Tragédia Shakesperiana é adaptada para crianças

A peça Othelito, da Cia. Vagalum Tum Tum, entra em cartaz, dia 28 de agosto, no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

Transformar uma tragédia de William Shakespeare em comédia dirigida ao público infantil é a proposta do autor e diretor Ângelo Brandini no espetáculo Othelito. Encenada pela Cia. Vagalum Tum Tum, a peça tem como inspiração o clássico Otelo, o mouro de Veneza, e permanece em cartaz, em curta temporada, entre dias 28 de agosto e 19 de setembro, no Teatro Cacilda Becker.

Escrita em 1604, a obra original conta a história de Desdêmona e o capitão mouro Otelo, que pretendem se casar, mas não têm a aprovação imediata do pai da jovem. Entre intrigas levantadas pelo subalterno Iago, o texto remonta o ambiente semeado pela disputa de poder. Na versão infantil, os personagens se transformam em arquétipos da commedia dell’arte e ganham estilo circense.

O universo do circo é representado ainda por cambalhotas, piruetas e quedas encenadas pelos atores, além dos contornos enfatizados por sobrancelhas e narizes de palhaço estilizados nas máscaras confeccionadas para a montagem. A troca de trajes entre os personagens é feita na frente da plateia, já que o grupo optou pela extinção da coxia. “A ideia é abrir os bastidores para as crianças, com o intuito de que elas se aproximem do fazer teatral”, explica o diretor. Os atores são responsáveis ainda pela trilha sonora e efeitos especiais, realizados ao vivo por meio de instrumentos insólitos como uma chapa de zinco que simula o barulho de uma tempestade. O espetáculo venceu os prêmios APCA e FEMSA, em 2007, na categoria de melhor texto adaptado.

Integrando o projeto que visa levar clássicos adultos para crianças, o autor adaptou também as peças Senhor dodói, a partir do texto O doente imaginário, de Molière, montada pelo grupo Doutores da Alegria; e O bobo do rei, inspirada em Rei Lear, de Shakespeare, novamente com a Cia. Vagalum Tum Tum. “A essência das histórias é mantida, e eu faço um jogo de correlação entre os personagens. Meu objetivo é estabelecer o contato das crianças com esses grandes autores”, diz Brandini.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. 195 lugares. Rua Tito, 295 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 28/8 a 19/9. Sáb. e dom., 16h. R$ 10