“Projeto Revide” estreia no Teatro Cacilda Becker e tem entrada gratuita

Espetáculo reproduz em cena depoimentos reais de pessoas falando sobre violência

Verbatim é uma técnica teatral que leva para a cena depoimentos reais. Partindo dessa pesquisa de teatro documentário, o dramaturgo e diretor Herbert Bianchi encabeça “Projeto Revide”, espetáculo que estreia dia 3 de agosto, no Teatro Cacilda Becker. A entrada é gratuita (retirar ingresso uma hora antes). “Hotel Mariana”, montagem de 2017 com direção dele e dramaturgia assinada em conjunto com Munir Pedrosa, abordava a tragédia socioambiental na cidade mineira de Mariana e foi vista por mais de 12 mil pessoas, sendo indicada ao Prêmio Shell-SP de Teatro na categoria Autor. Desta vez, Bianchi se debruça na violência cometida atualmente no Brasil e divide a autoria do texto com Letícia Sobral.

O elenco de “Projeto Revide” reúne Ariana Slivah, Carlos Moreno, Letícia Sobral, Lucas Penteado, Marina Santana, Silvia Suzy e Rodrigo Caetano. Eles reproduzem no palco relatos da aposentada que não sai mais de casa, do ex-integrante de uma facção criminosa, do policial condecorado duas vezes, da deputada que pretende armar a população, do ex-viciado que esfaqueou a mulher e do jovem sonhador que vive na região mais violenta da cidade.

Para compor a dramaturgia, foram realizadas mais de 50 entrevistas com pessoas de diferentes lugares, origens e profissões. O espetáculo é uma das ações previstas em um projeto selecionado pela 1ª edição do Prêmio Cleyde Yáconis, da Secretaria Municipal de Cultura.

Por Luiz Quesada

| Teatro Cacilda Becker. R. Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 3 a 25/8. Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). 70 min. 14 anos.