Confira a programação do mês da Consciência Negra

Cultura afro-brasileira ganha programação especial por toda a cidade em centros culturais, casas de cultura, Biblioteca Mário de Andrade, Praça das Artes e Theatro Municipal de São Paulo

Por Victor Kiyoshi Matsumura


Em memória a Zumbi dos Palmares, homem negro que se tornou símbolo de liderança na luta pela liberdade dos escravos, 20 de novembro – dia de sua morte – se tornou o Dia da Consciência Negra. Desde 2003, a data passou a ser oficialmente celebrada em São Paulo e ganhou destaque no calendário nacional.


A Secretaria Municipal de Cultura promove, ao longo de todo o mês, diversas atividades que celebram a data e colocam esta cultura em evidência. A agenda conta com apresentações em Casas de Cultura e Centros Culturais e também com uma parceria com a Feira Preta, evento que une cultura negra e empreendedorismo.


Os Rastros das Marias
A atriz Amanda Prado apresenta o monólogo Rastros das Marias no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, dia 17, às 20h. O enredo traz uma mulher negra nascida em um quilombo, que não aceita o futuro inevitável: ser empregada doméstica. O texto de Gabriela Rabelo faz homenagem a heroínas negras, como Tereza de Benguela, líder quilombola, e Carolina de Jesus, escritora brasileira, autora do livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, traduzido para 16 idiomas e lançado em mais de 40 países.


Nimba
O coletivo de dança paulistano Trupe Benkady tem em sua essência a dança africana, base do espetáculo Nimba, concebido por Flávia Mazal. A coreografia, que será apresentada no dia 23, na Casa de Cultura Santo Amaro, ganhou o nome de um ser misterioso, muitas vezes relacionado a uma divindade de abundância e fertilidade, associado também às mulheres grávidas. O espetáculo explora a essência maternal e a relação de homens e mulheres com seus descendentes.


Medea Mina Jeje

Todas as segundas-feiras de novembro, às 19h, a Biblioteca Mário de Andrade recebe o espetáculo Medea Mina Jeje. Baseado na tragédia grega de Eurípedes, a montagem coloca em cena uma Medeia, personagem central da história, negra. Enquanto a personagem grega é passional e vingativa, a versão de Rudinei Borges traz a personagem como uma mulher trazida da África para trabalhar em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto, como mineradora em Jeje. O conflito que se instala a partir daí é relacionado a sua identidade estrangeira e seu lugar no mundo.


Assim, ao apresentar um cenário desolador, de liberdade violada e sem esperança de um futuro promissor, Medea, assim como na tragédia grega, traça o destino de sua proleevitandoque a mesma tragédia que paira sobre a sua existência, se repita com seu filho.


A montagem acompanha, em um primeiro momento, a dor da mãe ao constatar sua impotência diante da situação em que se encontra Em seguida, sua epifania ao compreender que também pode estar em suas mãos evitar um futuro pior.


FEIRA PRETA
Evento histórico na cidade de São Paulo traz novamente a oportunidade de discutir o empreendedorismo dos afro-brasileiros e sua cultura diversa


Há 16 anos, a Feira Preta celebra o Dia da Consciência Negra de uma forma diferente, levando ao público uma programação abrangente, gratuita e livre, com linguagens artísticas como música e teatro com foco no empreendedorismo. Desde o ano passado, o evento passou a ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.


“Partimos da escassez e da vulnerabilidade para a abundância, possibilidades e transformações”, ressalta Adriana Barbosa, uma das idealizadoras do evento.


A Feira Preta é atualmente o maior evento de cultura e empreendedorismo negro na América Latinae que contou com um público de 20 mil pessoas em sua última edição. “O empreendedorismo foi a forma como a população negra deu conta da vida. A feira é um desses modelos que contribuiu nesse processo de valorização de uma identidade preta”, conclui.


Na programação, há shows, palestras, slams, artes visuais e aulas de dança. Entre as atividades confirmadas estão as apresentações de Elza Soares e Luedji Luna, Rincon Sapiência, Flavio Renegado convida Simoninha, The R.A.P Party (Rhythm and Poetry, do Reino Unido), Ismael Ivo e Balé da Cidade de São Paulo, Baile Black Bom (RJ), Jah!spora e a festa Batekoo. Além dos Diálogos Criativos com a participação das inglesas Reni Eddo-Lodge, autora de “Por que não falo mais com brancos sobre raça”; e Jude Kelly, fundadora do Festival Women of the World (WOW); a senegalesa Mariéme Jamme, fundadora da Accur8Africa; e a somali Edna Ismail, fundadora do Hospital Maternidade Edna Adan Ismail.

A Feira reunirá cerca de 130 empreendedores negros, de diferentes regiões do país, e a expectativa é receber mais de 25 mil visitantes nos três dias de evento.


Apresentações:
Os Rastros das Marias
| Centro da Juventude Ruth Cardoso. 90 min. Livre. Dia 17, às 20h. Grátis.
Nimba
| Casa de Cultura Santo Amaro. 60 min. Livre. Dia 23, às 19h. Grátis.
Medea Mina Jeje
| Biblioteca Mário de Andrade. 40 min. + 12 anos. De 5 a 26/11. Seg., às 19h. Grátis.
Feira Preta (Serviço Completo)
Domingo - 18 de Novembro – Vem Pro Baile na Al. Ministro Rocha Azevedo x Av. Paulista com a Roda de Samba Quintal dos Prettos, Das 13h as 17h
Segunda – 19 de Novembro – Vem Pro Baile na Estação São Bento com a comemoração dos 10 anos do Projeto Hip Hop Mulher.
12h - DJ Shey + apresentação Tiely Queen e Sharylaine Bakita
12h30 - Performance com a MC Gabi Nyarai
13h10 - DJ Shey
13h50 - Performance com a MC Dory de Oliveira
14h30 - DJ Shey
15h10 - Performance com as MCs Tiely Queen e Sharylaine Bakita

18/11 - DOMINGO
PRAÇA DA ARTES
12h - Yoga com Juliana Luna
13h - Ato Ecumênico
14h - Discotecagem Zezão Eventos
15h - Aulão Dança Afro com Paulo Cortes
16h50 - Ocupação Musical: Venha mostrar seu talento
21h - DJ Zezão

BOULEVARD SÃO JOÃO
12h - Discotecagem
13h - Max + Menina (Mestre de Cerimônias)
14h - Stand-up
15h Show Rover Gomes - “No Caminho do Samba”
16h20 - Baile Black Bom
21h - Discotecagem Baile Black Bom

18 e 19/11 - MOSTRA FEIRA PRETA DE AUDIOVISUAL
Cine Olido
Dia 18 - das, 10h às 22h
Dia 19 - das, 10h às 17h

19/11 - SEGUNDA-FEIRA
PALCO PRAÇA DA ARTES
12h - Yoga com Juliana Luna
13h - Aula de Ritmos Afro Latinos com Mafê
14h - Stand-up
15h30 - Ocupação Musical: Venha mostrar seu talento
17h10 - Ocupação Musical: Venha mostrar seu talento
18h - Stand-up
19h30 - Disco Pédia
20h30 - Disco Pédia

BOULEVARD SÃO JOÃO
12h - Max + Menina (Mestre de Cerimônias)
13h - DJ + Stand-up
14h30 - Samba Rock na veia
18h - Stand-up
18h30 - Samba da Laje
19h50 - DJ e Stand-up
20h - Renegado + Convidado Wilson Simoninha

ESPAÇO LAB DA PRETA
12h - 14h - Mulheres Cuidam de Mulheres: Makeda + Chintia (Make UP) + Educação Financeira com Ana Minuto
14h - Painel Gerações:
15h - Workshop Eduardo Brechó
16h - 18h - Oficina Rap Party

20/11 - TERÇA-FEIRA
PRAÇAS DAS ARTES
12h - Yoga + Nike Run
13h - Aulão de Samba Rock e Gafieira com Lucas Santiago
13h35 - Stand-up
14h - Discotecagem Evelyn Cristina
15h30 - Ocupação Musical: Venha mostrar seu talento
16h20 - Ocupação Musical: Venha mostrar seu talento
18h00 - Show Preta Rara
19h 20 - Festa Batekoo
21h20 - Discotecagem Batekoo

BOULEVARD SÃO JOÃO
12h - Discotecagem Dj MF
15h - Dada Yuti + Convidado
16h20 - Stand-up
14h40 - Discotecagem Easy Nylon
15h - Quebrada Queer com participação de Dana Lisboa
17h - Héloa
17h20 - Rincon Sapiência
19h30 - Balé da Cidade de São Paulo abre o show para Elza Soares com a participação de Luedji Luna, Héloa e Ismael Ivo

Artes Cênicas
THEATRO MUNICIPAL: 20 de Novembro – Grátis

12h – 12h 50 -Peça de Teatro Infantil - Pequeno Príncipe Preto – Classificação Livre
A peça traz aos palcos um personagem negro, como condutor da narrativa, para propor a quebra de paradigma e contribuir para a reflexão acerca da hierarquia da cultura afro. Com texto e direção de Rodrigo França, a montagem conta a história de um príncipe que percorre vários planetas com a missão de plantar as sementes da empatia, amor, respeito, coletividade, generosidade e aprendizado familiar. Através de diferentes linguagens, o infantil exalta a valorização da cultura negra e retrata o quanto é bonita a diversidade de cada povo.

O Pequeno Príncipe Preto discute o empoderamento e a autoestima de crianças e adolescentes negros que não se vêem representados na maioria dos livros, bonecas e bonecos que lhes são oferecidos. Permeado por canções e brincadeiras, o espetáculo semeia o entendimento sobre a importância da valorização de questões como: diversidade, cultura, amor, generosidade, empatia e respeito, além de ressaltar a influência do aprendizado familiar para que as crianças cresçam fortalecidas.

15h30 – 16h30 - Peça de Teatro - Contos Negreiros – Classificação 14 Anos
Na trama, serão retratados personagens como o jovem estudante, o gay negro, o menor infrator, a negra hipersexualizada pela sociedade, a prostituta e a idosa. Cada um com uma história repleta de dores e felicidades.
A peça é uma adaptação da obra do autor brasileiro Marcelino Freire e traz ao público cenas contadas por meio das estatísticas apresentadas pelo sociólogo, filósofo e ator Rodrigo França. Contextualizados com cenas que reproduzem todas as dores, paixões e medos dessas pessoas, os fortes e significativos dados são apresentados à plateia.
Todas as dimensões e experiências sociais e culturais vividas pelo negro no Brasil são interpretadas pelos atores Marcelo Dias, Milton Filho e Valéria Monã. Eles representam os personagens contidos nas histórias do livro ‘Contos Negreiros’, de Marcelino Freire e tem direção de Fernando Philbert e direção musical de Maíra Freitas.