Com o tema 'Circo', Secretaria Municipal de Cultura promove 2ª Revirada no Vale do Anhangabaú

Entre 8 e 12 de dezembro, o Vale do Anhangabaú e imediações recebem lona e atividades circenses de rua em homenagem ao Dia Nacional do Palhaço

Share/BookmarkCompartilhe

Atenção: informamos que as apresentações do grupo Shake that foram canceladas.

Com o objetivo de celebrar o Dia do Palhaço (10 de dezembro), a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA promove a segunda edição da Revirada, desta vez, com o tema Circo. O local escolhido para abrigar a festa foi o Vale do Anhagabaú que receberá artistas brasileiros e latino-americanos, em uma lona especialmente montada em frente ao prédio dos Correios, além de diversas atividades de rua que avançam pelo Bulevar São João (calçadão entre o Vale do Anhangabaú e o Largo do Paissandu).

Em novembro, ocorreu a primeira Revirada, com o tema Baile no Largo do Arouche. Com o objetivo de realizar atividades de rua inspiradas na Virada Cultural, que ocorre anualmente, a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA programa, agora, esses eventos temáticos com o mesmo espírito de rua da principal atração do calendário cultural da cidade.

Na abertura desta Revirada Circo, dia 8 de dezembro, acontece uma performance, às 20h, do grupo Acrobático Fratelli, de São Paulo, nas fachadas de prédios do Vale. No dia seguinte, às 13h, está programado o espetáculo interativo “La mutante varieté”, dos uruguaios do Pambazos Bros. Trata-se de um cabaré de variedades compostos de números cômicos que recorrem ao humor das feiras de horrores itinerantes que visitavam as cidades no começo do século 20. Do Chile, o grupo El Kote traz o espetáculo “Aquí el único animal soy Yo” (Aqui o único animal sou eu). O solo, que será apresentado dia 10 de dezembro, às 15h, reúne técnicas de malabarismo e improvisação.

O argentino Chacovachi faz sua segunda apresentação em São Paulo, desta vez trazendo o espetáculo “Cuidado!! Un payaso malo, puede arruinar tu vida” (Cuidado, um palhaço mau pode arruinar sua vida). A performance que será apresentada dia 10, às 16h30 e dia 11, às 13h, estreou em 2005 no Festival de Teatro de Rua de Valladolid, cidade espanhola. Com 24 anos de carreira é um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina e teve como posto fixo durante 16 anos a praça França de Buenos Aires, capital daquele país.

Do Brasil, marcam presença na Revirada Circo os cariocas do Coletivo Nopok, criado em 2007, a partir da pesquisa de seus integrantes sobre o universo do circo e da comicidade. Para o evento, o grupo traz “No pocket – um espetáculo para todos os bolsos”, que utiliza técnicas de malabares e técnicas de equilíbrio, ou seja, atividades com base no virtuosismo técnico. Apresentações de grupos conhecidos do grande público paulistano como LaMínima e Irmãos Becker também integram a programação.



O Centro de Memória do Circo, criado na Galeria Olido em novembro de 2009 como parte da política de valorização das artes circenses da Secretaria Municipal de Cultura, irá integrar a programação com uma apresentação especial marcada para dia 10, às 19h, na Sala Olido. O espetáculo reunirá duas gerações de artistas circenses: aqueles criados em picadeiros integrados ao ofício naturalmente e jovens frequentadores dos cursos ministrados pelos Doutores da Alegria e pela Escola São Paulo de Teatro. Serão encenados diversos esquetes pelos alunos e pela velha guarda. O ator Pascoal da Conceição é o mestre de cerimônias. Interpretando o escritor modernista Mario de Andrade, grande entusiasta de circo, Conceição apresenta os números, que têm início com as palavras dos mestres-palhaços, intercaladas por entradas e piadas do palhaço Picolino II. O espetáculo encerra o ciclo de depoimentos Entre risos e lágrimas – O teatro no circo, que, desde outubro deste ano, vem abordando, no Centro de Memória do Circo, o tema “palhaçaria”. Em 2011, o tema enfocado será “farsas e comédias” e em 2012, “dramas”.

A Revirada Circo é promovida pela SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Neste evento, estão reunidas outras ações com foco circense desenvolvidas pela Secretaria em anos anteriores: 2º Festival Municipal de Circo e a 5ª Palhaçaria Paulistana, este último com apoio da Cooperativa Brasileira de Circo.

Serviço: Revirada Circo. Lona no Vale do Anhangabaú, capacidade 400 pessoas, (em frente ao prédio dos Correios) e atividades de rua no Bulevar São João. De 8 a 12 de dezembro. Diversos horários. Grátis


Veja a programação completa (Obs.: as atividades que acontecem dentro da Lona estão identificadas com esta palavra)

08/12 - quarta-feira

18h - Espetáculo de abertura (Lona)
Banda Circense
Palhaço Picoly
Artistas grafiteiros
M.C Max B.O
Números clássicos com contorcionistas, malabaristas, palhaços e acrobatas das companhias Circo Spacial, Circo dos Sonhos, Circo Stankowich e Circo Zanni

20h - Acrobático Fratelli (SP) – Coreografia nas fachadas de prédios da região

09/12 - quinta-feira

09h30 – Intervenções

10h - Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)

11h30 – Intervenções

12h - Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)

13h - Pambazos Bros (Uruguai) – Espetáculo: La Mutante Varieté
Cabaré de variedades composto por números cômicos e integrado por figuras bizarras. Este espetáculo, assim como os circos antigos, tem uma estrutura de números (Siameses Sarlanga, Plantas Carnívoras e Chico Chicote e O Coelho Transgênico) e apresentadores (Kingston e Winston), usando a estética de “monstros simpáticos”, lembrando, com humor, as “feiras de horrores” itinerantes que visitavam as cidades no começo de 1900 assustando e divertindo ao público.

14h30 – Intervenções

15h - Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)

16h30 - Coletivo Nopok (RJ) – Espetáculo: No Pocket – um espetáculo para todos os bolsos
Utilizando malabares e técnicas de equilíbrio, o grupo procura atingir o espectador transeunte conduzindo-o a uma experiência onde ele não é apenas um mero espectador, mas um importante elemento no jogo estabelecido.
A cena é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhados por música ao vivo entrelaçados por situações burlescas e inusitadas.

17h30 – Intervenções

18h - Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)

20h - Circo Dux (RJ) - DUX+3 (Lona)
O espetáculo traz ao público números sensacionais e criaturas extraordinárias que desafiam todas as leis humanas. Equilíbrio, malabares, acrobacia, paradas de mão, muito humor e irreverência em um trabalho para todos os tipos de público. São demonstrações de força, magia e habilidade.

10/12 - sexta-feira

9h30 – Intervenções

10h - Espetáculo de Variedades (Lona)

11h30 – Intervenções

12h - Espetáculo de Variedades (Lona)

12h30 – Cortejo de rua em comemoração ao Dia do Palhaço

13h - Coletivo Nopok (RJ) - Espetáculo: No Pocket – um espetáculo para todos os bolsos
Utilizando malabares e técnicas de equilíbrio, o grupo procura atingir o espectador transeunte conduzindo-o a uma experiência onde ele não é apenas um mero espectador, mas um importante elemento no jogo estabelecido.
A cena é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhados por música ao vivo entrelaçados por situações burlescas e inusitadas.

13h30 – Intervenções

14h - Espetáculo de Variedades (Lona)

14h - Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca
A incrível destreza do homem, com sua força descomunal, ao lidar com um fusca.

15h - El Kote (Chile) – Espetáculo: Aquí el único animal soy Yo.
Espetáculo solo de circo-teatro que reúne técnicas de malabarismo, improvisação, paródias de cinema americano e humor. A perfeita sintonia entre a música e o movimento poderá levar o público a uma surpreendente idealização de uma imagem surrealista.

16h30 - Chacovachi (Argentina) – Espetáculo: Cuidado! Un payaso malo pude arruinar tu vida
Em sua segunda apresentação no país, o palhaço argentino faz uma performance que estreou em 2005 no Festival de Teatro de Rua de Valladolid, na Espanha. Com 24 anos de carreira é um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina e teve como posto fixo durante 16 anos a praça França de Buenos Aires.

17h30 – Intervenções

18h - Espetáculo de Variedades (Lona)

19h – Maku Jarrak (Argentina) – Espetáculo: Metro y Médio
Um espetáculo baseado na ação física e comunicação cômica com o público de uma forma ativa. Os momentos técnico e lúdicos fazem parte de um universo cheio de equilíbrio, malabarismos excêntricos e momentos tão cômicos e únicos que levam a um final surpreendente e inesperado.

19h – Programação especial do Centro de Memória do Circo.
O espetáculo reunirá duas gerações de artistas circenses: aqueles criados em picadeiros integrados ao ofício naturalmente e jovens frequentadores dos cursos ministrados pelos Doutores da Alegria e pela Escola São Paulo de Teatro. Serão encenados diversos esquetes pelos alunos e pela velha guarda. O ator Pascoal da Conceição é o mestre de cerimônias. Interpretando o escritor modernista Mario de Andrade, grande entusiasta de circo, Conceição apresenta os números, que têm início com as palavras dos mestres-palhaços, intercaladas por entradas e piadas do palhaço Picolino II. O espetáculo encerra o ciclo de depoimentos Entre risos e lágrimas – O teatro no circo, que, desde outubro deste ano, vem abordando no Centro de Memória do Circo o tema “palhaçaria”. Em 2011, o tema enfocado será “farsas e comédias” e em 2012, “dramas”

20h - Circo Dux (RJ) - DUX+3
O espetáculo traz ao público números sensacionais e criaturas extraordinárias que desafiam todas as leis humanas. Equilíbrio, malabares, acrobacia, paradas de mão, muito humor e irreverência em um trabalho para todos os tipos de publico. São demonstrações de força, magia e habilidade.

11/12 – sábado

11h - Brick House Br (SP) - Xuxu Beleza e Tomate Maravilha
O espetáculo visa mostrar que todos são super-heróis desempenhando as suas funções na sociedade e que não é preciso vestir uniforme para ser um.

12h – Fanfarra (Cesário Lange) e Encontro de Malabaristas

13h - Chacovachi (Argentina) – Espetáculo: Cuidado! Un payaso malo pude arruinar tu vida
Em sua segunda apresentação no país, o palhaço argentino faz uma performance que estreou em 2005 no Festival de Teatro de Rua de Valladolid, na Espanha. Com 24 anos de carreira é um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina e teve como posto fixo durante 16 anos a praça França de Buenos Aires.

14h - Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca
A incrível destreza do homem, com sua força descomunal, ao lidar com um fusca.

15h - Maku Jarrak (Argentina) – Espetáculo: Metro y Médio
Um espetáculo baseado na ação física e comunicação cômica com o público de uma forma ativa. Os momentos técnico e lúdicos fazem parte de um universo cheio de equilíbrio, malabarismos excêntricos e momentos tão cômicos e únicos que levam a um final surpreendente e inesperado.

16h - Encontro de Malabaristas

16h30 – Intervenções

17h - Espetáculo de Variedades (Lona)

18h - Los Gusanos (Chile) – Espetáculo: El mundo dentro de un globo
O mundo em um balão, onde desde o início o palhaço Zirpape mostra suas habilidades e competências com balões.

19h30 - Circo Amarillo (SP/ Argentina) - Experimento Circo

12/12 – domingo

11h - Irmãos Becker (SP) – Espetáculo: Circo Malabarístico
Dois malabaristas cômicos demonstram de modo criativo e bem humorado o malabarismo clássico e o experimental com novos planos, formas e materiais, (como cones de trânsito) provocando a platéia a participar do espetáculo do início ao fim.

12h - Du Circo (SP) – Espetáculo: O Omelete
Artista circense, malabarista profissional e palhaço, Du Circo usa sua minibicicleta para fazer algumas manobras atrapalhadas. Na sequência, desenvolve varias habilidades ligadas ao malabarismo, com suas raquetes de tênis, cartolas e bolas de cristal, resultando em um omelete.

13h - Circo Delírio (Argentina/ Uruguai) – Espetáculo: Cabaret do Mercosul
Um original show de variedades circense composto de malabarismo, acrobacias, equilíbrios e comédia física, onde as cenas são enriquecidas com efeitos sonoros. Tudo com base na forte pesquisa que o grupo vem desenvolvendo desde 2003. Os artistas multidisciplinares entram e saem de cena realizando números como: duplo equilíbrio com malabarismo em uma escada de quatro metros de altura, acrobacias extremas e até um duelo de bananas.

14h - Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca
A incrível destreza do homem, com sua força descomunal, ao lidar com um fusca.

14h30 – Intervenções

15h - Espetáculo de Variedades (Lona)

16h30 – Intervenções

17h - Espetáculo de Variedades (Lona)

18h - Circo Ve (Argentina) – Espetáculo: Los Prismáticos
Desde o início do show, dois personagens tentam confundir o público com seus comportamentos e suas roupas. Obcecados pelo reconhecimento do público, eles começam a realizar peripécias e isso leva a uma competição.

19h30 - La Mínima (SP) – Espetáculo: Reprise
Dois palhaços chegam para uma apresentação e descobrem que foram contratados para o mesmo local e horário. Ambos decidem fazer o espetáculo em conjunto. Mas como uma coisa eles não contavam. No decorrer do show, descobrem que   juntos seus talentos se multiplicam e também é uma oportuna maneira de renovar seu repertório!