Centro Cultural da Penha - Programação de Março

Março 2019

Intervenção Artística

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÊS DA MULHER

Em comemoração ao mês da mulher, o Centro Cultural da Penha preparou uma programação especial com grupos artísticos formados exclusivamente por mulheres.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM A CIA DAMAS EM TRAMAS
A Cia Damas em Tramas, traz para o mês da mulher um repertório de histórias com textos onde a mulher é o foco. As histórias contam maneiras de modificar o lugar das mulheres nos enredos e as mostram como sujeitas de seu destino.

Espetáculo: Zefa – A esperta camponesa - 09/03 às 15h
Um rei e um monstro deixam o reino na miséria e charadas impossíveis aparecem como única alternativa de salvação. Uma menina esperta e determinada se dispõe a tentar resolvê-las, mas até onde essa garota irá para salvar seu povo? A peça é inspirada no conto “A Esperta Filha do Camponês” dos Irmãos Grimm.

Espetáculo/Oficina: Quem sou eu? - 10/03 às 14h

Espetáculo: Zaki - Por que eu não podia ser igual a uma princesa? - 17/03 às 14h
Leitura do livro “Uma princesa nada boba” de Luiz Antônio que explora elementos poucos conhecidos da cultura africana e fala da busca de identidade. Quando vai até a casa da avó com este questionamento na ponta da língua, a menina vive uma transformação ao descobrir a história de princesas africanas que existiram de verdade e até vieram para o Brasil.

Espetáculo/Oficina: Para criar asas - 24/03 às 14h
Leitura do Livro “Asas “ de Maya Hanoch. Este livro tem sido descrito como uma metáfora do processo criativo e também é uma história de mãe e filha, autoconhecimento e encorajamento para que as crianças se conectem com seus mais profundos sonhos e desejos e busquem sua própria voz interior.

Espetáculo/Oficina: Monstros Coletivos Leitura do livro “Pequeno Manual de Monstros Caseiros” DE Stanislav Marijanovic - 30/03 às 15h
O manual é um alerta sobre certos monstros que infernizam nossa vida cotidiana, além disso, após o espetáculo, haverá uma roda de apresentação dos monstros e suas personalidades, para compreensão de que podemos aprender a lidar com eles e a partir daí criar novas maneiras de ambos coexistirem.

Espetáculo: Gilda – A encantadora de palavras - 31/03 às 14h
Gilda era apaixonada pelas letras, mas há muito tempo havia se perdido delas. Conhece Guigo, um menino curioso e doido pra devorar um bando de livros. Eles juntos vão desvendando mundos, mas parece que esse em que vivem não quer ninguém se aventurando em caminhos não conhecidos.


Teatro Infantil

Chiquinha Gonzaga, a Menina Faceira

O grupo Cia. das Cores apresenta um teatro de bonecos para todas as idades e contando diversas facetas de Chiquinha Gonzaga a partir do seu universo musical. A proposta de criação teatral traz a poesia do teatro de bonecos para compor um poema cênico onde crianças e adultos celebram a presença de Chiquinha Gonzaga, a menina, a mulher, a poesia, a música, a brincadeira, a história, o Brasil.

Quando: 09/03 e 10/03
Horário: Sábado às 16h, Domingo às 15h.
Onde: Teatro Martins Penna
Valor: Gratuito
Classificação: Livre

 

 

Música

TOCANDO COM ELAS

Resultado da junção de Ana Paula Marcelino (violão) e Vaisy Alencar (clarinete), o espetáculo "Tocando com Elas" traz nomes de grandes mulheres, compositoras e intérpretes pioneiras da música popular brasileira, como Chiquinha Gonzaga, representantes fortes da música nordestina, como Marinês do Xaxado (intitulado por Luiz Gonzaga a “Rainha do xaxado”) e nomes mais atuais, como Dona Ivone Lara e Marisa Monte.

Quando: 08/03 e 09/03
Horário: Sábado e Domingo, às 20h
Onde: Teatro Martins Penna
Gratuito
Livre


VOZEIRAL

O Vozeiral foi criado em 2012 no Canto do Brasil e suas atividades envolvem práticas de canto coletivo, processos criativos e percepção. Em suas performances, o grupo pesquisa a interação entre as linguagens musical e cênica, e em seu repertório aborda esse tema a partir de canções principalmente brasileiras e contemporâneas, além de temas improvisados e composições próprias.

Quando: 30/03
Horário: Sábado às 20h
Onde: Teatro Martins Penna
Gratuito
Livre

Exposição

NÔMADA: ARTE AFRICANA SEM FRONTEIRAS

O Artista Plástico, Paulo Chavonga, traz com 18 obras de arte africana, um retrato sobre a realidade de trabalhadores e trabalhadoras de ÁFRICA na cidade de São Paulo. Uma exposição que através de uma memória visual sobre África e os africanos, estimula a vivência dos imigrantes africanos na dinâmica cultural da cidade e a expressão pessoal das percepções sobre África no Brasil.

Quando: 01/03 à 30/03
Horário: Terça à Domingo, das 10h às 22h (horário sujeito a alteração)
Onde: Térreo, mezanino e 1° andar
Gratuito