Departamento do Patrimônio Histórico integra consulta de bens tombados à plataforma Geosampa

Confira a camada "patrimônio cultural" no Geosampa

 Em agosto de 2019 o Portal Geosampa, mapa digital da cidade com informações oficiais da Prefeitura Municipal de São Paulo, ganhou um grupo de camadas exclusivamente dedicadas ao patrimônio cultural.

A camada dos bens tombados, já existente desde 2017 dentro do grupo ‘Legislação Urbana’, ganha visibilidade ao integrar um grupo individualizado com as demais informações do patrimônio.

Dentro do grupo Patrimônio Cultural é possível consultar os bens tombados e em processo de tombamento, os Lugares de Interesse Paisagístico e Ambiental, as Áreas Envoltórias, Bairros Ambientais, Acervos Tombados, Bens Registrados como Patrimônio Imaterial, Monumentos, além daqueles que receberam o Selo de Valor Cultural.

Outra novidade é a camada que traz informações sobre Bens Arqueológicos, que foi construída a partir do cruzamento de diferentes fontes de informação, como proximidade com antigos cursos d'água e modificações no solo que contempla Sítios, Ocorrências e Bens de Interesse Arqueológico.

Com as novas camadas, estudantes, pesquisadores, além da população em geral, podem conhecer a história da cidade e empreendedores podem consultar os dados disponibilizados previamente à aprovação de suas construções.

Para acessar as informações, basta abrir o mapa de São Paulo no site e selecionar a camada “Patrimônio Cultural”. Dentro dela estão as categorias de Bens Protegidos, Monumentos, Arqueologia e Inventário Memória Paulistana.

Clicando nas informações da camada (botão "i" do menu à esquerda), é possível conferir mais informações sobre os bens, como a resolução de tombamento.

 Acesse o Portal aqui