Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta o programa para o biênio 2019/2020

O programa promove um amplo processo de integração e comunicação para a criação do portfólio da vitalidade abundante da cultura paulistana

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta o programa São Paulo Capital da Cultura para o biênio 2019/2020. Composto por Dez Movimentos Estratégicos, o plano reúne desde a integração do calendário, passando pela valorização da memória, ocupação cultural da cidade, fomentos e pertencimento dos equipamentos públicos, até a difusão literária, fortalecimento do audiovisual, reencontro com os valores modernistas e o reconhecimento da potência cultural da cidade pelos fóruns internacionais.

O programa São Paulo Capital da Cultura promove um amplo processo de integração e comunicação para a criação do portfólio da vitalidade abundante da cultura paulistana. Os Dez Movimentos alinham São Paulo com sua grande vocação e posicionam a cidade como uma das maiores capitais de cultura do mundo.

OS DEZ MOVIMENTOS ESTRATÉGICOS

1- AGENDÃO
2- OCUPAÇÃO CULTURAL
3- PERTENCIMENTO E VÍNCULO
4- DIFUSÃO LITERÁRIA
5- MEMÓRIA PAULISTANA
6- FORMAÇÃO
7- INCENTIVO E FOMENTO
8- DIFUSÃO AUDIOVISUAL
9- NOVOS MODERNISTAS
10- RECONHECIMENTO

Saiba Mais:

 
 

1. Agendão
O QUE É: calendário integrado da programação cultural de ocupação da cidade, dos espaços públicos, das instituições privadas culturais e grandes eventos privados.
META: mapear, organizar, integrar, comunicar, georreferenciar, qualificar a busca como parte fundamental do posicionamento de São Paulo como uma capital de cultura.
COMO: com a geração de um calendário macro de atividades que integra, os espaços públicos, equipamentos da SMC e institutos e grandes eventos privados da cidade.
ONDE: em toda a cidade.


 

2. Ocupação Cultural
O QUE É: potencialização de atividades culturais em espaços públicos.
META: consolidar a realização de eventos de rua como uma das marcas da cidade de São Paulo.
COMO: a Secretaria vai atuar como facilitadora para que eventos de rua aconteçam, intensificando o uso de ruas e praças da cidade para ampliar o acesso da população à cultura.
ONDE: projetos estratégicos de gestão como Baixos Parque Minhocão, Ruas de Lazer + Parque Minhocão + Triângulo, Vila Itororó, Praça das Artes, Galeria do DJ. Calendário macro de atividades da SMC e em todas as regiões da cidade

 

 

3. Pertencimento e vínculo
O QUE É: aproximação dos equipamentos com expressões territoriais e vocações
META: democratizar o acesso dos grupos e coletivos culturais à programação dos equipamentos da Secretaria e buscar vocação para determinados equipamentos.
COMO: com a criação de modelos de participação, como conselhos gestores e chamamentos de programação e curadoria exclusiva para equipamentos com enfoque específico.
ONDE: equipamentos da SMC.


 

4. Difusão Literária
O QUE É: promover a leitura e a literatura em todas as suas manifestações, com o reconhecimento e fortalecimento de expressões e tecnologias literárias contemporâneas.
META: ampliar ações de incentivo à leitura e à literatura, consolidando o trabalho de formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens, saraus e slams
COMO: com programação intensa e integrada, aumento das ações de formação de leitores e da circulação de autores e autoras, livros e ideias; incorporação do acervo do programa VAI na Biblioteca Mário de Andrade e a criação do Festival Literário Mário de Andrade
ONDE: biblioteca Mário de Andrade (todas as salas, com destaque para o novo sarauzódromo), rede de bibliotecas da SMC e rotas do Ônibus da Cultura.


 

5. Memória Paulistana
O QUE É: valorização das diversas manifestações, práticas e agentes de cultura a partir da articulação entre o patrimônio cultural material e imaterial de São Paulo.
META: dar visibilidade e reconhecimento às memórias dos habitantes da cidade de São Paulo e incitar a comunidade a observar e viver o patrimônio cultural como experiência coletiva e de pertencimento.
COMO: com o diálogo com a população e especialistas, mapeamento de pontos históricos e a implantação de placas e esculturas da “Memória Paulistana” pela cidade, tendo DPH e o Museu da Cidade como difusores.
ONDE: em toda a cidade.

 

6. Formação
O QUE É: a dimensão cidadã da cultura que atende todos os públicos e realiza formação e garante a ampliação do campo de pesquisa e de trabalho para os artistas.
META: manter ações contínuas de formação em todas as áreas e linguagens artísticas.
COMO: aprimorar e fortalecer os Programas Jovem Monitor Cultural, Piá e Vocacional. Dar força para as escolas e educativos como EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), Escola de Dança e educativo do Museu da Cidade. Desenvolver um projeto pedagógico para as oficinas das Casas de Cultura e Centros Culturais.
ONDE: em toda a cidade e equipamentos da SMC.


 

7. Incentivo e Fomento
O QUE É: fortalecimento da criação e circulação da produção cultural da cidade, através de reuniões públicas.
META: articular e integrar projetos fomentados com a programação cultural e ampliar sua difusão, destravar, desburocratizar e promover melhorias em programas já existentes.
COMO: com o aprimoramento dos mecanismos de incentivo e fomento e a retomada de editais paralisados.
ONDE: fomentos previstos em Lei, outros fomentos estratégicos e ProMAC.


 

8. Difusão Audiovisual
O QUE É: conjunto de ações para transformar São Paulo em polo audiovisual de referência internacional.
META: fortalecer o Circuito Spcine, aumentar acessos à plataforma de streaming Spcine Play e levar o audiovisual a eventos de outras linguagens.
COMO: aprimoramento do modelo de negócio, com foco na SP Film Comission e em cineclubes e observatórios.
ONDE: salas de exibição, streaming, eventos temáticos e equipamento da SMC.


 

9. Novos Modernistas
O QUE É: projeto que abre as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22, reconectando o Theatro Municipal de São Paulo e a Praça das Artes ao multiculturalismo da cidade.
META: ocupar o Theatro Municipal de São Paulo e a Praça das Artes com programação marcada pelo cruzamento de linguagens artísticas e pela união de diferenças.
COMO: convocação e fortalecimento das vanguardas artísticas atuais e experimentações estéticas.
ONDE: da periferia para o Centro, do Centro para a periferia, com o Theatro Municipal de São Paulo e a Praça das Artes como faróis.


 

10. Reconhecimento
O QUE É: São Paulo ser percebida tanto pela população como por outras cidades como uma capital da cultura.
META: potencializar e posicionar nacionalmente e internacionalmente a vitalidade cultural abundante da cidade.
COMO: com a integração e consolidação da potência artística e econômica da capital.
ONDE: fóruns específicos como a participação no World Cities Culture Forum (WCCF) e comunicação institucional da prefeitura.