Centro Cultural do Jabaquara - Programação de Julho

Julho 2019

Oficina

AfroMix
A dança é uma expressão importante em qualquer cultura, motivados por esse viés a oficina AfroMix experimenta diversos ritmos em um ambiente descontraído e acolhedor que é o Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. A atividade promove melhoria da qualidade de vida, auto-estima e trabalha a coordenação motora.
Onde: Auditório
Quando: Terças e Sextas
Horário: 8h30
Gratuito
Livre

Capoeira
A mais de 30 anos o Coletivo Cativeiro ministra aulas de capoeira no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá para crianças a partir 5 anos e adultos de todas as idades. Usada como um instrumento poderoso na educação democrática e igualitária, no combate ao preconceito e na consciência de cidadania o coletivo conduz as pessoas a descobrirem a autoconfiança, a humanidade, a disciplina, o caráter e a socialização, junto com o prazer de jogar capoeira.
Onde: Auditório
Quando: Terças, Quartas e Sextas
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Artesanato
Amamos artesanato e por isso nos dedicamos a publicar os melhores conteúdos da área de artesanato e festas, como crochê, feltro, reciclagem, tecido, papel, papelaria personalizada, confeitaria entre outras tantos segmentos desta área.
Quando: Quintas
Horário: 14h
Gratuito
Livre

GTJ Curimba Avançado
O projeto leva à população uma visão diferenciada da cultura popular brasileira, cultura de matriz africana através de percussão, e histórias.
Quando: Terças
Horário: 19h
Gratuito
Livre

GTJ Curimba
O projeto leva à população uma visão diferenciada da cultura popular brasileira, cultura de matriz africana através de percussão e da curimba , e histórias.
Quando: Quintas
Horário: 10h
Gratuito
Livre

PIA
Programa de Iniciação Artística é um programa sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura com parceria orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes de 05 a 14 anos.
Quando: Quartas e Quintas
Horário: 9h
Gratuito
Livre

Samba Rock
Samba rock é um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960, mesclando os movimentos do Rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar Samba.
Quando: Sextas e Domingos
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Teatro

Eu e Ela: Uma Visita à Carolina Maria de Jesus.
Peça teatral sobre a vida de carolina Maria de Jesus.
Quando: 05/07
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Intervenção Artística

Papo Reto
O Papo Reto é uma atração que acontece toda quinta-feira, que promove conversa entre os frequentadores do Centro de Culturas Negras e artistas renomados da grande mídia, Destacando assim a sua história de vida até chegar onde chegou.

04/07 - Filosofia Regue
11/07 - Aberto
18/07 - Erika Maluguinho
25/07 - Fernandinho Beat Box

Quando: Quintas
Horário: 18h
Gratuito
Livre

ROCK SP
Festival +Rock SP volta exatamente no Dia Mundial do Rock, e para celebrar esta data em grande estilo trouxemos as bandas Alkaisers, Eyes of Beholder e Dr. Sin.
Quando: 13/07
Horário: 15h
Gratuito
Livre


Luau da Diáspora
O Luau da Diáspora traz a proposta de reunir grandes artistas e novos artistas com o objetivo de valorizar a expressão artística e o resgate da ancestralidade negra. Tendo seu berço no bairro do Jabaquara, especificamente no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, o Luau da Diáspora é adjacente do Luau Uau e ganha um novo formato: duas edições especiais nos meses de junho e julho com grandes apresentações em comemoração aos 300 anos do aniversário do Sítio da Ressaca¹, casa patrimonial que grande relevância para a identificação de territorialidade negra no Jabaquara.
Quando: 27/07
Horário: 16h
Gratuito
Livre


Música

Banda Awá Negras Letras

Show e performance de dança.
Quando: 06/07
Horário: 18h
Gratuito
Livre

Flávia Bittencourt homenageia Dominguinhos
Show - Evento realizado por intermédio da Coordenadoria dos Centros Culturais e Teatros.
Quando: 07/07
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Maracatu: Mucambos de Raiz Nagô
Choça em que os escravos negros se abrigavam quando fugiam para o mato; habitação ou abrigo de quem vigia a lavoura; refúgio de escravos nas matas. Parte da planta que tem duas funções principais – servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água e nutrientes; enraizar, inveterar-se, prosperar. Nome que se dá ao iorubano ou a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o Iorubá Para nós, “Mucambos de Raiz Nagô” são os Guardiões da Herança Ancestral, que buscam a transformação a partir da disseminação da cultura de rua, de matriz africana, com respeito e alegria.
Quando: Sábados
Horário: 16h
Gratuito
Livre

Literatura

Choro na Manhã com Conjunto Retratos
O projeto Choro na Manhã, evento mensal realizado há 11 anos pelo Conjunto Retratos e que conta com a participação de vários músicos convidados. No repertório, além do clássicos do choro, músicas de Rossini Ferreira, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Americano, Chiquinha Gonzaga, o grupo fará uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim.
Quando: 07/07
Horário: 11h
Gratuito
Livre