Centro Cultural Vila Itororó - Programação de Julho

Julho 2019

Contação de História

O Planeta Agradece
O Planeta Agradece e? um projeto multidisciplinar que trabalha a reciclagem e conscie?ncia ambiental na forma de uma performance musical, oficina de reciclagem criativa e outras atividades educativas.
Quando: de 02/07 a 30/07
Horário: Terças às 14h
Gratuito
Livre

Oficinas

Oficina de Jogos
Oficina prática que tem como finalidade tornar conhecidos alguns dos melhores e mais antigos jogos de tabuleiro do mundo. Durante os encontros, o participante irá conhecer a história e os usos dos jogos ao longo do tempo, a partir de uma perspectiva lúdica e cultural, compreender as regras, os símbolos e significados presentes em cada tabuleiro, vivenciar experiências desafiadoras durante o jogo com outros participantes e confeccionar seu próprio tabuleiro, utilizando-se de materiais simples e acessíveis.
Quando: de 03/07 a 31/07
Horário: Quartas às 13h
Gratuito
Livre

Xilogravura
O projeto realizará oficinas abertas de xilogravura, como forma de criar um registro subjetivo da Vila Itororó, para além da fotografia e do vídeo. As madeiras encontradas no canteiro de obras da Vila serão utilizadas como matrizes de gravação.
Quando: de 04/07 a 25/07
Horário: Quintas às 14h
Gratuito
14 anos

Confecção bichos de meias
As atividades de bichos de meias consistem na elaboração de um bicho feito com um pé de meia. Utilizando materiais de fácil acesso como meias mostrando a facilidade do trabalho manual através da criatividade e simplicidade ao executar. Cada aula será para um bicho feito do início ao fim, sem precisar do vínculo da próxima aula para finalizar.
Quando: de 05/07 a 26/07
Horário: Sextas às 14h
Gratuito
Livre


Dança Contemporânea
As oficinas terão como ponto de partida o exercício das técnicas básicas de movimentação com o intuito de preparação corporal, haverá a apresentação de conteúdo audiovisual previamente selecionado que aprofunda o conhecimento sobre a temática abordada. A seleção de conteúdo, de atividades e do material didático terá como finalidade a promoção do diálogo entre as mudanças históricas da dança e sua influência na sociedade em que está inserida, para desta maneira, conduzir ao processo de reflexão sobre o aprendizado desta linguagem.

Quando: de 06/07 a 27/07
Horário: Sábado às 11h
Gratuito
Livre

Dança de Salão
Dançar é uma atividade física que libera energia e descontrai, trabalhando todo o corpo e a mente. A dança de salão é excelente para isso, além de integrar as pessoas de todas as idades, etnias e classes, transformando suas vidas e melhorando suas interações sociais. Um convite para experimentar vários ritmos e estilos musicais como forró, sertanejo, bolero, samba, rock e como dança-los.
Quando: de 06/07 a 31/07
Horário: Quartas e Sábados às 15h
Gratuito
Livre


Música

DOMINGO NA VILA
Projeto que leva, todos os domingos, espetáculos musicais na vila.

Quarteto 4 de Paus
O Quarteto 4 de Paus é uma idealização de Luiz Gustavo "Buda" Nascimento, que a partir das atuações musicais que realizou com artistas de renome como Criolo, Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, Will Holland, dentre outros, embarcou na aventura de escrever repertórios populares para poder atuar dentro desse universo com seu instrumento, o violino. Junto com Fábio Silva (violino), Renato Rossi (viola) e Leandro Tenorio (violoncelo) foi elaborada uma lista de músicas que vão dos anos 70 até os dias de hoje, abrangendo diversos estilos desde ícones consagrados como The Doors, Joan Jett, Amy Winehouse, Beatles, Queen, até séries atuais como Game of Thrones e Stranger Things.
Quando: 07/07
Horário: 13h
Gratuito
Livre

Jazz Não Morde
O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de New Orleans, trazendo em seu repertório rearranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (Voz, Banjo e Violão), Chico Toledo (Trompete e Voz) e Denizard Basílio (Saxofone Tenor).
Quando: 14/07
Horário: 13h
Gratuito
Livre


Otis Trio
Formado em 2007 no ABC Paulista, a banda Otis Trio inspirada pelo free jazz, be-bop, jazz europeu e experimentalismos, traz além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira.
Quando: 21/07
Horário: 13h
Gratuito
Livre


Caverna Guitar Trio
O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular, ressaltando a linguagem da música brasileira.
Quando: 28/07
Horário: 13h
Gratuito
Livre

Visita

Visita ao pátio de casas da Vila Itororó
As visitas ao pátio de casas compartilham o andamento do processo de restauro e descrevem a formação da Vila Itororó, que contém um pouco da formação da própria cidade de São Paulo. O visitante tem acesso às muitas histórias que compõem a Vila: a sua concepção como uma “casa-monumento” cercada por casas de aluguel, a questão da água como elemento estruturante da Vila, o Clube Éden Liberdade e a resistência das famílias que viveram nas últimas décadas na Vila. O público é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da Vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente.
Quando: Quintas, Sextas, Sábados e Domingos
Horário: 16h
Duração: 1h00
Limite de público: até 30 pessoas
Em caso de chuva as visitas ao pátio serão suspensas.
* Normas de segurança: Não é possível se juntar ao grupo uma vez iniciada a visita. É preciso usar capacetes – que são oferecidos no local – e estar com calçados fechados. Fotografias: É permitido tirar fotografias durante as visitas.