PREFEITURA DE SÃO PAULO

Retrospectiva festeja 14 anos da Cia. Danças

Em comemoração ao aniversário do grupo dirigido por Claudia Souza, seis espetáculos são apresentados na Galeria Olido, entre os dias 4 e 14 de fevereiro

28/01/2010 13h00
Dirigida pela coreógrafa Claudia de Souza, a Cia. Danças traz, para a Galeria Olido, uma mostra em comemoração dos 14 anos do grupo. As apresentações integram o projeto Crítica Genética, contemplado pelo 6° edital do Programa do Fomento à Dança, e ocorrem entre os dias 4 e 14 de fevereiro. A programação reúne seis espetáculos que enfocam a pluralidade dramatúrgica desenvolvida pela companhia.

Dia 4, às 20h, é encenado Sons. Nesse projeto de 2001, a montagem é construída a partir da música composta junto aos elementos de cena, resultando em relações e jogos. Sete e a mesa, de 2003, apresentada dia 5, às 20h, reúne bailarinos em volta de um móvel utilizado como lugar-metáfora para o jogo da vida. O espetáculo mescla dança moderna e capoeira.

Dia 6, às 20h, e dia 7, às 19h, é encenada Dimensão oculta, de 2006. Inspirada nas idéias e teorias do antropólogo norte-americano Edward T. Hall, a coreografia explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial. Os intérpretes experimentam, em cena, os conceitos do pensador especialista nas pesquisas sobre comunicação intercultural.

Contemplado, em 2007, pelo 2º edital do Fomento à Dança, o espetáculo Q parte do princípio de que “o calor é fluxo e trânsito” e cria situações nas quais a constante troca de calor comanda a dinâmica das relações interpessoais. A encenação ocorre dia 11, às 20h.

Dia 12, às 20h, é apresentado Jogo de dentro, de 1997. No trabalho, a companhia novamente mistura dança contemporânea com elementos da capoeira para criar uma identidade corporal brasileira.

A retrospectiva é encerrada com Adeus corpo gentil, morada de meu desejo, de 2008. A coreografia foi contemplada pelo 4ª edital do Fomento à Dança e evidencia o corpo como instrumento de prazer.

Durante o evento ocorre, ainda, entre os dias 8 e 13, às 14h, um ateliê coreográfico cujo resultado é mostrado ao público dia 16, às 16h.

Serviço: Galeria Olido - Sala Paissandu. Av. São João, 473. Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 4 a 14. + 14 anos. Grátis.


Programação

Dir.: Claudia de Souza. Com Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno e outros.
A Cia. Danças faz uma retrospectiva de trabalhos de seu repertório.
As apresentações têm, em média, 50 minutos de duração.
| Retirar ingresso uma hora antes.

SONS
Músico convidado: Celso Nascimento.
Neste espetáculo de 2001, a música propõe a construção da dramaturgia, compondo, junto com os elementos de cena, as relações e os jogos resultantes dessa fusão. Neles, o improviso e o acaso buscam um estado de atenção criativa.
| Dia 4, 20h

SETE E A MESA
Trabalho de 2003 que mostra sete pessoas em volta de uma mesa: objeto carregado de significados, como o de lugar de conflito entre tramas e o de metáfora para o jogo da vida. O espetáculo mescla dança contemporânea e capoeira.
| Dia 5, 20h

DIMENSÃO OCULTA
Inspirado em idéias e textos do antropólogo americano Edward T. Hall, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação intercultural. Esta coreografia de 2006 explora as relações corporais sob uma ótica biológica, espacial e sensorial.
| Dia 6, 20h. Dia 7, 19h

ATELIÊ COREOGRÁFICO CIA. DANÇAS
| De 8 a 13, das 14h às 17h. Resultado do ateliê: dia 16, 16h

Q
O espetáculo mostra situações nas quais a troca de calor comanda a dinâmica das relações interpessoais. O trabalho propõe uma reflexão sobre a maneira como o calor influencia o comportamento do homem e sua relação com o meio em que vive. Concebido, em 2007, com o patrocínio do 2º edital do Programa do Fomento à Dança.
| Dia 11, 20h
       
JOGO DE DENTRO
Trabalho de 1997 que une dança contemporânea e capoeira. São abordados aspectos que vão desde o contato inicial por meio do olhar, sua intensificação, chegando ao contato corporal mais íntimo. Escolhido como melhor espetáculo de dança, em 1998, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
| Dia 12, 20h

ADEUS CORPO GENTIL, MORADA DE MEU DESEJO
A coreografia busca uma atmosfera de energia criada a partir da somatória de pensamentos e qualidade vibratória dos intérpretes, gerando um ambiente de transformação. Concebido, em 2008, com o patrocínio do 4º edital do Programa de Fomento à Dança.
| Dia 13, 20h. Dia 14, 19h