Prefeitura lança edital de patrocínio para Virada Cultural 2019

Propostas devem ser apresentadas até 02 de maio. Ação contém cinco tipos de cotas para realização do evento, que acontece entre os dias 18 e 19 de maio

Fonte: SECOM

A Prefeitura de São Paulo publicou na última quarta-feira (20) o edital de chamamento público para patrocínio e copatrocínio para a realização da Virada Cultural 2019. A iniciativa tem como objetivo de selecionar empresas interessadas em colaborar com a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo evento que acontece das 18h de sábado (18/5) às 18h de domingo (19/5). A publicação contém oportunidades que vão desde patrocínio máster para a realização de serviços para o evento até à autorização para comércio de alimentos e bebidas.

Ao todo, serão cinco tipos de cotas: promoção de experiências de consumo e interação com o público; distribuição de brindes e ativações em totens, banners, backdrop, painéis informativos, instalação de tendas, lounges e estações de ponto de encontro; instalações e performances criativas; e ativações em lixeiras, banheiros, pórticos, guarda-sóis e materiais de divulgação do evento. O valor de compra das participações inicia na faixa de R$ 300 mil até R$ 4 milhões ou acima.

A Virada Cultural chega a sua 15ª edição, se consolidando como um dos eventos mais importantes do calendário cultural nacional. Considerando o histórico dos anos anteriores, a expectativa é que a Virada Cultural – 2019 atraia 5 milhões de pessoas nas ruas, praças, parques e equipamentos culturais municipais. Estão previstos 225 locais de apresentações com aproximadamente 1.200 atrações culturais das mais diversas linguagens artísticas.

Com duração aproximada de 24 horas, a ideia é oferecer uma programação cultural diversificada por toda a cidade de São Paulo. O evento busca promover a convivência harmônica em espaços públicos, convidando a população a se apropriar da cidade de forma criativa, por meio da arte cênica, da música, da dança, da gastronomia, do cinema e das manifestações populares e espontâneas.

O decreto publicado prevê a importância do poder público municipal, em desenvolver parcerias com o setor privado para a prestação de serviços do interesse do cidadão, bem como para o próprio desenvolvimento do município. O chamamento busca soluções ágeis, práticas e ideias criativas para realização e ampliação da “Virada Cultural - 2019”, garantindo o amplo acesso da população à cultura.

As propostas devem ser apresentadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada Edifício Sampaio Moreira (Rua Libero Badaró, 346, Centro, São Paulo/SP), das 9h às 18h, na Sala de Coordenação de Programação, presencialmente, até 02 de maio de 2019.

+ Confira os documentos e especificações que são necessários.

Histórico
Promovida desde 2005 pela Prefeitura de São Paulo, ao longo de sua existência a Virada Cultural se consolidou entre os 10 maiores festivais multidisciplinares do mundo. Tradicionalmente, o evento oferece 24 horas de programação contínua, integrando os diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, bem como a ocupação dos espaços públicos em diferentes regiões da cidade.

A última edição do evento, realizada em 2018, contou com mais de 1.000 atrações, das mais diversas linguagens artísticas (teatro, humor, circo, dança, audiovisual, cinema, música, performance, literatura, infantil entre outras linguagens), que aconteceram simultaneamente em 100 locais diferentes.

Curadoria de Programação:
A curadoria da Virada Cultural deste ano também irá contemplar as mais diversas linguagens culturais. Além de shows musicais, o recorte envolve apresentações de dança, artes circenses, teatrais, infantis, performances, entre outras expressões artísticas.

A Virada Cultural tem como prerrogativa estimular e valorizar iniciativas artísticas, promovendo um amplo recorte e fomentando a formação de público para novos olhares. Para tanto, muitas das apresentações não se encaixam no padrão de apresentação convencional, mas em espaços inovadores, fora dos palcos, como em fachadas de prédios, guindastes a 20 metros do solo, rooftops, pontes, tirolesas, praças, marquises, etc. Muitas delas, por consequência, exigem estruturas específicas e fora do padrão normalmente praticadas nos maiores festivais do país.