição Batalha Grajaú Rap City
O coletivo GRAJAÚ - RAP CITY, formado por Ladakipnis Hoodlum do grupo Clube Do Berro, JPA do coletivo Epycentro, Gah MC do grupo Canella Fina, surgiu com a intenção de divulgar e difundir o RAP e a cultura Hip Hop da nossa região, sempre apoiando todas as manifestações artísticas que acontece aqui na quebrada, trabalhando com informação, entretenimento e informação.
Calçadão
01/9, Dom às 09h| Gratuito – 16 anos

Retratos de Guerra
Por: Thamara Lage
Thamara propõe uma reflexão sobre as alarmantes estatísticas do nosso País, em que, a cada hora, pouco mais de 500 mulheres são vítimas de alguma violência, seja ela verbal, física ou psicológica, além de discriminação gênero, raça, etnia, desigualdade de direitos e preconceito pela sua orientação sexual.
Hall
03/9, sexta às 15h| Gratuito - Livre

Aniversário Caps com Maria Vilani.
Comemoração dos 29 anos do CAPS, no Centro Cultural Grajaú. Das 9h às 22h, o Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú vai comemorar os anos de incentivo à poesia, teatro, cinema, música e outras manifestações artísticas da região.
Hall , Teatro e Cinema.
22/9, Dom às 09h|Gratuito-Livre

Slam Resistência - Troca de quebradas Slam Resistência
Slam Resistência é uma competição de spoken world, palavra/poesia falada. As regras que uso aqui estão em sintonia com as regras globais. Jurados são escolhidos na hora em meio ao público. Julga-se a poesia e expressão, conteúdo lírico , forma de interpretação. Cada poeta tem 3 minutos para apresentar uma poesia de sua autoria. Não pode utilizar objeto cênico nem instrumento musical.
Calçadão
06/9, Sexta às 20h| Gratuito -16 anos

Slam do Grajaú
O Slam do Grajaú vem proporcionando aos moradores da região encontros poéticos onde a rima é utilizada para debater e discutir a cerca do cotidiano dos moradores da periferia, levando a critica social sobre seus descontentamentos em forma de verso e poesia.
Hall
13/9, sexta às 19h| Gratuito - Livre

Grajaú Rap City
Em um duelo de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro. Competições no modelo batalha são comuns dentro da cultura Hip Hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: no grafite existe a batalha de cores; no break, a batalha da dança; os DJs batalham com scratch; no rap, a batalha de MCs.O projeto Rinhas de MCs Grajaú consiste na realização periódica de duelos de MCs, acompanhados de outros elementos da cultura Hip Hop, como apresentações de Rap, DJs e Grafite, em diferentes regiões da cidade, formando um circuito regional de duelos.O rap freestyle, rinha de MC`s ou batalha é uma forma improvisada de rap, é feita sem letras previamente construídas. O rap freestyle força cada rapper a pensar e a responder rapidamente: nesse sentido, é semelhante ao Jazz de improviso ou de atuação. Há grupos que se encontram em grandes clubes de Hip Hop apenas pela diversão e improvisação de uma batalha e/ou Rinha de Mc`s.
Calçadão
05/9, Quinta às 19h| Gratuito – 16 anos

Feira de Trocas de Livros
Onde: Calçadão/hall
Quando: 05 e 29/09 Quinzenalmente
Horário: 10h
Gratuito
Livre

Encontro de Violeiros
No Centro Cultural Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne uma vezes por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias.Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda, Cantando histórias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.
Teatro
14/9, Sab às 14h| Gratuito – Livre

 

 

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS MÃE SYLVIA DE OXALÁ


Café preto
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura.
No mês de setembro, faremos a leitura de Negroesia, de Cuti.
Quando: 21/09
Horário: 14h
Gratuito
Livre

011 CREW
Nome do Autor: Grilo
Apresentação de Hip Hop, Mc’s e dança Break.
Quando: 04/09
Horário: 13h
Gratuito
Livre


Choro na Manhã com Conjunto Retratos
O projeto Choro na Manhã, evento mensal realizado à 11 anos pelo Conjunto Retratos e que conta com a participação de vários músicos convidados. No repertório, além do clássicos do choro, músicas de Rossini Ferreira, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Americano, Chiquinha Gonzaga, o grupo fará uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim.
Quando: Primeiro Domingo do Mês (01/09)
Horário: 11h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL OLIDO

Jam Olido
Sob comando do B-boy Frank Ejara, todo o primeiro sábado do mês rola no Centro Cultura Olido - Galeria do DJ uma Jam de Danças Urbanas aberta a todos e todas que tenham interesse em batalhar e trocar uma ideia.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 01.09
Horário: 15h às 20h
Gratuito
Livre

Situação de Atrito 3: Uma Coisa Muda com Núcleo Entretanto
SituAção de Atrito 3: uma coisa muda especula um corpo-substância que se desorganiza por atrito ou por motivo não identificado. Um corpo-espaço que não cabe em si. Cruzamentos que nos põe em contato com signos de torção, de violência, de precipitação, de deslocamento, de necessidade cinética. Conexões não habituais. Nela o binômio dança-política é pensado através de uma invocação direta do corpo e suas capacidades, do corpo e suas potências cuja função é a de perturbar nossa formatação cega de gestos, hábitos e percepções. Se existe uma conexão entre arte e política, deve ser colocada em termos de dissenso que produz ruptura de hábitos e comportamentos.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 01.09
Horário: 19h
Gratuito
Livre

A Cripta de Poe
A Cripta de Poe é um espetáculo multimídia, inspirado livremente no universo do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Com uma estrutura fragmentada, a peça faz um mergulho no desconhecido da alma humana, apresentando histórias sobre personagens neuróticas e o duplo de cada homem.
Onde: Sala Olido
Quando: 01.09
Horário: 18h
Bilheteria: Pague o quanto puder
Livre

Mostra de Filmes de Música Eletrônica
Com curadoria de Lufe Steffen, a Mostra de Filmes de Música Eletrônica reúne produções que documentam o surgimento da música eletrônica, as primeiras festas de rua, e a cena da vida noturna da cidade de São Paulo. No dia 30.09 o encerramento contará com um debate sobre música eletrônica e seus bastidores. Imperdível, todas as segundas de setembro no Cine Olido:
2.09 | Eletronicamentes
9.09 | A Volta da Pauliceia Desvairada
16.9 | Modulations
23.9 | O que é Nosso - Reclaiming the Jungle
30.9 | Debate sobre Música Eletrônica
Onde: Cine Olido
Quando: 2, 9, 16, 23 e 30.09
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Live Olido com Teto Preto
Após o sucesso do EP "Gasolina" (2016), TETO PRETO inicia sua trajetória em renomados festivais do Brasil com performances marcantes. No último ano, o grupo conquista o prêmio de Melhor Direção Nacional do MVF 2017 com o clipe "Gasolina", contando com participações da faixa no filme "Corpo Elétrico" (2017), na montagem teatral "Quando quebra, queima!" (2018 - Coletiva Ocupação). Em abril de 2018, o TETO lança seu primeiro albúm “Preta Preta” com 8 faixas autorais, o trabalho conta com arranjos fortes e canções enérgicas, o grupo constrói um universo denso de revolta, mistério e paixão.
Onde: Sala Olido
Quando: 5.9
Horário: 20h
Bilheteria: R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia entrada
Livre


Show “Tamo Junto”
Nesse show, o músico e compositor paulistano Kaká Silva irá mesclar sambas consagrados com algumas das canções de sua autoria que integram seu primeiro CD: “Da Silva, da nobreza, da ralé”, em fase de gravação, através do projeto: “TAMO JUNTO” – Kaká Silva entre amigos de samba e do samba. Com um sotaque bem paulistano, além do inseparável violão, que toca de maneira própria e diferenciada, Kaká contará com o apoio da banda Companhia Paulista de Samba.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 10.9
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Zé Pereira apresenta seu Tropical Concreto
Zé Pereira é um power trio de música pop-latina de São Paulo. A banda lançou seu primeiro disco no final 2017 e já se apresentou em palcos como Mundo Pensante, Cine Joia, Memorial da América Latina e Virada Cultural. Em fevereiro de 2019 saíram para sua primeira tour internacional, na Colômbia. Ainda no primeiro semestre lançaram os single-clipes "Quente" e "Monotonia", ambos fazem parte do EP Tropical Concreto, que contará ainda com mais um lançamento, "Desejo", previsto para agosto.
Tropical Concreto é um EP com três canções inéditas da banda Zé Pereira que estão sendo produzidas em parceria com a Vênus Filmes e o Veredas Estúdio. As músicas foram pensadas uma a uma através de um projeto contemplado no Edital de Apoio à Criação Artística - Linguagem Música - 2ª Edição. O trio busca através dessas músicas apresentar um conceito diferente que faz uma conexão entre o regional e o pop através de recortes, de sobreposições de cores e de texturas. No show, Zé Pereira se transforma ao misturar elementos orgânicos e eletrônicos, com mais experimentações e sem perder o toque pulsante que é natural nas apresentações da banda.
Onde: Sala Olido
Quando: 10.9
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Happy Hour com DJ Julião
Um dos principais nomes da música eletrônica underground no Brasil, Julião começou a tocar nos anos 80, e foi parceiro de cabine do DJ Marky tocando jungle. Ao longo dos anos, esteve à frente de diversos projetos "maratonistas", com longas horas de duração, entre eles a lendária festa Insônia no clube Susi In Transe. Neste happy hour, Julião irá revisitar clássicos que marcaram sua carreira.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 13.9
Horário: 18h
Gratuito
Livre

Sabadão Olido com Sonido Trópico
A Sonido Trópico surgiu como uma produtora de eventos e Label focada em desbravar novas tendências da música eletrônica latina e explorar a cidade de São Paulo, através de locações inusitadas. Sempre apostou em suas pratas da casa e ao mesmo tempo, já apresentou alguns dos novos talentos da nova cena de música eletrônica contemporânea. É uma das festas que ajudaram a trazer o downtempo e a música latina à cena noturna de São Paulo.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 14.9
Horário: 15h às 21h
Gratuito
Livre

Espetáculo Cachimônia
Em uma mente em digerindo suas próprias emoções, a imagem concreta é somente a manifestação. O espetáculo revela uma noite de embriaguez de um casal no campo, em um universo onírico e repleto de delírios, onde os significados estão ocultos. A obra final da trilogia de Artinerant’s revela que tudo pode ter sido um sonho; o circo é utilizado pra representar que, na medida em que a mente humana trabalha enquanto dormimos para lapidar sua perspicácia, agudez e sagacidade, administrando cada vez melhor as emoções, ela pode deixar desvelar situações insólitas, repletas de surpresas, truques, magia e ilusionismo. Cachimônia divide com o público trivialidades excêntricas do mesmo casal que se entrega em uma noitada de embriaguez surpreendente e romântica, onde delírios acontecem liberando fetiches da dupla. Nesta obra uma simples casa de campo se transforma em um portal revelador e sexy para ELE e ELA.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 14 e 15.09
Horário: Sábado às 20h. Domingo às 18h.
Gratuito
Livre

Festa Vintages Com Ana Flávia, Mari Rossi, Glaucia ++ e Mau Mau
Alô, Alô! Festinha de 20 anos de carreira! A Festa Vintages vem comemorar o trampo de três DJs mulheres poderosas: Ana Flavia, criadora de trilhas sonoras e ambientações, e muito atuante no mundo da moda. Mari Rossi, traz as influências do NuJazz, seu set é quente e cheio de groove. Glaucia ++ criadora da festa Cio 80, traz todo o repertório da música eletrônica partindo de 1970. Prepara-se para muita música e sets que são um aulão de diversidade. E as três ainda trazem como convidado o lendário DJ Mau Mau.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 15.9
Horário: 16h às 21h
Gratuito
Livre

Sabadão Olido com Metanol
Extensão da rádio online de mesmo nome, o grupo liderado pelo DJ e produtor Akin ocupa ruas e clubes com sonoridade de vanguarda. Atualmente, o coletivo Metanol ocupa o espaço público com festas gratuitas, como a bimestral Metanol na Rua, e mantém projetos mensais em casas noturnas.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 21.9
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Domingo Delas
Abrindo as comemorações do dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, a vitrine da dança vai receber DJ mulheres de várias épocas e estilos.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 22.9
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Semana Da Música Eletrônica de São Paulo
De 22 a 29 de Setembro o Centro Cultural Olido - Galeria do DJ comemora o dia Municipal da Musica Eletrônica de São Paulo, com festas, painéis de debate, filmes, exposição de fotos e workshops. Entre as atrações estão o Domingo Delas (22), Mostra de filmes (todas as segunda-feiras do mês), Encontro de festas independentes (24), Ciclo de debates do Dia da Música Eletrônica de SP + a festa Trance de rua (25), Reggae Hour + Live Olido com Arquelano, diretamente de Fortaleza (26), Batalha de DJs (27), Sabadão Olido com a festa Forbass & Tendence (28). Encerramento das comemorações do Dia da Música Eletrônica de São Paulo no Largo do Paissandu, com DJs de várias épocas e vertentes, entre eles, Cashu e Gui Boratto. Confira toda a programação completa em nossas redes sociais!
Onde: Centro Cultural Olido - Galeria do DJ
Quando: de 22.9 à 29.9
Horário: Diversos Horários
Gratuito
Livre

CENTRO CULTURAL DA PENHA

PENHA GEEK
Com a sua primeira edição realizada em maio com um grande sucesso, dia 28/09 convocamos todos para um dia inteiro de cultura nerd no Centro Cultural da Penha! Exposições, palestras, jogos, músicas, cosplays e tudo o que há de mais nerd garantirá um dia único no #ccdapenha
Onde: Centro Cultural da Penha
Quando: 2/09 (sábado)
Horário: 13h às 18h
Gratuito
Livre

XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
O grande pequeno circo do berinjela
15/9 às 16h
Gratuito
Livre


Varanda de violeiros
A Atividade Cultural Todos Juntos promove um encontro de violeiros para apreciadores da música sertaneja. O evento garante uma variedade de estilos e um bom papo animado, um espaço para artistas que não tem onde mostrar seu talento.
Onde: Teatro Martins Penna
Quando: 11/09/2019 (quarta-feira)
Horário: 19h
Gratuito
Livre

13º Encontro de Corais
Associação Viva a Penha / Associação Comercial de São Paulo - Distrital Penha, realiza anualmente o Encontro de Corais da região, que nesse ano está em sua 13ª edição. A programação faz parte do calendário de eventos do aniversário do bairro da Penha.
Onde: Teatro Martins Penna
Quando: 26/09 (quinta)
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Todos juntos e misturados
Projeto que surgiu para dar espaço a novos artistas da região para apresentações no Teatro Martins Penna. Durante toda a apresentação, todos os gêneros musicais como rock, sertanejo, hip hop e samba estarão presentes. É só chegar!
Onde: Teatro Martins Penna
Quando: 25/09 (quarta-feira)
Horário: 19h
Gratuito
Livre

 

Ontem eu te amo
Na comédia escrita por Denis Antunes, um casal se conhece em uma estação de trem. Henrique e Valentina (interpretados pelo autor e por Gabrielle Araujo) se apaixonam e precisam enfrentar o tempo, que os castigará de forma impiedosa.
Onde: Teatro Martins Penna
Quando: 14/09, 15/09, 21/09, 22/09, 28/09 e 29/09
Horário: Sábados às 20h. Domingos às 19h
Gratuito (ingressos distribuídos uma hora antes)
10 anos

11º Concurso Literário Viva a Penha de Redações Estudantis
O evento é promovido todo ano pela Distrital Penha da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Associação Viva a Penha e está na 11ª edição, faz parte dos festejos de aniversário do bairro Penha de França, um dos mais tradicionais e antigos da cidade de São Paulo, que neste ano completa 352 anos. É aberto a todos os alunos do Ensino Fundamental a partir do quarto ano e do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas sediadas dentro dos limites geográficos da Prefeitura Regional Penha de França e/ ou da Distrital Penha/ACSP. Outros interessados podem concorrer, na categoria especial para convidados.
Onde: Teatro Martins Penna
Quando: 24/09 (terça)
Valor: 19h
gratuito
livre
Acessibilidade para cadeirantes.

Histórias com super-herois
Em setembro teremos mais uma edição do Penha Geek aqui no Centro Cultural da Penha. E é claro que não poderíamos deixar de incluir os pequenos no maravilhoso mundo dos super heróis. Todos os sábados de setembro às 15h uma Cia Teatral trará histórias fantásticas com muitas heroínas e heróis. E o mais legal é que quem quiser pode vir caracterizado de seu personagem preferido. Legal né? Então coloque sua capa, máscara ou o que quiser e vem pra cá!
Local: Hall da biblioteca José Paulo Paes
Data: 14/09, 21/09 e 28/09.
Horário: 15h.
gratuito
livre


COMUNIDADE IMIGRANTE
Encontro de mulheres imigrantes
Todo o terceiro domingo do mês as mulheres imigrantes da região da Penha se reúnem no Centro Cultural da Penha para uma troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências em estar em uma nova cultura.
Onde: Centro Cultural da Penha
Quando: 15/09 (domingo)
Horário: 16h
Valor: gratuito
Classificação: livre

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

Audição Projeto É Nóis na Fita
O É NÓIS NA FITA é um curso gratuito de cinema dirigido a jovens de 15 a 20 anos, em turmas de no máximo 25 alunos. As aulas acontecem aos sábados e domingos, ao longo de 9 finais de semana consecutivos, totalizando 144 horas de aulas e atividades práticas. Durante o processo, os alunos se reúnem em equipes para produzir um curta-metragem, do roteiro à finalização. Todo material didático e equipamentos necessários para a realização dos curtas são fornecidos pelo projeto. O único compromisso do aluno é comparecer às aulas – todas as aulas. (As aulas serão nos dias 14, 15, 21, 22, 28, 29/ 09 e 5, 6, 12, 13, 19, 20/10)
Quando: 01/09
Horário: 9h
Gratuito
Livre

Espetáculo Rústico – Cia. Barnabo
Quando: 02/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Camelô do Riso
É um espetáculo de rua, de praça, de palco, etc, concebido pelo artista múltiplo Valdeck de Garanhuns, com base, em pesquisa realizada na observação do comportamento desses vendedores- ambulantes, artistas de rua. Um show para fazer rir e pensar, com música, poesia e improvisos, com muita graça, muita alegria e um contexto educativo.
Em O CAMELÔ DO RISO, Valdeck conta lendas do Brasil recolhidas por Câmara Cascudo e Mario de Andrade, fala arte e cultura popular. Não vende nada, mas transmite conhecimentos sobre aspectos culturais do nosso povo, para o próprio povo. É o artista popular trabalhando em seu próprio habitat.
Quando: 04/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Geek
Quando: 07/09
Horário: 10h as 17h
Gratuito
Livre


Abertura da Exposição “Shekinah”
Shekinah é uma empresa de estamparia cujo o nome é derivado da linguagem hebraica
“Presença de Deus”;. Toda a sua produção é feita artesanalmente através das manifestações
artísticas, dentre elas desenho artístico (gravuras), pintura a óleo (quadros), arte em tecido
(camisetas, tênis, calças e assim por diante).
Quando: 09/09
Gratuito
Livre

Quarta Infantil: Onde o infinito é som
Diversão, alegria, respeito e inclusão, valores essenciais ao produtor musical, estão em “Onde o infinito é som”. As canções despertam questionamentos e reflexões sobre temas universais como: biodiversidade, sustentabilidade e o respeito à diversidade. O objetivo é fazer famílias e crianças se conectarem e se ouvirem melhor individualmente, musicalmente e socialmente.
Quando: 11/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: Cortejo
Fundador do grupo Pombas Urbanas em 1.989, o diretor Lino Rojas foi um dos pioneiros na pesquisa e produção de Teatro nas ruas de São Paulo, conhecendo profundamente o território humano do centro da cidade, criando personagens, intervenções e espetáculos que foram centenas de vezes apresentados. Foi e ainda é um grande mestre, um farol que ilumina nossos caminhos, um grande pai, artista e ser humano que dedicou toda sua vida ao Teatro.
Quando: 14/09
Horário: 11h
Livre

Porquésabado: Heróis e Deuses – Uma viagem pela mitologia grega
O espetáculo infanto juvenil “Heróis e Deuses- Uma viagem pela mitologia grega” nos
apresenta uma série de mitos e histórias fantásticas recheadas de paixão, coragem, medo e
mistério, que embalam as fábulas que o menino Ulisses adorava escutar de seu avô - um
grande historiador e amante da cultura grega. São histórias sobre criaturas, deuses e heróis,
que, assim como nós, seguem em busca da felicidade.
Quando: 14/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Batalha de Hip Hop com Microbilidade
Um dia de batalha de hip hop, com intervenções de patinete e bike!
Quando: 15/09
Horário: 12h as 20h
Gratuito

Quarta Infantil: Contação de História
Uma simples caixa é o ponto de partida deste mergulho na imaginação. É de onde surgem os mais variados objetos que, a partir de uma divertida forma de animação, que muito lembra a maneira como brincam as crianças com os objetos, se transformam em fantasiosos personagens: um boné representará um menino, o bule de café vira um elefante, algodões transformam-se em engraçados e brincalhões pintinhos, e assim por diante.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 18/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Festival da Diversidade
Quando: 19/09
Gratuito
Livre

Sexta Hop: Grafite, MC e Hip Hop
Um dia de diversão e cultura com muito hip hop, MC e intervenções artísticas de grafite com Pina Grafiteiro
Quando: 20/09
Horário: 11h às 19h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: CHEF’S
Uma cozinha muito divertida, com muita música, acrobacias, humor, dança, parkour e poesia. Assim é “Chefs”, o novo espetáculo de circo e teatro para todas as idades.
Quando: 21/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Porqueésábado: Turnê Musical Adoradores
Nosso projeto consiste em difundir a cultura inclusiva com a dança de cadeira de rodas.
Uma turnê por todo o município, de norte a sul, leste a oeste, encerrando em Dezembro no centro em um Festival inclusivo com áudio descrição, libras, dança de cadeira de rodas, incluindo várias atrações, uma feira de artesanato e gastronômica.
Quando: 21/09
Horário: 13h
Gratuito
Livre

Festa da Primavera
Performance de dança do ventre.
Quando: 22/09
Horário: 16h às 19h
Gratuito
Livre

Projeto Celeiro: Residência Estética de Números Circense
Quando: 23 e 27/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre


Baile de Samba Rock
Este será um baile de samba rock, um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960, mesclando os movimentos do Rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar Samba. Nasceu ao som dos primeiros DJs e, depois, das equipes de som. E nesta festa o DJ Alexandre e que vai garantir o som de raízes brasileiras para todos ser divertirem no comportado dos passinhos do popular samba rock.
Quando: 24/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre

Quarta Infantil: Cabeleira Doida
(...) Era uma vez um cabelo muito diferente. Não porque tinha uma cor engraçada como verde ou roxo. Essa cabeleira era igual a nenhuma outra porque era mágica! Cabia até uma pessoa (...) Nini tem um cabelo longo, encaracolado, embaraçado, louco e cheio de histórias: por entre suas madeixas vivem leões e piratas, há passeios de balões e subaquáticos, milhares de notas músicais e tantas outras fanfarras. Um universo mágico envolvente e cheio de aventuras, perigos e diversões. Tudo num emaranhado de cabelo, com caminhos desviantes e voltas embaraçadas. De maneira extremamente fantástica e visual a obra pretende percorrer os labirintos existenciais de um(a) jovem de cabelo muito doido. Sua relação com o mundo a sua volta e com o mundo surreal escondido em sua cabeleira.
Quando: 25/09
Horário: 9h30 e 14h
Gratuito
Livre

Projeto Celeiro: Dramaturgia no Circo – Módulo I
Quando: 16 e 26/09
Horário: 20h
Gratuito
Livre


XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas
FuzuruFafá BafafáZuru
A trama é uma brincadeira cheia de presepadas de palhaço e que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do Grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas, sonoplastias e muito improviso, FuzuruFafá BafafáZuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.
Quando: 28/09
Horário: 12h
Gratuito
Livre

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

XIII - Mostra de teatro de rua lino rojas - a rua fazendo a história
A farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim
15/9 às 15h
Gratuito
Livre

Terça Infantil
Contações de histórias cujo objetivo é estimular a reflexão, caracterizada principalmente pela narração de obras literárias e da tradição oral além de aproximar a criança do espaço da Biblioteca.
03/09 - Contação de Historia: Terra de contos Cia Çarê
10/09 - Contação de Historia: Com Celia Nascimento
17/09 - Contação de Historia: com Nadia Lucia
24/09 - Contação de Historia: Thayane
Local: Biblioteca
Horário: 10h e 15h.
Gratuito
Livre


Encontro na Biblioteca
Release: Mais do que poesia e um encontro literário junto com batalhas de poesias.
05/09 - Sarau: Suburbanos
12/09 - Sarau:
19/09 - Slam CT
26/09 - Sarau: Sarau das Prestas
Local: Biblioteca
Horário: 20h.
Gratuito
Livre


Sábado de Baile
07/09 - Baile POP com DJ Lil Ticy
14/09 - Baile Rock
21/09 - A voz do Funk
28/09 - Baile Black
Local: Teatro / Área externa
Horário: 18h.
Gratuito
14 anos


Domingo de Feira Cultural.
01/09 - Feira da mulher
08/09 - Feira Independente
15/09 - Encontro de Cultura Latina
22/09 - Encontro de cultura negra
29/09 - Encontro de cultura LGBT
Local: Área externa
Horário: 10h.
Gratuito
Livre

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

Bando do Seu Pereira
O Bando de Seu Pereira nasceu em plena seca paulistana, no verão de 2016. Norteados pela Permacultura (a cultura da permanência) o grupo surge com uma missão: difundir as maravilhas da cultura popular brasileira encontradas em anos de pesquisa pelos cabras do bando e relacionar tudo isso com as questões mais importantes do nosso tempo, principalmente as ambientais.
música
02/08, sex às 20h| Gratuito – livre

Heróis e Deuses – Uma viagem pela mitologia grega
Ulisses, menino curioso que não consegue dormir, descobre o deus do sono, Morfeus, que manipula seus sonhos cheios de aventuras, evocando incríveis seres mitológicos. As incríveis histórias do menino Ulisses conduzem a uma divertida viagem pela cultura grega.
07 e 08/09, Sab e dom às 16h| Gratuito – livre

Quintal do Julião
O grupo “Quintal do Julião” nasceu das grandes rodas de samba da Zona Leste. Muito conhecido na região de Vila Formosa chega no Centro Cultural Vila Formosa pra trazer o samba de roda raiz.
13/09, sex às 20h| Gratuito – livre

A Noite dos Musicais
Um diretor estudando musicais para reproduzir, tem um bloqueio para sua próxima produção. Com ajuda de seu assistente ele relembra de alguns musicais que marcaram época e ao imaginar a Cia Heleno Teatro Ilusion trás a representação do musical escolhido.
Dentre os grandes clássicos: O Rei Leão, Sunset Boulevard, Frozen, Chicago, Annie, HairSpray, Cazuza, Tim Maia, Cisne Negro, Lá bayadele, Pequena Sereira, Cats, Cabaret, Mamma Mia e Wicked.
21 e 22/09, sáb às 20h dom às 19h| Gratuito – livre


Sarau dos Formosos
Em sua segunda edição, o “Sarau dos Formosos” trás a proposta das pessoas compartilhem músicas, poesias, textos, artes visuais e etc, e trocarem experiências em relação a suas vivências artísticas.
28/09, sáb às 14h Gratuito – livre


Festival Jardim Psicodélico
O Festival Jardim Psicodélico já vem desde 2015 produzindo pela cidade de São Paulo, começou na zona Norte no Bar Santa Sede e Garage Centro Cultural dando oportunidade e abrindo espaços para a arte independente, passando pela Zona Sul nos bares Rock And Blues Bar, Casa Matahari, pelo centro no Lâmina e na Ordem dos Músicos do Brasil, pela Zona Leste no Menino Muquito Bar, e por Diadema no bar do Zé, também fizeram alguns Eventos pelo Sul do Brasil em Curitiba, além de produzirem várias festas e festivais independentes. Atualmente como um coletivo estreiam em agosto na penúltima sexta para uma temporada de eventos sempre com duas bandas independentes convidadas no Centro Cultural Vila Formosa.
20/09, sex às 19h Gratuito – livre

Na prateleira com Eskambo
O selo eskambo em parceria com o CCVF traz seu quinto episódio do programa: "Na prateleira".
27/09, sex às 20h Gratuito – livre


CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

DOMINGO MÚSICAL JAZZ NA VILA

Quarteto 4 De Paus
No Mundo Invertido coisas estranhas acontecem. Está tudo lá... mas... diferente.
O @quarteto4depaus ultrapassou as dimensões e trouxe as mesmas músicas, mas com outra sonoridade.
O Som Invertido!
Sim! Um quarteto de cordas tocando The Clash, The Police, Madonna, Cyndi Lauper, dentre outros. Inspirado nos Songs da série Stranger Things, @budanascimento adaptou e escreveu para essa formação a partir dos áudios originais, para extrair o máximo de elementos possíveis que pudessem nos projetar aos anos 80.
Quando: 01/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

O Jazz Não Morde
O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de New Orleans, trazendo em seu repertório rearranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (Voz, Banjo e Violão), Chico Toledo (Trompete e Voz) e Denizard Basílio (Saxofone Tenor).
Quando: 08/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Otis Trio
Formado em 2007, no ABC Paulista, a banda Otis Trio inspirada pelo free jazz, be-bop, jazz europeu e experimentalismos, traz além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz as primeiras ideias musicais da banda.
Quando: 15/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Caverna Guitar Trio
O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular, ressaltando a linguagem da música brasileira.
Quando: 22/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Cozinhando histórias
Cozinhando histórias proporciona aos participantes a vivência de momentos mágicos e lúdicos através de experiências multissensoriais compartilhadas, cada receita preparada é acompanhada por uma história, um mito ou um canto de tradição do país ou cidade de onde o alimento ou comida típica pertence.
Quando: Sábado e Domingo
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Data: 01/09, 07/09, 08/09, 14/09, 15/09, 21/09, 22/09, 28/09, 29/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre


Corpo Molde (dança)
Corpo Molde: O Coletivo criado inicialmente na Zona Sul de São Paulo, no bairro do Campo Limpo, atuou no território de 2013 à 2018, o grupo tem como iniciativa promover o desenvolvimento sociocultural, disseminando a cultura e a arte da Dança estando aberto à: adolescentes, jovens e adultos. Atualmente, o grupo que se manteve durante 5 anos na Zona Sul, busca recomeçar em um novo território em uma nova base de pesquisa: "Dança Social: Contra Ataque da Guerra, Vive à Arte", o coletivo propõe através da Cultura Corporal do Movimento, metodologia de estudo para ampliação e reconhecimento de repertório de movimento via a cultura territorial, formar corpos para criação de um novo espetáculo, realizando fornecimento de aulas gratuitas e abertas ao público.
Quando: 03/09, 10/09, 17/09, 24/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: terça-feira às 15h
Gratuito
Livre

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO


Contos de tradição oral
Narrativas potentes em meio a um jogo de cena divertido. Com a Cia Terezinha.
Onde: Sala Infantil
Quando: 01 e 08/09
Horário: 16h
Gratuito
Livre

Abertura da Mostra: TRANSFORMAR É POSSÍVEL!
40 anos da Associação Comunitária Monte Azul. Artes visuais, figurativas, literárias, musicais e cênicas.
Onde: Saguão Mário Luiz Thompson
Quando: 01, domingo . A mostra fica até 02/10. de 2ª a 6ª das 10 às 18. Sábados e domingos das 10 às 16h.
Horário: às 15h.
Gratuito
Livre

Hip hop, o sarau!
Batalha de rimas, beat box, roda de conversas. Produção do MC Zeka, o Aprendiz.
Onde: Deck
Quando: às 3ªs, menos a última do mês. 3, 10 e 17
Horário: às 19h.
Gratuito
10 anos

No colo do livro, com livros ao colo.
Sessões de contos de meiguice, de leitura animada e cantigas de ninar para bebês de 0 a 3 anos acompanhados de responsáveis.
Onde: Sala Infantil
Quando: Todas as quartas
Horário; dias 4 e 18 às 10h; dias 11 e 25 às 14h.
Gratuito
de 0 a 3 anos

Quintas do humor.
No espetáculo: Onde nasce a palhaçaria , o grupo Terreiros do Riso pesquisa a comicidade brasileira .
Onde: Teatro Leopoldo froes
Quando: dias 5, 12, 19 e 26/09.
Horário: às 20h.
Gratuito
10 anos


Sestas musicais na sexta
Onde: No deck
Quando: 6, 13, 20 e 27/09
Horário: às 12h30
Gratuito
Livre

Abertura da Mostra: A FORÇA ESMAGADORA.
Mostra lítero e plástica do multiartista: Hugo Paz. Curadoria Míria Moraes
Onde: Esplanada das leituras
Quando: 07/09, a mostra fica até dia 07 de outubro.
Horário, às 19h. de 2ª a 6ª das 10 às 18. Sábado e domingo das 10 às 16h.
Gratuito
Livre

Sarau multimídia.
Um mix de dança clássica, moderna e contemporânea, música cantada e tocada.
Onde: Teatro
Quando: 7/9
Horário: às 19h.
Gratuito
Livre

Todas as vozes e acordes de Paulo Zank
Onde: Teatro Leopoldo Froes
Quando: 8/9
Horário: 20h
Gratuito
12 anos

Mostra lino rojas de teatro de rua.
Espetáculo: Feira do Cordel com a Cia Panturrilha.
Onde: Praça do Centro Cultural
Quando: 15/09
Horário: 15h.
Gratuito
Livre

Amor & seresta.
Sarau de 70+.Canções pérolas do cancioneiro do mundo, declamação de poemas clássicos.
Onde: Teatro Leopoldo Froes
Quando: 10/09
Horário: 10h.
Gratuito
Livre

Cúmbia Brazuca.
Música cubana e demais ritmos latinos.
Onde: Praça
Quando: 14
Horário: 15h.
Gratuito
Livre

O Samba pede passagem!
Com Kaká Silva. Projeto contemplado pelo VAI.
Onde: Teatro Leopoldo froes
Quando: 13
Horário: 19h.
Gratuito
Livre

Sarau dos conversadores.
Com a curadoria de Cacá Mendes.
Onde: Deck
Quando: 14
Horário: 16h
Gratuito
12 anos

Ocupação oficineira.
Intervenção artística nos variados espaços do Centro Cultural: Com as oficinas Ventre e repente, Violão erudito, tocar e cantar é só começar, Conhecendo o universo do samba e canto coral.
Onde: Praça, átrium, Saguão, Deck, Foyer, Teatro, espaço Multiuso.
Quando: 28
Horário: das 10h
Gratuito
Livre


CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ


DOMINGO MÚSICAL JAZZ NA VILA

Quarteto 4 De Paus
No Mundo Invertido coisas estranhas acontecem. Está tudo lá... mas... diferente.
O @quarteto4depaus ultrapassou as dimensões e trouxe as mesmas músicas, mas com outra sonoridade.
O Som Invertido!
Sim! Um quarteto de cordas tocando The Clash, The Police, Madonna, Cyndi Lauper, dentre outros. Inspirado nos Songs da série Stranger Things, @budanascimento adaptou e escreveu para essa formação a partir dos áudios originais, para extrair o máximo de elementos possíveis que pudessem nos projetar aos anos 80.
Quando: 01/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

O Jazz Não Morde
O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de New Orleans, trazendo em seu repertório rearranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (Voz, Banjo e Violão), Chico Toledo (Trompete e Voz) e Denizard Basílio (Saxofone Tenor).
Quando: 08/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Otis Trio
Formado em 2007, no ABC Paulista, a banda Otis Trio inspirada pelo free jazz, be-bop, jazz europeu e experimentalismos, traz além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz as primeiras ideias musicais da banda.
Quando: 15/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Caverna Guitar Trio
O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular, ressaltando a linguagem da música brasileira.
Quando: 22/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Cozinhando histórias
Cozinhando histórias proporciona aos participantes a vivência de momentos mágicos e lúdicos através de experiências multissensoriais compartilhadas, cada receita preparada é acompanhada por uma história, um mito ou um canto de tradição do país ou cidade de onde o alimento ou comida típica pertence.
Quando: Sábado e Domingo
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Data: 01/09, 07/09, 08/09, 14/09, 15/09, 21/09, 22/09, 28/09, 29/09
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Corpo Molde (dança)
Corpo Molde: O Coletivo criado inicialmente na Zona Sul de São Paulo, no bairro do Campo Limpo, atuou no território de 2013 à 2018, o grupo tem como iniciativa promover o desenvolvimento sociocultural, disseminando a cultura e a arte da Dança estando aberto à: adolescentes, jovens e adultos. Atualmente, o grupo que se manteve durante 5 anos na Zona Sul, busca recomeçar em um novo território em uma nova base de pesquisa: "Dança Social: Contra Ataque da Guerra, Vive à Arte", o coletivo propõe através da Cultura Corporal do Movimento, metodologia de estudo para ampliação e reconhecimento de repertório de movimento via a cultura territorial, formar corpos para criação de um novo espetáculo, realizando fornecimento de aulas gratuitas e abertas ao público.
Quando: 03/09, 10/09, 17/09, 24/09
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Horário: terça-feira às 15h
Gratuito
Livre

TEATROS

TEATRO CACILDA BECKER
Música
Quinteto da OCSP
A Orquestra de Câmara de São Paulo apresentará a cada sessão um repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos XX e XXI.
Ficha técnica:
Músicos: Rodrigo Vasques Leite, Daniel Fernandes Barbosa, Aron Vinicius Nascimento de Araujo, Pablo de Morais, Marco Antonio Tze Ju Cavalcanti.
Quando: de 01/09 a 03/11
Horário: 11h (Sempre todo primeiro domingo do mês)
Valor do Ingresso: R$ 30
Livre

A Palavra na Obra de Fátima Guedes e Guinga
O trabalho que destaca o papel da letra nas obras dos compositores, cantores e músicos Guinga e Fatima Guedes. Ambos produzem melodias que reclamam um tipo singular de letristas. No caso de Guinga: Aldir Blanc e Paulo Cesar Pinheiro, seus principais parceiros. No caso de Fatima: ela própria compõe letra e melodia, na grande maioria das vezes. O projeto tem, na força literária das letras das canções, seu maior alicerce. As letras são o objeto de reflexão deste trabalho.
Ficha técnica:
André Luiz Mingati Mastro e Matheus Ribeiro Motta.
Quando: 04/09
Horário: Quarta às 21h
Valor do Ingresso: R$ 20
Livre

Grupo Cangarussu – Canjerê
Celebração dos 10 anos de trabalho e existência do grupo Cangarussu. Nesta trajetória foram vivenciadas diversas vertentes da cultura popular brasileira, em especial suas matrizes africanas. O mergulho na riqueza de sua musicalidade e corporalidade permitiu a compreensão de que cada uma das tradições inspiram e estão repletas de fundamentos éticos e ensinamentos que transcendem o ato cênico e musical.
Ficha técnica:
Músicos: Adriano Pereira de Souza, Gilberto de Oliveira Santana, Hélio Francisco dos Santos,
Henrique da Silva Ribeiro, Kelly Cristina Santos, Leandro Canhete Rosa, Lucas Itacarambi, Marcus Henrique Simon, Maria de Lourdes Miranda de Souza, Pedro Wakamatsu Ogata, Pedro Vithor Araujo dos Santos Almeida.
Quando: 18/09
Horário: Quarta às 21h
Valor do Ingresso: R$ 20
Livre


Teatro Adulto

Cacilda! TODA TERÇA

Improfesta
Encontro entre artistas que pesquisam a improvisação, fomentando a pesquisa e experimentação na linguagem. A cada mês o evento recebe atrações diferentes.
Ficha técnica:
Direção: Rafael Pimenta.
Elenco: Luciana Esposito, Paula Silvestre, Rafael Pimenta e Tamara Borges.
Quando: 03/09
Horário: Terça às 21h
Valor do Ingresso: R$ 20
16 Anos

“Cacilda”: O Concurso Drag”
Competição entre drag que estão interessadas em contribuir com este novo projeto, diferente dos concursos tradicionais. As competidoras participarão mensalmente das provas, sem que haja eliminação, acumulando pontos de acordo com seu desempenho. No final da competição não haverá premiação em dinheiro ou qualquer espécie, apenas a visibilidade de ganhar um concurso pioneiro em teatros. Nessa estrutura, quem mais ganha é o público, que vai poder acompanhar essa evolução e assistir números de qualidade.
Ficha técnica:
Beto Souza
Quando: 10/09
Horário: Terça às 21h
Valor do Ingresso: R$ 20
14 anos

SarALL o sarau de todos
Sarau que pretende reunir artistas e público para celebrar a arte e o encontro, sempre com um convidado e muitas participações do público.
Ficha técnica:
Paulo Federal
Quando: 17/09
Horário: Terça às 21h
Valor do ingresso: R$20
14 anos

Se Fosse Fácil Não Teria Graça
Nando Bolognesi recolhe de sua experiência, própria ou relatada, os causos e acontecimentos que viveu desde que recebeu um diagnóstico médico e transforma isso em outra vivência aos que assistem a seu espetáculo. Sempre com muito bom humor, vai contando como aquilo que viveu o afetou e o transformou. Ao final de capa espetáculo, ator/narrador e público/ouvinte saem com algo novo incorporado a suas coleções de experiências vividas e repertórios sobre aprendizados inesquecíveis.
Ficha técnica:
Autor, direção e elenco: Nando Bolognesi
Quando: 24/09
Horário: Terça às 21h
Valor do Ingresso: R$ 20
16 anos
-

Insones
Quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história se mantém por um fio tênue, porém mais importante que a trama são os estados gerados por esse mundo em funcionamento contínuo. Essas figuras fazem emergir questões fundamentais em nossos dias, como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Victor Nóvoa.
Direção: Kiko Marques.
Elenco: Fani Feldman, Helena Cardoso, Paulo Arcuri e Conrado Caputo, Bruno Feldman.
Quando: de 06/09 a 20/09
Horário: Sexta às 21h
Valor do Ingresso: R$ 30
14 anos
* No dia 29/09 o evento contará com áudio descrição.

Aquele Momento em Que...
“Aquele Momento Em Que...” traz o palhaço que vive e trabalha na saúde pública e enfrenta desafios diários. Fala de vida em um lugar que cuida da vida, gota a gota, como um soro, ora rápido, ora lento. O espetáculo revela dois lados de uma mesma moeda – mostra o artista e o cidadão com anseios, desejos e preocupações.
Ficha técnica:
Diretor Geral: Val Pires
Elenco: Davi Taiyu, Suely Andrade, Sandro Fontes, Tereza Gontijo
Dramaturgo: Nereu Afonso
Quando: de 07/09 a 22/09
Horário: Sábado às 21h, Domingo às 19h
Gratuito
12 anos
* No dia 21/09 o evento contará com áudio descrição.

Teatro Infantil

A Travessia de Maria e seu Irmão João
Em tempos de guerra e fome, Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas fazem a travessia que os levará para casa.
Ficha técnica:
Direção: Soledad Yunge
Elenco: Júlia Novaes e Luisa Taborda
Quando: 01/09
Horário: Domingo às 16h
Valor do Ingresso: R$ 16
Livre

Terremota
Maria é uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Num feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. A menina fica indignada e prepara uma revolução: inventa outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota.
Ficha técnica:
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo
Quando: de 07/09 a 21/09
Horário: Sábado às 16h
Valor do Ingresso: R$ 16
Livre


Gága
Enquanto esperam a visita de seu cuidador, o Sr. Gagá, Lelé e Tantã divertem-se alternando humor, memória e lirismo. A peça, uma comédia do absurdo para todas as idades, fala sobre o tempo, o movimento circular da vida, a velhice e a infância.
Ficha técnica:
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Jackie Obrigon, Guto Togniazzolo e Fausto Franco
Quando: de 08/09 a 22/09
Horário: Domingo às 16h
Valor do Ingresso: R$ 16
Livre


Dança

Rubedo
Da Companhia de Dança Siameses, o espetáculo é um trabalho sobre a transformação do ser e a redescoberta de seu espaço interior. Despertando para esse impulso de abandonar todos os padrões estabelecidos e descobrir seu próprio caminho, o corpo mergulha numa jornada intensa, em que sonho e realidade já não se distinguem: são a própria matéria da vida.
Ficha técnica
Direção: Maurício de Oliveira.
Dramaturgia: Maurício de Oliveira e Bergson Queiroz.
Elenco: Ivan Bernardelli, Marina Salgado, Rodrigo Rivera, Vinícius Francês e Graziely Perdiz.
Quando: 01/09
Horário: Domingo às 19h
Gratuito
14 anos

SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA

Ícaro
Monólogo teatral formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente. O espetáculo segue a linha teatro documental, misturando realidade e ficção, a partir de temáticas universais como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito.
Quando: 19/09
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre

PRIMAVERA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Evento voltado para crianças e jovens com atrações nacionais e internacionais que englobará o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia, o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e ações da Supervisão de Formação.

Teatro Jovem

Depois Daquela Viagem
Depois Daquela Viagem é uma peça de Dib Carneiro, dirigida por Abigail Wimer e baseada no livro homônimo de Valéria Pollizzi. A trama apresenta a história de Valéria, que contraiu o vírus HIV ainda na adolescência, depois de uma relação sexual sem preservativo com o primeiro namorado. A dramaturgia de Dib Carneiro Neto intercala presente, passado e futuro, dando um ritmo dinâmico para o espetáculo. A estética da montagem propõe diálogos cotidianos que convivem com os monólogos simbólicos.
Ficha técnica:
Direção: Abigail Wimer.
Elenco: Bruna Luisa, Eduardo Lousada, Lucas Martinez, Naiara de Castro, Maria Bia, Tati Mayumi e Vini Hideki.
Autor: Dib Carneiro
Quando: 27/09
Horário: Sexta às 21h
Gratuito
12 anos
* Com tradução em libras.

Teatro Infantil

Salve, Malala!
Duas crianças – Sofia e Yan – ocupam a escola em que estudam e, através de suas memórias, recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens de um rei mandão. Os dois promovem uma campanha para que as meninas e os meninos da aldeia lutem e resistam.
Ficha técnica:
Direção: Cris Lozano.
Dramaturgia: Alessandro Hernandez.
Elenco: Alessandro Hernandez e Ana Paula Lopez.
Quando: 28/09
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

Refugo Urbano
Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação. Dois seres intrigantes e complexos. Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Eles não se conhecem... ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas. A Trupe DuNavô apresenta-nos uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor... e palhaços! Com divertidas intervenções circenses e brincadeiras entre dois palhaços, que acabam por construir o seu ambiente, com objetos descartados.
Ficha técnica:
Direção: Suzana Aragão.
Elenco: Gabi Zanola e Renato Ribeiro.
Texto: Nereu Afonso.
Quando: 29/09
Horário: Domingo às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

 

TEATRO JOÃO CAETANO

Música

Camerata Quattros Stagioni
A Camerata Quattro Stagioni, em seus concertos, interage diretamente com o público, estimulando e aguçando o interesse pela curiosidade de conhecer os instrumentos que são utilizados para realização do evento, trazendo grandes emoções para o público envolvido.
Ficha técnica:
Músicos: Adriano de Paula, Aline Gonçalves, Alpheu Guilherme, Beatriz Chinaider, Caroline Mattos, Daniel de Carvalho, Diana Leal, Diego de Souza, Elrick dos Santos Schelling, Gustavo Ueso, Joab Silva, Joao Carlos Pinheiro da Silva, Leonardo Moya Pereira, Marcos Alberto, Marcos Nogueira, Mauricio Ferreira, Otavio Ribeiro, Phellipe Magno, Rafael Padiar, Raphael Bastos, Samuel Moreira Melo e William Ferraz.
Quando: 29/09
Horário: Domingo às 11h (sempre todo último domingo do mês)
Valor do Ingresso: R$ 20
Livre

Teatro Adulto

Inferno - Um Interlúdio Expressionista
Inspirada na peça “Not About Nightingales”. Representada por um elenco de 40 atores, ela
é dedicada à memória de quatro homens que morreram de tortura em uma prisão americana, em agosto de 1938. Os eventos retratados nessa peça são reais. Escrita quando Tennessee Williams tinha apenas vinte e sete anos de idade.
Ficha técnica:
Adaptação do Texto "Not About Nightingales" de Tennessee Williams
Direção geral: André Garolli
Elenco: Camila dos Anjos, Fabrício Pietro, Fernando Vieira, entre outros.
Quando: de 01/09 a 22/09
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Gratuito
16 anos
* No dia 22/09 o evento contará com áudio descrição.

Teatro Infantil

O Mágico Di Ó
“O Mágico Di Ó - O Clássico em Cordel” é um espetáculo musical e brasileiro. A mundialmente conhecida história de L. Frank Baum ganha uma roupagem nacional quando transportada para o sertão nordestino. Através de uma metáfora, o espetáculo busca indagar o espectador sobre a necessidade de sonhar mesmo em tempos difíceis. Como sonhar com o que há além do arco-íris em uma terra que, condenada pela seca, há tempos não vê a chuva? Um mágico, aqui representado por um artista popular, resgata a infância, reivindica a importância da cultura e reforça o poder da imaginação.
Ficha técnica:
Elenco: Luiza Porto, Elton Towersey, Lui Vizotto, Thiago Sak, Diego Rodda, Renata Versolato e Vitor Rocha.
Quando: 01/09
Horário: Domingo às 16h
Valor do Ingresso: R$ 16
Livre

Nem Isso Nem Aquilo – Quando os pais se separam
A partir de quatro histórias, a peça explora diferentes pontos de vista infantis sobre a separação dos pais.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Bruna Pligher, Claudia Barral, Lucas Mayor e Marcos Gomes
Direção: Lucas Mayor e Marcos Gomes
Elenco: Anette Naiman, Antoniela Canto, Gabriela Fortanell, Marcos Amaral, Marcos Gomes, Rebecca Leão e Walter Figueiredo.
Quando: de 07/09 a 21/09
Horário: Sábado às 16h
Valor do ingresso: R$16
Livre

Vida de Pirata
Uma capitã e sua tripulação vivem muitas aventuras a bordo de seu navio. Tempestades, monstros marítimos, intrigas entre a tripulação, caça ao tesouro e dois ratos malandros recheiam essa história sobre amizade, lealdade e viver em busca dos seus sonhos. O espetáculo conta com música ao vivo, bonecos, acrobacias e muitas aventuras!
Ficha técnica:
Autor e Diretor: Fábio Spila.
Elenco: Cris Leonel, Letícia Calvosa, Renato Mescoki e Tati Abrante.
Quando: de 08/09 a 22/09
Horário: Domingo às 16h, com sessão extra dia 11/09 às 14h30
Valor do ingresso: R$16
Livre

SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA
Clarear
Um espetáculo leve e bem-humorado que vai mexer com a sua sensibilidade. Cinco jovens dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Moóca. Com muito bom humor, a trama mostra a superação de dificuldades de comunicação e convivência, através da sinergia da amizade, em um espetáculo que conquista a plateia com um paradoxo entre a complexidade e a simplicidade do tema.
Quando: 19/09
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre


PRIMAVERA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Evento voltado para crianças e jovens com atrações nacionais e internacionais que englobará o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia, o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e ações da Supervisão de Formação.

Teatro Jovem

BUDA
A história mítica do príncipe Sidarta, que há 2.500 anos alcançou a Iluminação e se tornou Buda, é apresentada com música ao vivo pelos 11 artistas-narradores da premiada Banda Mirim. O musical fruto de três anos de pesquisa trata com humor e leveza sobre o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli.
Elenco: Cláudia Missura, Edu Mantovani, Luciana Araújo, Cristiano Meirelles e Thiago Amaral.
Músicos: Alexandre Faria, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Simone Julian e Tata Fernandes.
Quando: 27/09
Horário: Sexta às 21h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

Teatro Infantil

É TUDO FAMÍLIA!
Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm nove anos e uma hora pra responder, em forma de seminário, na frente da classe inteira e do professor bem bravo, o que é família. Pesquisando, deparam-se com diferentes formações familiares. E agora, como finalizar o seminário? O que é família?
Ficha técnica:
Dramaturgia: Tábata Makowisk.
Direção: Kiko Marques.
Elenco: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni, Vladimir Camargo.
Quando: 28/09
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

CANTATA DE PEDRO Y LA GUERRA
Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e à inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, propõe que se mantenham despertos e atentos inventando histórias.
Ficha técnica:
Texto: María Inés Falconi.
Direção geral: Carlos de Urquiza.
Elenco: Marcelo Balaá, Graciela Bravo, Claudio Provenzano, Julián Sierra.
Quando: 29/09
Horário: Domingo às 16h
Gratuito
14 anos
* Com tradução em libras.


TEATRO ALFREDO MESQUITA

Teatro Infantil

Invocadxs
Quatro alunos, no primeiro dia de aula de uma nova escola, se deparam com duvidosas
regras e um sistema de ensino que não leva a criança em consideração. Inconformados, eles se questionam e acabam promovendo uma verdadeira revolução na escola. Com canções originais, o espetáculo discute os rumos da educação.
Ficha técnica:
Dramaturgia: República Ativa de Teatro.
Elenco: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves.
Quando: de 05/09 a 08/09
Horário: Quinta e Sexta às 10h e 14h30, Sábado e Domingo às 16h
Gratuito
Livre

Teatro Adulto

Idiotxs Magnificxs
Idiotxs Magníficxs tem o desejo de ser respiro no mundo de hoje. Espetáculo no qual o jogo de improvisação em teatro/dança, tem no palhaço sua lógica, seus caminhos, suas inadequações, reflexões, levezas e contradições, com brilho no olhar.
Ficha técnica:
Direção: Cristiane Paoli Quito
Elenco: André Cezar Mendes, Camila Cohen, Danilo Martins, Helio Toste, Lilian Regina, Luiz Felipe Bianchini, Maria Eduarda Machado, Marisa Bezerra, Raquel Parras, Romario Oliveira e Walmick Campos.
Quando: 07/09 e 08/09
Horário: Sábado às 21h e Domingo às 19h
Valor do Ingresso: R$ 30
10 anos
* No dia 08/09 o evento contará com áudio descrição.

Dança

Rubedo
Trabalho sobre a transformação do ser e a redescoberta de seu espaço interior. Despertando para esse impulso de abandonar todos os padrões estabelecidos e descobrir seu próprio caminho, o corpo mergulha numa jornada intensa, em que sonho e realidade já não se distinguem: são a própria matéria da vida.
Ficha técnica
Direção: Maurício de Oliveira.
Dramaturgia: Maurício de Oliveira e Bergson Queiroz.
Intérpretes: Ivan Bernardelli, Marina Salgado, Rodrigo Rivera, Vinícius Francês, Graziely Perdiz.
Quando: de 13/09 a 15/09
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Gratuito
14 anos

Resquícios Brutos
Esta obra coreográfica emerge na pesquisa do Núcleo como estratégia de síntese de uma etapa do projeto anterior, cujas elaborações artísticas estiveram vinculadas aos diálogos estabelecidos entre matrizes de movimento, espaços públicos da cidade de São Paulo e artistas de outras linguagens que produziram materialidades diversas, tais como textos, músicas, desenhos e vídeos, a partir de suas relações com o acontecimento.
Ficha técnica:
Bailarinos: Christiana Sarasidou, Karime Nivoloni, Liana Zakia e Raissa Cintra.
Quando: de 20/09 a 22/09
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Gratuito
12 anos

SEM BARREIRAS - FESTIVAL DE ACESSIBILIDADE E ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA
O Subnormal
O monólogo conta a trajetória do ator Cleber Tolini, que aos vinte e quatro anos, tem seu nervo ótico afetado após uma neurocirurgia, ficando com 20% de visão ou "Visão Subnormal", também conhecida como Baixa Visão. No Brasil, a cada cinco pessoas com deficiência visual, quatro tem Baixa Visão. O espetáculo traz também, material documental original de outras pessoas em condição similar. É do gênero Comédia/Depoimento, pois todo mundo tem uma boa história, basta saber como contar.
Quando: 19/09
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre


PRIMAVERA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Evento voltado para crianças e jovens com atrações nacionais e internacionais que englobará o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia, o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e ações da Supervisão de Formação.

Teatro Jovem

Flores Vermelhas
As águas do rio são guias para o destino de uma cidade. A amizade e o amor de dois irmãos colocarão num mesmo espaço histórias de memória: do carnaval e do desejo de libertar-se das prisões internas impostas pela sociedade e pelo poder.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Claudia Jordão.
Elenco: Alef Barros, Alessandra Moreira, Josy Santana, Lucas Vedovoto, Osni Rossi.
Quando: 27/09
Horário: Sexta às 21h
Gratuito
12 anos
* Com tradução em libras.


Teatro Infantil

MARY E OS MONSTROS MARINHOS
O espetáculo aborda o universo maravilhoso da ciência e da pré-história. Dirigido por Rhena de Faria, a peça conta a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. De família pobre, Mary começou a trabalhar com apenas 12 anos. Sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros). Sua vida reúne uma série de peripécias digna de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação.
Ficha técnica:
Direção: Rhena de Faria
Dramaturgia: Rhena de Faria, Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros.
Elenco: Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros
Quando: 28/09
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

O Dragão de Fogo
Um menino desenhista enfrenta um dragão que, desperto de seu sono de séculos, ameaça destruir a sua aldeia. Ou: um garoto é sorteado entre todos os homens da aldeia para enfrentar uma terrível ameaça, preservando-se, assim, uma tradição: todos a qualquer momento têm de estar prontos. Isso é tudo. Mas não é só. Ou não é solitário: haverá ainda seus pais, o primeiro amor, a esperança de aldeães, um rato encontrado furtivamente na morada do perigo. Haverá sempre a possibilidade do desenho e aquilo que ele pode revelar: a coisa mais forte do mundo!
Ficha técnica:
Dramaturgia: Cássio Pires
Atuação: Eduardo Okamoto, Bruno Henrique Rodrigues da Silva, Luciana Mizutani.
Quando: 29/09
Horário: Domingo às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.


TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO

Intervenção Artística

Meninos Também Amam
Em formato de poema manifesto cênico, a peça coloca em cena jovens artistas homossexuais que sofrem homofobia. Poetizando e performando cenicamente seus discursos e dores, tece uma dramaturgia sensível na relação entre os atores/performers e o público.
Ficha técnica:
Poemas, Encenação e Direção Artística: Rafael Guerche
Performers: Roger Silper, Wesley Matos, Enrico Salvatore, Matheus Tchô, Higor Pereira
e Rafael Guerche.
Quando: de 01/09 a 15/09
Horário: Sábado às 21h e Domingo às 19h
Valor do Ingresso: R$ 30
18 anos

Transarau
O debate terá como foco os processos criativos de jovens autores que tratam de assuntos relacionados à sexualidade e tem como característica principal uma linguagem sombria.
Ficha técnica:
Palestrante: Alexandre Lopes Rabelo de Morais
Quando: 19/09
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre


Inclusão LGBTI+ nas Empresas
O Caneca na Mesa é um coletivo que tem como objetivo ajudar os membros da comunidade LGBTI+ a se prepararem para lidar com desafios no ambiente de trabalho em relação à sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
Ficha técnica:
Mauro Shira
Quando: 20/09
Horário: Sexta às 12h30
Gratuito
Livre

Ciclo do Teatro da PombaGira
Abertura da pesquisa Homo Eros para o público a fim de discutir as grandes mazelas que oprimem e violentam a comunidade LGBTQIA+. Dirigido por Marcelo D'Avilla e Marcelo Denny, o grupo foca sua pesquisa no hibridismo entre dança, teatro e perfromance. A pesquisa se dá a partir da criação de um lugar além do poético, acredita-se que estimular uma visão crítica do mundo é fomentar uma reflexão para além do óbvio. Os diretores explicam que a pesquisa através do desejo e do erotismo seja o melhor caminho, pois o desejo é político. Desta forma é natural que uma reflexão política se misture a questões sociais e se deem mais forte nas minorias, como os homossexuais.
Ficha técnica:
Marcelo D'Avilla
Quando: de 20/09 a 04/10
Horário: Sexta às 19h30
Gratuito
Livre

Demônios
Híbrido de dança, performance e teatro físico, Demônios é uma reflexão cênica sobre
três perigos que rondam o universo homoerótico contemporâneo: a lógica consumo-descarte do sistema socioeconômico, a melancolia e os transtornos psíquicos como sintomas da falência do sujeito, e o neofascismo conservador que avança cada vez mais. Esses perigos se proliferam e tomam conta dos corpos e dos desejos, mas há como resistir.
Ficha técnica:
Direção: Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny
Elenco: Andrew Nunes tassinari; Marcelo Denny de Toledo Leite; Mateus Silva Rodrigues de Souza; Renato Martins Navarro; Renato Henrique Teixeira; Ricardo Gabriel Souza Mesquita; Walmir Beserra da Silva; Marcelo Felipe D'Avilla Pires; Lua negrão - Pedro Dantas Bacellar; Hugo Domith Godinho.
Quando: de 21/09 a 06/10
Horário: Sábado às 21h e Domingo às 19h
Valor do Ingresso: R$ 30
18 anos

Palestras e debates

BJÖRK: PARADIGMAS DO PÓS-HUMANISMO
À luz de teóricas feministas como Donna Haraway, Judith Butler e Paul Beatriz Preciado, bem como pensadores como Deleuze, Nietzsche e Foucault, serão explorados tópicos relacionados à indústria cultural, ao devir-ciborgue, à tecnocultura e à desterritorialização dos corpos em uma jornada tão pulsante quanto uma música de Björk.
Ficha técnica:
Alisson Prando
Quando: 26/09
Horário: Quinta às 19h30
Gratuito
Livre

Cinema

Retrospectiva Rick Mastro
Uma breve viagem no universo de Ricky Mastro que começa com o docfiction de Divina Nubia “Um dia na vida de uma estrela”, seguido dos curtas-metragens com temática lésbica “Cinco Minutos”, “Felizes para Sempre” e os seus três últimos filmes que abordam o desejo seja ele na infância ou na idade adulta: “Xavier”, “A Ratoeira” e “A tempestade”.
Ficha técnica:
Rick Mastro
Quando: 4/09
Horário: Quarta às 19h
Gratuito
Livre

Retrospectiva Carol Markowicz
Carol Markowicz exibe filmes voltados à temática LGBTQI+ gratuitamente no teatro Décio de Almeida Prado, futuro Centro Cultural da Diversidade.
Ficha técnica:
Carol Markowicz
Quando: 11/09
Horário: Quarta às 19h
Gratuito
14 anos

45 dias sem você
Após aguardar 45 dias um amor que nunca voltou, Rafael decide exilar-se de si mesmo e parte para uma longa viagem a fim de curar essa dor da ausência. Encontrando grandes amigos em diferentes países, como, Inglaterra, Portugal e Argentina.
Quando: 18/09
Horário: Quarta às 19h
Gratuito
Livre

Teatro Adulto

Desamor
Em um boteco sujo de um bairro popular na cidade de São Paulo, um taxista machista que não consegue amar ninguém e faz michê com seus clientes tenta entender a atitude de um dos seus passageiros e repensa sua vida. Em meio a cervejas e pastéis frios, ele trava um diálogo solitário com a lembrança deste homem nobre que, através de um gesto de generosidade, o faz repensar toda sua trajetória de vida e levá-lo à redenção de seus valores religiosos, sexuais, morais e éticos. Sua sofrida história de vida, o filho que rejeita e que quer estudar violino, a ex-mulher que tira-lhe dinheiro, e sua filosofia barata de vida são questionados e seus valores repensados em um texto realista com tom contemporâneo carregado de poesia e emoção.
Ficha técnica:
Elenco: Dionisio Neto e Jade Diniz
Texto: Walcyr Carrasco
Direção: Lucia Segall
Quando: 03/09
Horário: Terça às 20h
Valor do Ingresso: R$ 30
14 anos

Dama da Noite
“A vida rolando por aí feito roda-gigante, com todo mundo dentro e eu aqui parada, pateta, sentada no bar.” A fala da personagem ecoa e traz consigo a força de milhares de outros corpos, almas, pessoas que se encontram na mesma situação niilista, se sentindo por fora do movimento da vida. É o eco-reflexo de uma multidão que aprisiona seus sentimento e suas angústias por se encontrarem em um mundo que ainda não aprendeu a respeitá-los. “Dama da Noite” é um porta voz de tantas outras vozes. É uma boca que, aberta, emana o grito aprisionado de um sem-número de bocas que encontraram no silêncio sua melhor fantasia, não por escolha, mas por medo, incompreensão ou falta de outra – e mais digna – opção. (“Olha bem pra mim - tenho cara de quem escolheu alguma coisa na vida?”)
Ficha técnica:
Texto: Caio Fernando Abreu
Direção: André Leahun
Elenco: Luiz Fernando Almeida
Quando: de 05/09 a 13/09
Horário: Quinta e Sexta às 20h
Valor do Ingresso: R$ 30
16 anos


TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Música

Camerata Quattro Stagioni
A Camerata, em seus concertos, interage diretamente com o público, estimulando e aguçando o interesse pela curiosidade de conhecer os instrumentos que são utilizados para realização do evento, trazendo grandes emoções através da interação.
Ficha técnica:
Músicos: Ricardo Proiete – Spalla, Wesley Crispin Gonsalves, Samara Gama, Álvaro Proiete, William Ferraz Silva, Aline Aluna Gonçalves, Elton Albert de Mattos, Alain Alves, Cintia Campubri, Jefferson Feitosa, Vitor Gabriel, Pedro Godoy, Diego Leonardo da Silva Costa, Diego de Souza Correa, Phellipe Magno Bento de Souza, Rodrigo Araujo Gonçalves, Raphael Bastos Correa, Gustavo Yusuke Ueso, Daniel de Carvalho, Adriano de Paula Macedo, Jeziel Lima Rodrigues, Edson Silva Ferreira Junior, Mauricio Ferreira Nascimento, Elrick Schindler, Octavio Ribeiro Mesini, Marcos Nogueira Silva, Pedro Guilherme Ribeiro Alves, Marcos Alberto da Silva, Alpheu Guilherme Rosa da Silva, Rafael Padiar Ferreira, Guilherme Pire, Givanildo Alves Matias e Vinício Gomes da Silva.
Quando: 01/09
Horário: 11h (sempre todo primeiro domingo do mês)
Valor do Ingresso: R$ 40
Livre

Roda de Choro
A Roda de Choro proporciona, de maneira informal, a aquisição de repertório e o encontro entre diferentes gerações; aproxima músicos e público do Choro em um ambiente descontraído; e é um elemento tradicional de resistência da música popular no Brasil, no qual se aprende a forma de tocar, acompanhar, improvisar e compor o Choro.
Quando: de 07/09 a 14/12
Horário: Sábado às 17h
Gratuito
Livre

Teatro Adulto

O Natimorto
Quem nasce morto nasce, não nasce? Adaptado da obra de Lourenço Mutarelli, O Natimorto é um convite sedutor para adentrar em uma mente que flerta com seu próprio abismo. Trata-se de um experimento físico, um ritual corporal e polifônico que vibra estranheza e magnetismo. Um agente e "sua" voz, isolado em um quarto de hotel, interpreta as imagens de advertência dos maços de cigarro como se fossem arcanos de tarô, e mesmo advertido de que "fumar na gravidez prejudica o bebê" acende um novo cigarro.
Ficha técnica:
Direção: Ricardo Nash.
Dramaturgia: Cia. do Piolho
Elenco: Jeferson Reis, Mauriene Maná, Rai Nóbrega.
Quando: 01/09
Horário: Domingo às 17h
Valor do Ingresso: R$ 30
16 Anos

Coitada da Judite
Um espetáculo que faz o público gargalhar através da vivência de uma família tradicional mineira. Onde a empregada Judite tem uma ideia mirabolante de inventar a própria morte, de uma forma engraçada e descontraída, tudo isso para não ser demitida.
Ficha técnica:
Diretor e autor: Carlos Amorim.
Elenco: Dada Destrela, Berta Sanchez, Elias Garcia, Lina Yukari, Ramon Amorim e Carlos Amorim.
Quando: 01/09
Horário: Domingo às 19h
Valor do ingresso: R$ 30
12 anos

Lisistrata
Em meio a uma guerra que há 20 anos tira a vida dos homens e mantém seus filhos longe de casa, as mulheres gregas, lideradas por Lisístrata, decidem pôr fim às hostilidades, usando uma tática nada convencional: uma greve de sexo. Para melhor conseguirem seus objetivos, as mulheres ocupam a Acrópole e tomam conta do Tesouro a fim de que seus maridos escutem suas razões, parem a luta e finalmente estabeleçam a paz.
Ficha técnica:
Texto: Aristófanes
Direção: Tom Rezende
Elenco: Camila Fernandes, Ewerton Correia, Fernanda Oliveira, Izabel Lima, João Sposaro, Lia Benacon, Rafael Lopes, Raquel Domingues, Rodolfo Bellarosa e Vinicio Dutra.
Quando: de 06/09 a 22/09
Horário: Sexta e Sábado às 19h e Domingo às 17h
Valor do ingresso: R$ 30
16 anos
* No dia 15/09 o evento contará com áudio descrição.

Villa
Três mulheres discutem o que fazer com a Villa Grimaldi, um centro de tortura e extermínio no regime do ditador chileno Augusto Pinochet (1915-2006). O fio condutor é uma urna, onde o voto ganha força. Para além do que fazer com o espaço em questão, são mulheres refletindo sobre suas escolhas e suas trajetórias.
Ficha técnica:
Elenco: Flávia Strongolli, Rita Pisano e Angela Ribeiro
Direção: Diego Moschkovich
Texto: Guillermo Calderón
Quando: de 13/09 a 06/10
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Valor do ingresso: R$ 30
10 anos

Dança

O Ultimo Dia
O bailarino Henrique Lima explora seu corpo e se entrega ao desafio de construir um outro em si. Utilizando-se dos recursos da máscara e do improviso, o espetáculo questiona os limites e os padrões de movimentos de um bailarino adulto.
Ficha técnica:
Direção e interpretação: Henrique Lima
Quando: de 06/09 a 08/09
Horário: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Gratuito
Livre

PRIMAVERA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Evento voltado para crianças e jovens com atrações nacionais e internacionais que englobará o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia, o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem e ações da Supervisão de Formação.

Teatro Jovem

Dois a Duas
Lígia estuda em uma escola particular de São Paulo, na qual sua mãe trabalha como bedel. Por ser a aluna mais dedicada da turma, acaba ?cando muito próxima da professora de literatura, Cecília. Seus melhores amigos, Ana e Márcio, vivem uma conturbada relação e Ligia só quer que o ensino médio acabe logo. Mas, no meio do caminho, uma descoberta sobre si mesma muda o rumo das coisas.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Maria Fernanda de Barros Batalha
Direção: Erica Montanheiro e Mariá Guedes
Elenco: Daniela Flor, Bruna Betito, Jhenifer Santine, Lui Seixas e Luzia Rosa
Musicistas: Luísa Gouvêa, Maria Fernanda de Barros Batalha e Monique Salustiano
Quando: 27/09
Horário: Sexta às 21h
Gratuito
14 anos
* Com tradução em libras.

Teatro Infantil

The Smallest story in the World
Escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pingüim que pode assobiar de cabeça para baixo.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Soeren Ovesen
Direção: Soeren Ovesen
Elenco: Per Thomsen e Danay Anaya Blanco
Quando: 28/09
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.


Pulsar
A assembleia propõe uma experiência extraordinária, um evento de convívio, um evento espontâneo. O jogo começa com elementos simples que transcendem seus significados ou símbolos. Uma dramaturgia de ações e imagens onde os atores atuam de forma confiável e segura, convidando os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil.
Ficha técnica:
Elenco e Direção: José Agüero y Adrián Hernández
Quando: 29/09
Horário: Domingo às 16h
Gratuito
Livre
* Com tradução em libras.

 

Casas de Cultura


3º Pride LGBTQIA+ Cidade Tiradentes – Coletivo Animalia

Projeto brasileiro multiforme de som, imagem e performance, representado e concebido por corpos TLGBTQ+. Essa será a 3ª Festa da Diversidade na Casa de Cultura, que nas edições anteriores contou com s centenas de pessoas para apreciar shows, desfiles de Drag Queens, entre outros levando para Cidade Tiradentes a temática LGBTQIA+

Serviço:
| Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165 – Cd. Tiradentes. Dia 21, 16h. Livre. Grátis.


3º Pride LGBTQIA+ Cidade Tiradentes – BateKoo SP

Uma produção independente que promete fazer todo mundo dançar muito ao som de ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, raggae, dancehall, bahia bass, kuduro, e suas vertentes. A proposta é que seja uma festa democrática, livre de preconceitos, e que una todos os ritmos negros pra todo mundo se divertir.

Serviço:
| Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165 – Cd. Tiradentes. Dia 21, 20h. Livre. Grátis.

Show das Divas com Vanessa Jackson

Vanessa Jackson é cantora, vencedora do programa Fama (com mais de 18 milhões de votos) exibido pela Rede Globo de televisão. Aos 32 anos, a garota de origem humilde, criada num conjunto habitacional paulista, que nasceu numa família de músicos, possui uma das vozes mais potentes da MPB e é a escolha de muitas empresas e cerimonialistas que desejam impressionar seus convidados.

Serviço:
| Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant’Ana, 201 – V. São Pedro. Dia 15, 19h. 16 anos. Grátis.

| Casa de Cultura São Rafael – Rua Quaresma Delgado, 354 – Pq. São Rafael. Dia 21, 18h. 16 anos. Grátis.

 

 


Sarau Ninguém Lê

O encontro literário acontece de forma dinâmica e divertida, onde as obras são deixadas em pontos estratégicos e quem tiver interesse às lê e comparece no dia do encontro para falar sobre suas impressões dos livros e debaterem com os autores que dão informações sobre o processo criativo, a confecção, as nuances da produção e algumas curiosidades daquele Título.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 07, 15h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 22, 15h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura São Mateus – Rua Monte Mandirá, 40 – Jd. 9 de Julho. Dia 13, 18h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura Butantã – Rua Junta Mizumoto, 13. Jd Peri Peri. Dia 28, 18h. Livre. Grátis.


Reggando vidas com Alma Livre

Com o objetivo de fortalecer a Cena Reggae na cidade de São Paulo e, principalmente, despertar a consciência de que podemos e devemos contribuir para um mundo melhor, a banda Alma Livre apresenta o show “Reggando Vidas”. Com mais de 10 anos de carreira, prêmios no Brasil, no exterior e dois discos lançados, a banda é considerada uma grande promessa do Reggae Nacional. No show “Reggando Vidas”, a banda envolve o público e mostra sofisticação na sua mensagem poética e musical.

Serviço:
| Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha. Dia 14, 18h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 29, 18h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 15, 16h. Livre. Grátis.

Ovelha e Dinho Sossa

Sucesso dos anos 80, Ovelha foi descoberto por Luiz Gonzaga durante um show de talentos e hoje conta com 25 discos com clássicos do brega, nesse show vem acompanhado de Dinho Sossa para agitar o baile da melhor idade.

Serviço:
| Casa de Cultura Parelheiros – Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – Pq. Tamari. Dia 15, 16h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura São Mateus – Rua Monte Mandirá, 40 – Jd. 9 de Julho. Dia 20, 15h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha. Dia 21, 18h. Livre. Grátis.

Sarau das Pretas

O sarau das pretas é um coletivo formado por artistas negras da cidade de São Paulo. Através da poesia, elas levam uma mensagem de luta, resistência e reconhecimento para as periferias.

Serviço:
| Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera) - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 22, 15h. Livre. Grátis.

Serviço:
| Casa de Cultura Parelheiros – Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – Pq. Tamari. Dia 21, 19h. Livre. Grátis.


Banda Ocean

Com uma nova roupagem desde 2013, a Banda Ocean atua há sete anos musicando a realização dos seus sonhos. Especialistas em animação, esses músicos estão preparados para atuar na sua festa de casamento, trazendo toda irreverência, energia, presença e qualidade musical em forma da trilha sonora perfeita para seu grande dia.

Serviço:
| Casa de Cultura Ipiranga – Av. Tancredo Neves, 1265 – V. Nancy. Dia 22, 17h. 18 anos. Grátis.


Reggae Style

Nascido e criado na periferia da Zona Norte de São Paulo, Junior Dread é hoje um dos principais nomes da nova geração da música reggae. Com uma série de músicas lançadas em vinil junto a selos e produtores internacionais, o cantor vem construindo uma carreira sólida. De 2000 a 2005 foi vocalista da banda Reggae Style que lançou o álbum “Em meio ao caos”, pelo selo Central Reggae de Fauzy Beydoun (vocalista da Tribo de Jah) que os levou a se apresentar por todo país. Além do Reggae, Junior Dread vem fazendo diversas parcerias junto a grupos de rap como RZO, Don Pixote, 3030 e agora com o produtor Devasto e Vitão, Rashid e CorujaBc.

Serviço:
| Casa de Cultura São Mateus – Rua Monte Mandirá, 40 – Jd. 9 de Julho. Dia 15, 19h. 16 anos. Grátis.


Magico Carambola

Muito mais que um Show de Mágica, uma aula de Sustentabilidade. Muito mais que uma aula, um apelo por um planeta mais consciente. Trata-se de um Show de Mágica, interativo, dinâmico e surpreendente onde o intuito é conscientizar, e incentivar o público a ter atitudes sustentáveis por uma qualidade de vida melhor.

Serviço:
| Casa de Cultura São Rafael – Rua Quaresma Delgado, 354 – Pq. São Rafael. Dia 14, 18h. Livre. Grátis.

| Casa de Cultura São Mateus – Rua Monte Mandirá, 40 – Jd. 9 de Julho. Dia 19, 14h. Livre. Grátis.

O Concerto da Lona Preta com Trupe Lona Preta
Com 14 anos de carreira e muita alegria a Trupe Lona preta apresenta o espetáculo o Concerto da Lona Preta que traz ao público músicas que fazem parte do imaginário popular onde cinco palhaços tentam executar um concerto com um amplo e variado repertório, que passa por manifestações populares, eruditas e popularescas.
Serviço:
| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 01, 18h30. Livre. Grátis.

Serviço:
| Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165 – Cd. Tiradentes. Dia 5, 14h. Livre. Grátis.

Serviço:
| Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 21, 15h. Livre. Grátis.


Viviane Abraão canta Ellis Regina

"Negro de Elis" é um Projeto que tem por objetivo homenagear a Cantora Elis Regina que completaria 74 anos. O "Canto Negro de Elis" apresentará Música Popular Brasileira e Samba de raiz, idealizado pela cantora Viviane Abrahão, que trará em seu repertório grandes sucessos desta que foi um grande ícone da MPB.

Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Dia 07,16h. Livre. Grátis.

Serviço:
| Casa de Cultura São Miguel – Rua Irineu Bonardi, 168 – Alto Pedroso. Dia 15, 16h. Livre. Grátis.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 21, 17h30. Livre. Grátis.


La Mínima

O La Mínima é ima companhia de circo e teatro com o propósito de pesquisar o repertório clássico do palhaço, adaptá-lo e aplicá-lo a diversos suportes dramatúrgicos.

Serviço:
| Casa de Cultura Santo Amaro – Pç. Dr. Francisco, 434 – Santo Amaro. Dia 7, 16h. Livre. Grátis.

 

 

 

Animatrix

Grupo de Danças Urbanas especializados em mesclagem de Hip-Hop com Funk e Tematização (utiliza personagens de Filmes, Séries, Animes e Jogos).

| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 14, 18h. Livre. Grátis.


Causa P

O grupo de RAP CausaP, atualmente formado pelo Mc Fernando RV, Mc Josué Ziper fará uma apresentação trazendo as músicas que fizeram mais sucesso aos longo desses vinte anos de carreira. Contando a realidade periférica de São Paulo, sempre abordam temas pertinentes sobre a sociedade e suas vivências, e vêm com um show de peso, com muita energia e presença de palco, fazendo o público interagir e refletir com suas letras em meio a realidade atual.

Serviço:
| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 28, 15h. 12 anos. Grátis.


Grupo 4 Estações

O grupo apresentará sucessos dos seus três primeiros discos e mais algumas faixas do novo disco intitulado “Deixa eu te Amar” e apresenta também releituras de grandes nomes da música com muito swing do verdadeiro samba de raiz.

Serviço:
| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 28, 17h. Livre. Grátis.


Projeto Gramaticando

Grupo de professores e músicos que se uniram com a proposta de apresentar a gramática de uma forma lúdica e didática, através de canções originais e inéditas!!

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 14, 16h. Livre. Grátis.


Eu sou Samba Rock

O coletivo voltado à difusão cultural Samba-Rock, atuando com aulas, apresentações e bailes em equipamentos públicos e privados, promovendo a cultura Samba-rock, patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo, através de encontros dançantes em espaços culturais para pessoas de diversas etnias, religiões e classes sociais.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 15, 18h30min. Livre. Grátis.

 


Sarau 100zala com Coletivo A.E.C 100zala

O Sarau da 100zala é um evento que procura difundir as diferentes linguagens artísticas como a dança, o teatro, a música, a poesia e as artes visuais produzidos, principalmente pelos artistas das periferias. O Sarau conta também com intervenções artísticas, e interações com o público, sempre valorizando as relações humanas, compartilhando os diferentes saberes e, sobretudo, promovendo reflexões sobre as temáticas do nosso cotidiano por meio das diversas expressões. É promovido pela A.E.C.100zala, coletivo situado na zona leste de São Paulo.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 21, 19h. Livre. Grátis.


Quarteto Premium

Quarteto Premium é formado por músicos com excelente nível profissional. A partir da larga experiência nos palcos do Brasil e exterior resolveram formar quarteto de cordas e oferecer apresentações da música de câmara de alta qualidade.

Serviço:
| Casa de Cultura Butantã – Rua Junta Mizumoto, 13. Jd Peri Peri. Dia 25, 14h. Livre. Grátis.


Bernadete

Um dos grandes nomes do samba de São Paulo, Bernadete é reconhecida como uma das grandes intérpretes do carnaval paulistano além de ser a estrela de shows em bares e casas noturnas sempre atraindo um grande publica amante do samba.

Serviço:
| Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 14, 14h30. Livre. Grátis.


Homopoéticos

O artista Marco Miranda se traveste de Homopoéticos, personagem inspirado no famoso Dom Quixote de Cervantes. Homopoéticos é um cavaleiro imponente, montado em seu cavalo busca a ajuda das pessoas pra retirarem sua armadura, porque debaixo dela há cores e poesias.

Serviço:
| Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 14, 14h30. Livre. Grátis.


Flora Matos

Flora Matos está entre os artistas mais interessantes que já apareceram no país nos tempos recentes para muito além de nichos de estilos. Ela está entre os melhores MCs do Brasil, independente de gênero, mostrando que este não é somente um universo masculino.

Serviço:
| Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant’Ana, 201 – V. São Pedro. Dia 15, 20h. 16 anos. Grátis

Batalha de Breaking – Novo Mundo Breaking

O Grupo Novo Mundo Breakers é uma organização artística que desenvolve shows, espetáculos e workshops inspirado na cultura Hip Hop Brasileira. A Detroit Break Power Move Brasil vem promovendo ações artísticas por toda grande São Paulo, divulgando a cultura Hip Hop em variados lugares da cidade, trazendo conscientização, trabalhando pertencimento, formando opiniões críticas e dando espaço e voz a periferia.

Serviço:
| Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant’Ana, 201 – V. São Pedro. Dia 15, 16h. Livre. Grátis


Show do Pimpão

Numa localidade qualquer da periferia do capitalismo três miseráveis artistas se juntam para tentar arrecadar algum numerário que lhes garanta a refeição do dia. Em tempos de crise, fazer graça com a própria desgraça foi a única alternativa que lhes restou como forma de sobrevivência. A dramaturgia, construída na forma de um esquete humorístico no qual atuam um ventríloquo, seu boneco (interpretado por um ator) e um músico, se revela, no decorrer de sua encenação, um show/golpe, elaborado por artistas/vigaristas. A derradeira tentativa desse trio, pela via da arte e da cultura, de garantir alguma subsistência - seu último recurso antes de se entregar a barbárie.

Serviço:

| Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha. Dia 11, 19h30. 16 anos. Grátis.


Show Amanajé

Amanajé é um coletivo que iniciou sua carreira em 2010 em encontros de Sound System organizados por Gustavo Gaspirini e Gabriel Gaúcho. As músicas mesclam mensagens de amor e protesto, mas sempre com um viés positivo. Nos shows são apresentadas as músicas autorais do grupo, as bases em formato Live P.A, com mixagens e efeitos ao vivo. Após a repercussão da banda nos eventos produzidos pelo Encontro das Tribos, o Amanajé dividiu o palco com grandes nomes como: Ponto de Equilíbrio, Mato Seco, SOJA, Rael da Rima, Costa Gold, entre outros.

Serviço:
| Casa de Cultura Parelheiros – Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – Pq. Tamari. Dia 7, 19h. Livre. Grátis.


Transmutante

O show trans mutante propõe unir habilidades cênicas e musicais da atriz, cantora e compositora paulistana Tchella. Desenvolve repertorio composto por 10 canções. É acompanhada por uma banda formada por ex-alunos da Pós-graduação em canção da Faculdade Santa Marcelina. Gênero marcante com influencia que transitam entre o rock e MPB.

Serviço:
| Casa de Cultura Santo Amaro – Pç. Dr. Francisco, 434 – Santo Amaro. Dia 13, 20h. Livre. Grátis.

Felipe D’Orazio

O cantor Felipe D’Orazio se apresentou no “Domingo na Paulista – Série Palco Aberto’, um projeto do Sesi de São Paulo, em uma mega estrutura do Centro Cultural Fiesp. Em 2018 venceu em primeiro lugar o festival ‘Time 4 Music’, uma competição de bandas e artistas realizada em 3 eliminatórias, com premiação para os 3 primeiros colocados pelo voto do júri técnico. 90 bandas participaram desta edição do festival. Atualmente lançou em abril de 2019 o EP “Espero” com 6 faixas autorais.

Serviço:
| Casa de Cultura Santo Amaro – Pç. Dr. Francisco, 434 – Santo Amaro. Dia 20, 20h. Livre. Grátis.


Filó Machado

Cinquenta anos de carreira, onze CD's lançados e uma indicação ao Grammy. Nesse Show, Filó Machado faz homenagem a Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros.

Serviço:
| Casa de Cultura Santo Amaro – Pç. Dr. Francisco, 434 – Santo Amaro. Dia 28, 20h. Livre. Grátis.


Desfilando a gente se entende

Feira de empreendedorismo para mulheres, com foco em produtos customizados, que foram criados com consciência. Além da feira, teremos 2 desfiles: uma de customização de peças com tecidos africanos.

Serviço:
| Casa de Cultura Ipiranga – Av. Tancredo Neves, 1265 – V. Nancy. Dia 14, 14h. 12 anos. Grátis.


Ralachão e Origial Favela

Celebração da diversidade e da música popular brasileira, o Funk. Encontro de três grandes festas populares que levam como missão a diversidade LGBTQ+ e a identidade étnica como manifestação cultural.

Serviço:
| Casa de Cultura Ipiranga – Av. Tancredo Neves, 1265 – V. Nancy. Dia 21, 17h. 18 anos. Grátis.

AfroOyá

Companhia de Dança AFRO fá uma aula show aberta ao público, que apresenta o movimento do ritmo numa perspectiva baiana e paulistana. Além de uma intervenção sobre movimentos africanos contemporâneos.

Serviço:
| Casa de Cultura Ipiranga – Av. Tancredo Neves, 1265 – V. Nancy. Dia 14, 15h. Livre. Grátis.

 

Tributo ao Sindico com Acesso Rock

A Banda Acesso Rock que está na estrada desde 1995 tocando em eventos e nas melhores casas do país, agora apresenta o espetáculo com o vocalista Nenê Amaral, Tim Maia - O Tributo Nenê Amaral relembra os sucessos inesquecíveis de Tim Maia, recriando toda a energia dos shows desse grande nome da música brasileira, fazendo com que o público viaje no tempo e sinta a emoção de estar em um show do próprio Tim.

Serviço:
| Casa de Cultura São Mateus – Rua Monte Mandirá, 40 – Jd. 9 de Julho. Dia 21, 19h. 16 anos. Grátis.


Batalha de Mcs das Periférias

As batalhas de Mc’s surgiram nos guetos dos Estados Unidos, elas são disputas entre mestres de cerimônias, em que rimas improvisadas na hora fazem o público aplaudir o melhor.

Serviço:
|Casa de Cultura Cidade Tiradentes – Av. Sarah Kubistchek, 165 – Cd. Tiradentes. Dia 11, 18h. Livre. Grátis.


Beco dos gatos

A peça busca resgatar a arte de contar histórias, mas com o requinte de um espetáculo teatral, com muita música, coreografia e diversão. Criado para ser encenado em qualquer espaço cênico, o espetáculo reproduz uma viela, denominada “O Beco dos Gatos”, onde moram diversos felinos que buscam na leitura e na narração de histórias uma forma de compreender o mundo a sua volta e suas próprias vidas.

Serviço:
| Casa de Cultura São Rafael – Rua Quaresma Delgado, 354 – Pq. São Rafael. Dia 4, 10h. Livre. Grátis.


Sobre carrinhos e bonecas

Sobre Carrinhos e Bonecas dizem que azul é de menino e rosa é de menina. A Cia do Núcleo dialoga com esta lógica e cria novas combinações destas caixas classificatórias. A apresentação mescla momentos de interação e brincadeiras, com pequenas contações de histórias, minicontos que utilizam a oralidade e a música como um veículo lúdico e eficaz de comunicação.

Serviço:
| Casa de Cultura São Rafael – Rua Quaresma Delgado, 354 – Pq. São Rafael. Dia 8, 10h e 14h. Livre. Grátis.

Não Deixa o Samba Morrer

Com objetivo de fortalecer a bandeira do samba na cidade de São Paulo e, principalmente, despertar na consciência de que o samba não morreu o grupo presenta um show de samba de roda com uma acústica agradável de ouvir, dançar e relembrar samba raiz.

Serviço:
| Casa de Cultura São Miguel – Rua Irineu Bonardi, 168 – Alto Pedroso. Dia 7, 20h. Livre. Grátis.
O Brigado

O espetáculo "O Brigado" é uma apresentação em que o artista traz para o palco a mistura de músicas autorais com poesias declamadas, mesclando rap e MPB. Faz interações com o público presente no local e aborda questões sociais primordiais.

Serviço:
| Casa de Cultura São Miguel – Rua Irineu Bonardi, 168 – Alto Pedroso. Dia 1, 16h. Livre. Grátis.


Exposição Memória e Cultura LGBT

O projeto visa o levantamento, mapeamento, documentação e valorização de lugares, ações e sujeitos que contribuem para a memória da comunidade LGBT em bairros periféricos localizados na zona leste da cidade de São Paulo. Os resultados desta pesquisa produziram subsídios para a elaboração de uma exposição fotográfica de cunho documental acerca de tais espaços, ações e sujeitos, e a elaboração de palestras e encontros que tragam ao debate público questões relacionadas à memória urbana, ao patrimônio - em especial a memória e patrimônio dos grupos foco deste projeto.

Serviço:
| Casa de Cultura São Miguel – Rua Irineu Bonardi, 168 – Alto Pedroso. Dia 1, 9h às 18h. Livre. Grátis.


Absurdos: Teatro com Grupo Ato Real

Nessa remontagem com novo elenco, o grupo traz esse inusitado texto do Teatro do Absurdo, que dialoga de forma peculiar com questões como preconceito racial, homofobia, relações abusivas de trabalho entre outras.

Serviço:
| Casa de Cultura Antônio Marcos (São Miguel) – Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso.
Dia 28, 20h. 15 anos. Grátis.


A Farsa do Açúcar Queimado ou a Mulher Que Virou Pudim: Teatro de rua com Cia da Cabra Olereana

Comédia musical e documentária que conta a história de uma lavadeira condenada pela Inquisição vinte anos depois dos Pé Rapados perderem a guerra para os Mascates do Recife. Uma farsa épica do Brasil Colônia cheia de som, fúria, gargalhadas, lágrimas, suspense, terror e um elenco de oito atrizes - cantoras - instrumentistas.

Serviço:
| Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera) - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 29, 16h. Livre. Grátis.

 

 

 


O Encantamento da Rabeca: Teatro com Buraco D'oraculo

O Encantamento da rabeca conta histórias de transformação vivida por mulheres brincantes, que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e máscaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino.

Serviço:
| Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera) - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 08, 16h. Livre. Grátis.


Narrativas Folclóricas: Saci brinca comigo? Com Casulo Viajante

Inspirado no livro "O Curupira brinca comigo" de Lô Carvalho, nas histórias da Avó que jura que viu o Saci Pererê e num tanto de adivinhas e trava-línguas que tinham que resolver para superstição acontecer. Dois viajantes contadores de histórias convidam seres mágicos da nossa mitologia para brincar e celebrar a sabedoria popular com muita música, brincadeiras e adivinhas.

Serviço:
| Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera) - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 07/09 à 28/09 , 16h. Livre. Grátis.


Geovana Brilha Sol

Sem apresentar álbum desde 1988, ano em que lançou o LP Canto pra qualquer cantar, Geovana volta ao disco neste ano de 2019 com BRILHA SOL, Cantora e compositora nascida em 1948, Residente na cidade de São Paulo (SP) desde o início dos anos 2000, Geovana merece voltar ao disco.

Serviço:
| Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera) - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Dia 01, 16h. Livre. Grátis.


As Aventuras de Zezé com Cia Grama Verde

Inspirado obra de José Mauro de Vasconcelos, "O Meu Pé de Laranja Lima" narra a história de Zezé, um garoto pobre de seis anos. Inteligente e sensível, Zezé é carente de um afeto que não encontra na família, e por isso sai pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho e inventa para si um mundo de fantasia em que seu grande confidente é Minguinho, seu pé de laranja-lima.”

Serviço:
| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 07, 20h. Livre. Grátis.

 

 

 


Circo Mandinga de Fantoches com Grupo Mão na Luva

O Circo mandinga é um Show de variedades de números Circenses com bonecos , objetos e Mágicas, transitando pelo circo de fantoches, promete um espetáculo com muita diversão e alegria para as crianças

Serviço:
| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 15, 18h. Livre. Grátis.


Palhaçarias com Pablo Mata

O espetáculo é conduzido por um misto de reprises interativas que transformam o público não apenas em um expectador e sim em um integrante essencial da trupe. Este trabalho desenvolvido através de uma pesquisa dos palhaços tradicionais brasileiros com pitadas do circo contemporâneo, além de elementos musicais que proporcionam brilho e magia ao espetáculo.

Serviço:
| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 22, 18h. Livre. Grátis.


Romano Sound System

A festa Romano Sound System é composta por um conjunto de caixas de som, um toca-discos e na seleção apenas vinil, os seletores Ailton Barros e Alex Silva se revezam no comando do som com o reggae e suas vertentes, recheando a seleção com efeitos como delay e reverb, tornando a experiência no grave das caixas mais pesada e dançante.

Serviço:
| Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles.
Dia 29, 15h. 14 anos. Grátis.


Adivinha Só! Com Cia. Baitaclã

Ema Jurema e Carolipa são duas palhaças que acreditam serem verdadeiras videntes, e vão ultrapassar a linha entre magia, ilusionismo e charlatanismo, fundindo esses elementos com muita irreverência. As máscaras cômicas e a cultura popular brasileira fazem parte do espetáculo Adivinha Só!, onde músicas são executadas ao vivo durante a apresentação pelas palhaças, que tocam sanfona, caixinha e pandeiro inspiradas em charangas circenses e nos ritmos populares do Brasil. Ao lado da burrinha Dendê, apresentam um espetáculo interativo, para o público de todas as idades. Utilizando a cultura popular e o circo tradicional para divertir com números de magia

Serviço:
| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 21, 15h. Livre.Grátis.

 

 

Latino AmeriContos com Cia. de Teatro Nóis

Histórias de diversos países da América-latina revelam uma cultura diversificada, genuína e de raízes milenares. Contos que revelam paisagens singulares e enredos ora pitorescos ora universais. Com uma pesquisa de canções e ritmos vizinhos, nosso violão torna-se la guitarra e a brasileira caixa do divino torna-se bombo leguero para acompanhar as tintas coloridas desses contos.

Serviço:
| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 27, 15h. Livre. Grátis.


O resto é silêncio: Teatro com Cia. Arte e Raiz

“O Resto é Silêncio” busca, através da linguagem bilíngue (português/libras), discutir não só o panorama do jovem surdo na contemporaneidade brasileira, mas principalmente, através da metáfora do jovem surdo que deseja descobrir os sons do mundo numa sociedade de maioria ouvinte. O espetáculo, ao apresentar a história de um surdo profundo, aborda de maneira sensível questões e discussões sobre a comunicação e as barreiras geradas pela falta dela, assim como reflexões sobre a importância do silêncio e a relevância das coisas através do olhar do personagem que durante sua trajetória, busca distinguir as coisas que valem e que não valem a pena ouvir.

Serviço:
| Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases.
Dia 20, 15h. 12 anos. Grátis.


Show Dom Sanches

Um cantor levando sua música por outros mares. Aos 12 anos de idade, o cantor e compositor Don Sanches ingressava no cenário musical de São Paulo e já trazia a marca de grande promessa não só para a MPB, mas também para os mais diversificados ritmos, tanto do Brasil como de outros países.

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 07, 18h. Livre. Grátis.


Sampa Cinza City

Idealizado no final de 2010, por Ivo Alcântara, coletivo formado por dançarinos, DJs e simpatizantes dos passos marcados, o projeto Sampa Cinza City, reúne adeptos da nova e antiga geração que tenham o desejo de ver as “memórias” deste movimento cultural, registradas, de forma que as informações desta dança genuinamente brasileira sejam reconhecidas e repassadas pelas próximas gerações.

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 22, 17h. Livre. Grátis.

 

Baile Disco com Daniel Baile

Baile disco dos anos 70 e 80, com discotecagem. Movimento de black music, disco music, movimento passinho.

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 21, 18h. Livre. Grátis.


Hip Hop Nativa com Dj Paulinho

Dj Paulinho iniciou no ano de 1988 como DJ da equipe de baile “Poder Atômico”, com vários eventos realizados. Em 1993 entrou para a empresa de eventos Alpha Music, na qual permaneceu durante 3 anos. De 1997 a 1999 integrou o grupo de rap “Arquivo P Norte”, com mais 4 integrantes. Mais tarde, com o encerramento do grupo, uniu-se ao “Stylos Black” e no final de 1999, formou o “Cagebe”.

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 28, 17h. Livre. Grátis.


Projeto Samba do Congo com Luz Nascimento e Samba do Congo

Projeto de samba raiz com Luz Nascimento e Samba do Congo. O intuito é trazer músicas de compositores da região da Brasilândia.

Serviço:
| Casa de Cultura da Brasilândia - Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia.
Dia 15, 16:30. Livre. Grátis.


Jane e Herondy

Jane e Herondy é uma dupla musical brasileira de grande sucesso na década de 70, formada por Jane Moraes e Herondy Bueno. Ficaram conhecidos pelo país ao gravarem a canção "Não se Vá", pela qual são lembrados até hoje. Além disso, a aparição do casal em grandes programas de televisão os levou ao grande sucesso.

Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Dia 14,16h. Livre. Grátis.

Paulo Meyer e The Thunder Head´s

Meyer tem uma longa carreira musical como um dos pioneiros do BLUES paulista - foi o primeiro gaitista da banda de Nuno Mindelis em 1990, depois com o baterista Paulo Resende fundou a lendária banda de blues Expresso 2222, uma das mais ativas na cena do BLUES paulistano no início dos anos 90. Apresentará na Casa de Cultura Tremembé grandes clássicos do Blues e músicas dos 4 cd's autorais..

Serviço:
| Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé.
Dia 15,16h. Livre. Grátis.


Battle Double Style com The funk Men Crew

O Battle Double Style é um Festival Nacional de dança que contempla duas modalidades das Danças Urbanas, Poppin e Break. O evento surgiu no ano de 2008 com a iniciativa do dançarino Alex da Silva e Rodrigo Domenico Cesar, integrantes e fundadores do grupo The Funk Men Crew juntamente com o dançarino Thiago Lúcio do Grupo Stylo Loko, utilizando o espaço do Centro Cultural da Juventude para realizar um dos primeiros campeonatos de grande porte de São Paulo nas modalidades de Poppin e Break. O evento reunirá os melhores dançarinos do Brasil para uma disputa em dupla em cada modalidade, onde as duas melhores ganharão troféus, certificado e uma premiação em dinheiro; além da presença dos competidores, contaremos com a presença dos mais conceituados jurados e produtores culturais do país.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 14, 11h. Livre. Grátis.


Tributo ao Tim Maia com Reinaldo Tim Maia

Nascido em São Paulo capital Reinaldo Tim, apresenta este tributo ao Tim Maia há dez anos vêm se apresentando em diversas cidades do Brasil e também já se apresentou em programas tais como Legendários, Silvio Brito em Família, Silvio Santos, dentre outros.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 08, 18h. Livre. Grátis.

 

O Incrivel Número Final com Bando GoliardXs

Um ‘grande elenco’ busca formas de conquistar o público, mostrando habilidades telepáticas, acrobáticas e aquáticas, com um único objetivo: apresentar O INCRÍVEL NÚMERO FINAL, que promete arrancar palmas e até lagrimas do público.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 07, 16h. Livre. Grátis.


Afrikaliente com We Love Ent

Afrikaliente vem se tornando um verdadeiro símbolo de integração e união entre as pessoas através da música, dança e arte. Este projeto já passou por Salvador/Bahia e Rio de janeiro/RJ.
Contribuindo com o bem-estar social.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 15, 15h. Livre. Grátis.

 

 

Trio Sandália de Couro Vegetal

O Trio Sandália de Couro Vegetal é um trio de forró pé serra formado por Aline Reis (Sanfona), Iara Viana (voz e triângulo) e Cacá Molgora (zabumba) atua desde 2017 resgatando em seu trabalho musical compositores nordestinos como:Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença entre outros.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 01, 18:30. Livre. Grátis.


Show de Mágica com Mágico Caetano Miranda

Em sua carreira Caetano Miranda já acumulou 8 prêmios em 6 categorias diferentes e as milhares apresentações que vão desde as grandes mágicas com pequenos objetos (o Close-up), até os fantásticos espetáculos temáticos de “Mágica Teatral”.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 21, 16h. Livre. Grátis.

Brincando com os sons com Moreira JR.

Música, brincadeira, educação, melodias, letras e arranjos originais, numa poética que respeita a inteligência e a sensibilidade do público. Uma relação íntima e acolhedora com as crianças e suas famílias. Essa proximidade é um sopro diário de criatividade e amor pela música. Cantar os clássicos das canções infantis e mostrar suas novas composições , é sem dúvida o ponto alto da apresentação interativa, “Brincando com os sons”.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 04, 14h. Livre. Grátis.

Femininas Almas no Samba com Ana Brasil e Ronaldo

Ana Brasil e Ronaldo tem por objetivo prestar homenagem às Mulheres Cantoras Sambistas, começando por Clementina de Jesus, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Alcione.Trata-se de Mulheres Fortes, Guerreiras, à frente de seu tempo, e em momentos de empoderamento, nada melhor do que trazer à tona os clássicos gravados por estas mulheres que fizeram história e deixaram sua marca na música popular brasileira.

Serviço:
| Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó) - Largo da Matriz de Nossa Senhora do
Ó, 215 - Freguesia do Ó. Dia 04, 14h. Livre. Grátis.

César Magalhães Borges

César Magalhães Borges desenvolve um trabalho literário, desde 1980, que envolve poesia, contos, crônicas, canções, roteiros para teatro e histórias infantis. Autor independente, César já lançou diversos livros.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 14, 16h. Livre. Grátis.
Aquarela de Batons com Marcos Munrimbau

No repertório, músicas autorais resultantes da fusão do artista de elementos da música afro, pop, jazz, latino-americana e erudita. O Show “Aquarela de Batons” Munrimbau presta uma homenagem às Mulheres de todas as “tribos”, na riqueza dos arranjos, com “batidas” e “levadas diferentes” em cada música, realçando a riqueza das diversas nuances do feminino, representada pelos vários tons de batons, em sua presença em nossas vidas. Em canções que falam da mulher brasileira e seu papel na sociedade moderna, sua força, coragem, seu jeito e sua sensualidade.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 22, 16h. Livre. Grátis.


Rimas & Nostalgia com Panikinho

Com o projeto “Rimas & Nostalgia” apresentam pílulas dos grandes bailes black em um universo extremamente rico e plural. Com ambientes Ritec simples e familiar sofisticado como cenário, almejam reproduzir e fortalecer a tradição de bailes famosos e respeitados.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 08, 16h. Livre. Grátis.


Amigo Skate com Alessandro McGregor

Alessandro Mcgregor é skatista profissional desde 1996, editor das revistas de conteúdo tatooArt, Tatoo Art Desenhos e ADT - Almanaque Digital de Tatuagem e manager editora Pixel Art Books que produzem livros de referências para tatuadores, além de exposições de arte no segmento alternativo. Para este encontro, alessandro trará o Livro "Amigo Skate" para realização de uma mediação de leitura, propondo também gincanas e exercícios práticos baseados na leitura coletiva do livro.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 22, 15h. Livre. Grátis.


Pinnochio com a Cia Evoé de Teatro

Uma trupe de circo que se apresenta pelas mais diversas cidades com seus shows musicais, dramas e melodramas, resolve apresentar a estória do boneco de madeira que vivia contando mentiras.

Serviço:
| Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme) - Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme.
Dia 29, 16h. Livre. Grátis.

BIBLIOTECAS

PROJETO NOVOS MODERNISTAS VOZES PERIFÉRICAS:

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias.
Nestes encontros são realizados conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais.
A produção a qual esses autores estão relacionados é os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

A escrita enquanto prática para o empoderamento
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autoras convidadas: Jaqueline Alves, Jéssica Marcele e Tawane Teodoro.
Mediação: Patricia Meira

As afirmações feitas pelas mulheres negras e a busca por um espaço amplo para se disputar narrativas há muito encontram seu lugar na literatura. De Carolina Maria de Jesus as batalhas de poesias entre mulheres que acontecem em SP encontramos a literatura viva e pungente que empodera e fortalece as mulheres na luta contra o machismo. Nesta mesa, as autoras conversarão sobre suas inspirações e processos de escrita.
Dia 03 de setembro às 14h - Biblioteca Pe. José de Anchieta


A eugenia na literatura brasileira e a construção do livre saber.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autores convidades: Natalia Neris, Weber Lopes e Deivison Nkosi.
Mediação: Isabelle Cipriano

A produção decolonial é grande ainda que tenha poucos holofotes sobre si. O pensamento construído para além da lógica eurocêntrica produz, para além de novos saberes, pontes capazes de criar possibilidades de se repensar a filosofia a sociologia. Após mais de 15 anos da Lei 10.369/03, ainda estudamos e temos como frequente no nosso cotidiano literaturas como a de Monteiro Lobato e Euclides da Cunha como construir o livre saber se ainda se disputa o lugar de fala? Esse é o debate que será proposto aos autores e convidados.

Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra


Produção literária independente.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autores convidades: Mariana Félix e Escobar Franelas
Mediação: Andrio Candido

Mariana Felix é escritora e publicou seu primeiro livro em 2016 "Mania", e seu segundo livro em 2017 "Vício", ambos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a emancipação da mulher negra, amor e suas relações com a cidade. Escobar Franelas é escritor, educador, cineasta e autor de “hardrockcorenroll” (poesia, 1998); Antes de Evanescer (romance, 2011); Itaquera - Uma Breve Introdução (história e memória, 2014); “haicaos - feridas, fragmentos e fraturas poéticas” (poesia, 2018) e Premiado (romance, 2019), entre outros.
Ambos publicaram suas obras de forma independente e neste encontro dividirão suas experiências nestes processos.

Dia 12 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Correa

A palavra e a cura.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autores convidados: Rafa Ribeiro e Kawan Oliveira.
Mediação: Mariana Felix.

Através da escrita é possível superar os obstáculos. Os autores convidados abordam em seus livros temas como a cura pela poesia,a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte. Este encontro é sobre a importância de expressar e de se ter a escrita como ferramenta.

Dia 13 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay


Poesia, identidade e resistência.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autores convidades: JadeQuebra e Beká.
Mediação: Lucas Afonso

A poética periférica vai na contramão das normas e métricas acadêmicas que renegam a poesia do funk e de toda a cultura de rua. Hoje se percebem manifestações literárias além dos espaços e instituições “formais”, articulando escritores, produtores culturais, entre outros agentes. Elas ocorrem nas ruas, nos bares, em espaços públicos espalhados pelo país. O autores convidados falarão sobre resistir a partir da escrita.

Dia 17 de setembro às 09h - Biblioteca Marcos Rey


Literatura e arte educação.
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Duração: 40 min
Autores convidades: Lucas Afonso e Andrio Candido
Mediação: Mariana Felix

Reestruturar os lugares de ensino, a proposta da arte educação é despertar o interesse através da arte, estimular através do lúdico e assim, possibilitar um espaço amplo de aprendizagem horizontal onde, educador e educando aprendem juntos. Os arte educadores são os responsáveis por atrair a juventude e demonstram que novos formas de ensino são capazes de reaproximar a juventude da escola. Os autores convidados, também são arte educadores e compartilharão suas caminhadas e experiências de despertar a escrita e a leitura através da poesia, além de falar sobre seus livros.

Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo


LITERATURA

Geovana Maria - Vencedora Slam Perplexo
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

Geovana Maria, 21 anos, poeta e uma das organizadoras da Batalha de Poesia Falada no Capão Redondo - SLAM CAPÃO, conheceu o mundo da poesia marginal no ano de 2016 e passou a escrever poesia em 2017. Atualmente é autora do zine "Adivinha onde é que eu tô?", composto por poesias que contam da sua vivência como mulher preta, pobre e periférica, que acessa espaços antes negados. Geovana, irá contar sobre seu processo de escrita e contará um pouco sobre seu trabalho como artista e produtora de eventos culturais na periferia.

Dia 24 de setembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes


SARAU

A Alegria do Choro
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

Relembrando os grandes nomes do choro, como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Ernesto Nazareth, o Regional Mateus Santos apresenta uma performance musical cativante, “A alegria do choro”, que reflete toda a criatividade e originalidade da música e da cultura brasileira. Formada por seis músicos e compositores que se dedicam semanalmente ao estudo e investigação do choro, encontrando-se na
Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo, o grupo consegue ao longo de sua apresentação criar uma atmosfera imersiva e intimista, intercalando
performances musicais com histórias e curiosidades sobre o choro e seus principais expoentes.

Dia 04 de setembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 12 de setembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 22 de setembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 24 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 27 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 28 de setembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Sarau do Infinito
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

Sarau Do Infinito nasceu no coração do Jardim Brasil zona norte de São Paulo onde poetas, poetisas e Mcs têm o espaço para declamarem o que são.
Além da declamação de poesias o grupo que compõe o sarau do Infinito, propõe debate e formação artística para os participantes.

Dia 04 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 14 de setembro às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 18 de setembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 22 de setembro às 11h40 - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Prestes Maia


Sarau Você Já Conhece?!
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 90 min

O “Sarau Você Já Conhece?!” nasce como uma brincadeira entre produtores e frequentadores da Ocupação Cultural Mateus Santos. Consiste em transformar clássicos da música brasileira, dos mais variados ritmos e estilos, em poesias recitadas ao vivo, de forma a valorizar as letras das composições brasileiras, que
muitas vezes passam despercebidas pelo público em geral. O time do Sarau vem preparado com letras famosas que já estão em domínio público no Brasil e a ideia é que o público entre também na brincadeira, recitando as letras de suas músicas favoritas no palco. Além do microfone aberto, o Sarau conta também com atrações
poéticas e musicais, O principal diferencial “Sarau Você Já Conhece?!” é que permite uma fácil interação com os mais variados públicos, podendo ser realizada em praticamente qualquer equipamento ou espaço cultural, servindo também como uma forma de aproximar a linguagem dos saraus de públicos que ainda não conhecem ou participam dessa cena.


Dia 06 de setembro às 10h00 - Biblioteca Professor Arnaldo Giacomo Magalhães
Dia 11 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Setubal
Dia 12 de setembro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de setembro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 19 de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 de setembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 26 de setembro às 09h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

 


Das Prê Sarau
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 90 min

Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo.
A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.
Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas.

Dia 04 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 05 de setembro às 10h00 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 06 de setembro às 17h00 - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 11 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 13 de setembro às 14h00 - Biblioteca Belmonte
Dia 20 de setembro às 10h00 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 21 de setembro às 16h00 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 22 de setembro às 11h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 26 de setembro às 14h00 - Biblioteca Milton Santos
Dia 28 de setembro às 11h00 - Biblioteca Narbal Fontes

 

TEATRO

Nas águas da realeza
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min

Nas Águas da Realeza quer convidar o público a um passeio pelas margens do Rio São Francisco (Velho Chico), desde seu nascimento na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passando por outros estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde o ‘Velho Chico’ desemboca no mar, tornando-se um só com o Oceano Atlântico.

A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, Lindorréia. Ela viaja pelos estados por onde o ‘Velho Chico’ passa, acompanhada de seu Bobo da Corte, que no decorrer do espetáculo, tenta conscientizá-la da importância do cuidado com o Rio São Francisco.

Pelo caminho, histórias vão se tecendo, outros personagens surgindo e a tradição e as lendas em torno do rio, ganhando vida e expressão, bem como a cultura de cada estado.

Com humor e poesia, a mensagem central gira em torno do cuidado e do respeito que devemos ter com o ‘Velho Chico’, rio de grande importância para alguns dos estados do nordeste do Brasil e ainda, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Diversos problemas causados pela ação do homem ao meio são abordados. O processo de conscientização dos personagens e consequentemente do público, vai se tecendo na medida em que se conhece mais intimamente toda a importância do rio. Só amamos aquilo que conhecemos. E o amor é capaz de realizar muitas transformações dentro e fora de nós!

Dia 01 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 03 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 04 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 05 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 06 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 11 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato


Mina!
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min

Mina!
Com uma atriz e uma musicista em cena (Flávia Melman e Natalia Mallo), se revezando entre textos, músicas, poemas e danças. O espetáculo propõe um passeio pelo universo individual de uma criança chamada MINA. Essa menina que ama a noite: quando todos dormem, o mundo está quieto e ela pode ouvir o próprio coração e deixar sua imaginação voar livre. Ela também ama a poesia, os pássaros, a lua, biscoitos de figo, poeira, nonsense, dinossauros, paradoxos e escrever. E enquanto escreve em seu caderno tudo que lhe vem à cabeça, Mina faz descobertas profundas e triviais sobre o mundo, e também sobre ela mesma, deixando escapar seus pensamentos e sonhos. As dificuldades na escola, o desafio de fazer amigos e a elaboração de uma perda aparecem através dos olhos da menina que, de um modo extraordinário, brinca e se diverte enquanto amadurece.

Para as crianças pequenas, um caleidoscópio de cores, imagens, música e palavras. Para as maiores, questionamentos, dúvidas existenciais, anseios e brincadeiras análogas ao seu mundo. Para os adultos, um olhar sobre a criança dentro de nós, pela lente poética de David Almond transformada em Teatro.

Dia 01 de setembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 04 de setembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 05 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 08 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 10 de setembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 12 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 14 de setembro às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Beco Dos Gatos
Classificação indicativa: à partir de 05 anos
Duração: 60 min

Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”


Dia 03 de setembro às 14h00 - Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de setembro às 17h30 - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 18 de setembro às 10h00 - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 19 de setembro às 14h00 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 20 de setembro às 10h00 - Biblioteca Castro Alves
Dia 21 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 22 de setembro às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 27 de setembro às 14h00 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 de setembro às 11h00 - Biblioteca Hans Christian Andersen

 

Café
Classificação indicativa: à partir de 10 anos
Duração: 60 min

Dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo.


Dia 06 de setembro às 14h00 - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 10 de setembro às 14h00 - Biblioteca Malba Tahan
Dia 12 de setembro às 14h00 - Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de setembro às 14h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe.
Dia 18 de setembro às 10h00 - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 21 de setembro às 11h00 - Biblioteca Paulo Clarice Lispector
Dia 25 de setembro às 14h00 - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 26 de setembro às 14h00 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 27 de setembro às 19h00 - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 28 de setembro às 15h00 - Biblioteca Viriato Corrêa

 

 


Balonário (o balão do imaginário)
Classificação indicativa: de 2 a 8 anos
Duração: 50 min

Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.

Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão.


Dia 01 de setembro às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 04 de setembro às 10h00 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 10 de setembro às 10h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe.
Dia 13 de setembro às 10h00 - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 14 de setembro às 14h00 - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 17 de setembro às 09h00 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 18 de setembro às 15h00 - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 25 de setembro às 14h00 - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 27 de setembro às 14h00 - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Menotti Del Picchia


CIRCO

Faxina Circus Show
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

Os artistas da casa tem uma briga com o diretor do teatro e desistem de apresentar o espetáculo“CircusShow”,com essa situação, a galera da faxina resolve assumir a cena e a presentar o espetáculo do dia... Agora o publico é levado para o “Faxina Circus Show”, um espetáculo com números clássicos, atrapalhadas, confusão e fantasia!

Dia 04 de setembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 18 de setembro às 10h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 11 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 15 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 17 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 19 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 26 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

CIRCO DE TODXS
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo irá realizar as seguintes atividades artísticas culturais em Setembro na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes: o CIRCO DE TODXS fará uma apresentação circense com a consolidação de um palco em partilha, onde o papel dos artistas se mistura com o das crianças, gerando um espaço de protagonismo compartilhado, onde os tempos e olhares se convergem e se acompanham.


Dia 14 de setembro às 14h00 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Entre Pontes e Muros
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 50 min

Como transpor as fronteiras entre nós?
Partindo da temática territórios e fronteiras, o espetáculo foi desenvolvido para discutir e revelar conflitos e questões dentro do mundo das divisões de terras e ocupações.
O roteiro conta a história de quatro palhaços em fuga. Estes se veem diante de um imenso muro e, acuados, são obrigados a transpor o obstáculo. Salvos, do outro lado do muro, começam a habitar esse novo espaço.
Como será feita a divisão de espaço entre eles? Um palhaço não sabe dividir o espaço entre todos, é quando surgem os conflitos, brigas e desentendimentos.
Mas, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma prática de habitar o mesmo lugar.


Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 20 de setembro às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 21 de setembro às 14h00 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 22 de setembro às 11h00 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 24 de setembro às 14h00 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 26 de setembro às 14h00 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 27 de setembro às 15h00 - Biblioteca Castro Alves
Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 29 de setembro às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato

 


Narciso - O Circo das Aparências
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 50 min

A relação entre NARCISO e a ninfa ECO da mitologia grega é o pilar das metáforas criadas nessa encenação circense. Vivemos numa época, na qual a experiência digital se sobre põem ao encontro e a trocas coletivas. E de maneira itinerante esse Cortejo trás a cena um jogo cômico em busca do melhor angulo para tirar a famosa self. Há números de malabares com adereços da vaidade, como perucas, pentes e gravatas. Além da pirâmide humana que é outra modalidade a serviço da exibição narcisista para a foto.
No comando está César, o Circense com Varizes, que cria um show pop através da repetição de frases e falas improvisadas pelo público.


Dia 03 de setembro às 14h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 05 de setembro às 15h00 - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 08 de setembro às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 10 de setembro às 14h00 - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 11 de setembro às 13h30 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 14 de setembro às 14h00 - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 19 de setembro às 14h00 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 24 de setembro às 10h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe.
Dia 25 de setembro às 10h00 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 26 de setembro às 10h00 - Biblioteca Vinícius de Moraes

 

 


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

EXPERIMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 90 min

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo irá realizar as seguintes atividades artísticas culturais em Setembro na Biblioteca
Rubens Borba Alves de Moraes: a EXPERIMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA em formato de encontro experimental com a imagem, ou seja, de aproximação e experimentação da técnica fotográfica, funcionará desenvolvendo a criatividade e ampliando as possibilidades de produção. De forma simples e lúdica, serão ensinadas técnicas básicas de fotografia (como fotometria, enquadramento, composição, etc) como potencializadores de uma experiência artística da imagem. Serão apreciadas imagens de referência e, após a experimentação em si, o público poderá apreciar e analisar as imagens produzidas.


Dia 03 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

 


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contos para Aquecer
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 60 min

Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente.

Dia 03 de setembro às 10h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 04 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 05 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Correa
Dia 06 de setembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo Magalhães
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 29 de setembro às 11h40 - Biblioteca Aureliano Leite


ARPILLERAS DE HISTÓRIAS
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 90 min

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo irá realizar as seguintes atividades artísticas culturais em Setembro na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes: a vivência ARPILLERAS DE HISTÓRIAS se apresentará com o objetivo central de realizar encontros com pessoas interessadas em bordado do tipo arpillera e contação de histórias, e de estimular a prática de contar e ouvir histórias, o que irá ocorrer pela proposição tanto da partilha de histórias devida entre as participantes quanto de exercícios ligados à linguagem artística da narração de histórias.


Dia 17 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

 

Cabe na Mala
Classificação indicativa: à partir de 3 anos
Duração: 45 min

O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias costurou mala, avental, caixas de pano que viram tapetes e caixa de luz como cenários para histórias de Ana Maria Machado e Jutta Bauer. Entremeado com belas canções cantadas à capela, o espetáculo convida crianças e adultos a acompanhar a trajetória dos bonecos de pano em seus cenários de sonho, luz e textura.


Dia 01 de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 03 de setembro às 10h00 - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 04 de setembro às 09h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 05 de setembro às 14h00 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 08 de setembro às 11h00 - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 de setembro às 14h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 12 de setembro às 10h00 - Biblioteca Prestes Maia
Dia 17 de setembro às 14h00 - Biblioteca Malba Tahan
Dia 18 de setembro às 14h00 - Biblioteca Brito Broca
Dia 19 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt


Histórias de Arrepiar - Cia Duo Encantado
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas.

Dia 18 de setembro às 16h00 - Biblioteca Paulo Duarte

Dia 26 de setembro às 17h00 - Biblioteca Jayme Cortez

Dia 27 de setembro às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo

 


INFANTIL

Trilhinha do mar

Classificação indicativa: Livre | Música para crianças
Duração: 50 min


O projeto “Trilhinha do Mar” é uma extensão do projeto "Trilha do Mar", duo feminino de sons suaves, união de Suzana Ruiz e Mathilde Rousseaux, duas artistas ímpares em convergência entre Brasil e França. Este espetáculo proporciona um experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças.


Dia 03 de setembro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos

Dia 04 de setembro às 10h00 - Biblioteca Brito Broca

Dia 06 de setembro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Dia 11 de setembro às 10h00 - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Dia 14 de setembro às 14h00 - Biblioteca Chácara do Castelo

Dia 18 de setembro às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Dia 29 de setembro às 11h00 - Biblioteca Cora Coralina

 


As Piratas

Classificação indicativa: Livre | Música e Teatro Infantis
Duração: 50 min


Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam.
Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da
criança.

 

Dia 28 de setembro às 14h00 - Biblioteca Sylvia Orthof


Maria Teresa e o Javali

Classificação indicativa: Livre | Música e Literatura Infantis
Duração: 50 min

O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca.


Dia 04 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Dia 06 de setembro às 10h00 - Biblioteca Pedro Nava

Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Dia 18 de setembro às 15h00 - Biblioteca Chácara do Castelo

Dia 26 de setembro às 14h00 - Biblioteca José Paulo Paes - Centro Cultural da Penha


Sacizada
Inimar dos Reis com Grupo Folias e Folguedos

Classificação indicativa: Livre | Música e Cultura Popular
Duração: 60 min

Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este
moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público.


Dia 04 de setembro às 15h00 - Biblioteca Chácara do Castelo

Dia 10 de setembro às 14h00 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Dia 12 de setembro às 14h00 - Biblioteca Mário Schenberg

Dia 17 de setembro às 10h00 - Biblioteca Amadeu Amaral

Dia 19 de setembro às 09h30 - Biblioteca Milton Santos

Dia 29 de setembro às 11h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo

BRINCANTE

Espetáculo de bonecos
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

O teatro de Mamulengo é uma das poucas formas do Teatro Popular que ainda consegue resistir no pais. Com muita ação, beleza e graça, esse tipo de teatro consegue educar e divertir desde a criança até um senhor independente de classe social. Através desse espetáculo de bonecos conseguimos nos transportar para a fantasia e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, encantados pela simplicidade desse brinquedo do povo.

Dia 04 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Transmissão de Saberes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

O Grupo Festa de Rei – Brincadeiras Culturais fomenta o acesso às culturas tradicionais e populares por meio de oficinas e vivências para as crianças e a família, despertando o contato com manifestações.
Com a proposta de unir gerações, o projeto Transmissão de Saberes oferece além de uma oficina, uma vivencia que reúne Mestres e Mestras da cultura popular e que também tiveram uma infância muito ativa. Esses encontros proporcionam uma experiência única de preservação da nossa cultura, contato com o brincar e novos saberes.

Dia 14 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Canta de lá que eu canto de cá
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

Era hábito dos antigos fazendeiros do sertão, convidar afamados cantadores para uma disputa poética: o desafio. Apresentando múltiplos gêneros e cantando em cima do tom e violas.
Consciente do valor e importância de apresentar ao público as poesias tradicionais, no caso a poesia de repente, em uma sociedade moderna em que a profissão poética perdeu seu valor, o Festival “Poesia de Repente para Criança” convidará cantadores de profissão que se encontrarão para o desafio do canto e do improviso.

Dia 18 de setembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Folias Brincadeiras e Cantigas
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

O grupo Festa de Rei traz a riqueza e beleza dos ritmos da cultura popular brasileira em um show interativo que passa pelo afoxé, samba de roda, côco de embolada, capoeira e bumba meu boi, tudo acompanhado de muita brincadeira e alegria.

Dia 28 de setembro às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda


MÚSICA


Banda Ôncalo
Jukebox

Classificação indicativa: Livre | Cortejo Musical Duração: 50 min


Inspirado na “Jukebox - máquina de tocar música”, a Banda Ôncalo apresenta este projeto de releituras de sucessos da década 1960 até os dias atuais. São versões instrumentais de músicas que vão de James Brown a Seu Jorge executadas por uma pequena banda de trompetes, trombone, tuba e bateria na forma de um cortejo descontraído e bem humorado.


Dia 04 de setembro às 14h00 - Biblioteca Roberto Santos

Dia 12 de setembro às 14h00 - Biblioteca Raul Bopp

Dia 14 de setembro às 11h00 - Biblioteca Brito Broca

Dia 17 de setembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Dia 19 de setembro às 14h00 - Biblioteca Sylvia Orthof

Dia 25 de setembro às 18h00 - Biblioteca Álvaro Guerra

Dia 26 de setembro às 10h00 - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Dia 27 de setembro às 14h00 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Dia 28 de setembro às 18h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

 

Duo Flutuart
Nacionalismo e a Vanguarda Musical Brasileira

 

Classificação indicativa: Adulto e terceira idade.| Duo flauta e piano. Duração: 50 min


Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart - formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) - selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros.


Dia 03 de setembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte

Dia 12 de setembro às 18h00 - Biblioteca Álvaro Guerra

Dia 14 de setembro às 14h00 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Dia 15 de setembro às 11h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo

Dia 21 de setembro às 11h00 - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

Dia 26 de setembro às 19h00 - Biblioteca Roberto Santos


Madureira Armorial
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min


O Quinteto Madureira Armorial apresenta o espetáculo “Um Homem Vestido de Sol” que traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. O movimento abrangeu diversas formas de manifestação artística como pintura, música, literatura, dança e teatro

Dia 11 de setembro às 10h00 - Biblioteca Milton Santos

Dia 18 de setembro às 10h00 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Dia 27 de setembro às 14h00 - Biblioteca Belmonte

 

Mirianês Zabot
Classificação indicativa: Livre | MPB Duração: 60 min


No show a cantora Mirianês Zabot entoa canções de seu segundo álbum ? Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu. Fazem parte do repertório músicas como: Caminhos do Coração, Com a Perna no Mundo, Sangrando, Comportamento Geral e Espere por mim, Morena. Os arranjos trazem uma sonoridade que dá vida nova às canções moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro.

Dia 10 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte