Cia. Triptal encena texto pouco conhecido de Tennessee Williams no Teatro João Caetano

“Inferno - Um Interlúdio Expressionista” é inspirado em peça descoberta apenas nos anos 90 e mostra uma história real sobre tortura em uma prisão americana

Autor de clássicos da dramaturgia universal, como “Um Bonde Chamado Desejo” e “Gata em Teto de Zinco Quente”, Tennessee Williams escreveu “Not About Nightingales” (Não sobre Rouxinóis, em tradução livre) quando tinha apenas 27 anos. O texto foi conhecido somente na década de 90, mais de seis anos após sua morte, e retrata a história real e trágica ocorrida em uma prisão americana em agosto de 1938. Inspirada nessa peça, a Cia. Triptal estreia dia 30 de agosto, às 21h, no Teatro João Caetano, “Inferno - Um Interlúdio Expressionista”. A entrada é gratuita (retirar ingresso a partir de uma hora antes).

A montagem traz André Garolli na direção e conta com um elenco de 40 atores, entre eles Camila dos Anjos, Fernando Vieira e Fabrício Pietro. Na história, vinte e cinco presos fizeram greve e fome. Como punição, foram trancafiados em uma cela com vapor, e quatro deles morreram. O fato causou indignação na sociedade americana. “Essa dramaturgia tem uma grande dose de horror, violência, sangue e morte. Ela nos mostra os problemas e as consequências de usarmos ações disciplinares arcaicas e brutais que, infelizmente, ao relermos 70 anos depois, percebemos que pouca coisa mudou”, afirma Garolli.

O diretor ressaltou a importância desse texto recém-descoberto do dramaturgo. “Tennessee defendia uma crítica aos padrões estabelecidos pelo ‘mainstream’ e coloca em pauta os marginalizados, ‘os perdedores’ e os fora do padrão normativo (à deriva). Lança um olhar crítico e distanciado sobre a sociedade, uma vez que se recusa a julgar os personagens e estabelecer morais de conduta.”

A peça surgiu a partir do projeto “Homens À Deriva”, selecionado pelo 32º edital de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.

Por Luiz Quesada

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Tel.: 5573-3774. De 30/8 a 22/9. Sex. e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). 110 min. 16 anos.