Mostra de cinema inicia comemorações do carnaval

Em cartaz a partir do dia 19 de janeiro, no Cine Olido, o ciclo 'O samba pede passagem' reúne filmes de diversas gerações sobre sambistas, compositores e marchinhas que marcaram a festa no país

Celebrando a chegada do carnaval, festa mais popular no Brasil, o Cine Olido prepara uma programação especial intitulada O samba pede passagem, que reúne longas-metragens de ficção, documentários e registros de shows, entre 19 e 31 de janeiro. Entre os escolhidos, estão alguns títulos pouco exibidos no circuito comercial como Nem Sansão nem Dalila, de Carlos Manga, (1954) e Com que roupa?, de Ricardo van Steen (1996); e outros lançamentos recentes como O mistério do samba, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda (2008).

Com Oscarito, Fada Santoro e Cyll Farney no elenco, o diretor Carlos Manga filmou, em 1954, o longa-metragem Nem Sansão nem Dalila, conhecida chanchada, realizada no Rio de Janeiro. Na história, um humilde brasileiro volta à época em que viveram Sansão e Dalila para tentar arrancar a força do famoso personagem bíblico. Filmada em câmera 35mm e em preto e branco, a trama será exibida em DVD, dia 24, às 15h e dia 30, às 17h.

Conhecida composição do sambista Noel Rosa, Com que roupa? é também o título do filme de Ricardo van Steen. Um dia na vida do compositor, entre brigas de bar, más notícias de saúde e desencontros com a namorada, resultou na música retratada neste curta-metragem, que integra a sessão Curta o Samba 1, exibida dia 20, a partir das 15h. No elenco estão Cacá Machado, Sérgio Mamberti e Adriana Lessa. Ainda sobre Noel Rosa, a mostra apresenta, dia 23, às 15h e dia 30, às 17h,  outra produção de van Steen, o longa Noel – Poeta da Vila. 30, 17h.

Entre os títulos mais recentes, O mistério do samba, gravado em 2008, conta a história da Velha Guarda da Portela e seu cotidiano. Entre imagens e música, sambistas e convidados, como a cantora Marisa Monte, dão depoimentos que remontam a trajetória da escola carioca. As apresentações acontecem dia 19, às 17h e dia 26, às 19h30.

A mostra traz ainda obras originais e suas refilmagens que retrataram importantes sambistas lembrados por gerações distintas. É o caso da história do compositor Orfeu, filmada a primeira vez no final da década de 1950, pelo diretor Marcel Camus. A paixão do personagem por Eurídice, uma recém chegada ao morro, é recontada por Carlos Diegues, em 1999. As duas versões, Orfeu do Carnaval e Orfeu, serão exibidas em seqüência, dia 22, a partir das 17h.

Veja a programação completa

Serviço: Cine Olido (236 lugares) – Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel.: 3331-8399. R$1.