“Percurssos” parte do estilo de dança Locking para criar música com o corpo

Seguido por aula aberta, espetáculo é apresentado no dia 19 de novembro, na Casa de Cultura Salvador Ligabue, e no dia 9 de dezembro, no Centro Cultural Tendal da Lapa

 Um dos estilos pioneiros da street dance (ou “dança de rua”), o Locking é a base de trabalho do grupo Percussa Locking, que estreia o espetáculo “Percurssos”. As apresentações acontecem no dia 19 de novembro, na Casa de Cultura Salvador Ligabue, e no dia 9 de dezembro, no Centro Cultural Tendal da Lapa. Ambas são gratuitas e seguidas por aula aberta para o público.

Para o coreógrafo Zildo Faria, o corpo humano é um instrumento musical, capaz de produzir sons pelo bater de pés e mãos e até pelos movimentos cardíacos. Assim, o coletivo experimentou desenvolver uma dança que ressaltasse a capacidade do corpo dos bailarinos de produzir músicas. “Usufruindo dessa possibilidade, e também do silêncio, o grupo percebeu que todas as movimentações da dança poderiam emitir som, ou seja, nós tocamos o instrumento que nós dançamos”, explica. Para o espetáculo, o grupo estudou estilos de percussão corporal como o Hambone (com as mãos), o Gunboot (com botas) e o Stomp (com os pés), além do trabalho da companhia brasileira Barbatuques. Em cena, os bailarinos também utilizam objetos não convencionais para produzir sons.

Considerado também um estilo de funk, o Locking surgiu nas discotecas nos anos 1970 dos EUA e se caracteriza por movimentos rápidos, amplos e firmes. O nome vem da técnica de congelar abruptamente o fluxo do corpo, em meio ao ritmo frenético dos outros passos da dança, criando assim uma ruptura visível. “As movimentações do Locking surgiram da observação do cotidiano, como dirigir, cumprimentar, apontar, entre outros”, completa o diretor.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Diversos espaços. 60 min. Livre. Grátis.
| Casa de Cultura Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 19/11, 19h.
| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.100 - Lapa. Zona Oeste. Tel.: 3862 1837. Dia 9/12, 18h.